Modelos de Cortinas – 31 Ideias lindas e dicas para ajudar na escolha!

As cortinas são acessórios maravilhosos para transformar os ambientes de forma sutil, agregando funcionalidade, elegância e conforto.

A utilização dessas peças pode ajudar a compor a decoração, enriquecendo os ambientes esteticamente.

Além disso, escolher bem os modelos de cortinas te ajudará a obter efeitos de controle de luminosidade, privacidade e até mesmo conforto térmico.

Vestir suas janelas nunca foi tão fácil quanto será após você conferir as nossas dicas e inspirações incríveis de modelos de cortina ideal para cada ambiente!

Quer saber mais? Então é só continuar a leitura e conferir!

Tópicos

quarto de casal com cortinas brancas

Primeiro passo: qual a sua necessidade?

O primeiro passo antes de analisar os modelos de cortinas e escolher a sua melhor opção é verificar qual a sua necessidade.

Sendo assim, você precisa analisar pontos como: para qual ambiente esse item deverá servir? Qual o cômodo em questão e que efeito você precisa obter com as cortinas?

Os modelos de cortinas disponíveis no mercado podem te ajudar a dar mais privacidade a um espaço. Além disso, também podem controlar a entrada de luz, ajudar a barrar ruídos externos e a compor uma decoração bem elaborada.

Sendo assim, é normal que você escolha modelos diferentes para cada local de sua casa ou escritório, combinando cada tipo de tecido em seu ambiente ideal.

Considere a incidência solar do local

Uma das características mais importantes na hora de escolher a cortina é verificar a intensidade da incidência solar naquele local.

Afinal, a luz do sol pode danificar o material e causar efeitos desagradáveis, como o aquecimento em excesso do ambiente.

Os tecidos escuros absorvem mais a luz e o calor, por isso são mais fáceis de manchar, danificar e aquecer o espaço. Por isso, não são boas opções para locais onde haverá muito sol direto.

Dessa forma, para locais com essa característica, o ideal é optar por modelos de cortinas com tecidos leves e em tons claros. Bons tipos para escolher são tecidos como seda, linho ou sarja.

Tecidos leves vs. tecidos pesados

A espessura e textura dos tecidos para as cortinas precisam estar alinhadas com o ambiente, decoração e objetivo para o espaço em questão.

Como citamos acima, os tecidos leves e finos são indicados para locais com maior incidência solar. Desse modo, você conseguirá manter uma certa luminosidade natural e leveza, agregando elegância e charme ao ambiente.

cortina leve em decoração de sala de estar

As opões como seda ou voil deixarão o local mais delicado e sofisticado. Essas alternativas são ideais para compor a decoração da sala de estar ou do quarto do casal de forma perfeita.

Já os tecidos mais grossos e pesados são excelentes alternativas para garantir o conforto térmico em épocas frias, como outono e inverno.

cortina com tecido grosso em decoração de sala de estar

Além disso, esses modelos de cortinas também funcionam muito bem para dar privacidade ao ambiente, já que impedem de forma mais eficiente a entrada de luz e de sons externos.

Para agregar mais sofisticação e elegância na decoração, vale a pena investir em modelos com sobreposição. No entanto, não se esqueça de optar por cores que ornem com o restante da mobília.

Modelos do tipo blackout são perfeitos para deixar o ambiente bem escuro. Esse modelo serve para locais como quartos, sala de estar ou Home Theater.

Além do efeito escuro e privativo, as cortinas blackout promovem também o isolamento acústico do local.

Dicas para facilitar a limpeza e lavagem das cortinas

Se você vai realizar a lavagem de suas cortinas em casa, o ideal é optar pelos modelos de cortinas que sejam de tecido 100% sintético.

Desse modo, a lavagem pode ser feita de forma simples e comum mantendo um resultado eficiente.

Já os tecidos de fibras naturais precisam de maiores cuidados e uma higienização mais técnica. Sendo assim, é necessário realizar a lavagem dessas peças em lavanderias especializadas.

A má higienização das cortinas pode gerar problemas com mofo, ácaros e poeira, causando alergias e problemas respiratórios. Além disso, o acúmulo de umidade também pode gerar odores e manchas.

Por isso, é importante considerar como será feita a limpeza antes de escolher o seu modelo de cortina ideal.

Outra dica que facilita na hora da manutenção das cortinas está em escolher instalações práticas e fáceis de desmontar.

varão com cortina
Os modelos estilo varão são fáceis e práticos de instalar.

O tipo de instalação conhecido como varão é uma alternativa simples para instalar as cortinas e retirá-las sempre que for preciso.

Desse modo, você se livra de complicações na hora de lavar as cortinas ou trocá-las. Com isso, ficará bem mais fácil alternar os modelos quando mudarem as estações ou a decoração.

O varão também acompanha ponteiras que podem ajudar a compor a decoração de uma forma delicada, açém de garantir que as cortinas se manterão no lugar.

varão com cortina e ponteira dourada

Atenção para as cores e estampas

Como já vimos até aqui, as cores escuras precisam ficar longe de locais onde bata muito sol. No entanto, elas são ótimas opções para épocas mais frias do ano.

Além disso, em decorações com tons neutros as cortinas escuras podem dar um ponto de destaque, deixando o ambiente moderno e sofisticado.

Mas se a sua intenção é buscar modelos de cortinas que conversem com qualquer tipo de decoração, cortinas em tons mais claros e neutros são as melhores alternativas para você.

Nesse caso, cores como branco, off-white, bege e gelo são opções que podem compor tanto um visual moderno quanto clássico.

Ao optar por cores mais suaves, é possível mudar a decoração com mais liberdade e frequência, sem perder o charme e a harmonia do ambiente.

Em locais mais divertidos, como quartos infantis, investir em cortinas estampadas e coloridas é uma boa maneira de alegrar o local e complementar a decoração.

Como escolher o comprimento ideal das cortinas

Para não errar no comprimento e poder avaliar melhor os modelos de cortinas, você pode seguir uma dica básica: cortinas curtas são melhores para quartos infantis.

O tamanho curto combina com o ambiente mais descontraído e alegre, além de prevenir acidentes com as crianças.

No entanto, em locais onde há móveis ou balcões em baixo da janela, como na cozinha, os modelos curtos também são bem-vindos!

Já para os demais locais, os tipos mais clássicos com comprimento próximo ou sobre o piso são apostas sem erro.

Fotos e modelos de cortinas

Agora que você já está por dentro das melhores dicas para escolher os seus modelos de cortinas ideais, confira a seguir algumas fotos inspiradoras para transformar os seus ambientes!

Cortina de crochê

As cortinas de crochê permitem uma maior entrada de luminosidade e passagem de ar. Você ainda pode controlar esses fatores escolhendo pontos mais abertos ou mais fechados no crochê.

cortina de crochê

Cortina de bambu

As versões em bambu são muito elegantes e ideais para complementar decorações aconchegantes e com um toque de natureza.

Os efeitos visuais proporcionam um bom bloqueio de luz, sem impedir totalmente que haja uma luminosidade natural no espaço.

cortina de bambu

Cortina de renda

O tecido rendado agrega um charme especial ao espaço, ideal para compor decorações clássicas e retrôs.

cortina de renda

Cortina romana

Precisando de um estilo de cortina com uma pegada mais moderna e sofisticada? Então essa versão pode ser a ideal para você!

cortina romana

Cortina de vidro

Essa é uma opção mais requintada e cheia de sofisticação que pode bloquear a luminosidade em diferentes níveis.

No entanto, vale lembrar que esse modelo precisa de cuidados de limpeza e conservação diferentes das versões em tecido.

cortina de vidro

Cortina branca

A cor branca funciona muito bem em qualquer decoração, deixando o visual mais clean e neutro.

Cortina preta

A cor preta nas cortinas traz modernidade e requinte para os ambientes.

cortina preta no quarto

Cortina cinza

O cinza também agrega modernidade de uma forma mais sutil e neutra.

Cortina infantil

As cortinas infantis podem ser utilizadas como ponto de cor ou destaque com estampas divertidas!

cortina infantil

Cortina para sala

Cortina para quarto

Cortina para cozinha

Esperamos que essas dicas e fotos tenham te inspirado para escolher os melhores modelos de cortinas para os seus ambientes, para compor decorações incríveis e conseguir os objetivos desejados através desse item.

Se você gostou do artigo, não deixe de conferir as outras matérias do nosso blog para mais inspirações e dicas de decoração e estilo de vida.

E para qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo, ficaremos felizes em respondê-lo! 🙂


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.