Piscina de alvenaria – Projetos | Preços | Como construir【2024】

O sonho de muitas pessoas é construir uma piscina de alvenaria em casa, seja em residências urbanas, em chácaras ou sítios. Essa estrutura é perfeita para relaxar, entreter e criar um espaço de lazer em seu lar, seja grande, pequena ou com uma série de acessórios e complementos.

A construção da piscina de alvenaria não é tão difícil como parece. Entretanto, é essencial se atentar a alguns pontos, sobretudo quanto ao local disponível, formato, tamanho, preço, revestimentos, entre outros detalhes.

Sendo assim, vale conferir um guia completo sobre esse tipo de piscina para esclarecer todas essas dúvidas. Leia o post completo com informações, dicas e 70 fotos incríveis de vários modelos.

Tópicos

piscina de alvenaria

Entre tantos tipos de piscinas, a versão em concreto ou alvenaria é uma das que mais se destaca. Embora exija uma grande construção, o resultado é surpreendente, além da versatilidade de padrões e acabamentos.

Ter uma piscina em casa é essencial para criar uma área de relaxamento e lazer. Então, vale a pena investir nessa estrutura e entender melhor como fazer passo a passo. Neste post, destacamos tudo sobre as piscinas de alvenaria, do preço aos modelos mais populares.

Além de entender melhor essa versão, vale saber quais são as diferenças entre a alvenaria e a piscina de fibra. Esclareça suas dúvidas lendo nosso texto exclusivo.

Quanto custa em média? #preço

Primeiramente, a grande dúvida de muitas pessoas é quanto custa em média construir uma piscina de alvenaria. De modo geral, o preço varia conforme tamanho, formato, profundidade, assim como o maquinário utilizado.

Além disso, você deve considerar o valor dos especialistas envolvidos no projeto, sobretudo a mão de obra. Até que a piscina fique pronta, serão necessários vários dias e muitos profissionais cobram pela diária. Outra alternativa é pagar o serviço completo – por isso, é essencial fazer orçamentos.

Algumas empresas são especializadas em piscinas, como a iGui. Já fizemos, inclusive, um post completo sobre as piscinas dessa marca.

Considerando tudo isso, a média de preço de uma piscina de alvenaria é de 5 a 20 mil reais. Quanto mais detalhes e ornamentos, mais caro será o valor. Trata-se de um grande investimento, mas ter uma piscina em casa é muito vantajoso.

Fotos e projetos de piscina de alvenaria

Inspire-se com fotos de piscina de alvenaria e escolha o modelo ideal para seu projeto.

Piscina de alvenaria pequena

Começamos com os modelos de piscina de alvenaria pequena. Se você pensa que o espaço disponível em sua casa não é suficiente para essa estrutura, esses projetos mostram exatamente o contrário. A piscina pode ser construída em locais compactos, adaptada de diversas formas.

Esses modelos pequenos são perfeitos para residências urbanas. Além disso, podem ser integrados a jardins ou varandas. Alguns, inclusive, tem o formato redondo, lembrando até uma banheira ou ofurô.

Para a concepção dessa estrutura, é primordial contar com o apoio de um especialista. Contrate um arquiteto ou paisagista para escolher a melhor variação e todo o aparato necessário para que sua piscina fique linda e confortável. Para destacá-la, vale investir em um revestimento chamativo, assim como detalhes no acabamento – com pedras, cascatas, pastilhas, etc.

foto de Piscina de alvenaria pequena ideia de Piscina de alvenaria pequena ideias de Piscina de alvenaria pequena linda Piscina de alvenaria pequena Piscina de alvenaria pequena com cascata Piscina de alvenaria pequena com deck Piscina de alvenaria pequena com pastilhas Piscina de alvenaria pequena moderna Piscina de alvenaria pequena

Piscina de alvenaria elevada

Outra alternativa para quintais com pouco espaço é a instalação de uma piscina de alvenaria elevada. A estrutura pode ser erguida de modo superior ao piso, como se fosse uma banheira.

Em muitos projetos, esse tipo de piscina costuma ser pequeno e conta com um pequeno deck, além de revestimentos que valorizam a estrutura, como pedras e madeira – além de plantas que ajudam a decorar o cenário.

As piscinas elevadas são perfeitas para o relaxamento e podem ter vários formatos, embora o modelo quadrado seja o mais tradicional. Você pode investir em modelos simples e sofisticados. Há muitas ideias interessantes.

dica de Piscina de alvenaria elevada ideia de Piscina de alvenaria elevada ideias de Piscina de alvenaria elevada linda Piscina de alvenaria elevada pequena Piscina de alvenaria elevada Piscina de alvenaria elevada amadeirada Piscina de alvenaria elevada com vidro

Os detalhes valorizam o acabamento da piscina. Você pode utilizar as mais diversas opções, das simples às requintadas.

Piscina de alvenaria elevada ideias Piscina de alvenaria elevada pequena Piscina de alvenaria elevada

Piscina de alvenaria com prainha

Uma tendência moderna é construir uma piscina de alvenaria com prainha. Mas, você sabe como definir essa variação?

A prainha é um espaço raso que complementa a piscina, ideal para crianças, idosos e animais curtirem o local com total segurança. Além dessa característica, o local pode ser decorado com espreguiçadeiras e cadeiras, assim como ser acoplado com um ofurô, hidromassagem e até um pequeno spa.

A ideia é criar um cenário totalmente integrado e sofisticado, por isso a piscina com prainha é indicada para grandes quintais, sobretudo em sítios e chácaras. Um espaço de lazer completo para divertir amigos e familiares.

grande Piscina de alvenaria com prainha linda Piscina de alvenaria com prainha Piscina de alvenaria com prainha compacta Piscina de alvenaria com prainha moderna Piscina de alvenaria com prainha pequena Piscina de alvenaria com prainha planejada Piscina de alvenaria com prainha redonda Piscina de alvenaria com prainha

Muitos projetos ambiciosos chamam atenção pela elegância, principalmente as piscinas construídas em grandes mansões e chácaras.

piscina grande com prainha piscina moderna com prainha

Piscina de alvenaria com cascata

Um detalhe que faz toda a diferença em muitos modelos de piscina de alvenaria é a cascata. Trata-se de um adereço versátil, que pode ter vários formatos, materiais e acabamentos.

A cascata, inclusive, pode ser de alvenaria também, seguindo o mesmo padrão da piscina, principalmente no acabamento. Por outro lado, quem prefere um modelo simples pode escolher uma cascata de inox, fibra ou um estilo customizado (de golfinho, por exemplo).

ideias de Piscina de alvenaria com cascata linda Piscina de alvenaria com cascata Piscina de alvenaria com cascata e led Piscina de alvenaria com cascata grande Piscina de alvenaria com cascata pequena Piscina de alvenaria com cascata planejada Piscina de alvenaria com cascatas Piscina de alvenaria com duas cascatas Piscina de alvenaria com linda cascata

Piscina de alvenaria com borda infinita 

Destacamos também as versões de piscina de alvenaria com borda infinita. Esse detalhe faz toda a diferença na estrutura, deixando a piscina com um efeito elegante e surpreendente.

Piscinas nesse estilo devem ser construídas com o auxílio de especialistas, que devem avaliar o terreno e definir as melhores possibilidades para iniciar o projeto. É uma tendência muito comum em sítios e espaços amplos, sobretudo com uma grande e linda paisagem. Assim, dá para relaxar bastante.

como fazer uma Piscina de alvenaria com borda infinita linda Piscina de alvenaria com borda infinita Piscina de alvenaria com borda infinita com madeira Piscina de alvenaria com borda infinita grande Piscina de alvenaria com borda infinita linda

De fato, as piscinas com borda infinita se destacam pelo charme, por isso estão cada vez mais populares em projetos modernos.

Piscina de alvenaria com borda infinita moderna Piscina de alvenaria com borda infinita simples Piscina de alvenaria com borda infinita

Piscina de alvenaria com deck de madeira

Outra ideia para valorizar o cenário e acabamento de sua piscina de alvenaria é instalar um deck de madeira. Trata-se de uma opção perfeita para complementar a estrutura, deixar a área externa exuberante e com um charme rústico.

O tom terroso marrom combina bastante com revestimentos em tons de azul e base em cor branca. Sendo assim, é possível montar uma bela área de lazer, ligando varanda e jardim com esse espaço. Vale até combinar com móveis (como mesas e poltronas) e demais revestimentos e detalhes. Há muitas inspirações impressionantes.

linda Piscina de alvenaria com deck de madeira Piscina de alvenaria com deck de madeira grande Piscina de alvenaria com deck de madeira moderna Piscina de alvenaria com deck de madeira pequena Piscina de alvenaria com deck de madeira planejada Piscina de alvenaria com deck de madeira redonda

Os decks de madeira são propostas clássicas na ornamentação de áreas externas e combinam perfeitamente com a piscina de alvenaria.

Piscina de alvenaria com deck de madeira Piscina de alvenaria com deck

Como fazer uma piscina de alvenaria? #dicas

Saiba como fazer uma piscina de alvenaria passo a passo com essas dicas incríveis.

Tamanho e Formato

Primeiramente, é primordial definir o tamanho da piscina. Esse fator depende do espaço disponível para a construção por isso indicamos sempre a consultoria de um especialista. Escolha um local com boa incidência de sol e de acordo com o seu orçamento.

Quanto ao formato, as piscinas quadradas são as mais populares. Entretanto, os modelos redondos estão cada vez mais cotados, perfeitos para cenários modernos. Você ainda pode montar piscinas pequenas ou elevadas, por exemplo.

como fazer uma piscina de alvenaria

Profundidade

A profundidade da piscina depende dos usuários da estrutura. Se na sua casa há crianças, considere que a estrutura não fique tão funda e perigosa. Além disso, é possível instalar uma prainha.

Por outro lado, piscinas com mais de 2 metros de profundidade são convencionais. Mas, caso, chegue a 5 metros (de profundidade e comprimento) é indicado instalar colunas de sustentação além dos blocos estruturais. Outra dica é verificar se não há canos no solo, para não prejudicá-los durante o processo de escavação.

Piscina de alvenaria ideias

Piso e dutos

Após a escavação, você deve se atentar à queda no piso, para facilitar o escoamento da água no ralo. Do mesmo modo, os dutos são importantes para a entrada e saída de água, além de ligarem a estrutura com o maquinário.

Piscina de alvenaria passo a passo

Blocos

A piscina de alvenaria depende de blocos estruturais para a concepção. Trata-se de um processo simples, como se fosse a construção de paredes. Além disso, vale usar ferragens e pedra brita para dar maior sustentação à piscina.

Piscina de alvenaria como fazer

Impermeabilização, revestimento e pintura

Com toda a base pronta, é hora de se atentar aos detalhes. Um dos mais importantes é o revestimento. Os mais comuns são: pedras, azulejos de cerâmica ou pastilhas. São insumos que possuem várias cores e acabamentos.

Revestimento para piscina de alvenaria
Alguns tipos de revestimento para piscina

Outra alternativa é investir na pintura de piscina. Há muitas tintas próprias para essa finalidade, sobretudo os tons de azul e tinta branca. Trata-se de um processo simples e que evita a sujeira, manchas e outros problemas.

Piscina de alvenaria como pintar

A impermeabilização também é essencial. O concreto não é permeável e necessita de algum material para proteger, dar estabilidade e evitar infiltrações na estrutura. Para isso, vale usar uma manta asfáltica, a mais indicada para projetos contemporâneos.

Piscina impermeabilizada

Acessórios

Para dar acabamento à piscina de alvenaria, você pode usar qualquer opção de revestimento. Do mesmo modo, vale investir em acessórios como cascata, escada, deck, entre outros. Com tudo pronto, é só encher e aproveitar sua piscina.

acessórios para piscina de alvenaria
Luzes LED, deck de madeira e cascata: alguns exemplos de revestimentos para piscina

Manutenção e limpeza

A boa durabilidade da piscina depende de manutenção frequente realizada por especialistas. Já a limpeza pode ser feita por você mesmo, de uma a duas vezes por semana ou conforme o uso.

Para isso, é essencial aspirar, passar escova, limpar as bordas e usar os produtos indicados, como medidor de pH e cloro. Em todo caso, consulte especialistas para tirar todas as dúvidas.

limpeza de piscina de alvenaria

Vale destacar que há muitas empresas especializadas na construção de piscinas de alvenaria, contando com profissionais e mão de obra do início ao acabamento da estrutura.


Enfim, esperamos que este guia completo sobre piscina de alvenaria tenha sanado suas dúvidas. Vai investir nesse modelo? Sigas as dicas. Se tiver dúvidas, comente. Boa sorte em seu projeto e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.