Cabeceira Estofada – 75 Modelos para usar na decoração do quarto!

O que acha de apostar no charme de uma cabeceira estofada? Essa peça está super na moda atualmente, fazendo referência a quartos provençais e antigos com muito romantismo.

Se você está achando seu quarto um pouco sem graça, considere essa dica incrível. Você mesma (o) pode fazer essa cabeceira linda, encomendar com algum artesão ou então comprar pronta em lojas especializadas.

Há tantos modelos de cabeceiras, que inclusive podem ser personalizadas, que fica bem difícil escolher a ideal para completar sua decoração.

modelos de cabeceiras estofadas
Conheça com a gente inúmeros modelos de cabeceiras estofadas

Para lhe ajudar nessa missão caso queira investir nessa tendência, elaboramos um post completo! Tiraremos todas as suas dúvidas e mostraremos imagens inspiradoras de camas com cabeceiras estofadas maravilhosas. Vamos lá?

Tópicos

Fotos e modelos de cabeceira estofada

Uma cabeceira estofada pode dar um up em seu quarto. Seja sua cama de solteiro ou de casal, é possível escolher uma que combine com o estilo decorativo do ambiente e agregue ao resultado final.

Como falamos anteriormente, é possível produzir sua própria cabeceira, caso você tenha as ferramentas certas. Também há tapeceiros e outros especialistas nesse tipo de peça da decoração, basta você procurar em sua cidade ou até mesmo na internet.

Mas antes de fazer ou então comprar uma cabeceira estofada, é preciso saber ao certo as medidas da parede na qual a cama encostará.

modelos de cabeceiras estofadas
Tire as medidas de seu quarto antes de comprar / fazer a cabeceira

De acordo com profissionais, a cabeceira deve se adequar à realidade do quarto. Pro exemplo, dependendo do pé direito do teto, você escolherá cabeceiras diferentes, que melhores determinados aspectos do ambiente. Veja:

  • Parede estreita que tem o pé direito alto – Cabeceira deve destacar sua largura
  • Parede larga que tem o pé direito baixo – Cabeceira deve destacar sua altura
  • Parede com largura e altura proporcional – Cabeceira que proporcione harmonia entre essas medidas.

Com essas dicas iniciais você consegue projetar como será a cabeceira de sua cama.

Logo após,  é essencial se pensar no estilo de decoração do ambiente, bem como a paleta de cores utilizada. Afinal, a cabeceira ficará ainda mais incrível se tiver tudo a ver com o restante da composição.

modelos de cabeceiras estofadas
Pense também no estilo de decoração, formato, cor, estampa, etc.

Como se trata de uma cabeceira estofada, naturalmente será confeccionada com tecido ou então materiais sintéticos. Pode ser de couro, courino, veludo, suede, sarja, feltro, matelassê, entre tantos outros.

Os sintéticos como o couro são os mais usados para essa criação. Porém, muita gente tem buscado atualmente tecidos que sejam agradáveis ao toque, macios e que deixem o quarto com um visual de “aconchego”.

Os formatos também podem variar bastante. Existem as cabeceiras feitas em placas, modulares, lisas, bem como as em capitonê ou botonê. Para deixar a peça ainda mais exclusiva há ideias de aplicar bordados, tachas, etc.

modelos de cabeceiras estofadas
Inspire-se com imagens de ambientes decorados

Bom, são muitas possibilidades para inventar uma cabeceira personalizada para seu quarto. Que tal então descobrir os modelos principais e inspirações surpreendentes? Vem com a gente!

Capitonê

Retrô, romântico e elegante são algumas das características do capitonê, uma técnica de confecção que nasceu no século 19, mas que perdura até hoje. A saber, nos anos 50 e 60 esse estilo ‘bombou’ na decoração de estofados, depois deu uma estacionada e agora voltou com tudo.

O capitonê surgiu na Inglaterra e chamou a atenção pela divisão do estofado com pontos feitos com fios grossos. Dependendo da distância entre esses pontos, formam-se um formato específico, podendo ser retangular ou quadrado.

cabeceira estofada
O modelo capitonê faz muito sucesso!

As costuras podem ser feitas bem profundamente, modificando o visual da peça, ou superficialmente, dando um toque mais suave. Isso depende do que você deseja, claro.

Esse modelo de cabeceira estofada está muito famoso atualmente e combina mais com quartos românticos, provençais, femininos, vintages, rústicos, isso dependendo do tecido que é utilizado, bem como o formato e a estampa.

Cabeceira com estilo botonê e capitonê
Cabeceira com estilo botonê e capitonê

Botonê – essa é uma variação do capitonê. Ao invés de serem utilizadas linhas para marcar os pontos, utiliza-se botões. É um detalhe a mais que você pode dar à peça.

Veja a seguir ideias de cabeceiras estofadas com estilo capitonê:

cabeceira estofada capitonê
Veja a elegância que pode ter o seu quarto com a cabeceira capitonê
cabeceira estofada capitonê
A distância entre os pontos varia conforme o modelo
cabeceira estofada capitonê
Quarto provençal com cabeceira capitonê
cabeceira estofada capitonê
Pode ser usada também em quartos modernos
cabeceira estofada capitonê
Combine o capitonê em outros móveis estofados também
cabeceira estofada capitonê
Quarto decorado com cabeceira estofada

Cabeceira estofada com criado-mudo

A cabeceira com criado-mudo é outro modelo que vem fazendo sucesso. Principalmente entre aqueles que desejam um quarto mais moderno e prático.

Esse tipo de cabeceira, ao contrário de outras, é difícil de ser produzido em casa mesmo. Afinal, não se trata somente de uma estrutura. Contém também dois móveis, que são os criados-mudos, acoplados à cabeceira.

cabeceira estofada com criado-mudo
Cabeceira estofada com criado-mudo suspenso

Os criados-mudos geralmente são suspensos e feitos em madeira compensada, como o MDF, por exemplo, que são mais leves.

Adotar esse “móvel” é uma tática muito bem-vinda para quem está em busca de mais facilidade para mobiliar o quarto, precisa economizar espaço e quer modernizar o ambiente.

Um criado-mudo sempre ajuda na organização de documentos, objetos pessoais, etc., e sendo aliado a uma bela cabeceira significa uma peça indispensável para a decoração.

Conheça modelos estilosos de cabeceiras estofadas com criado-mudo:

cabeceira estofada com criado-mudo
Veja modelo de cabeceira estofada com criado-mudo para quarto moderno
cabeceira estofada com criado-mudo
Misture o estofado com a madeira
cabeceira estofada com criado-mudo
O criado-mudo pode ser fixado na própria cabeceira
cabeceira estofada com criado-mudo
Modelo de cabeceira com criado-mudo espelhado
cabeceira estofada com criado-mudo
A madeira pode ser combinada com o couro

Até o teto

Como falamos anteriormente, antes de escolher uma cabeceira para sua cama, é essencial tirar as medidas do quarto. E quando o pé direito não é tão alto, dando a impressão de que o ambiente é menor, usa-se a estratégia de utilizar a cabeceira até o teto.

Esse modelo pode ser investido tanto para cama de solteiro quanto de casal sem problemas. Você só deve calcular qual será a dimensão da cabeceira para mandar fazer ou embarcar numa produção própria.

Fazer uma cabeceira até o teto é uma estratégia muito bacana para dar a sensação de que o quarto é mais amplo e alto. Além disso, ajuda a dar um toque diferente e moderno a seu quarto que antes estava apagadinho.

Dê uma olhadinha em quartos com cabeceiras estofadas até o teto:

cabeceira estofada até o teto
A cabeceira até o teto dá impressão que o cômodo é mais alto
cabeceira estofada até o teto
Cabeceira de placas estofadas até o teto
cabeceira estofada até o teto
Outra funcionalidade é a cabeceira até o teto como divisória
cabeceira estofada até o teto
Sua cabeceira pode ser até o teto, bem como ter uma largura maior
cabeceira estofada até o teto
Você pode combinar o estofado com a parede de espelho
cabeceira estofada até o teto
Esse detalhe deixa seu quarto bem elegante
cabeceira estofada até o teto
Cabeceira larga super diferenciada e até o teto

Branca

Cabeceiras estofadas brancas estão entre as mais procuradas atualmente. Um dos motivos é que a cor branca é extremamente versátil, ou seja, combina com tudo. Ela se dá bem com todas as cores, estampas, materiais e texturas.

Com essa cor fica muito fácil de elaborar uma decoração criativa, utilizando diversos elementos e aplicando a sua personalidade no espaço.

cabeceira estofada branca
Olha um modelo de cabeceira com luz de LED

Você pode combinar a cabeceira branca com móveis brancos, por exemplo. Com paredes coloridas ou com papel de parede estampado. Há uma infinidade de ideias para você combinar!

Essa cabeceira branca pode ser em diversos tecidos. O matelassê e o couro são duas possibilidades.

Inspire-se com dicas para investir na cabeceira estofada branca:

cabeceira estofada branca
A cabeceira branca é facilmente combinada com o papel de parede
cabeceira estofada branca
Cabeceira elegante na cor branca para quarto clean
cabeceira estofada branca
Decore seu quarto de casal com essa cabeceira
cabeceira estofada branca
Você pode cobrir a parede com a cabeceira branca
cabeceira estofada branca
Diversas ideias de cabeceiras brancas

Preta

O preto também é uma cor versátil. E por isso você pode investir nele para sua cabeceira e decorar sem medo de errar na hora de combinar.

Você pode usar couro preto para revestir essa cabeceira, tecido que dá um toque bem sofisticado à peça. Os tecidos aveludados, por sua vez, deixam o ambiente mais feminino, delicado e charmoso.

Uma possibilidade é combinar o preto da cabeceira com paredes clarinhas para fazer um contraste diferente. O branco, por exemplo, firma uma combinação clássica, não há como você errar!

E se você tem medo de investir no preto por que acha esse tom muito pesado, fique tranquilo, pois a cabeceira tem um estilo tão charmoso e gracioso que não sobrecarrega em nada o visual.

Conheça abaixo modelos de cabeceiras pretas estofadas:

cabeceira estofada preta
Cabeceira estofada preta com detalhes de strass
cabeceira estofada preta
Você pode misturar o preto com alguma outra cor
cabeceira estofada preta
Quer uma cabeceira simples? Então veja uma dica
cabeceira estofada preta
O preto é uma cor muito versátil
cabeceira estofada preta
Uma ideia é apostar em cores sóbrias para deixar o quarto elegante

Cinza

O cinza está super em alta na decoração de quartos. É um tom muito usado com outras cores mais fortes, como o rosa, o amarelo, lilás e até mesmo o preto. Fica lindo também combinado com o branco.

A cabeceira cinza, mesmo que estofada, ajuda a conferir um aspecto contemporâneo e industrial à decoração do quarto.

Abaixo você pode se inspirar com diversas ideias de cabeceiras em tons de cinza:

cabeceira estofada cinza
Cabeceira combinada com papel de parede
cabeceira estofada cinza
Há diversos tons de cinza para estofar a cabeceira
cabeceira estofada cinza
Cabeceira capitonê cinza
cabeceira estofada cinza
Você pode decorar a cabeceira com tachas
cabeceira estofada cinza
Veja composição de quarto com cabeceira cinza capitonê
cabeceira estofada cinza
Olha modelo de cabeceira que se estende para a lateral

Marrom

Já pensou em investir na cor marrom para seu quarto? Você pode dar um toque dessa cor irreverente a partir da cabeceira.

Há couros com diversas tonalidade de marrom, bem como tecidos aveludados, como o suede, por exemplo, que deixam sua cabeceira com um acabamento incrível.

É um modelo de cabeceira que combina muito com estilo rústico, principalmente se o material usado for o couro. Com outros tecidos, você pode usar em quartos modernos, vintages, etc.

Atualmente há projetos lindos que misturam o marrom com rosa, branco, preto ou então azul.

Confira uma série de imagens inspiradoras de cabeceiras estofadas na cor marrom:

cabeceira estofada marrom
Decoração de quarto com cabeceira marrom claro
cabeceira estofada marrom
Use tecido marrom claro para deixar o quarto mais aconchegante
cabeceira estofada marrom
Quarto elegante com cabeceira capitonê marrom
cabeceira estofada marrom
O couro é um excelente material para cabeceiras marrons
cabeceira estofada marrom
O marrom é muito usado em quartos rústicos
cabeceira estofada marrom
Veja combinação de cabeceira marrom com papel de parede floral
cabeceira estofada marrom
Decoração vintage de quarto com cabeceira marrom

Rosa

E cabeceira estofada rosa, existe? Claro! Essa peça é super procurada, principalmente para quem está decorando quartos infantis e juvenis.

A boa notícia é que existem diversos tons de rosa, facilitando a elaboração de um projeto coerente e harmônico. Tanto o rosa bebê quanto o pink, para citar as tonalidades mais usadas, combinam com muitas cores, sendo o branco e o preto as principais.

É comum vermos cabeceiras rosas com tecidos que sejam agradáveis ao toque, ou seja, fofinhos, passando a ideia de aconchego.

Fique por dentro de quartos lindinhos com cabeceiras estofadas em rosa:

cabeceira estofada rosa
O rosa tende a deixar o quarto bem romântico
cabeceira estofada rosa
A cabeceira estofada rosa é muito usada em quartos femininos
cabeceira estofada rosa
Você pode investir nessa ideia para quartos de adolescentes
cabeceira estofada rosa
Quarto sofisticado com cabeceira rosa
cabeceira estofada rosa
Ideia para deixar sua cabeceira rosa diferente
cabeceira estofada rosa
Quarto de irmãs com cabeceiras iguais

Cabeceira estofada de casal

Anteriomente já falamos que a cabeceira estofada pode decorar tanto quarto de solteiro quanto de casal. Para este último caso, deve-se empregar um estilo que se adeque a personalidade dos dois usuários, visando o conforto de ambos nesse ambiente.

Portanto, a dica é que você converse com seu parceiro (sua parceira) antes de decidir quanto ao material da cabeceira, acabamento e a cor, claro.

Fora isso, você tem total liberdade para criar uma cabeceira que atenda às suas expectativas. As que têm o criado-mudo, por exemplo, são excelentes para esse tipo de quarto, pois geralmente tem um de cada lado da cama.

E mesmo que não tenham os criados-mudos, as cabeceiras para cama de casal costumam ir de uma parede a outra. Só que isso só é indicado para os quartos que têm o pé direito maior, lembra?

Veja só que interessante as cabeceiras lindas estofadas para camas de casal:

cabeceira estofada para quarto de casal
Quarto bicolor de casal com cabeceira charmosa
cabeceira estofada para quarto de casal
Dica para inovar na decoração do quarto de casal
cabeceira estofada para quarto de casal
Quarto minimalista com cabeceira cinza estofada
cabeceira estofada para quarto de casal
A cabeceira estofada dá um conforto a mais ao quarto
cabeceira estofada para quarto de casal
Dica de decoração para quarto de casal vintage
cabeceira estofada para quarto de casal
Panorama do quarto com cabeceira cinza
cabeceira estofada para quarto de casal
Dê um toque moderno ao quarto de casal

Cabeceira estofada de solteiro

Por fim, mostraremos modelos bacanas de cabeceiras estofadas para camas de solteiro. Se você quer dar um charme a mais em seu quarto, no de seu filho ou sua filha, bem como de qualquer outra pessoa, pode apostar na escolha de uma cabeceira assim.

Reveja o estilo de decoração do quarto e busque uma cor / estampa que se adeque. Afinal, o intuito é que a cabeceira acrescente mais beleza ao ambiente, e isso só é possível ao combinar com o restante do decor.

Selecionamos algumas imagens que comprovam como é possível mudar o quarto completamente com cabeceira estofada para cama de solteiro:

cabeceira estofada para quarto de solteiro
Você pode fazer uma só cabeceira para quarto de irmãos
cabeceira estofada para quarto de solteiro
A cabeceira pode ser estofada com retalhos
cabeceira estofada para quarto de solteiro
Quarto de solteiro decorado com papel de parede e cabeceira preta
cabeceira estofada para quarto de solteiro
Outro modelo de quarto para irmãos com cabeceiras pretas iguais
cabeceira estofada para quarto de solteiro
Cabeceiras modernas brancas para camas de solteiro
cabeceira estofada para quarto de solteiro
Renove o ambiente com uma cabeceira moderna assim
cabeceira estofada para quarto de solteiro
Dica para dar um toque colorido a partir da cabeceira

Como fazer uma cabeceira estofada: Passo a passo

No início deste artigo falamos a você que é possível criar uma cabeceira estofada super estilosa sem sair de casa. E isso é realmente possível sem que você tenha experiência com tapeçaria.

Cabeceira estofada tipo capitonê

Você vai precisar de:

  • Painel de madeira do tamanho ideal para sua cabeceira
  • Espuma do mesmo tamanho do painel (5 centímetros de espessura e com baixa densidade)
  • Tecido que tenha pelo menos 20 cm a mais que o painel
  • Tachas grandes para fazer o capitonê
  • Grampeador de tapeceiro
  • 2 fixadores de painel (mão amiga de ferro)

Como fazer:

  1. Vire o tecido ao contrário e faça as marcações de onde ficarão as tachas
  2. Fixe as tachas nessas marcações que você fez martelando-as
  3. Puxe o tecido que sobrar para trás da peça e grampeie para dar firmeza
  4. Com parafusos menores que a espessura do painel, fixe a mão amiga de ferro, assim também na parede.
  5. Está pronto. É só colocar a cabeceira na parede!

Abaixo você pode ver um passo a passo completo dessa cabeceira estofada estilo capitonê: 


E então, o que achou de nosso post sobre cabeceira estofada? Esperamos que tenha gostado e se inspirado bastante com as dicas e imagens!

Aproveite para ler também:

Quarto Preto – 70 Ambientes sofisticados & Dicas de como decorar!

Luminária de Barbante – Passo a passo + 19 Modelos maravilhosos!

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos interessantes. Até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.