Paredes Decoradas – 80 Ideias e modelos maravilhosamente lindos!

As paredes decoradas realmente fazem toda a diferença no resultado final. Felizmente, hoje em dia há uma grande variedade de materiais para revestir e decorar ambientes de muitos estilos.

Sendo assim, você tem à disposição uma vasta lista para pesquisar, cotar preços, combinar com a decoração e escolher, seja através de lojas virtuais ou físicas.

O melhor a se fazer na hora de decorar paredes é se inspirar bastante. Afinal, com imagens de projetos já prontos dá para ter uma noção de como ficam as decorações e se vai ser uma boa ideia para o que estamos pensando.

Diversas paredes decoradas
Conheça aqui como decorar paredes!

Para lhe ajudar nessa missão, elaboramos um post repleto de dicas e fotos inspiradoras. Vamos mostrar tópicos sobre os principais materiais para criar decoração de paredes. Então acompanhe agora mesmo!

Tópicos

Fotos e inspirações de paredes decoradas

A decoração das paredes de um cômodo é algo que tira muita gente do sério. Afinal, não é por menos. São partes bem extensas do ambiente e que ficam visíveis a qualquer um que passe por ele.

Além disso, ornamentar as paredes significa dar mais vida ao local. E essa não pode ser uma tarefa pensada e executada de qualquer jeito, caso contrário, o resultado não fica nada bacana.

decoração de paredes nas salas
Existem muitas formas de decorar paredes!

Já foi-se o tempo em que bastava pintar e colocar quadros nas paredes. Essa estratégia ainda é muito utilizada, sim, e é quase sempre assertiva. Porém, atualmente há muitas outras opções interessantes para investir.

Há, por exemplo, muitos tipos de revestimentos para paredes, que se adequam a uma enorme gama de estilos decorativos e a orçamentos diferentes.

Você pode decorar a parede considerando o dinheiro que tem disponível para gastar sem o menor problema. Isto é, não é preciso ser rico para fazer uma decoração incrível e charmosa. Há alternativas para todos os bolsos.

Leia mais sobre o assunto: Revestimento de Parede – 77 Ideias com dicas de tipos e materiais!

 

Paredes conforme estilo de decoração

Antes de fazer a decoração das paredes de sua casa, é importante definir o estilo que os ambientes têm. Caso você ainda esteja construindo, pense em como você deseja cada espaço.

Podemos citar os principais modelos: rústico, clean, moderno, contemporâneo, retrô, provençal, romântico, industrial e minimalista. Aqui no Decorei já falamos sobre muitos deles e você pode aproveitar os posts para se inspirar.

Esses são os mais em voga no mundo da decoração atualmente, mas obviamente existem outros. Mas é essencial que o ambiente seja baseado em um estilo para tornar a sua vida mais fácil e trazer uma coerência para o visual.

Com a ajuda do estilo decorativo você segue uma linha de raciocínio para escolher a paleta de cores, os objetos de decoração, móveis, texturas, etc.

 

Mão de obra profissional

Se você deseja revestir paredes com algum material vai precisar de alguém especializado para ajudar nessa empreitada. Contratar mão de obra profissional garante resultados mais positivos e ainda dá o benefício da manutenção e / ou garantia caso ocorra alguma coisa.

É claro que algumas opções de paredes decoradas não necessitam de um especialista para aplicar, como quadros, pequenos espelhos e adesivos de parede. Mas há aqueles que requisitam cuidados mais técnicos e vale a pena investir um pouquinho a mais.

Bom, agora que você já ficou por dentro das dicas essenciais antes de decorar paredes, que tal conhecer vários projetos inspiradores? Fique por dentro!

Paredes decoradas com gesso

O gesso é um material clássico no que se trata de decoração de ambientes. Ele é muito usado para fazer sancas, rodapés e rodameios, porém, também pode ser usado para outros tipos de ornamentação.

Uma tecnologia recente descobriu a potencialidade do gesso para criar texturas em toda a parede, como se fosse um revestimento 3D.

O gesso trabalhado resulta em formatos variados e padronizados, que podem ser perfeitos para dar um toque moderno ao quarto, à sala, ao corredor, entre outros espaços.

Atualmente as paredes de gesso em 3D estão na moda
Atualmente as paredes de gesso em 3D estão na moda

Apesar do gesso ser um material relativamente barato, a decoração de paredes utilizando ele costuma ficar cara por conta da mão de obra. Afinal, somente um profissional especializado consegue garantir um resultado bonito e elegante, principalmente se forem texturas específicas.

Selecionamos uma série de paredes decoradas com gesso para você entender direito como fica o resultado. Veja!

Parede de escada decorada com gesso
Veja uma parede de escada decorada incrivelmente com gesso!
Molduras de gesso para decoração do quarto
Molduras de gesso para decoração do quarto
Parede super moderninha com pedras brancas
Parede super moderninha com gessos quadriculados
cozinha decorada com pedras
Sua cozinha também pode ser decorada com gesso
parede de gesso 3D maravilhosa
Inspire-se com uma parede de gesso 3D maravilhosa como essa!

Paredes decoradas com madeira

Outro material clássico e que definitivamente é um dos mais usados para construir e decorar no mundo todo. No que se refere a decoração de paredes, a madeira surge como um elemento versátil e que contribui para reforçar o estilo decorativo.

Em ambientes rústicos, por exemplo, dá para usar placas de madeira envelhecida ou de demolição para revestir as paredes, criando paineis super charmosos.

Já em ambientes modernos, você pode apostar em madeiras tratadas, de coloração mais uniforme para fazer esse revestimento. Ou então apostar em peças com design diferenciado para ornamentar as paredes.

Algumas pessoas querem dar um ar mais naturalista ao local e apostam em pequenos troncos para decorar as paredes. Eles funcionam como quadros!

paredes com a decoração de madeira
Paredes incríveis com a decoração de madeira

Saiba que existem muitos tipos de madeiras para você usar nas paredes. Atualmente as madeiras de demolição estão muito na moda e costumam sair mais em conta em casas específicas desses materiais. Mas também podem ser usadas as compensadas e o MDF caso queira ainda mais economia.

Dê uma olhadinha nas opções incríveis de paredes decoradas com madeira que trouxemos!

Revestimento de madeira com variação de cores
Revestimento de madeira com variação de cores
Sala com a parede decorada com madeira
Sala com a parede decorada com madeira
Dica de painel de madeira para televisão
Dica de painel de madeira para televisão
O ambiente fica mais sofisticado com madeira nas paredes
O ambiente fica mais sofisticado com madeira nas paredes
Peça decorativa de madeira para deixa sua sala mais chique
Peça decorativa de madeira para deixa sua sala mais chique
A parede de madeira pode ser iluminada com spots
A parede de madeira pode ser iluminada com spots
Veja parede com réguas de madeira e espelhos!
Veja parede com réguas de madeira e espelhos!
Renove a decoração de sua casa com o revestimento de madeira
Renove a decoração de sua casa com o revestimento de madeira

Paredes decoradas com cerâmica

Mais um tópico sobre um material muito conhecido e utilizado. A cerâmica resulta em azulejos e outros tipos de peças para revestir e decorar paredes muito versáteis.

O bom é que a cerâmica tem uma característica química que permite receber vários tipos de coloração e ser fabricada em muitos formatos.

Sendo assim, pode resultar nos mais diversos elementos decorativos. Os ladrilhos hidráulicos, por exemplo, estão super na moda atualmente e se apresentam multicoloridos, com muitos tipos de imagens e referências, dando graciosidade e divertimento ao ambiente.

decoração de paredes com cerâmica

Também há os azulejos comuns, que podem ser quadrados, retangulares, de inúmeras dimensões. Sua colocação simples facilita todo o processo de decoração.

A saber você pode encontrar modelos condizentes com o estilo decorativo em qualquer loja de material de construção. Lembrando que hoje em dia a internet é uma excelente fonte para compra desses materiais.

Quer decorar com cerâmica? Então inspire-se com dicas bem bacanas para as paredes:

decoração de paredes com cerâmica decoração de paredes com cerâmica decoração de paredes com cerâmica decoração de paredes com cerâmica decoração de paredes com cerâmica decoração de paredes com cerâmica

decoração de paredes com cerâmica
Cerâmica para parede de cozinha pequena imitando ladrilho hidráulico

Paredes decoradas com tintas

Quer seguir a linha tradicional de decoração de paredes e investir em tintas? Então aproveite as últimas tendências para dar um toque de renovação, modernidade e estilo no ambiente.

Pintar paredes nunca foi tão prático como atualmente. Existem agora tintas que precisam de uma só mão, que secam rápido e que não têm cheiro! Além disso a variedade de cores, acabamentos, marcas e preços deixa a gente de boca aberta.

Tem tinta para todos os bolsos e gostos, ajudando a gente na escolha. O que deve ser uma missão nossa na decoração com tinta, no entanto, é a combinação da paleta de cores e com o estilo decorativo.

Antes de ‘bater o martelo’ sobre a cor da tinta veja se ela trará harmonia para o espaço juntamente com os móveis, o piso, os itens decorativos… Uma dica é comprar a tinta pessoalmente para ter certeza da tonalidade – pela internet você pode ter surpresas.

Para diferenciar as paredes decoradas com tinta você pode recorrer à mistura de tintas no mesmo espaço. Por exemplo:

  • Pintar três paredes de uma cor e uma de outra cor
  • Pintar duas de uma cor e duas de outra cor
  • Fazer “estampas” com a tinta, como listras grossas ou até mesmo formatos divertidos / geométricos usando tinta spray
  • Dividir a parede em duas e pintar cada parte de uma cor.

Bom, use e abuse de sua criatividade para diferenciar esse espaço usando um material convencional.

Para você se inspirar selecionamos muitas opções de paredes decoradas com tintas!

 

Paredes decoradas com pedras

As pedras também podem ser usadas para decorar paredes. Naturais, originais e muito resistentes elas surgem em formatos variados para revestir ou fazer a decoração pontual.

Existem muitos tipos de pedras decorativas que podem ser usadas em qualquer ambiente, desde varandas até banheiros.

Indicamos que você faça uma pesquisa, pois os preços variam bastante de modelo para modelo e de acordo com a aplicação, quantidade e o acabamento também.

muitos tipos de pedras para revestir paredes
Muitos tipos de pedras para revestir paredes

O que vemos em muitos projetos é a utilização das pedras em paredes únicas, dando um toque de sofisticação e não em todas as paredes – o que pode gerar desconforto visual.

Também podem ser usadas em colunas, faixas horizontais ou vertais nas paredes ou em bancadas.

Conheça modelos de paredes decoradas com pedras diversas:

Pedras dão um toque rústico à parede
Pedras dão um toque rústico à parede

Parede com pedras na sala Parede com pedras na sala Parede com pedras na sala Parede com pedras na sala Parede com pedras na sala Parede com pedras na sala

Paredes decoradas com tecido

Quem deseja economizar e criar uma decoração diferente para paredes pode recorrer aos tecidos. A saber, eles são uma alternativa muito mais barata do que os papeis e adesivos de parede.

Além disso, você encontra muito mais opções de estampas, o que pode ajudar na escolha e deixar seu projeto muito original e personalizado.

paredes com tecido

A aplicação do tecido é relativamente simples. Talvez você não precise contratar alguém que faça isso pra você, uma vez que há vários passo a passo na internet ensinando como se faz.

Você vai precisar de uma espátula e cola para tecido. E também é preciso que a superfície esteja bem limpa, lixada, pronta para receber o acabamento com esse material.

Fique por dentro de paredes decoradas com tecido para você se inspirar:

paredes com tecido paredes com tecido paredes com tecido paredes com tecido paredes com tecido paredes com tecido

Paredes decoradas com quadros

Os quadros são itens decorativos muito tradicionais. Mesmo antiquíssimos ainda fazem o maior sucesso e dão um toque pra lá de especial em qualquer que seja o ambiente. Para se ter uma ideia, até mesmo os banheiros podem ser decorados com quadros.

Para decorar com harmonia utilizando quadros, é interessante considerar o estilo empregado no ambiente. De nada adianta por uma imagem da época vitoriana na parede se a sua sala é ultra moderna. Vai ficar bem esquisito.

Então procure combinar os quadros com o restante do espaço para obter um resultado mais agradável.

Paredes repletas de quadros
Exemplos de paredes repletas de quadros

Você pode apostar em quadros menores de diferentes formatos, com imagens que se conversam. Ou então em um quadro grande. A moldura pode variar de cor, mas é bacana que tenham o mesmo estilo ou sejam do mesmo material pelo menos.

Veja a seguir imagens que mostram ambientes com paredes decoradas com quadros:

parede de sala com quadros parede de sala com quadros parede de sala com quadros parede de sala com quadros parede de quarto com quadros parede de sala com quadros parede de sala com quadros

Paredes decoradas com espelhos

Assim como os quadros, os espelhos são elementos decorativos muito antigos. Séculos atrás eles já eram considerados preciosos e somente pessoas ricas podiam tê-los.

Atualmente, além de decorar, os espelhos são usados de modo funcional, ajudando a ampliar visualmente os espaços. Com as casas cada vez menores essa utilidade vem bem à calhar.

Sendo assim, a decoração pode ser feita tanto com pequenos quanto com grandes espelhos, que chegam a cobrir paredes inteiras. Tudo vai depender da necessidade de seu cômodo.

Para ambientes provençais recomenda-se o uso de espelhos venezianos com ou sem molduras. Para os rústicos aqueles com molduras em madeira são excelentes. Já para os modernos, procure modelos com design diferenciado.

Leia mais sobre o assunto: Parede de Espelho – 28 Ideias de decoração para ambientes lindos!

Veja abaixo ideias de paredes lindíssimas decoradas com espelhos:

espelhos decorativos para casa espelhos decorativos para casa espelhos decorativos para casa espelhos decorativos para casa espelhos decorativos para casa espelhos decorativos para casa espelhos decorativos para casa

Paredes decoradas com fotos

Quer dedicar uma parede a fotos importantes? Podem ser fotografias de família, amigos, paisagens, viagens, ídolos, etc.

Você pode criar um painel com fotos impressas em preto e branco, por exemplo. Ou então apostar em varais com as fotos penduradas de forma orgânica. A forma como você vai fazer essa decoração varia muito.

Então, para ter uma ideia melhor, confira as imagens que selecionamos!

Fotografias de família para decorar os ambientes
Fotografias de família para decorar os ambientes
Duas opções de ambientes com fotografias
Duas opções de ambientes com fotografias
Quarto com painel de fotos
Quarto com painel de fotos
Decoração de paredes com fotos
Decoração de paredes com fotos
Coração de fotos
Coração de fotos
Quarto romântico com fotografias na parede
Quarto romântico com fotografias na parede
Crie uma árvore genealógica com fotografias
Crie uma árvore genealógica com fotografias
Combine luzes pisca-pisca com fotografias
Combine luzes pisca-pisca com fotografias

Paredes decoradas para sala

Quer renovar a sala, mas não sabe como? Fazer uma modificação nas paredes pode ser uma ideia interessante e muito certeira.

Se você está construindo e ainda não tem ideia de como sua sala será decorada, aproveite para pegar dicas legais aqui. Ou se só quer dar um toque especial, também fique atento (a).

Para não errar, primeiramente é importante definir o estilo decorativo, como já falamos anteriormente. Sem ele determinado fica muito difícil escolher peças ou revestimentos, mesmo que seja para uma parede só.

Tendo escolhido o estilo fica mais simples de saber o que por nas paredes. Lembre-se que a decoração diferente pode ser em uma parede somente ou em todas. Vai depender do restante da composição. Só cuidado para não sobrecarregar o ambiente.

Confira tendências em decoração de paredes de salas:

decoração de paredes de salas decoração de paredes de salas decoração de paredes de salas decoração de paredes de salas decoração de paredes de salas decoração de paredes de salas decoração de paredes de salas

Paredes decoradas para quarto

E seu quarto, está precisando de uma reforminha? Pode ser que apenas mudando a decoração da parede já resolva o problema!

Um novo tipo de revestimento, uma cor diferente, quadros estilosos… alguma coisa deve ajudar a renovar o ambiente de forma prática, sem gastar muito e com muita personalidade.

Qualquer um dos materiais que falamos nos tópicos anteriormente podem ser usados em paredes decoradas de quartos, sejam de bebês, crianças, solteiros ou casais.

Fique por dentro de projetos de quartos com paredes decoradas:

decoração de paredes de quartos decoração de paredes de quartos decoração de paredes de quartos decoração de paredes de quartos decoração de paredes de quartos decoração de paredes de quartos decoração de paredes de quartos decoração de paredes de quartos


E então, o que achou de nosso post sobre paredes decoradas? Esperamos que tenha gostado e que possa tocar seu projeto mais facilmente agora que tem as dicas certas!

Aproveite para ler também:

Papel de parede para quarto – 65 Ideias para um ambiente agradável!

Parede de Tijolinho – 75 Decorações apaixonantes com tijolo à vista!

Volte mais vezes, esperamos por você!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.