Impermeabilização de sofá – Vale a pena? + Preços e tudo sobre!
Manter o sofá limpo não é só uma questão de beleza, mas também é uma questão de saúde, uma vez que micro-organismos e ácaros podem se acumular no estofado. E uma alternativa para manter o estofado limpo, é através da impermeabilização de sofá.
E se você quer saber mais sobre o assunto e ver todas as informações necessárias sobre impermeabilização de sofá, no post respondemos as principais dúvidas sobre o assunto.
Tópicos
Dúvidas frequentes – FAQ
O que é impermeabilização de sofá?
Uma grande parte dos tecidos utilizados na forração de estofados tem trama que absorve poeira e líquidos, e a impermeabilização é um processo que garante uma camada sobre o tecido, evitando que as tramas absorvam qualquer líquido derramado sobre a superfície do estofado e até mesmo o acúmulo de poeira.
No processo de impermeabilização, o estofado recebe a aplicação de um produto que garante o fechamento das fibras do tecido, de forma a bloquear a passagem de líquidos para o interior do estofado, evitando que o sofá absorva líquidos e que possa manchar ou desenvolver fungos e micro-organismos.
Vantagens e desvantagens
Para saber se vale a pena impermeabilizar sofá, reunimos os prós e contras desse processo.
Vantagens
- Evita a formação de manchas causadas pela absorção de líquidos;
- Garante aspecto de novo ao estofado por mais tempo;
- Deixa o processo de limpeza mais fácil;
- O tecido fica mais resistente à exposição a luz solar;
- Mantém a superfície livre de ácaros, fungos e outros micro-organismos;
- Evita a formação de bolor no estofado;
- Fica resistente ao derramamento de líquidos.
Desvantagens
- Não fica resistente a risco de canetas;
- A técnica não é aplicável em tecidos de poliuretano, como sofás de couro falso ou ou couro verdadeiro;
- Não impede que massas de modelar ou slime grudem na superfície do estofado;
- Uma limpeza profunda e feita por empresa pode remover o impermeabilizante que fecha as tramas do tecido;
- Não é resistente ao xixi de pets, uma vez que o ácido contido na urina dos animais pode remover o impermeabilizante.
Existem riscos? – Cuidados necessários
Uma dúvida bastante comum é se a técnica de impermeabilização de sofá traz riscos ou contraindicações.
Nesse caso, o maior risco é com o uso de produtos impermeabilizantes feitos a base de solventes, que são de coloração transparente, com forte odor e altamente inflamáveis, podendo pegar fogo e até explodir durante o processo. No entanto, isso não acontece com o uso de impermeabilizantes a base de água, que são de coloração leitosa e praticamente sem cheiro, e por não serem a base de solvente não são inflamáveis, o que garante mais segurança ao processo.
Desse modo, é imprescindível questionar a empresa responsável pela impermeabilização sobre qual o produto utilizado, além de buscar referências de quem já contratou o serviço da empresa.
No caso da impermeabilização ser feita dentro de casa, é ideal que as janelas sejam mantidas abertas para a circulação de ar e que o chão seja forrado, evitando que o contato do produto com o piso possa causar manchas.
De quanto em quanto tempo é preciso impermeabilizar o sofá?
O tempo de durabilidade da impermeabilização de sofá pode variar de acordo com a frequência de uso do estofado, se existe a regularidade na limpeza, se o estofado recebe muita incidência de luz solar, e se há grande ocorrência de líquidos derramados sobre o estofado.
Em média a duração da impermeabilização em um estofado com uso frequente é de até 2 anos, mas para garantir que o sofá esteja sempre protegido, é ideal o que o processo de impermeabilização seja feita a cada um ano ou um ano e meio, uma vez que a impermeabilização vai se desgastando.
Quanto custa em média? #preço
O preço da técnica pode variar por diversos fatores, região do país, se o processo será feito em casa ou não, tipo de tecido, e principalmente pelo tamanho do estofado.
Em média, um sofá de 2 lugares tem custo de impermeabilização que varia de R$ 200,00 a R$ 300,00.
Como é feita a impermeabilização de sofá?
Se você quer entender como é feito o processo de impermeabilização de sofá, vamos a um passo a passo completo.
- A primeira etapa que antecede o processo de impermeabilização é a limpeza do estofado, que pode ser feita através de uma lavagem a seco e a higienização completa antes de fechar as tramas do tecido;
- Esse processo de limpeza não deve deixar nenhum resíduo químico e a técnica de impermeabilização só pode ser iniciada quando o sofá estiver completamente seco e sem poeira;
- Com o sofá seco, o produto impermeabilizante é aplicado sobre o estofado através de um pulverizador, que pode ser manual ou automático;
- É indicado que o produto seja passado em camadas intercaladas, de modo a atingir toda a trama do estofado;
- Em seguida, é utilizado um rodinho de pia sobre o estofado e o rodinho deve passado em diversas orientações, fazendo com que toda a trama do tecido absorva o produto impermeabilizante;
- Depois de aplicar o produto em todo o estofado, inclusive nas almofadas, é preciso aguardar um tempo de 24 horas para a secagem total do sofá e para que o estofado possa ser utilizado.
*Não deixe de ler e seguir as orientações do fabricante do produto.
**Para o processo, não deixe de usar equipamentos de proteção individual, como luvas, máscaras, e óculos.
Agora é aproveitar os benefícios desse serviço e escolher uma empresa de qualidade e que utiliza produtos seguros para ter o estofado limpo e resistente.