Cortina de Bambu – 35 Modelos encantadores p/ usar na decoração!

O bambu é um material usado para diversos fins, além dos decorativos e arquitetônicos dos quais sempre tratamos aqui, há milênios.

A cortina de bambu, em especial, é um item interessantíssimo, pois permite variações incríveis, que além de lindas são extremamente funcionais.

Hoje vamos nos aprofundar nesse elemento e dar várias ideias para você que quer implantar uma cortina de bambu em algum cantinho da sua casa!

sala com mesa redonda de madeiras, cadeiras com encosto de vime e grandes cortinas de bambu de textura fina
Cortina de bambu para cobertura de porta em textura bem fina, permitindo a luminosidade invadir o ambiente e mantendo bem a privacidade
varanda com mesinhas redondas, uma poltrona com encosto alto e cortinas de bambu no teto
Repare que a cortina de bambu pode ser trabalhada de inúmeras fomas: aqui, o material assume quase a forma de um tecido

Tópicos

Fotos e Modelos de Cortina de Bambu

As variações com o bambu são bastante extensas e podem agradar a todos os gostos. É uma material super resistente à luz solar e à água da chuva, podendo ser usado em áreas externas sem problema algum.

Como é um material bem leve, muitas pessoas preocupam-se com sua resistência. Mas isto e um grande engano! O bambu é um material muito resistente, ao mesmo tempo em que tem flexibilidade. Por isso é muito utilizado em construção, especialmente no sudeste asiático.

janela com cortina de bambu em forma de rolo e poltrona vermelha com almofada branca
Essa aqui é a tradicional, mais facilmente encontradas no mercado

Ah! Só uma curiosidade: existem mais de 1200 espécies de bambu ao redor do mundo. Isso inclui cores e texturas diversas, e o Brasil possui naturalmente grandes reservas.

Sem mais delongas, vamos aos modelos e dicas para sua nova cortina de bambu!

Para Porta

Uma cortina de bambu para a porta, interna ou externa vem muito a calhar. Dependendo do modelo e da textura escolhida, permite a passagem da luz e do ar na medida certa e impede a total visibilidade da parte interna do ambiente.

cômodos separados por uma cortina de bambu com janela ao fundo
Perceba como a luminosidade da janela perpassa para o cômodo seguinte, mesmo com a cortina de bambu sobre a porta

A cortina de bambu para a porta é uma ótima forma de demarcar, separar os ambientes,  mantendo ainda entre eles uma  certa integração.

cômodos separados por cortina de bambu em cor preta
Esse estilo de cortina de bambu é tao fininho que se parece com um tecido. Ótimo para permitir a iluminação e ventilação indiretas de cômodos contíguos

O bambu combina super bem com plantas, não é mesmo? Repare neste espaço acima como a integração entre os elementos naturais deixa o ambiente super equilibrado.

O piso de madeira, o vaso de planta e a cortina de bambu se casam perfeitamente!

O rústico e o étnico num acordo esteticamente perfeito!

A cortina de bambu permite também que você trabalhe suas cores: manter a tonalidade original nem sempre combina com o resto do ambiente. E brincar com tonalidades faz parte da diversão de decorar!

Esta porta, que também é uma divisória, é toda feita de bambu e perfeita para manter a privacidade, mantendo ainda um pouco da luz e do arejamento do cômodo vizinho

Para Janela

A cortina de bambu é mais tradicionalmente utilizada na janela. Vamos a seguir ver alguns modelos super originais e fugir daquela ideia antiga e antiquada de cortina de bambu usada somente em rolos.

grandes portas de vidro com cortinas de bambu em tom claro
A cortina de bambu deve estar equilibrada com os demais aspectos decorativos do ambiente

grande sofá branco quadrado ao ado de varanda toda envolta em cortinas de bambu

Lindo trabalho com a cortina de bambu acima, permitindo a reclusão de todo o ambiente interno caso desejado.

Aqui, realmente a cortina de bambu é utilizada para isolar o ambiente visualmente, impedindo completamente o intercâmbio entre os ambientes
Lindas persianas de bambu que isolam a luminosidade exterior
Esta cortina forma uma obra de arte com a composição do ambiente!
Aqui, as persianas de bambu foram implantadas de forma a permitir a entrada e saída e luz e vento. Perceba os apoiadores de metal instalados em todo o entorno

Há diversas formas de se trabalhar o bambu. Desde tecidos até materiais mais grossos e resistentes, como esta cortina acima.

Perceba o lindo trabalho manual de trançado das fibras e o efeito rústico lindíssimo obtido.

Cortina de bambu com fibras trançadas. Este modelo permite pouquíssima passagem de ar e veda a luminosidade por completo

Mesmo material, muitas formas e usos

Como dissemos, há diversas formas de trabalhar o bambu, inclusive em peças de vestuários, cama, mesa e banho. Nos exemplos acima e abaixo, vemos como as fibras podem ser reduzidas a ponto de se assemelharem de fato a um tecido.

A cor natural mantida concede uma atmosfera rústica que deve ornar com o resto do ambiente e, principalmente, com quem vive nele!

cortina de bambu que se assemelha a um tecido com escritos em inglês
A cortina de bambu com seus tons naturais dão sensação de aconchego

Cortina de bambu para a varanda

As varandas podem se beneficiar muito de uma cortina de bambu. Nestes locais, geralmente desejamos manter a luminosidade e o frescor do ambiente externo, mas desejamos evitar a incidência direta da luz solar.

Então, é perfeito adaptar uma cortina de bambu, especialmente as retráteis.

Em ambientes de jardim, a combinação não poderia funcionar melhor!

Lindos móveis de jardim clássicos estilo vitorianos e cortinas de bambu retráteis aptas a impedir a incidência direta dos raios de sol
Com esse projeto, a facilidade em transformar o ambiente recluso é fantástica!

A cortina acima, que funciona como porta na verdade, também conhecida como “camarão”, é perfeita para quem deseja alternar a completa abertura do ambiente e momentos de privacidade total.

Linda cortina de bambu de pregas, super equilibrada com a porta da varanda
Belo trabalho decorativo nesta varanda à beira mar: as fibras são trabalhadas em tamanhos menores de forma a permitir mais maleabilidade

As cortinas de bambu tem sido muito procuradas ultimamente por serem um material natural, ecossustentável e relativamente barato.

Antes encontradas somente em ambientes muito simples, hoje em dia ornam espaços luxuosos e não há mais limites quando à sua versatilidade de aplicação.

Linda cortina de bambu que funciona como uma espécie de painel. O contraste com a monocromia branca funciona muito bem!
Linda estrutura toda em madeira e bambu

Compor elementos de bambu com plantas é sempre um ótima sacada! Perceba este jardim acima, o trabalho paisagístico de forma a incluir o bambu na cena do jardim ficou superbo!

Ao fundo, cortina de bambu mais pesada para impedir que o sol incomode quem estiver instalado na varanda

Quanto Custa? #preço

O preço da cortina de bambu realmente dependerá do modelo escolhido, do acabamento final e do local onde a compra for  feita.

Estas cortinas em forma de rolo, mais simples, podem ser encontradas por uma média de R$100,00, num tamanho de 80 x 160 cm.

No entanto, as cortinas que apresentamos aqui podem variar de preço, pois muitas delas são importadas (principalmente da Indonésia e da Tailândia), podendo custar milhares de reais.

No interior do Brasil e bem mais fácil encontrar cortinas de bambu mais rústicas e cm preço mais acessível.

Essas cortinas mais trabalhadas precisam ser encomendadas de acordo com o espaço específico

O bambu vem sendo utilizado há milênios e agora caiu no gosto dos melhores decoradores do mundo. Lembre-se sempre que a composição de um ambiente deve levar em conta todos os elementos presentes no mesmo.

Se você é adepto de uma decoração mais moderna, muito cuidado ao tentar encaixar o bambu na sua casa. Escolha bem as cores e as texturas.

Continue no nosso site, deixe seus comentários e vamos renovar nossos ambientes com nossas dicas sempre valiosas!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.