Plantas de Casas com Varanda – 20 Projetos Para Você se Inspirar

Casa com varanda em volta
Quem não deseja um cantinho em casa para descansar e relaxar, e admirar a vista, não é verdade? Pensando nisso, separamos  plantas de casas com varanda para te ajudar.

As varandas são excelentes opções não só para criar ambientes acolhedores e tranquilos, mas também é um cômodo bacana para momentos de lazer e social. Além de conferirem um toque de refinamento e elegância à casa, combinam com vários estilos e gostos.

Casa com varanda em volta
Modelo de varanda ao redor da casa.

Conhecida como o espaço intermediário entre as áreas internas e externas da casa, a varanda, geralmente, tem decoração aconchegante para que os anfitriões e seus convidados possam usufruir do ambiente de lazer ou possam admirar a paisagem ao redor.

Se você ainda não encontrou a varanda ideal para sua residência, veja abaixo uma seleção com os melhores modelos de plantas de casas com varanda!

Varanda rústica e romântica

Tópicos

Modelos de Plantas de Casas Com Varandas

 Antes de escolher o modelo de varanda certo para a sua a casa é preciso pensar em um detalhe, a orientação solar. Para a construção do projeto, considere em qual posição do sol o cômodo ficará em seu imóvel e o horário que você pretende usá-lo.

Área externa com com varanda e piscina

Ainda na dúvida? Confira as dicas: 

  • Varandas voltadas para o Norte costumam ficar expostas ao sol durante todo o dia, exceto nas regiões Norte e Nordeste;
  • Varandas voltadas para o Sul raramente receberão luz solar direta;
  • Quem prefere aproveitar os banhos de sol na varanda durante a tarde deve dar preferência aos projetos com o cômodo voltado para o Oeste; 

varanda ampla decorada

Curioso para conhecer os diferentes modelos de varanda? Veja: 

Plantas de Casas Com Varanda em Volta

O modelo de varanda no entorno da casa é um dos mais recorrentes. Neste caso, a varanda pode ser usada como espaço de descanso ou lazer. Outra vantagem desse estilo de varanda, como geralmente é coberta, cria uma área ampla no entorno do imóvel. Ou seja, janelas, portas e paredes ficam mais protegidas contra chuvas e excesso de exposição ao sol, evitando desgastes, infiltrações e gastos com reparos.

Casa com varanda nas laterais
A varanda não cerca todo o entorno, mas acompanha algumas laterias do imóvel.
planta de casa avarandada
Planta de casa avarandada

Plantas de Casas Com Varanda Lateral

Estes modelos podem proporcionar ambientes mais intimistas, e podem ser localizados tanto no térreo quanto em pisos superiores do imóvel. Aqui, é válido levar em consideração a orientação do sol para escolher o lado mais adequado da varanda, considerando a iluminação da mesma e dos cômodos mais próximos.

planta de casa com varanda lateral
Varanda lateral com acabamento arredondado.

varanda e garagem lateral varanda lateral

Pequena varanda lateral

Plantas de Casas Com Varandas Goumert

Preferido entre residentes de condomínios verticais, este modelo é uma tendência recente. Porém, também é muito utilizado em casas. Nas duas situações, o objetivo da varanda gourmet é criar um espaço para receber família, amigos e convidados. 

Varanda Goumert confere toque acolhedor ao espaço de lazer

A versão gourmet do cômodo, normalmente, é equipada com churrasqueira, mesa, TV, sofá e outros itens e móveis que facilitem e incrementem o momento de confraternização.

Plantas de Casas Com 3 Quartos e Varanda 

Como as casas com três quartos são mais espaçosas, quando o projeto também inclui uma varanda, acaba tomando proporções um pouco maiores. Nesses casos, o ambiente e todo o imóvel é pensado para uma família grande, ou que recebe muitas visitas. Por essa razão, precisam ser bem aconchegantes e acolhedoras. 

Casa de três quartos simples com varanda

Plantas de Casas com Varandas Para Sítio/ Chácara

Quando pensamos em modelos de casas de campo como sítios e chácaras, automaticamente pensamos em conforto, descanso e contato com a natureza. Já que casas de campo são planejadas para proporcionarem momentos de lazer e descanso. Nada mais natural do que complementar esses estilos de construções com uma varanda. 

Modelo de varanda de casa de campo
Modelo de varanda de fundos para chácara ou sítio.

Neste caso, especificadamente, a varanda também apresenta uma funcionalidade interessante e bastante propícia: proporcionar mais sombra e ventilação para o imóvel. 

Muitas vezes ambientada em áreas próximas a uma piscina, as varandas em sítios e chácaras costumam ser decoradas com móveis confortáveis e redes, para as horas de relaxamento. 

Plantas de Casas Com Varanda Na Frente

Este modelo é um clássico, mas não pode ser confundido com a versão que acompanha todo o entorno da casa. As varandas frontais podem ser menores ou amplas, individuais como sacadas dos quartos, ou comum a vários cômodos.

planta de casa com varanda na entrada
Pequena varanda na entrada da casa

Os projetos que apresentam a estrutura mais estreita na parte superior do imóvel também são conhecidos como sobrados. São ótimas para observar o nascer e o pôr do sol, e oferecem uma visão mais ampla do entorno.

Varanda Frontal

varanda frontal Casa com varandas

Porém, varandas frontais também podem compor o térreo, e até mesmo projetos de casas planas. Há também quem prefira ter o ambiente nos dois pavimentos.

Casa de Campo com varanda lateral

Seja a sua casa tradicional, moderna ou rústica, com certeza há um modelo de varanda que se adequará perfeitamente ao seu projeto. Basta planeja-la de acordo com as suas necessidades, e decora-la conforme seu gosto e estilo.

Curtiu nossa seleção de Modelos de Plantas de Casas Com Varanda?Compartilhe e deixe seu comentário!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.