Como construir uma piscina? – Dicas para acertar no projeto!

Como construir uma piscina? Para que a estrutura fique confortável e perfeita para o uso, é essencial seguir alguns processos.

A piscina é um item que está presente em cada vez mais projetos. Você pode instalar em chácaras, em mansões e até em residências urbanas.

A grande vantagem é que existem piscinas de vários tipos, desde as grandes com borda infinita até pequenas e compactas. Também podem ser redondas, quadradas, com prainha, com deck, enfim.

As etapas da construção de uma piscina devem ser conhecidas para você definir o melhor tipo para seu projeto. Por isso, preparamos este guia completo com tudo sobre essa estrutura. Leia e surpreenda-se. 

Tópicos

como construir piscinas passo a passo
Guia para aprender como construir uma piscina passo a passo!

Como construir uma piscina? – Dicas e passo a passo

Construir uma piscina não é simples. Antes de iniciar a obra, você precisa se atentar a alguns fatores: 

  • Local de instalação – o terreno pode ser amplo ou compacto, mas deve comportar exatamente o tipo de piscina que você deseja construir;
  • Modelo – a estrutura pode ser de alvenaria, de fibra, natural, de lona. Tudo depende do espaço, do número de usuários e do quanto você pretende investir;

como construir piscinas

  • Tamanho e formato – há piscinas de vários tamanhos e profundidades. O formato também muda: quadrado, redondo, retangular, etc.
  • Acabamento – pedras, azulejos, cascatas, escadas e outros tipos de revestimento e acessórios são essenciais para deixar a piscina mais bonita e confortável.

como construir piscina passo a passo

Como construir uma piscina de alvenaria

Como construir uma piscina de alvenaria? A saber, esse é um dos modelos mais tradicionais em diversos projetos.

A piscina de alvenaria é projetada com blocos de concreto. Definidos os detalhes adicionais, é necessário seguir alguns passos:

  1. Profundidade – o grau depende de quem usará a piscina. Se você tem crianças em casa, não deve ser tão funda. Outra alternativa é projetar uma estrutura com prainha, assim os pequenos terão um espaço seguro para brincar e nadar.
  2. Escavação – o processo de escavação inicia a mão de obra da estrutura, de acordo com o tamanho e profundidade definidos anteriormente. Os profissionais usam retroescavadeiras e tábuas para ajudar a sustentar o laterais.
  3. Piso – o piso deve ter uma pequena queda para o ralo, para facilitar o escoamento da água e a limpeza.
  4. Dutos e sistemas – antes de começar a alvenaria, é importante realizar a instalação dos dutos e saídas para manter a água da piscina sempre limpa e renovada.
  5. Blocos – feito o alicerce, os blocos podem ser instalados em meio a ferragens para manter a sustentação da estrutura. O bloco estrutural é o mais indicado pelos especialistas, pois tem fácil encaixe junto à argamassa. Colunas só são recomendadas para piscinas com mais de 5 metros de profundidade.
  6. Impermeabilização – esse procedimento é importante para evitar qualquer tipo de vazamento e infiltração. Acontece após a formação do piso e das paredes da piscina. O produto mais indicado é a manta asfáltica.
  7. Revestimento – com a base pronta e os sistemas instalados, a piscina pode ser revestida com pedras, pastilhas, porcelanato, azulejos, entre outras ideias. Depois, é só instalar acessórios adicionais (escada, cascata), limpar e encher para o primeiro uso.

piscina de alvenaria construção

como fazer piscina de alvenaria

ideia de piscina de alvenaria

piscina de alvenaria

Fotos de piscina de alvenaria

Vantagens da piscina de alvenaria: é resistente, versátil, pode ser feita de acordo com as possibilidades do terreno e receber vários tipos de revestimento.

Desvantagens: demanda manutenção frequente, tem alto custo e demora mais para ficar pronta, ainda mais quando comparada ao modelo de fibra.

Veja algumas fotos de piscinas de alvenaria de vários estilos: 

A liberdade para criar modelos é um dos principais pontos positivos das piscinas de alvenaria
A liberdade para criar modelos é um dos principais pontos positivos das piscinas de alvenaria
A versatilidade das piscinas de alvenaria é incrivel
A versatilidade das piscinas de alvenaria é incrível
Piscina quadrada pequena
A piscina pode ser projetada em várias residências
Piscina pequena redonda com hidro
Modelo redondo com prainha
como construir uma piscina
A piscina pode ter vários graus de profundidade dependendo das necessidades do usuário
como construir uma piscina passo a passo
O acabamento faz toda a diferença para deixar a piscina com um belo aspecto

Lembre-se que a piscina de alvenaria funciona a partir de alguns dispositivos, conforme mostra a imagem: 

piscina de alvenaria
Esses aparatos são essenciais para a manutenção e limpeza da piscina de alvenaria

Como fazer uma piscina barata de lona

Uma opção acessível e que agrada cada vez mais pessoas é a piscina de lona. Você sabia que é possível fazer uma dessas em qualquer lugar, gastando pouco?

Para construir uma piscina de lona, você precisará de algum material base. Nesse caso, indicamos pallets, pois são peças fáceis de encontrar e trabalhar. Além dessas madeiras, adquira uma lona grande e de boa qualidade, para que não rasgue durante o processo.

O passo a passo é simples e prático:

  1. Limpe os pallets. O número de peças depende do tamanho da piscina. Para uma estrutura redonda, junte cerca de 10 a 12 pallets, que devem ser encaixados para formar uma espécie de banheira grande.
  2. As peças de madeira devem ser pregadas para formar a base da piscina.
  3. Depois, é necessário instalar um forro impermeável junto à lona, que deve ser encaixada em todo a estrutura de modo a cobri-la por inteiro.
  4. Fixe a lona nos próprios pallets e tome cuidado para não rasgá-la.
  5. Finalize o acabamento da piscina pregando painéis de madeira na parte exterior.
  6. Para melhor comodidade, instale uma pequena bomba de água para manter a piscina sempre limpa e pronta para o uso.

As imagens ilustram esses processos de construção da piscina de lona:

piscina de lona

piscina de lona2

piscina de lona3

piscina de lona4

Como construir uma piscina de tijolo

De acordo com especialistas, a construção de uma piscina de tijolo segue basicamente o mesmo esquema de qualquer modelo em alvenaria. Entretanto, a diferença está na base da estrutura.

Por outro lado, o uso de tijolos não é mais tão comum nessa obra. Atualmente, muitas empresas e profissionais preferem usar bloco estrutural ou bloco cerâmico, que é semelhante ao tijolo, porém se adapta melhor ao alicerce.

Em todo caso, a argamassa é essencial para realizar a fixação e a cobertura das piscinas, deixando a piscina pronta para impermeabilização e revestimento. Trata-se de um processo longo que varia conforme as características de cada terreno.

como fazer piscina de tijolo piscina de tijolo piscina de tijolos

 Como fazer uma piscina natural

As piscinas naturais são lindíssimas e se destacam em vários ambientes.

A principal característica desse modelo é dispensar o uso de cloro e outros produtos para a limpeza, funcionando como se fosse um lago de verdade. Todavia, é uma piscina construída conforme as especificações de cada projeto.

O passo a passo é prático:

  1. Comece preparando o terreno para a escavação, como se fosse uma piscina de alvenaria convencional.
  2. Depois, deve ser aplicada uma porção de areia e instalada uma manta impermeabilizante para evitar a perca ou contaminação da água.
  3. Feita a base, é indicado instalar um filtro biológico que ficará submerso na piscina, a fim de ajudar na limpeza e manter a água propícia para o banho.
  4. Todo esse processo deve ser realizado por especialistas, que sabem quais são os equipamentos mais indicados.
  5. Para encher a piscina natural, é essencial usar água sem cloro. Por isso, a água da rede de distribuição deve ser tratada antes de jogada na estrutura.
  6. Areia e pedras (como seixos e granitos) devem ser colocados na piscina junto às plantas aquáticos que ajudarão na filtragem e oxigenação da água. Entre as espécies mais indicadas, estão a aguapé e a taioba.
  7. A formação dessas plantas e o processo de limpeza total da água dura cerca de um mês. Depois disso, está liberada para o uso. Lembre-se que é comum a água ficar turva devido aos componentes naturais.
  8. A manutenção deve ser realizada frequentemente. Observe sempre o estado do filtro biológico e do solo. Se possível, conte com a consultoria de especialistas.
  9. Enfim, se achar conveniente, crie algumas espécies de peixes em sua piscina natural. As carpas e lambaris, por exemplo, ajudam a manter a estrutura livre de sujeira (como o limo que se junta nas pedras) e insetos.

Dica: aproveite para decorar a piscina com lindas cascatas naturais, além de instalar em um local que valorize todo o paisagismo do jardim.

De fato, a piscina natural chama atenção pelo aspecto exuberante. Veja algumas fotos: 

linda piscina natural lindas piscinas naturais piscina natural ideias piscina natural pequena piscina natural


#Dicas gerais

Faça uma boa pesquisa e orçamentos com vários especialistas. Além disso, considere os gastos para saber o quanto deve investir no projeto.

A piscina pode ser instalada conforme as características da área externa, em local com boa incidência de sol, fora da corrente de vento e sem telhado próximo. Se possível, adapte a estrutura a um deck, quiosque ou churrasqueira. Com certeza vai ficar incrível.

Então, gostou de saber como construir uma piscina passo a passo? Inspire-se com nossas dicas e aproveite para ler outros conteúdos relacionados importantíssimos:

Se tiver alguma dúvida, deixe um comentário. Aproveite e compartilhe o conteúdo em suas redes sociais. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.