Madeira para telhado: 7 melhores tipos e suas características

Escolher madeira para telhado não é tão complexo como parece. Atualmente, você encontra vários tipos perfeitos para manter sua casa protegida, com ótima resistência, durabilidade e um preço acessível.

A cobertura da edificação depende de materiais de qualidade, por isso é essencial conhecer cada modelo e suas características. Para entender detalhadamente, leia o post com os 7 melhores tipos de madeira para telhado + dicas e fotos.

Tópicos

madeira para telhado

A concepção de estruturas de madeira em construções é essencial para servir de base para diversos tipos de telhas. Você pode montar telhados americanos, coloniais, romanos, enfim. Independente do modelo, a escolha de madeira de qualidade é ideal para o sucesso do projeto.

Trata-se de algo convencional em obras e coberturas de várias residências, de estabelecimentos e uma série de edificações. Para cada caso, pode ser indicado um tipo de madeira, por isso a análise de profissionais é essencial – além de mão de obra especializada.

Entretanto, você deve conhecer melhor as características de cada versão para escolher a melhor para o seu projeto. Além da textura, cor e outros pontos, o preço também muda de acordo com a variação.

tipos de madeira para telhado

Quanto custa em média? #preço

Então, quanto custa em média cada tipo de madeira para telhado? Conforme salientamos, o preço varia de acordo com a versão, a disponibilidade e a quantidade utilizada em cada projeto.

Vale destacar que, para montar um telhado, você precisará de vigas, caibros, quadrados, pontaletes, ripas (comuns, ripinhas ou ripões), além de outros materiais, como pregos e parafusos para junção e fixação das peças. Isso sem contar, claro, nas telhas utilizadas para a cobertura e no valor da mão de obra.

De modo geral, você encontra vigas a partir de 30 reais. Em uma pesquisa na Leroy Merlin, uma viga de eucalipto 11 Saligna Bruta 5 cm x 11 cm x 3m da marca Madvei custa 35 reais a unidade.

Já um caibro com medidas similares tem preço de 18 reais a unidade. Os quadrados também têm um preço acessível. Um modelo simples custa de 4 a 20 reais. Por outro lado, um pontalete de 95 x 95 x 300 cm tem valor a partir de 80 reais.

madeiras para telhado

Por fim, as ripas dependem do material. De modo geral, o preço fica entre 3 e 30 reais a unidade. Quanto aos acessórios auxiliares, parafusos e pregos podem ser comprados em pacotes. Há variações de 25 a 100 reais. Para saber o preço de cada madeira de acordo com o tipo, acompanhe o próximo tópico.

Com valores oscilando conforme uma série de fatores, torna-se essencial realizar uma boa pesquisa e orçamentos de acordo com a sua obra. O telhado pode ser pequeno, médio ou grande, então a quantidade varia bastante. Entretanto, vale saber que o investimento será alto, ainda mais contando com a mão de obra e outros gastos pertinentes à construção.

Principais tipos de madeira para telhado

Conheça os principais tipos de madeira para telhado e suas características.

Sucupira

A sucupira, conhecida também como macanaíba, é uma madeira de origem nobre utilizada em vários projetos. Além da estrutura de telhados, ainda é comum na confecção de móveis e acessórios.

Possui textura grossa, cerne amarronzado e alta resistência, sobretudo ao fogo e ao ataque de pragas. É muito fácil de ser trabalhada, estrutura grossa, alto brilho, pouco ou nulo cheiro. Pode ser polida e envernizada facilmente, por isso tem forte apelo estético.

Bastante usada na confecção de vigas, a sucupira tem boa disponibilidade no país, em várias regiões. O preço de uma ripa de sucupira custa cerca de 200 reais.

Madeira Sucupira sucupira

Eucalipto

O eucalipto é uma árvore que pode ser vista em diversas regiões brasileiras, utilizada principalmente para a fabricação de papel. Do mesmo modo, é comum em obras e projetos arquitetônicos em geral.

A grande vantagem do eucalipto é o preço. É um dos modelos mais acessíveis e baratos do mercado. Para se ter ideia, uma estaca de 2 metros custa cerca de 25 reais.

Tem alta densidade, boa durabilidade e tonalidade clara, além de ser considerada uma versão ecologicamente correta para a construção civil. Entretanto, exige cuidados, pois tem forte tendência ao ataque de pragas, principalmente cupins.

madeira eucalipto

toras de eucalipto

Cambará

Cambará é um tipo de madeira para telhado muito fácil de ser trabalhado. Tem boa resistência a água, densidade média, textura grossa e cor castanha.

Amplamente utilizada em serralherias, é matéria prima para vigas, caibros, esquadrias e móveis em geral. Uma viga de cambará com medidas de 5 x 11 cm custa cerca de 50 reais.

madeira cambará tabuas de cambará viga de cambará

Maçaranduba

No hall de madeiras exóticas está a maçaranduba, um tipo de alta dureza muito resistente a impactos. Não é tão fácil de trabalhar, mas tem boa taxa de torneamento e colagem, além de aderência ao verniz e pintura. Indicada para ambientes úmidos, com boa resistência à água.

Tem boa utilização em estruturas pesadas, sobretudo estacas para obras como pontes. Também é comum em assoalhos e na confecção de vigas e caibros. O preço de uma viga oscila entre 30 e 60 reais.

madeira maçaranduba ripa de maçaranduba ripas de maçaranduba

Garapeira

A árvore garapeira é encontrada em praticamente todas as regiões do Brasil. É moderadamente pesada, fácil de trabalhar, boa durabilidade e várias cores. Entretanto, tem baixa resistência ao ataque de cupins.

Para telhados, é matéria prima para qualquer estrutura. Facilmente encontrada em madeireiras e lojas de materiais para construção. O preço de uma viga varia de 80 a 150 reais.

Garapeira ripa de garapeira tabuas de garapeira

Angelim

Angelim é uma madeira com diversas qualidades. Possui algumas variações, sendo a angelim pedra a mais utilizada, sobretudo em forros, assoalhos, móveis e, claro, telhados.

A coloração varia do castanho-amarelado ao castanho-avermelhado. Tem boa resistência e acabamento, além de ser leve e fácil de ser trabalhada. O valor também é acessível. Um caibro de 2 metros com 3 x 5 cm custa cerca de 10 reais dependendo da madeireira.

madeira angelim ripa de angelim vigas de angelim

Peroba do Norte

Madeira conhecida pela alta resistência, a peroba do Norte é um dos tipos mais utilizados na concepção de telhados, além de uso na carpintaria. É originária do norte do Brasil e também pode ser encontrada em países vizinhos, como Guiana e Venezuela.

É uma madeira resinosa, que suporta o ataque de fungos e pragas, conhecida em muitas regiões como cupiúba. Pesada, dura, tem cor castanho-avermelhada e brilho nulo. É base para ripas, caibros, vigas, pranchas, blocos e pilares, cada qual com um preço diferente. Em geral, o valor é bem acessível e ideal para qualquer obra.

Peroba do norte ripas de Peroba do norte vigas de Peroba do norte


De fato, existem diversos tipos de madeira para telhado que se adaptam a diferentes projetos. Escolha o mais indicado para a sua obra e mantenha a sua casa sempre protegida. Esperamos que tenha gostado das dicas e informações. Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.