Quarto Montessoriano – 72 Ambientes lindos + Como decorar o seu!

Com certeza você já ouviu falar sobre quarto montessoriano, mas talvez você não saiba exatamente o que é a técnica e como funciona essa metodologia que envolve decoração e criação infantil.

Então,  se você quer descobrir exatamente o que é e como aderir a esse método para planejar o quarto infantil e estimular o desenvolvimento das crianças, no post explicamos como montar um quarto montessoriano e reunimos inspirações incríveis para o quartinho.

dicas

Tópicos

Dúvidas frequentes

O que é um quarto montessoriano?

O termo quarto montessoriano vem da metodologia desenvolvida por Maria Montessori, uma educadora italiana que desenvolveu um método que visa dar mais autonomia para as crianças e assim estimular o seu autodesenvolvimento.

Seguindo o método da educadora italiana, a ideia do quarto montessoriano é de um projeto de decoração que estimule o autodesenvolvimento infantil, sendo assim, o quarto deve ser planejado de modo que a criança consiga explorar o ambiente.

Para que a criança possa explorar o ambiente sozinha, a ideia é o quarto tenha cama baixa para que a criança consiga sair sozinha, além de móveis, brinquedos e outros itens que possam estar a altura dos olhos da criança, permitindo que os pequenos possam conhecer o próprio quartinho e tenham acesso fácil aos itens que estão no ambiente, de modo a explorarem cada cantinho e assim desenvolverem novas habilidades e conhecimentos.

 

Quais os prós e contras deste método?

O método é bastante enriquecedor para o desenvolvimento infantil, mas antes de adotar o estilo é preciso entender que há vantagens e desvantagens.

Por isso, reunimos todos os prós e contra do quarto montessoriano, assim você pode se preparar para essa abordagem.

 

Vantagens

  • Autodesenvolvimento: a abordagem montessoriana tem como propósito estimular a criança a seu autodesenvovilmento, e esse é um dos principais pontos de adotar esse estilo para o quarto infantil. A ideia de planejar um quartinho que a criança possa explorar ajuda no desenvolvimento de novas habilidades e percepções.
  • Independência: o fato da criança poder e conseguir sair da cama sozinha, além de ter o quarto com itens que podem ser explorados por ela, dá mais independência e isso ajuda no desenvolvimento. Essa independência também pode render alguns minutos a mais de sono aos pais, já que ao sair da cama a criança pode explorar brinquedos que estão a altura dela e assim ficar alguns minutos por ali e dar um tempinho a mais aos pais.

Desvantagens

  • Desorganização: o projeto do quarto montessoriano tem como ideia deixar brinquedos e outros elementos na altura da criança, permitindo que ela explore o ambiente, e isso pode trazer uma certa baguncinha ao quarto, já que a criança pode tirar facilmente os itens do lugar. Sendo assim, se você gosta de tudo organizado, a abordagem pode trazer um trabalhinho extra para manter a organização constante.
  • Altura da cama: a altura da cama baixa ou colchão no chão é uma experiência enriquecedora para estimular as crianças a explorarem o ambiente, mas durante a fase de bebê esse pode ser um grande desafio para as mães que estão amamentando. O colchão mais baixo exige que a mãe se abaixe para pegar ou colocar o bebê durante o sono, e esse pode ser um processo cansativo durante as mamadas da madrugada, já que exigem o esforço da mãe em abaixar-se próximo do chão.
  • Dificuldade na hora de dormir: as crianças mais agitadas podem ficar bastante estimuladas no quarto montessoriano, e a hora de dormir pode ser um problema, já que a cama e o brinquedos baixos facilitam o acesso a tudo, e isso pode fazer com que a criança não queira dormir para ficar explorando o quarto. Uma solução para esse problema é criar e manter um rotina de sono adequada, assim as crianças ficam habituadas com a hora de dormir e não tentam explorar os brinquedos.

 

A partir de e até que idade é recomendado?

Para ter um quarto montessoriano não há uma idade de início ou limite, mas o ideal é que o ambiente seja planejado desde o início da vida da criança, de modo que ela se adapte ao espaço e que não haja uma grande mudança de espaço em uma das fases de vida da criança, o que poderia deixá-la bastante estimulada inicialmente, dificultando o sono e a rotina do dia a dia.

Para os recém nascidos o projeto de explorar não é uma possibilidade, mas depois de os 6 meses de vida os estímulos estão mais aflorados e por isso o quartinho já é uma realidade bem funcional e estimulante para o autodesenvolvimento.

 

O que não pode faltar?

Se você está pensando em um projeto de quarto montessoriano e não sabe por onde começar o planejamento do espaço, separamos dicas do que não pode faltar.

  • Cama baixa ou colchão no chão: para que o quarto seja funcional, o primeiro item da lista é ter uma cama baixa ou colchão no chão, de modo que a criança consiga sair sozinha da cama e ter independência para explorar o ambiente.
quarto azul
A cama tem formato de casinha
  • Brinquedos: os brinquedos na altura da criança são essenciais para o autodesenvolvimento, assim a criança aprende a se entreter sozinha e conhecer mais do quartinho. Nessa metodologia, a ideia é não expor a criança a centenas de brinquedos, mas a poucos brinquedos por vez, o que estimula o foco e atenção. Sendo assim, o ideal é fazer o revezamento dos brinquedos, mudando quinzenalmente o que está exposto e depois voltando os brinquedos que ficaram guardados por algum tempo, assim a criança tem menos brinquedos por vez e consegue explorar melhor o que sempre parece ser novidade.
o que não pode faltar
Os brinquedos ficam em um móvel baixo e acessível
  • Espelho: um item importante no desenvolvimento infantil e planejamento do quarto montessoriano é ter um espelho para quarto que fique a altura da criança. Assim os pequenos podem conhecer sua autoimagem e se autodesenvolverem.
quarto infantil com espelho
O espelho foi fixado na parede ao lado do colchão
  • Tapete: o tapete é outro item importante do quartinho, já que mantém o piso quentinho, ainda mais com a proximidade da caminha do chão, além de estimular o conhecimento de novas texturas. Nesse caso, o tapete pode ser estilo tatame, macio, com pelos, entre outros; mas não se esqueça de manter sempre o tapete bem higienizado e sem poeira.
tapete de tatame
O tapete de tatame é funcional e macio
  • Móveis baixos: a abordagem montessori tem como foco dar mais independência as crianças, por isso os móveis baixos são essenciais no quartinho, o que permite que as crianças possam explorar o ambiente. Nesse item, entram cama, móveis para brinquedos, e até mesmo uma mini arara com roupas, assim dá para disponibilizar algumas peças de roupas para que a criança possa escolher o que usar no dia, além de ser uma forma de ensiná-la a guardar suas roupinhas e desenvolver a organização com os pequenos.
móveis
A mini arara permite que as crianças tenham acesso a escolher a roupa do dia

E um aspecto essencial do planejamento do quarto montessoriano é a segurança. Por isso, opte por móveis sem quinas; evite fixar os objetos com pregos; certifique-se de que o espelho está bem fixo na parede; e tenha certeza de que tudo que está a altura da criança é seguro (brinquedos, objetos de decoração, etc).

Fotos e inspirações de quarto montessoriano

Quarto montessoriano simples

quarto com tapete de tatame

Como proposta para um quarto montessoriano simples, a ideia aqui traz uma versão funcional e barata para montar o quartinho de acordo com o método da educadora Maria Montessori.

Para o projeto, a ideia foi de usar um colchão no chão e sobre um tapete de tatame, o que não evita do frio do piso passar para o colchão.

Além do colchão no chão, o quartinho ainda traz móveis baixos e acesso facilitado aos brinquedos, permitindo que a criança  possa explorar o ambiente com segurança.

 

cantinho de leitura
O quartinho simples tem um cantinho de leitura
quarto simples e neutro
O quarto simples foi decorado em tons de preto, branco e cinza
quarto simples e barato
O colchão no chão foi decorado com almofadas
quarto simples rosa
O espelho redondo foi usado ao lado da caminha
quarto infantil com colchão no chão
O quartinho tem colchão no chão

quarto infantil com cama baixa

quarto cinza
A decoração é com cores neutras

ideias para quarto simples

Quarto montessoriano para bebê

quarto para bebê

O quarto com a abordagem montessori é uma proposta para diferentes fases da vida da criança, e inclusive para os bebês, já que o ambiente pode ser bastante estimulante para as primeiras descobertas.

Nesse caso, uma boa inspiração de projeto é este quartinho de bebê que traz colchão no chão e uma barra na parede e ao lado do colchão, o que ajuda a criança ter firmeza para se levantar e explorar os espelhos na parede, ajudando a desenvolver a firmeza da criança em ficar de pé.

O quartinho de bebê ainda traz alguns brinquedos baixos e proteção de rolos de almofada em volta do colchão.

 

cama para bebê
A cama de casinha para bebê tem rolos almofadados em volta do colchão
quarto simples para bebê
A barra na parede ajuda a criança a se levantar e dar os primeiros passos
quarto de bebê azul
O quartinho tem espelho ao lado da cama
cama no chão bebê
As almofadas ao lado do colchão evitam que o bebê caia do colchão no chão
quarto bebê rosa
Os protetores em volta do colchão evitam que bebê role e bata na parede
quarto barato bebê
O bercinho forma uma base para a caminha no chão
quarto de bebê com cama casinha
A cama de casinha substitui o bercinho

ideias quarto bebê

Quarto montessoriano feminino

quarto feminino

Para quem procura ideias de quarto montessoriano para menina, esta proposta traz uma boa inspiração para um quarto fofo e funcional.

No projeto, o quartinho ganhou uma cama casinha com cercadinho em volta, o que é ideal para a criança não rolar para o chão enquanto dorme.

Além da cama casinha, o projeto ainda traz uma pintura rosa e moderna na parede, dando cor ao quartinho com paredes brancas, e uma estante de nichos com alguns brinquedos que ficam na altura da criança, o que permite explorar esse cantinho.

quarto rosa e branco
O quarto tem cama casinha branca
quarto móveis baixos
Os móveis baixos compõem o quartinho
quarto colorido e moderno feminino
O quarto colorido é estimulante
móvel casinha infantil
A mesinha em formato de casinha é em cor de rosa
quarto menina com papel de parede
A cama tem formato de casinha com cercado
quarto menina moderno
Prateleiras com livros ficam a altura da criança
tapete quarto infantil
Ao lado da cama, tapete cinza com estrelas coloridas

ideias para quarto de menina

Quarto montessoriano masculino

decoração quarto menino

Para o quarto de menino, a ideia foi de usar tons de azul e branco como base para a decoração, e os móveis baixos para montar o quarto montessoriano.

No projeto, o colchão no chão fica rente a parede e tem almofadas encostadas nessa superfície para a criança não bater na parede enquanto dorme.

O espaço ainda traz tatame claro revestindo o chão e uma estante baixa com brinquedos que podem ser explorados pela criança.

 

quarto menino com tapete
O quarto tem meia parede azul
quarto menino com papel de parede
A cama e os móveis do quarto são baixos
decoração moderno quarto menino
A cama tem uma espécie de cabaninha
quarto retrô infantil
O cavalinho de madeira decora o quarto
quarto menino azul e cinza
O quartinho tem pintura moderna em azul e cinza
cama casinha quarto masculino
O quartinho de menino tem cama casinha
quarto menino simples
O quartinho foi decorado em cinza, amarelo e turquesa

ideias quarto masculino

Quarto montessoriano para gêmeos

quarto simples gêmeos

Se a ideia é montar um quarto para gêmeos ao estilo montessoriano, este projeto traz uma proposta de quarto simples para os irmãos compartilharem.

No projeto, o ambiente pequeno traz duas camas no chão e encostadas na parede e traz o charme do tecido colorido formando uma espécie de cabaninha em cima de cada cama.

O espaço entre as camas ganhou um estante pequena e baixa que traz alguns brinquedos, e permite que as crianças explorem esse móvel entre as camas.

 

quarto colorido gêmeas
As caminhas foram colocadas uma ao lado da outra formando um L
quarto gêmeos meninos
O quarto tem o nome de cada irmão acima da cama
quarto de gêmeos com cama casinha
O quarto de gêmeos traz um mini armário entre as camas
quarto feminino gêmeas
O quarto rosa é para gêmeas
cama de madeira infantil
No quarto de gêmeos, móveis em madeira
móveis casinha
A estante em formato de casinha fica entre as camas
quarto gêmeas pequeno
As camas têm formato de casinha branca
quarto colorido e simples gêmeos
As caminhas foram colocadas em sequência

Quarto montessoriano para irmãos / casal

quarto compartilhado casal de filhos

Se a ideia é montar um quarto compartilhado entre os irmãos, a ideia aqui traz uma proposta montessori simples com um cantinho especial para cada um dos irmãos.

Para o quarto compartilhado, a ideia foi de usar camas brancas no chão e no mesmo estilo e dar o toque especial a parti da roupa de cama, que traz cores diferentes para cada cama.

Acima das caminhas ainda há prateleiras com livros e um quadrinho diferente para cada irmão.

 

quarto menino e menina
No quarto compartilhado, cada cama é de uma cor
quarto planejado irmãos
As camas foram planejadas em formato de L
quarto compartilhado simples
Os colchões ficam no chão
quarto compartilhado moderno
As camas ficam perpendiculares entre si
quarto decorado menino e menina
As camas trazem roupa de cama azul e rosa

quarto irmãos menino e menina

cama de madeira
As camas trazem os nomes dos irmãos

projeto quarto compartilhado

E aí, gostou da ideia de envolver decoração e desenvolvimento infantil? Então, aproveite as dicas para montar o ambiente das crianças de acordo com essa metodologia.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.