Piscina pequena – 75 opções maravilhosas para áreas menores!
Instalar uma piscina pequena em casa é garantia de diversão e bem-estar. Você pode usar essa estrutura para brincar com as crianças e amigos, relaxar e criar um espaço perfeito para o entretenimento.
Quem pensa que as piscinas devem ser grandes e com vários adereços está enganado. É cada vez mais comum a projeção em quintais compactos, principalmente em residências urbanas.
Sendo assim, é essencial entender como construir uma piscina pequena e conhecer melhor os modelos mais populares. Para ajudar você, preparamos este guia completíssimo com ótimas dicas + 75 fotos!
Tópicos

Muita gente sonha em ter uma piscina em casa. Segundo arquitetos, esse é um desejo comum quando se trata de projetos de áreas de lazer, mas há desistência devido à pouca disponibilidade de espaço.
Entretanto, os profissionais estudam diversas maneiras de instalação de uma piscinas voltadas aos mais diversos locais. Atualmente, é possível construir uma estrutura confortável em pequenos quintais, desde um modelo simples até com cascata e com deck para descanso.
Tudo depende, claro, do espaço disponível em cada residência. De modo geral, as piscinas pequenas são mais rasas, projetadas em cantos e feitas de concreto. Todavia, cada projeto é único e depende da avaliação e consultoria de um arquiteto passo a passo, bem como mão de obra especializada.

Dicas para instalar
A instalação de uma piscina pequena deve seguir alguns critérios:
- Escolha um local com boa disponibilidade de sol e luz natural. Evite que a piscina seja construída em uma parte totalmente sombreada;
- Para otimizar o espaço, é interessante construir a piscina em cantos ou encostada em muros. Assim, apenas uma parte fica com borda;
- O material fica a seu critério, sendo o concreto o mais tradicional. Entretanto, as piscinas de fibra também se destacam, assim como os modelos de plástico;
- A piscina pode ser instalada em um local totalmente voltado à diversão e relaxamento. A versão com deck de madeira é um bom exemplo – lembrando até um ofurô;
- O acabamento e a decoração também contam bastante. Se achar necessário, contrate um paisagista para harmonizar esse espaço com um jardim ou todo o quintal;
- A piscina pequena deve contar com aparatos adicionais para valorizá-la. Cascatas, pastilhas, pedras, escadinha e decks são boas apostas;
- Não é porque a estrutura é pequena que deve ser limitada e sem graça. Hoje em dia você encontra modelos com prainha e até com borda infinita;
- Uma ótima dica é integrar o espaço com piscina com uma varanda gourmet ou churrasqueira. Assim você cria um local perfeito para fazer festas e curtir momentos felizes com amigos e familiares.
Não se esqueça: as piscinas pequenas também devem ser limpas frequentemente, assim como qualquer outro modelo. Compre todas as ferramentas necessárias para isso: aspirador, escova, rede para pegar folhas, esponja para limpar a borda, além de produtos como cloro e medidor de pH.
Fotos e modelos de piscina pequena
Que tal se inspirar com lindos modelos de piscina pequena? Encante-se com fotos de vários tipos e estilos.
Piscina de fibra pequena
Começamos com os modelos de fibra, que se destacam por serem pré-moldados, ou seja, prontos para a instalação. Por isso, a piscina deve ser totalmente adaptável ao espaço de instalação, com todas as medidas necessárias.
As vantagens da piscina de fibra são:
- Ótima durabilidade, sobretudo se a marca é de qualidade;
- A instalação é por encaixe, prática e rápida;
- Há tipos de vários formatos – redondos, quadrados, retos, com curvas, com desnível, etc.;
- Fácil limpeza por ter superfície lisa.
Algumas versões das piscinas com esse material têm um preço bem acessível, sobretudo quando são pequenas e compactas. Por isso, vale a pena fazer o investimento comprando de uma empresa confiável e especializada na instalação desses modelos menores.
Piscina pequena redonda
A piscina redonda também é bastante popular em muitos projetos. Alguns modelos lembram até um ofurô, combinando perfeitamente com um deck de madeira ou uma estrutura de pedras/concreto.
Esses modelos são ideais para pequenos quintais e compõem um projeto paisagístico impecável, alguns de fibra ou com bordas construídas de acordo com o espaço disponível. Felizmente, há muitas opções surpreendentes para qualquer cenário.
Piscina pequena quadrada
Por outro lado, há também a piscina pequena quadrada ou retangular. O aspecto reto garante eficácia em qualquer espaço externo, acompanhando um muro, por exemplo.
A maioria das piscinas quadradas são de alvenaria ou concreto, com acabamento de pedras ou pastilhas. Algumas opções ficam totalmente sofisticadas e podem ter cascatas e outros aparatos.
Outra dica é inovar com pequenas piscinas de vidro ou com deck de madeira. Entretanto, é essencial caprichar no acabamento para que não fique parecendo um tanque.
Piscina pequena de canto
Conforme salientamos, a piscina pequena se adapta muito bem aos cantos. É uma boa maneira de aproveitar o espaço reduzido, principalmente ao encostar a estrutura em muros.
O muro, aliás, serve de base para instalar cascatas, pedras e outros aparatos que combinam com a piscina. Já a borda pode ser enfeitada e integrada com o jardim, com canteiros de plantas, com pequenos vasos, etc.
As imagens mostram alguns projetos impressionantes e modernos!
Piscina pequena com deck
Para complementar o acabamento da piscina, é bacana instalar um deck. Esse espaço é perfeito para que as pessoas descansem, relaxem e tomem sol. Dependendo do tamanho, é possível colocar cadeiras, espreguiçadeiras e adereços decorativos.
O deck de madeira é o mais popular, garantindo um resultado impressionante, adaptável tanto aos modelos pré-moldados de fibra ou piscinas de alvenaria. Por outro lado, há também opções de pedras e concreto erguidas junto à piscina, favorecendo o espaço e garantindo o bem-estar dos usuários.
Piscina pequena com hidro
Se a proposta é relaxar, a piscina pequena com hidro é uma boa alternativa. A hidromassagem é ótima para o descanso do corpo após um dia estressante e pode ser usada tanto de dia quanto à noite.
Além disso, a instalação no centro da piscina é a mais indicada. O procedimento é realizado por empresas especializadas e o modelo depende do gosto de cada usuário.
Para complementar o espaço, é interessante decorar com um pequeno jardim, com um deck, com detalhes em pedras ou amadeirados, além de plantas – como as palmeiras.
Os modelos redondos se destacam e, além da hidro, você pode instalar um espaço com prainha.
Piscina pequena com cascata
Outro adereço decorativo e funcional que valoriza sua piscina é a cascata. A versão deve combinar com o tamanho da piscina, seja no quesito cor, material, formato, entre outros.
Há muitos modelos de cascatas disponíveis nas lojas. Os modelos de fibra são bem cotados, principalmente em formato de golfinho. Entretanto, você encontra também versões em inox e metálicas, além da possibilidade de construir uma cascata de pedras ou alvenaria.
De fato, é um adereço perfeito para valorizar a piscina e todo o paisagismo da sua área externa.
Piscina pequena com prainha
Parece complexo, mas também é possível instalar uma prainha em piscinas pequenas. Esse espaço é mais raso que o resto da estrutura, seja para as crianças brincarem ou para deixar cadeiras e espreguiçadeiras.
De modo geral, a prainha se adapta melhor a grandes piscinas, mas muitos arquitetos conseguem fazer projeções em piscinas pequenas também. É essencial avaliar a disponibilidade de espaço e investir em uma piscina de concreto, assim fica fácil dividir e integrar os ambientes.
As fotos destacam algumas possibilidades impressionantes de piscinas pequenas com prainha.
Piscina pequena com churrasqueira
Já que é para aproveitar o espaço externo, uma dica que vale ouro é integrar a piscina pequena com uma área de churrasqueira. Pode ser uma pequena varanda, um espaço gourmet e até um quiosque – tudo depende das características de cada quintal.
Essa é uma das principais buscas, pois as pessoas querem montar um ambiente em que possam relaxar, se divertir, promover festas e receber amigos e familiares. Assim, é possível aproveitar tanto a piscina quanto a churrasqueira, deixando os finais de semana bem animados.
O paisagismo e a decoração são fatores essenciais para integrar espaços e valorizar a área externa. Sendo assim, consulte um profissional para garantir um ótimo resultado em seu projeto!
Piscina pequena com borda infinita
Por fim, há lindos projetos de piscina pequena com borda infinita. Pois é, muitas pessoas inovam com essa opção moderna e deslumbrante.
Como o próprio nome indica, a borda infinita dá sensação de amplitude e cria um efeito surpreendente. Piscinas assim são comuns em hotéis, spas e resorts, mas também estão cada vez mais populares em residências.
A grande vantagem é que a borda infinita se destaca tanto em piscinas grandes quanto pequenas, seja em aspecto quadrado, redondo ou com outros formatos. Para instalar, o especialista deve avaliar as possibilidades do terreno, mas é essencial que tenha um desnível para favorecer o acabamento e todo o projeto.
Projetar uma piscina pequena em sua casa é muito vantajoso. Se você pretende investir nessa estrutura, contrate um especialista e siga as nossas dicas.
Gostou do conteúdo? Esperamos que sim. Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo com seus amigos, Boa sorte e até mais.