Piscina de fibra ou alvenaria?【2025】► Qual é melhor?
Piscina de fibra ou alvenaria? Muitas pessoas têm essa dúvida na hora de construir o espaço de lazer em casa.
Qualquer projeto de piscina precisa ser bem pensado e executado para garantir além de diversão e beleza, muita eficiência e qualidade. Afinal, é algo que pode proporcionar grandes momentos com família e amigos. E isso não tem preço!
Entre as piscinas mais buscadas para compor obras residenciais estão a de alvenaria e a de fibra.
Cada uma possui determinadas características técnicas, formas de instalação, construção, preço, entre outros detalhes.
Tópicos
Aqui nesse post vamos falar um pouco sobre esses tipos de piscinas para sanar questões principais. Também citaremos alguns outros modelos para você conhecer e fazer a escolha perfeita. Vamos lá?
Piscina de fibra ou alvenaria? – Qual a diferença?
Chegou a hora de elaborar o projeto de piscina, mas você está em dúvida sobre a piscina de fibra ou alvenaria?
Vamos falar sobre ambos os modelos em detalhes. Assim dá para você conhecer cada um, ter uma ideia de como ocorre a construção, como é a manutenção, entre outros pormenores essenciais. Veja a seguir!
Como é a piscina de fibra
Para início de conversa, a piscina de fibra é pré-moldada, ou seja, você a compra já prontinha para ser instalada. Revestidas por filamentos de vidro e resina de poliéster, possui boa resistência e não demanda tanta manutenção. Sua duração, segundo especialistas, tem média de 10 a 15 anos caso seja bem cuidada e a manutenção ocorra religiosamente.
- Vantagens da piscina de fibra
1 – Variedade: A piscina de fibra é produzida em diversos tamanhos e formatos por conta de seu material flexível. Isso é ótimo para você conseguir encaixá-la em seu projeto. Há desde as pequeninas até as enormes. As formas populares são: quadradas, retangulares, ovais e feijão.
2 – Instalação sem demora: A instalação é outro ponto forte, uma vez que ela dá menos trabalho do que construir uma piscina em alvenaria e fazer todo revestimento. Em até 15 dias você tem sua piscina de fibra já instalada na área destinada.

3 – Preço da peça: O custo da compra da piscina de fibra é outro ponto que se destaca positivamente. Ela é, em geral, tem um preço mais baixo do que as demais. Veja dois exemplos de tamanhos contrários:
- Piscina mini feijão 950 litros → R$ 1.055,99
- Piscina de fibra 43 mil litros → R$ 14.129
O que pode ocorrer é ter valores de mão de obra e deslocamento embutidos, mas a peça em si tem um preço vantajoso.
4 – Termicidade: Essa característica pode agradar algumas pessoas. Como o material absorve a temperatura ambiente, quando estiver aquele dia de muito sol, pode garantir uma água quentinha por bastante tempo.

5 – Economia na manutenção
São vários os indícios de que você pode economizar bastante com a manutenção das piscinas de fibra. O primeiro é que é bem difícil de surgirem algas por conta de sua superfície lisa. Assim como não acumula microorganismos nocivos e sujeiras.
Além disso, não interfere nas propriedades da água, diminuindo o uso de menos produtos químicos.
- Desvantagens da piscina de fibra:
1 – Custos de deslocamento e de mão de obra: É um fator que pode encarecer um pouco mais o projeto. Importante se atentar ao preço de deslocamento da loja até o local da instalação. Se comprar pela internet, poderá ter um alto custo de frete também.
Além disso, na hora de fazer o orçamento de sua futura piscina, contabilize o preço da mão de obra. É fundamental que ela seja instalada por profissionais qualificados. Também não pode-se esquecer da necessidade de içar a piscina para melhor encaixe e esse custo pode ser adicional.
2 – Sem personalização – Como é um modelo pré-moldado, não há a possibilidade de você fazer personalizações, nem mesmo fazer modificações nela com o passar do tempo. Se enjoar dessa piscina quanto a sua estética não dá para trocar seu revestimento ou aumentá-la, por exemplo.

3 – Desgastes e desbotamentos
Com o passar do tempo, a ação do sol e demais intempéries do tempo pode fazer com que a tinta da superfície dessa piscina sofra desgastes e desbotamentos. Se isso acontecer, será necessário promover lixamento do casco e posteriormente a pintura.
4 – Problemas após má instalação
Como qualquer outra obra, podem ocorrer problemas se a instalação for feita de modo incorreto. Entre os mais relatados estão o deslocamento da piscina de lugar, possíveis ondulações, trincas e rachaduras na fibra, bem como desníveis.
Por isso a necessidade de procurar uma empresa qualificada para a mão de obra.

Como é a piscina de alvenaria
As piscinas de alvenaria, por sua vez, podem ser projetadas de acordo com o que você deseja. Esse projeto pode ser pensado considerando o espaço que há disponível, o estilo de decoração, o número de pessoas que usarão a piscina habitualmente, etc. É uma piscina personalizada.
O único adendo é que o terreno seja propício para a construção de uma piscina de alvenaria. Afinal, será uma obra mais complexa em comparação com a de fibra.
- Vantagens da piscina de alvenaria
1 – Versatilidade: A piscina de alvenaria pode ter qualquer formato, tamanho, profundidade, bem como ser decorada com diversos tipos de revestimentos. Sendo assim, ela é extremamente versátil, combinando com muitos estilos de arquiteturas.
2 – Durabilidade: As piscinas de alvenaria podem durar 30 anos ou até mais. Tudo depende do cuidado e das manutenção ideais.
3 – Personalização: Diferente da fibra, a piscina em alvenaria pode ser personalizada de acordo com o que você deseja. Pode ter, por exemplo: escadas, formatos diferenciados, área rasa para crianças, cascata, etc. Além disso, é possível escolher entre vários tipos de revestimentos, como pastilhas e o próprio vinil.

- Desvantagens da piscina de alvenaria:
1 – Custo de mão de obra: O ideal para construção da piscina de alvenaria é contratar uma empresa especializada. Os profissionais vão saber como fazer a escavação, fundação e montar a estrutura de forma técnica. Além disso, geralmente as empresas dão um período de garantia caso aconteça algo e também fazem a manutenção quando precisar. Não se esqueça também de contabilizar no orçamento os preços dos materiais.
2 – Tempo para construção: Apesar do tempo variar do tamanho da piscina, o modelo em alvenaria demora muito mais do que a de fibra – que já vem pronta de fábrica. Segundo especialistas, pode durar de 2 e 6 meses.
3 – Impermeabilização:
Isso também é algo que você não precisa se preocupar no caso da piscina de fibra. Mas na de alvenaria é imprescindível impermeabilizar todo o caixote da piscina. A aplicação de massa asfáltica ou argamassa impermeabilizante é a mais indicada pelos especialistas.

Fotos de piscina de fibra ou alvenaria
Você já conheceu as principais diferenças entre uma piscina e outra. O que acha de perceber agora as características estéticas que cada apresenta?
Dê uma olhadinha em modelos lindos de projetos de piscinas de alvenaria, primeiramente:












Quanto as piscinas de fibra, podemos dizer que uma das mais buscadas aqui no Brasil são as da marca iGUi. Nós temos um post super especial sobre esse modelo. Dê uma olhadinha:
Piscinas iGUi – 28 modelos com preços e tamanhos diferentes!
Fique por dentro das lindas piscinas de fibra para você se inspirar:














Outros tipos de piscina
Depois de conhecer sobre as particularidades da piscina de fibra ou alvenaria, bem como projetos impressionantes, você pode descobrir outras alternativas. Selecionamos as principais para lhe inspirar!
Vinil
As piscinas de vinil possuem estrutura parecida com as de concreto, porém ganham resistência à infiltração do solo mais facilmente. Afinal, o acabamento com a manta vinílica é impermeabilizante. Além disso, esse tipo de piscina é mais fácil para manter a limpeza, pois tem uma superfície totalmente lisa.
O tempo de entrega é mais rápido em comparação com a de alvenaria, visto que a etapa do acabamento é mais simples. O custo desse material é baixo em comparação a outros materiais.
Por outro lado, a desvantagem desse tipo de piscina fica por conta do material ser mais frágil que os demais. A durabilidade do vinil gira em torno de 10 anos.

Dica importante: Sempre tome cuidado com objetos cortantes que possam estragar o revestimento da piscina de vinil, seja quando estiver no seu lazer ou realizando alguma manutenção.

Plástico
É uma opção mais simples e rápida para curtir momentos de lazer refrescantes. Os tipos mais conhecidos são as piscinas de armação e as infláveis.
As piscinas de armação são montadas a partir de uma estrutura de hastes de alumínio, que passam por dentro de uma lona, geralmente feita de PVC. Montando a base é só encher a piscina e curtir.
Já a piscina inflável é montada após encher com ar em uma superfície nivelada e sem nada que possa perfurá-la.


Vidro
As piscinas de vidros possuem designs modernos e surpreendentes. É importante um profissional gabaritado no assunto para melhor resultado. Tanto o acompanhamento da obra, assim como aplicação devem ser feitas por especialistas.
A estrutura da piscina é feita com chapas de vidro reforçadas, equivalente as placas de vidros blindadas colocadas em automóveis, janelas e afins.
O vidro temperado e laminado é as matéria prima utilizada para construção desse tipo de piscina. A construção da piscina é semelhante a de alvenaria, precisa de uma boa fundação.

Alguns modelos chamam bastante atenção pela inovação e efeitos. Por exemplo a piscina de vidro com borda infinita. Ela é construída com uma ou mais laterais menores para criar um efeito transbordante, como se a piscina não tivesse fim.
Outro modelo bastante interessante é a piscina de vidro suspensa. ela pode ser construída em sacadas, beiras de abismos, em andares de cima, etc.

Dicas essenciais
- Área do terreno: Escolher o local correto do terreno. Caso queira o modelo tradicional de piscina, prefira os locais que são contemplados pela luz solar, a não ser que você prefira uma piscina coberta e aquecida, daí fica ao seu critério o lugar mais apropriado.
- Orçamento: Existem diversos modelos de piscinas, custo de mão de obra para construção e aplicação. Então faça o orçamento correto para não prejudicar suas finanças.
- Custo de manutenção: Tenha em mente que a piscina de fibra ou alvenaria terá um custo para se manter bem higienizada, funcionando bem e com qualidade.
- Mão de obra especializada: Imprescindível contratar pessoas qualificadas para liderar o projeto de sua piscina. Só assim você terá uma área de lazer para curtir com sua família em segurança.
E então, você escolherá a piscina de fibra ou alvenaria para sua casa? Ou será algum outro tipo? Conte para a gente! E não se esqueça de ler também um post completo sobre todos os modelos:
Modelos de piscinas – Qual escolher? + 50 fotos e inspirações!
Esperamos você mais vezes por aqui, até uma próxima 🙂