Modelos de piscinas – Qual escolher? + 50 fotos e inspirações!

Existem tantos modelos de piscinas disponíveis no mercado que fica difícil escolher um para complementar um projeto. Qual combinaria mais? Qual tem mais resistência e durabilidade? Qual cabe no orçamento?

Enfim, são diversos questionamentos que envolvem a construção de uma piscina, objeto de desejo de muitas pessoas. Afinal, em um país tropical como o nosso, quem é que não gostaria de ter uma bela forma de se refrescar nos dias quentes?

Modelos de piscinas para áreas de lazer

As piscinas, hoje em dia, apresentam muitas maneiras de ornamentar espaços e oferecer lazer.

Além disso, podem ser pequenas, grandes, de variados formatos e com diferentes tipos de revestimentos. Ou seja, cada projeto exibe um resultado, garantindo originalidade aos espaços.

Piscinas modernas

O que acha de conhecer os principais modelos de piscinas em nosso artigo? Selecionamos tópicos para falar sobre cada um deles, tirando dúvidas e mostrando projetos maravilhosos. Acompanhe! 

Tópicos

Fotos e modelos de piscinas

Quer ter uma piscina em casa, mas não sabe qual modelo seria o ideal? É comum ter essa dúvida diante de tantas opções no mercado.

Preços, formatos, materiais, eficiências diferentes são os elementos que mais pesam na hora da escolha. E é importante que haja uma pesquisa antes de ‘bater o martelo’ mesmo, pois se trata de uma estrutura que vai comportar milhares de litros de água, um bem precioso.

Modelos de piscinas retangular e ovais

Algumas perguntas que você deve se fazer antes de construir uma piscina em sua casa:

  • Tem necessidade?

Pense se realmente você e sua família vão fazer bom uso da piscina a ser construída. Considere as preferências de quem vive na casa, se a maioria gosta de se divertir em uma piscina. Enfim, certifique-se de que não será um dinheiro de obra, além de litros e litros de água mals gastos.

  • Tem espaço?

Outro fator importante é a área disponível para a construção de uma piscina. É fato que atualmente há modelos sob medida, bem como aqueles que são pequenos já de fábrica, como as de plástico, por exemplo. Mas é bacana que a piscina fique em um espaço com comodidade, dispondo de uma boa parte para a circulação segura em seu entorno.

Modelos de piscinas de diferentes formatos

  • Qual seu orçamento para a obra?

Hoje em dia já não é preciso ser rico para ter uma piscina em casa. No entanto, é essencial ter em mente o quanto você pode gastar nesse projeto, pois cada modelo requer um orçamento. Há as mais em conta e as mais baratas, variando de acordo com a mão de obra, o material e a complexidade da construção.

Coloque todas as contas na ponta do lápis e faça cotações com empresas e profissionais da área para ter certeza de que conseguirá bancar esse projeto.

Piscinas diferentes para diversos projetos

  • Conseguirá arcar com as manutenções?

Piscinas não demandam um investimento somente na hora de sua construção. Elas vão precisar de manutenção para que possam oferecer qualidade e resistência por mais tempo.

São muitos passos para fazer a manutenção correta da piscina. Entre eles:

  1. Testes e correção de Alcalinização e pH
  2. Filtragem diária
  3. Decantação
  4. Aspiração
  5. Aplicação do cloro
  6. Aplicação de algicida (contra algas que deixam a água esverdeada)

Importante que a aplicação do cloro e do algicida seja feita em dias diferentes, pois a água entrará em um processo químico, ficando escurecida.

Piscina quadrada com deck

Essa listagem de manutenção tem um custo e você precisa saber se conseguirá arcar com ele ao construir uma piscina. De nada adianta colocar essa obra em prática se tempos depois ela ficará inapta para uso por falta de cuidados.

Bom, esses são os principais pontos que precisam ser refletidos por você antes de construir uma piscina. Agora veja as características e imagens das piscinas mais utilizadas atualmente em casas urbanas, de praia, de campo, condomínios, edifícios, resorts, etc!

Piscina de fibra

Essa é uma das piscinas mais conhecidas do mercado, sobretudo por seu custo um pouco mais econômico do que as demais. Isso ocorre porque ela já vem de fábrica pré-moldada, demandando somente a instalação de forma dinâmica.

Piscina de fibra

A saber, a piscina de fibra é produzida com polímero composto por grupos de filamentos de vidros e resina de poliéster, de acordo com especialistas. O resultado é um tipo de plástico flexível, porém durável e de fácil limpeza e manutenção.

Outro ponto positivo é a sua versatilidade em termos de formatos, tamanhos e profundidade. Podem também apresentar degraus pré-moldados ou escadas acopladas para facilitar a entrada e saída.

Piscina com degraus de fibra
Piscina com degraus de fibra

Piscina de fibra com borda de pastilhas

Piscina de fibra com deck
Piscina de fibra com deck

Piscina de vinil

O processo de construção da piscina de vinil é parecido com a de alvenaria. Só que esta recebe o revestimento em vinil, que surge como um ‘estancador’ de água, podendo ter diferentes cores e estampas para dar um toque especial ao projeto.

Segundo profissionais da área, ela oferece resistência maior do que uma piscina de plástico, mas por outro lado possui sensibilidade na hora de sua manutenção, sobretudo com produtos químicos. Caso ocorram rugosidades ou rasgos no vinil pode-se fazer o reparo com baixo custo e sem complicações.

Colocação do vinil na piscina
Colocação do vinil na piscina

Piscina com estampa de vinil

Piscina de vinil com escada
Piscina de vinil com escada

Piscina de vinil

Piscina de alvenaria

As piscinas de alvenaria são clássicas e umas das mais requisitadas até os dias de hoje. Muita gente confunde esse estilo com as de concreto armado, mas quando falamos em alvenaria, não necessariamente relacionamos a uma estrutura com a armação de ferragem.

A alvenaria de uma piscina pode ser a mais simples, com paredes e pisos comuns, revestidos com pastilhas de vidro, azulejos, fibra, vinil, entre outros materiais. É sustentação por algumas vigas e colunas.

estrutura da piscina de alvenaria Foto Brasil Piscinas
Estrutura da piscina de alvenaria – Foto: Brasil Piscinas

Para proporcionar uma estruturação maior, você pode, todavia, recorrer ao concreto armado. Será um projeto com mais sustentação, garantindo, se bem cuidado, uma durabilidade e resistência maiores.

estrutura da piscina de concreto armado Foto Brasil Piscinas
Estrutura da piscina de concreto armado – Foto: Brasil Piscinas
Piscina de alvenaria com cascata
Piscina de alvenaria com cascata
Piscina de alvenaria com pastilhas azuis
Piscina de alvenaria com pastilhas azuis

Piscina de vidro

Símbolo de modernidade, a piscina de vidro chama a atenção por simplesmente ser construída com esse material, considerado frágil perto da pressão potente da água.

Por tal fato, é imprescindível que as piscinas de vidro sejam produzidas por especialistas técnicos. Além disso, não são quaisquer vidros que podem ser utilizados nessa obra. A estrutura é feita com chapas de vidro reforçadas.

Piscina de apartamento de vidro

Em geral, são recomendados dois modelos de chapas nesse caso: laminadas e temperadas. Essas últimas são as mais indicadas, sendo ligadas a filmes de PVB (Polivinil Butiral) para proteger toda a estrutura. Depois, são prensadas a altas temperaturas.

Vale dizer que o vidro usado em piscinas é feito para suportar altas temperaturas, tanto elevadas quanto baixas. No processo de construção também recebem impermeabilizantes para evitar a vazão de água. Fora que a base desse tipo de piscina geralmente é em alvenaria.

A diferença desse modelo para os demais é principalmente estético. O vidro dá um toque refinado e elegante, com a vantagem de ser muito fácil de limpar e de fazer sua manutenção.

Piscina com visor de vidro
Piscina com visor de vidro

Piscina de vidro elegante

Piscina de vidro em casa moderna
Piscina de vidro em casa moderna

Piscina de plástico

Quem busca praticidade e economia pode se dar bem com a piscina de plástico. Versátil, você encontra esse modelo em diversos tamanhos, redondas ou retangulares.

Se antes elas eram consideradas piscinas infantis, atualmente já podem ser vistas como modelos para toda a família. Isso porque sua estrutura e acabamento foram melhorados e fortalecidos para acomodar pessoas de diversas estaturas e pesos.

Piscina grande redonda de plástico

Mas mesmo que sejam bem reforçadas, vale saber que essas piscinas continuam sendo feitas de plástico. E por isso são passíveis de sofrerem rasgos e furos, estragando com a brincadeira de todos.

Dessa forma, o ideal é que ela seja colocada em uma superfície lisa e sem desníveis ou texturas. Também não é indicado deixar objetos pontiagudos próximos a ela.

Há piscinas de plásticos que variam de 100 litros a 20 mil litros, ou seja, para todos os gostos, bolsos e espaços.

Piscina de plástico fechada com deck de madeira
Piscina de plástico fechada com deck de madeira

Piscina de plástico grande

Piscina pequena de plástico inflável
Piscina pequena de plástico inflável

Piscina com deck

Apostar em um deck está super na moda para compor a área da piscina. É uma opção para deixar esse espaço esteticamente mais elegante.

Na maioria das vezes ele é feito em madeira ou materiais que imitam a madeira. Há também modelos de deck de cimento e de pallets.

Deck em sacada com piscina
Deck em sacada com piscina

Você encontra os modelos tradicionais, feitos com ripas, e os modulares, que como o próprio nome indica, são instalados em módulos. Os modulares são mais fáceis de montar, muitas vezes não precisa de um profissional.

Os decks são uma alternativa às pedras, que geralmente são colocadas em ambientes com piscina. O ideal, todavia, é tratar o material utilizado com impermeabilizante.

Deck modular para piscina
Deck modular para piscina

Piscina diferente com deck de madeira

Piscina grande com deck de madeira
Piscina grande com deck de madeira

Piscina com borda infinita

Se tem um modelo de piscina hiper moderno é a que tem borda infinita. Ela é chamada assim por apresentar um efeito de ilusão de ótica, dando a impressão de que não tem fim.

A água da piscina se perde no horizonte, mas tudo isso é produzido com técnicas de construção específicas. Ela pode ter o acabamento em cascata para dentro, quando a borda da piscina é colocada em um nível mais baixo.

Modelos de piscinas com borda infinita

Também pode ser projetada inclinada de dentro para fora. Esse é um dos modelos que mais proporcionam a ilusão de ótica, utilizados principalmente em resorts no mundo todo. Nesse tipo de projeto a borda fica completamente oculta.

Construção contemporânea com piscina 1
Construção contemporânea com piscina

Piscina com borda infinita

Piscina que se mistura com a água do mar 1
Piscina que se mistura com a água do mar

Piscina pequena

Piscinas pequenas são perfeitas para famílias com poucos integrantes ou para aquelas pessoas que precisam de uma somente para as crianças, por exemplo.

Além disso, pode ser uma opção de se refrescar no verão mesmo não tendo tanto espaço em casa.

Há piscinas pequenas de diversos materiais, então você poderá escolher o que mais se adequa ao seu projeto e orçamento.

Piscina de alvenaria pequena Piscina feijão pequena Piscina pequena de canto Piscina triangular pequena

Piscina grande

Quem possui uma área livre extensa para construir a piscina pode apostar em um modelo grande.

É possível investir em uma piscina em nível olímpico, com medidas perfeitas para o treino de natação, por exemplo. Ou então em piscinas estritamente para lazer, garantindo a diversão de todo mundo!

Lembre-se que uma piscina grande incorrerá em gastos maiores. E isso não só na construção dela, mas também na manutenção. Será preciso usar muito mais cloro, muito mais água, etc.

Casa com piscina grande Piscina de alvenaria grande Piscina grande Piscina imensa em casa moderna

Piscina redonda

O que acha de ter uma piscina redonda em sua casa? Pode ser de vinil, fibra, alvenaria, plástico e até mesmo vidro. O que não é muito comum encontrar é a piscina infinita em formato redondo, mas se você contar com a ajuda de um bom arquiteto pode até conseguir esse feito.

Piscina redonda de plástico Piscina redonda de pallet Piscina redonda com pedras ao redor piscina redonda com deck de madeira

Piscina retangular

As piscinas retangulares são as mais utilizadas no mundo todo. É o formato utilizado para os treinos e as competições de natação, nado sincronizado e demais esportes aquáticos em piscina.

Essa forma permite que o usuário tenha uma experiência mais contínua do que as demais. Na redonda e na quadrada o nado fica mais limitado.

Dois modelos de piscinas retangulares Piscina retangular pequena Piscina retangular com escada Piscina grande retangular

Piscina quadrada

Piscinas quadradas são opções caso a área disponível permite esse tipo de formato. Elas são mais incomuns, porém, podem ser muito eficiente e divertir a família toda.

Uma das mais usadas atualmente é a piscina quadrada de plástico. Também estão na moda as piscinas de vidro nesse formato.

Piscina quadrada com cascata Piscina pequena quadrada Piscina de vinil com cascata Piscina quadrada com deck

Piscina natural

Por fim temos a piscina natural, que consiste em uma construção para comportar água limpa sem a adição de produtos químicos e com purificação e filtragem feitas naturalmente.

Em vez de usar o cloro, como é o caso de todas as demais piscinas citadas, usa-se plantas específicas para a sua limpeza completa.

Piscina natural

Apesar disso, são usadas bombas hidráulicas para carregar a água de uma zona para a outra. Há a zona própria para banho e a zona em que é realizada a purificação, nesta, inclusive, deve-se ter pedras, areia e plantas.

Enquanto os exemplares verdes oxigenam a água e previnem a aparição de larvas ou algas, as pedras retém as sujeiras sólidas.

Grande piscina natural Piscina natural com pedras Piscina natural em casa de campo


E então, conseguiu escolher uma entre tantos modelos de piscinas? Conte para a gente qual a sua preferida!

Aproveite para ler outros artigos relacionados:

Piscinas iGUi – 28 modelos com preços e tamanhos diferentes!

Cascata para piscina – 85 Modelos impressionantes para te inspirar!

25 Plantas de Casas com Piscina & Ideias Incríveis Para a Área de Lazer!

Volte mais vezes para conferir novidades sobre decoração e construção!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.