Parede de Gesso – 73 Projetos belíssimos + Tipos, fotos e vantagens!
A parede de gesso é um tipo de acabamento bastante frequente nas obras atuais, mas você sabe quais as vantagens e desvantagens de optar por esse tipo de acabamento?
Se você tem tido dúvidas sobre esse tipo de acabamento para as paredes, no post elencamos os pontos positivos e negativos desse acabamento, preço, e ainda trouxemos inspirações para usar os diferentes estilos de parede de gesso.
Tópicos
Dúvidas frequentes
O que é parede de gesso?
A placa de gesso, parede seca ou drywall são os nomes dados a parede de gesso, um tipo de acabamento muito usado na construção civil de países, como Estados Unidos e Canadá, e que aos pouquinhos tem ganhado adeptos no Brasil.
Esse tipo de parede é constituído por uma mistura de gesso, aditivos e água, formando uma mistura que reveste placas de papel acartonado e dão origem a placas de gesso, que podem ser usadas como parede ou teto de gesso.
Quais as vantagens da parede de gesso?
Para quem tem suas dúvidas sobre o acabamento em gesso nas paredes, reunimos os diversos pontos positivos desse tipo de acabamento.
- Divisão de Ambientes: um dos pontos positivos desse tipo de parede é o fato de poder ser adicionada ao projeto com a obra já pronta, assim a parede pode criar novas divisões sem a necessidade de alterar a fundação.
- Rapidez: as placas de gesso pré-fabricadas são uma das vantagens de usar esse tipo de parede, já que o processo de fazer uma parede é bem mais rápido que o processo de uma parede de alvenaria.
- Isolamento Acústico e Térmico: apesar de serem paredes mais finas que as versões de alvenaria, o modelo de gesso tem bom isolamento acústico e térmico, mas essa capacidade pode ser aumentada e se tornar superior a parede de alvenaria se incluir no recheio a lã mineral, de rocha ou vidro, entre as placas de gesso.
- Facilidade de Moldagem: a parede de gesso é bastante moldável e pode ser facilmente adornada com nichos ou acabamentos vazados, criando um elemento decorativo na parede.
- Acabamento: o gesso que reveste as placas de papel acartonado funciona como acabamento da parede, sendo uma superfície uniforme para a pintura, dispensando processos como o uso de massa corrida sobre a parede.
- Facilidade na Instalação de Dutos: o espaço entre as placas acartonadas cria um espaço perfeito para passar dutos, como fios e canos entre as paredes, e esse processo é bem mais simples que em uma parede de alvenaria.
- Ganho de Área Útil: em geral, as placas de gesso são mais finas que a parede de alvenaria, e o uso da parede de gesso gera ganho de área útil de 4% a 5%. Desse modo, as paredes de gesso são ótimas escolhas para otimização do espaço.
Existem desvantagens?
- Não Indicada para Área Externa: as placas acartonadas revestidas de gesso são menos resistentes que as paredes de alvenaria em relação ao uso externo, por isso o acabamento em gesso não é uma opção para paredes externas, já que a exposição ao tempo pode trazer danos a parede.
- Risco de Proliferação de Fungos, Bactérias e Insetos: o espaço entre as placas de gesso que formam a parede podem ser base para a proliferação de fungos, bactérias e insetos (cupim). O fato desses micro-organismos se desenvolverem por dentro da parede tornam o problema difícil de identificar, e isso gera grandes problemas. Para evitar tal problema, é indispensável a contratação de um profissional qualificado para fazer vistorias e o acompanhamento da parede de gesso.
- Possibilidade de Problemas no Uso em Áreas Úmidas: o gesso não é um material indicado para estar em contato com água, por isso as paredes nesse material devem ser usadas com cautela em espaços úmidos, como banheiro. A exposição constante a umidade pode gerar danos ao gesso, além da proliferação de mofo. Para usar a parede de gesso em áreas úmidas, o ideal é fazer um revestimento que proteja a parede, como o uso de azulejos sobre o gesso.
Quanto custa em média? #preço
O preço da parede de gesso é um ponto positivo em relação a alvenaria, já que o custo do material gira em torno de R$ 20 m². Já o custo total, considerando material e mão de obra, fica em torno de R$ 40 m², o que é um preço atrativo em relação a outros tipos de paredes.
Dicas de decoração com parede de gesso
Parede de gesso 3D
A parede de gesso 3D tem sido uma escolha bastante frequente em projetos atuais, e é uma ótima maneira de criar um acabamento 3D sobre uma parede.
Esse tipo de acabamento não é propriamente a parede, mas um revestimento de gesso com características 3D, que pode ser usado sobre uma parede de alvenaria ou drywall.
Como ideia para usar o revestimento de gesso, este projeto da sala de TV traz placas de gesso com ondulações 3D, formando uma parede diferenciada atrás da televisão.
Parede de gesso acartonado / drywall
Entre os estilos de parede de gesso, uma das possibilidades é usar o drywall como divisória de ambientes, como mostra este projeto.
Para o projeto da sala, a ideia foi de criar uma parede acartonada de gesso dividindo as salas e criando ambientes mais intimistas, de modo que a abertura da porta fique mais aconchegante para uma pequena salinha que funciona como hall.
O projeto traz parede com placas de gesso como uma meia parede entre ambientes, e assim a parede nem vai até o teto.
Parede de gesso vazada
Há diversas maneiras de incluir a parede de gesso como parte do projeto, e uma das ideias é usar a parede como um elemento decorativo do projeto, como é o caso da parede vazada, que cria uma divisória entre ambientes delimitando os espaços, mas sem dividir totalmente os espaços, já que a parede vazada cria uma ligação entre os cômodos.
Como ideia para usar a parede vazada com placas de gesso, esse projeto traz uma espécie de divisória entre os ambientes.
A parede vazada é composta por vários nichos que podem ser usados com objetos decorativos, unindo os espaços através da decoração, e com uma delimitação que não os separa totalmente.
Parede de gesso com espelho
Para quem acredita que a parede de gesso possa ser menos resiste para usar espelhos, engana-se.
É possível sim usar espelho na parede de drywall, e uma das ideias é este projeto que traz a parede de gesso acartonado com espelho no quarto de casal.
No projeto, a parede de placa de gesso foi usada na cabeceira da cama como destaque, e traz nichos embutidos com espelho ao fundo, criando um ponto de destaque e decoração para essa parede de gesso.
Parede de gesso com nichos
Entre os estilos de parede de drywall, uma das possibilidades é a parede com nicho embutido, como mostra este projeto do quarto de casal.
O projeto traz a parede de drywall separando o quarto do closet, e essa parede traz o detalhe do nicho embutido na parede e logo acima da cabeceira da cama.
O nicho embutido tem espelho ao fundo e além de ser decorativo, ainda pode substituir o uso de criado-mudo ao lado da cama.
Parede de gesso para sala
No projeto da sala, a parede de drywall foi usada como uma espécie de divisória entre ambientes, e ainda cria o cantinho para a televisão.
Nesse caso, ao invés de uma parede reta, o projeto traz a parede com um espécie de extensão, que serve com encaixe para o rack da sala, e do outro lado forma uma espécie de aparado para o outro ambiente.
O design da parede é bastante moderno e cria uma solução criativa e funcional para os dois ambientes.
Parede de gesso para quarto
Como inspiração para o quarto, este projeto traz a parede de drywall sobrepondo a parede de tijolinho à vista, e criando um visual moderno para o quarto de casal.
Para o ambiente, a ideia foi de manter o tijolo aparente apenas em detalhes, e assim a parede de drywall recobre parte dos tijolinhos e os deixa visíveis através dos nichos, que ganham fundo de tijolinhos.
Para aumentar o destaque do projeto, a ideia foi de usar luzes embutidas nos nichos, destacando o fundo de tijolinhos aparentes.
Parede de gesso para cozinha
A parede de gesso pode ser usada em diversos projetos e uma das possibilidades é esse tipo de parede na cozinha, como mostra o projeto.
Nesse caso, a parede de drywall foi usada como divisória para criar um pequeno hall na porta principal da casa, assim a parede esconde a cozinha e deixa a entrada mais aconchegante.
A vantagem de usar a parede nesse projeto é o fato do drywall ser mais fino que uma parede de alvenaria, e assim deixar mais espaço para o hall e para a cozinha.
Parede de gesso para banheiro
A parede de gesso no banheiro deve ser usada com cautela para não ter danos pela exposição a umidade e a água.
E uma das ideias para o uso do gesso no banheiro, é este projeto que traz as placas de gesso 3D como parte da composição do banheiro.
No ambiente, a ideia foi de usar placas 3D como revestimento da área externa do box, o que cria um visual moderno para o banheiro.
Agora é só decidir sobre o uso desse tipo de acabamento, e aproveitar todas as vantagens que o acabamento traz para o projeto.