Papel de parede para quarto – 65 Ideias para um ambiente agradável!

Como escolher um papel de parede para quarto que combine com o estilo, harmonize com a cor e com os móveis? Qual é o modelo recomendado pelos decoradores? Ele deve ser posto em todas as paredes ou só em algumas?

Essas são algumas das dúvidas a respeito dos papeis e adesivos de parede para decorar quartos. Esta é, de fato, uma tendência que vem crescendo ano a ano e por isso surgem novas dicas e inspirações.

Atualmente há papeis de parede de todos os estilos, todas as estampas, cores, marcas e preços. Dessa forma, pode ficar tranquila (o) caso você tenha em mente fazer uma decoração com esse material, certamente vai encontrar um perfeito!

duas opções de papel de parede para quarto
Como escolher o papel de parede? Conheça aqui!

Vamos falar por aqui tudo sobre papel de parede para quarto. Acompanhe o artigo do começo ao fim para tirar dúvidas e visualizar imagens de ambientes decorados impressionantes. Vamos lá?

Tópicos

Como escolher o modelo ideal para o quarto?

Muita gente se pergunta qual o tipo de papel de parede ideal para decorar cada ambiente da casa. É uma tarefa que pode demandar uma atenção especial mesmo, afinal, você terá um custo do material, a mão de obra e não seria interessante ter um resultado desagradável.

Portanto, é bacana pensar bem sobre o modelo de papel a ser aplicado. Quando falamos de quartos então, há algumas sugestões que vão ajudar nessa escolha.

Dica 1 – Estilo de decoração

Qual é o estilo decorativo do quarto em questão? É moderno, contemporâneo, romântico, vintage…? Defina um para que você consiga fazer a decoração mais facilmente, de forma objetiva e sem medos.

Dica 2 – Paleta de cores

Logo após determinar o estilo de decoração, é essencial escolher uma paleta de cores para chamar de sua. O ideal é que você escolha duas ou três cores para serem a base da composição decorativa. Isso também vai ajudar na hora de comprar o papel de parede para quarto.

duas opções de papel de parede para quarto
Considere o estilo decorativo e a paleta de cores

Dica 3 – Considere o tamanho do quarto

O quarto a ser decorado é pequeno ou grande? Esse é um fator que pode influenciar bastante na hora de escolher o papel de parede.

Isso por que as estampas chamativas e cores escuras podem proporcionar aconchego, mas ao mesmo tempo podem diminuir visualmente o ambiente. Então não são legais para quartos pequenos. Nesse caso, o ideal são os papeis clarinhos, que ampliam o cômodo.

Dica 4 – Cheque a luminosidade natural do quarto

Entra bastante luz natural no quarto que você irá decorar? Caso não entre, segundo especialistas, é melhor evitar papeis de parede escuros, pois vai deixar o cômodo muito sombrio.

duas opções de papel de parede para quarto
O tamanho do quarto e a luminosidade também fazem diferença!

Dica 5 – Reveja seu orçamento

Uma dica básica e que pode ser importante caso você queira economizar. Atualmente você encontra papel de parede de muitos valores, porém, ao comprar uma metragem para por em todas as paredes do quarto, pode ser que fique pesado para seu bolso.

Se o intuito é não gastar muito com isso, a sugestão é que o papel seja colocado somente em uma ou duas paredes. Assim você consegue dar um toque especial na decoração e seu orçamento não é muito afetado.

Dica 6 – Material do papel de parede

Há muitos modelos de papel de parede, produzidos de diferentes formas e com variados acabamentos.

Os mais indicados segundo os especializadas no assunto são os vinílicos, seja para quartos ou para quaisquer outros ambientes. Estes são aqueles que você pode limpar com um pano úmido e com uma ótima durabilidade.

Apesar disso, como quartos são locais secos, dá para por qualquer outro tipo de papel de parede, autocolante, tecido, papel de presente, etc.

papel de parede para quarto
Anote essas dicas para não errar na escolha!

Essas são as principais dicas para você escolher o papel de parede para quarto perfeito. Claro que o modelo será escolhido a partir de critérios pessoais, mas esperamos que esse passo a passo ajude em seu checklist!

Decoração com papel de parede para quarto

Agora que você conheceu as dicas de como escolher o papel de parede para quarto, poderá ficar por dentro dos modelos de decoração.

Afinal, há tantos papeis lindíssimos, mas não dá para ter uma ideia de como usá-los na composição total do ambiente.

Esse tópico então foi criado para lhe inspirar bastante. Você terá noção de papeis ideais para cada estilo de decoração, tema, tamanho, luminosidade, etc., para vários tipos de quarto.

papel de parede para quarto
Há muitos modelos interessantes. Fique por dentro!

Papel de parede para quarto de casal

Quer decorar o quarto de casal com papel de parede, mas não sabe por onde começar? Bom, como esse é um cômodo dividido por duas pessoas, vale a pena consultar os dois antes de tomar essa decisão.

É interessante que o papel imponha o gosto dos dois e reflita na comodidade do casal no dia a dia. Veja algumas opções para quartos de casal diversos:

papel de parede para quarto
Existem papeis que imitam madeira
papel de parede para quarto
Os clarinhos são bons para quartos pequenos
papel de parede para quarto
Um colorido a mais para o quarto de casal!
papel de parede para quarto
Listras verticais são ótimas para quartos com pé direito baixo
papel de parede para quarto
Quarto moderno com papel de parede
papel de parede para quarto
Ideia de faixa central de papel de parede

Romântico

O papel de parede romântico é perfeito para quartos de casal. Eles se caracterizam por ter cores ligadas ao romantismo, na maioria das vezes pasteis, mas que podem surgir em tons mais fortes e chamativos.

As estampas também são bem particulares. Entre as que mais combinam com esse estilo estão as florais, arabescas e mini desenhos temáticos.

Para combinar com o papel de parede, você pode escolher peças decorativas que também exprimam o romantismo relativo ao quarto.

Confira abaixo modelos de quartos de casal com papel de parede romântico:

papel de parede para quarto romântico
O tema floral sempre dá toque romântico
papel de parede para quarto romântico
Os tons de rosa têm potencial romântico
papel de parede para quarto romântico
O vermelho é um tom forte e cheio de personalidade
papel de parede para quarto romântico
Sugestão de quarto todo estampado
papel de parede para quarto romântico
O papel de parede combina com o restante do decor
papel de parede para quarto romântico
Dica de decoração diferente para quarto romântico

Geométrico

Também podemos citar os papeis de parede geométricos como uma tendência para quarto de casal. Atualmente há muitas estampas com formas geométricas para você investir, que ajudam a impor um estilo moderno ou contemporâneo ao local.

Se o papel de parede for em preto e branco, por exemplo, você pode usá-lo para quartos minimalistas. Caso seja bem colorido, vai combinar com quartos modernos, e vai demandar uma atenção maior ao compor com móveis e outros objetos.

Veja os quartos de casal com papeis de parede geométricos:

papel de parede para quarto geométrico
Modelo de decoração criativa
papel de parede para quarto geométrico
Existem papeis discretos geométricos
papel de parede para quarto geométrico
Existem muitos tipos de papeis geométricos
papel de parede para quarto geométrico
A iluminação dá mais destaque
papel de parede para quarto geométrico
O papel pode ser posto em todas as paredes

Papel de parede para quarto feminino

Que tal então se inspirar com papeis de parede ideais para o público feminino?

Entre tantos outros modelos, podemos indicar aqueles que têm estampas florais, de motivos delicados como corações e bolinhas, de pássaros, etc. Os papeis listrados e com arabescos também podem agradar adolescentes e mulheres.

Em relação às cores, isso varia muito de pessoa para pessoa. Tudo vai depender do gosto e do estilo decorativo que será adotado para o ambiente. Mas via de regra, os tons pasteis, considerados mais femininos, são os mais investidos.

Dê uma olhadinha nas imagens que selecionamos:

papel de parede para quarto feminino
Tem filhas? Então veja dica para deixar a decoração linda!
papel de parede para quarto feminino
Rosa e azul combina muito!
papel de parede para quarto feminino
O papel com listras horizontais ajudam ampliar o ambiente
papel de parede para quarto feminino
Decor super diferente!
papel de parede para quarto feminino
Parede da escrivaninha decorada com papel colorido

papel de parede para quarto feminino papel de parede para quarto feminino

Papel de parede para quarto masculino

Quartos masculinos também podem ser decorados com papel de parede. Existem, atualmente, modelos com cores sóbrias, as quais combinam bastante com esse público. Por exemplo: cinza, azul marinho, marrom, preto, verde escuro, etc.

As estampas também podem ajudar a fortalecer a decoração de quartos de rapazes. As geométricas estão entre as preferidas, mas também há outras bem interessantes, como de mapas, carros, aviões, letras, esportes e personagens famosos.

A escolha vai depender do gosto do dono do quarto, bem como do restante da composição. Caso seja um papel repleto de detalhes, é mais recomendado que os móveis e as peças decorativas sejam discretas e com design simples.

Dê uma olhada nas sugestões de quartos masculinos com papel de parede:

papel de parede para quarto masculino

papel de parede para quarto masculino
Quarto para meninos e homens gamers!

papel de parede para quarto masculino

papel de parede para quarto masculino
Dica para quarto de irmãos

papel de parede para quarto masculino

papel de parede para quarto masculino
Papeis com letras são bastante usados

papel de parede para quarto masculino

Quarto gamer

Os quartos inspirados em jogos de vídeo game se tornaram uma tendência de decoração. Pode ser um investimento para quartos femininos também, mas agrada muito mais o público masculino.

Existem papeis e adesivos de parede com temas gamers, perfeitos para deixar o quarto mais personalizado, combinando com o restante da decoração.

Dá para recorrer aos papeis com estampas de personagens famosos, como Mario Bros e Minecraft, por exemplo. Ou então apostar em modelos que sejam um complemento parra a decoração adotada, como os tijolinhos à vista, galáxia, pista de corrida, etc.

Também há modelos que tenham estampas divertidas de motivos gamers, como de consoles, controles, etc.

Confira alguns papeis de parede perfeitos para decorar um quarto gamer:

papel de parede para quarto gamer
Quarto inspirado no Minicraft

papel de parede para quarto gamer

papel de parede para quarto gamer
Veja ideia criativa inspirada no Pac Man!
papel de parede para quarto gamer
Esse é para os fãs de Mario Bros

papel de parede para quarto gamer

Papel de parede para quarto de bebê e infantil

Busca um papel de parede para o quarto de seu filho ou sua filha? Então saiba que existe uma infinidade de opções, dos mais variados estilos.

A primeira coisa a se fazer é escolher um estilo de decoração para esse ambiente. Atualmente, os quartos de bebê e de criança mais comuns são os: modernos, provençais, temáticos e montessorianos.

Nesse sentido, os papeis de parede funcionam como um elemento complementar ao estilo, dando um toque especial harmonioso. Vamos mostrar abaixo modelos para quartos femininos e masculinos de bebê e infantil.

duas opções de papel de parede para quarto de bebê

Feminino

Quartos femininos de bebês e meninas podem ser decorados com diversos temas e estilos. Não há regras quanto às cores, porém, as que mais têm a ver com esse universo são os tons de rosa, lilás, roxo, branco, e demais tons pasteis e bebês. O objetivo é deixar o quarto bem delicado.

As estampas geométricas pequeninas e as florais combinam bastante. As nuvens e demais elementos da natureza também estão na moda.

Inspire-se com quartos de bebê e infantis femininos decorados com papel de parede:

papel de parede para quarto de bebê feminino

papel de parede para quarto de bebê feminino
Você pode apenas por uma faixa!
papel de parede para quarto de bebê feminino
Os geométricos dão um toque criativo!

papel de parede para quarto de bebê feminino papel de parede para quarto de bebê feminino papel de parede para quarto de bebê feminino

papel de parede para quarto de bebê feminino
Modelo perfeito para quarto de bebê pequeno

Masculino

Também há muitas opções de papeis de parede para quartos de bebê e infantis masculinos. As cores mais procuradas são azul, verde, amarelo, cinza, branco, vermelho, marrom e bege.

Quanto aos temas para quartos de meninos, os mais usados atualmente são: safari, marinheiro, espaço e príncipe.

Dessa forma, as estampas podem surgir em muitos formatos, podendo complementar a decoração facilmente. Por exemplo: geométricas, listras, elementos da natureza, nuvem, planetas, animais, estrelas, ícones marinhos, coroas, ícones de esportes, meios de transporte, etc.

Inspire-se com quartos de bebê e infantis masculinos decorados com papel de parede:

papel de parede para quarto de bebê masculino papel de parede para quarto de bebê masculino papel de parede para quarto de bebê masculino

papel de parede para quarto de bebê masculino
O papel pode ter a ver com um tema determinado

papel de parede para quarto de bebê masculino papel de parede para quarto de bebê masculino

Papel de parede para quarto pequeno

Como falamos anteriormente, deve-se ter cuidado para decorar quartos pequenos com papel de parede. Como o espaço é limitado, o melhor a se fazer é investir em uma decoração que não deixe-o sufocante.

Isso é possível escolhendo tintas ou papeis de parede claros para as paredes. O branco é o ideal, mas também dá para por de outras cores, como azul claro, bege claro, creme, amarelo bebê, entre outras.

Em relação às estampas, o ideal é que elas sejam mini ou pequenas. A saber, as estampas muito grandes podem tomar conta do espaço visualmente e atrapalhar a ampliação do ambiente.

Selecionamos alguns modelos de quartos pequenos com papel de parede. Veja só:

papel de parede para quarto pequeno papel de parede para quarto pequeno papel de parede para quarto pequeno papel de parede para quarto pequeno papel de parede para quarto pequeno papel de parede para quarto pequeno


E então, já sabe como escolher o papel de parede para quarto? Esperamos que esse post tenha esclarecido suas dúvidas sobre o assunto e inspirado você para essa decoração.

Aproveite para ler também:

Papel de parede para cozinha – Como escolher + 70 Ideias incríveis!

Papel de parede para banheiro – 70 Modelos e ideias sensacionais!

Boa leitura e até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.