Quarto Montessoriano – 72 Ambientes lindos + Como decorar o seu!
Com certeza você já ouviu falar sobre quarto montessoriano, mas talvez você não saiba exatamente o que é a técnica e como funciona essa metodologia que envolve decoração e criação infantil.
Então, se você quer descobrir exatamente o que é e como aderir a esse método para planejar o quarto infantil e estimular o desenvolvimento das crianças, no post explicamos como montar um quarto montessoriano e reunimos inspirações incríveis para o quartinho.
Tópicos
Dúvidas frequentes
O que é um quarto montessoriano?
O termo quarto montessoriano vem da metodologia desenvolvida por Maria Montessori, uma educadora italiana que desenvolveu um método que visa dar mais autonomia para as crianças e assim estimular o seu autodesenvolvimento.
Seguindo o método da educadora italiana, a ideia do quarto montessoriano é de um projeto de decoração que estimule o autodesenvolvimento infantil, sendo assim, o quarto deve ser planejado de modo que a criança consiga explorar o ambiente.
Para que a criança possa explorar o ambiente sozinha, a ideia é o quarto tenha cama baixa para que a criança consiga sair sozinha, além de móveis, brinquedos e outros itens que possam estar a altura dos olhos da criança, permitindo que os pequenos possam conhecer o próprio quartinho e tenham acesso fácil aos itens que estão no ambiente, de modo a explorarem cada cantinho e assim desenvolverem novas habilidades e conhecimentos.
Quais os prós e contras deste método?
O método é bastante enriquecedor para o desenvolvimento infantil, mas antes de adotar o estilo é preciso entender que há vantagens e desvantagens.
Por isso, reunimos todos os prós e contra do quarto montessoriano, assim você pode se preparar para essa abordagem.
Vantagens
- Autodesenvolvimento: a abordagem montessoriana tem como propósito estimular a criança a seu autodesenvovilmento, e esse é um dos principais pontos de adotar esse estilo para o quarto infantil. A ideia de planejar um quartinho que a criança possa explorar ajuda no desenvolvimento de novas habilidades e percepções.
- Independência: o fato da criança poder e conseguir sair da cama sozinha, além de ter o quarto com itens que podem ser explorados por ela, dá mais independência e isso ajuda no desenvolvimento. Essa independência também pode render alguns minutos a mais de sono aos pais, já que ao sair da cama a criança pode explorar brinquedos que estão a altura dela e assim ficar alguns minutos por ali e dar um tempinho a mais aos pais.
Desvantagens
- Desorganização: o projeto do quarto montessoriano tem como ideia deixar brinquedos e outros elementos na altura da criança, permitindo que ela explore o ambiente, e isso pode trazer uma certa baguncinha ao quarto, já que a criança pode tirar facilmente os itens do lugar. Sendo assim, se você gosta de tudo organizado, a abordagem pode trazer um trabalhinho extra para manter a organização constante.
- Altura da cama: a altura da cama baixa ou colchão no chão é uma experiência enriquecedora para estimular as crianças a explorarem o ambiente, mas durante a fase de bebê esse pode ser um grande desafio para as mães que estão amamentando. O colchão mais baixo exige que a mãe se abaixe para pegar ou colocar o bebê durante o sono, e esse pode ser um processo cansativo durante as mamadas da madrugada, já que exigem o esforço da mãe em abaixar-se próximo do chão.
- Dificuldade na hora de dormir: as crianças mais agitadas podem ficar bastante estimuladas no quarto montessoriano, e a hora de dormir pode ser um problema, já que a cama e o brinquedos baixos facilitam o acesso a tudo, e isso pode fazer com que a criança não queira dormir para ficar explorando o quarto. Uma solução para esse problema é criar e manter um rotina de sono adequada, assim as crianças ficam habituadas com a hora de dormir e não tentam explorar os brinquedos.
A partir de e até que idade é recomendado?
Para ter um quarto montessoriano não há uma idade de início ou limite, mas o ideal é que o ambiente seja planejado desde o início da vida da criança, de modo que ela se adapte ao espaço e que não haja uma grande mudança de espaço em uma das fases de vida da criança, o que poderia deixá-la bastante estimulada inicialmente, dificultando o sono e a rotina do dia a dia.
Para os recém nascidos o projeto de explorar não é uma possibilidade, mas depois de os 6 meses de vida os estímulos estão mais aflorados e por isso o quartinho já é uma realidade bem funcional e estimulante para o autodesenvolvimento.
O que não pode faltar?
Se você está pensando em um projeto de quarto montessoriano e não sabe por onde começar o planejamento do espaço, separamos dicas do que não pode faltar.
- Cama baixa ou colchão no chão: para que o quarto seja funcional, o primeiro item da lista é ter uma cama baixa ou colchão no chão, de modo que a criança consiga sair sozinha da cama e ter independência para explorar o ambiente.
- Brinquedos: os brinquedos na altura da criança são essenciais para o autodesenvolvimento, assim a criança aprende a se entreter sozinha e conhecer mais do quartinho. Nessa metodologia, a ideia é não expor a criança a centenas de brinquedos, mas a poucos brinquedos por vez, o que estimula o foco e atenção. Sendo assim, o ideal é fazer o revezamento dos brinquedos, mudando quinzenalmente o que está exposto e depois voltando os brinquedos que ficaram guardados por algum tempo, assim a criança tem menos brinquedos por vez e consegue explorar melhor o que sempre parece ser novidade.
- Espelho: um item importante no desenvolvimento infantil e planejamento do quarto montessoriano é ter um espelho para quarto que fique a altura da criança. Assim os pequenos podem conhecer sua autoimagem e se autodesenvolverem.
- Tapete: o tapete é outro item importante do quartinho, já que mantém o piso quentinho, ainda mais com a proximidade da caminha do chão, além de estimular o conhecimento de novas texturas. Nesse caso, o tapete pode ser estilo tatame, macio, com pelos, entre outros; mas não se esqueça de manter sempre o tapete bem higienizado e sem poeira.
- Móveis baixos: a abordagem montessori tem como foco dar mais independência as crianças, por isso os móveis baixos são essenciais no quartinho, o que permite que as crianças possam explorar o ambiente. Nesse item, entram cama, móveis para brinquedos, e até mesmo uma mini arara com roupas, assim dá para disponibilizar algumas peças de roupas para que a criança possa escolher o que usar no dia, além de ser uma forma de ensiná-la a guardar suas roupinhas e desenvolver a organização com os pequenos.
E um aspecto essencial do planejamento do quarto montessoriano é a segurança. Por isso, opte por móveis sem quinas; evite fixar os objetos com pregos; certifique-se de que o espelho está bem fixo na parede; e tenha certeza de que tudo que está a altura da criança é seguro (brinquedos, objetos de decoração, etc).
Fotos e inspirações de quarto montessoriano
Quarto montessoriano simples
Como proposta para um quarto montessoriano simples, a ideia aqui traz uma versão funcional e barata para montar o quartinho de acordo com o método da educadora Maria Montessori.
Para o projeto, a ideia foi de usar um colchão no chão e sobre um tapete de tatame, o que não evita do frio do piso passar para o colchão.
Além do colchão no chão, o quartinho ainda traz móveis baixos e acesso facilitado aos brinquedos, permitindo que a criança possa explorar o ambiente com segurança.
Quarto montessoriano para bebê
O quarto com a abordagem montessori é uma proposta para diferentes fases da vida da criança, e inclusive para os bebês, já que o ambiente pode ser bastante estimulante para as primeiras descobertas.
Nesse caso, uma boa inspiração de projeto é este quartinho de bebê que traz colchão no chão e uma barra na parede e ao lado do colchão, o que ajuda a criança ter firmeza para se levantar e explorar os espelhos na parede, ajudando a desenvolver a firmeza da criança em ficar de pé.
O quartinho de bebê ainda traz alguns brinquedos baixos e proteção de rolos de almofada em volta do colchão.
Quarto montessoriano feminino
Para quem procura ideias de quarto montessoriano para menina, esta proposta traz uma boa inspiração para um quarto fofo e funcional.
No projeto, o quartinho ganhou uma cama casinha com cercadinho em volta, o que é ideal para a criança não rolar para o chão enquanto dorme.
Além da cama casinha, o projeto ainda traz uma pintura rosa e moderna na parede, dando cor ao quartinho com paredes brancas, e uma estante de nichos com alguns brinquedos que ficam na altura da criança, o que permite explorar esse cantinho.
Quarto montessoriano masculino
Para o quarto de menino, a ideia foi de usar tons de azul e branco como base para a decoração, e os móveis baixos para montar o quarto montessoriano.
No projeto, o colchão no chão fica rente a parede e tem almofadas encostadas nessa superfície para a criança não bater na parede enquanto dorme.
O espaço ainda traz tatame claro revestindo o chão e uma estante baixa com brinquedos que podem ser explorados pela criança.
Quarto montessoriano para gêmeos
Se a ideia é montar um quarto para gêmeos ao estilo montessoriano, este projeto traz uma proposta de quarto simples para os irmãos compartilharem.
No projeto, o ambiente pequeno traz duas camas no chão e encostadas na parede e traz o charme do tecido colorido formando uma espécie de cabaninha em cima de cada cama.
O espaço entre as camas ganhou um estante pequena e baixa que traz alguns brinquedos, e permite que as crianças explorem esse móvel entre as camas.
Quarto montessoriano para irmãos / casal
Se a ideia é montar um quarto compartilhado entre os irmãos, a ideia aqui traz uma proposta montessori simples com um cantinho especial para cada um dos irmãos.
Para o quarto compartilhado, a ideia foi de usar camas brancas no chão e no mesmo estilo e dar o toque especial a parti da roupa de cama, que traz cores diferentes para cada cama.
Acima das caminhas ainda há prateleiras com livros e um quadrinho diferente para cada irmão.
E aí, gostou da ideia de envolver decoração e desenvolvimento infantil? Então, aproveite as dicas para montar o ambiente das crianças de acordo com essa metodologia.