Casas antigas – 55 projetos e fachadas incrivelmente lindos!
Muita gente se encanta com a arquitetura de casas antigas. De fato, há muitos projetos deslumbrantes que se destacam em diversas cidades brasileiras, sobretudo aquelas que foram planejadas durante o período colonial.
Para se ter ideia, muitos desses prédios foram reformados e ajudam a contar a história de diversos lugares. Além disso, atraem turistas do mundo inteiro e embelezam o cenário com suas características surpreendentes.
Se você adora saber mais sobre casas antigas, vale a pena conferir este conteúdo completo sobre o assunto. Preparamos um guia com várias fotos, dicas para se inspirar nesse estilo e como é realizada a reforma dessas edificações.
Tópicos

As casas antigas permeiam o cenário de diversas cidades brasileiras. Algumas, inclusive, são conhecidas mundialmente, como Ouro Preto, em Minas Gerais; Salvador, a capital da Bahia; Paraty, no Rio de Janeiro; entre outras cidades paulistas, gaúchas e de outros locais.
Para se ter ideia, muitos desses imóveis (sobretudo casas coloniais) são considerados tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o IPHAN, o órgão responsável pela preservação, divulgação e fiscalização de bens culturais e históricos do país. Sendo assim, os edifícios que derivam de outras épocas são reformados e mantém ao máximo suas características originais.

Como reformar?
Além disso, há muitas casas que foram construídas em outras décadas que são vendidas como residências convencionais, seja em locais urbanos ou rurais (como casas de fazenda, por exemplo). Sendo assim, é necessário saber como restaurar uma casa antiga.
Segundo especialistas, imóveis tombados precisam da autorização e fiscalização do IPHAN para que sejam restaurados. Do contrário, você pode até alterar detalhes de uma casa antiga não tombada, mas é interessante manter alguns traços fiéis.

Para isso, recorrer a um especialista é primordial. Há muitos arquitetos que realizam essa consultoria, além de mão de obra profissional para manter a construção harmônica. Nesse contexto, é possível seguir um conceito retrô, incluindo até alguns detalhes modernos.
Em todo caso, é necessário avaliar pontos especiais na estrutura, como a situação da rede elétrica, o aspecto do telhado, o revestimento de pisos e paredes, enfim, toda a edificação em si, assim o local fica seguro e evita reformas frequentes.

Fotos e inspirações de casas antigas
Há vários modelos de casas antigas que impressionam pela arquitetura e mantém características da época em que foram erguidas. Selecionamos algumas fotos para você conhecer e se encantar.
Casas antigas de madeira
A madeira sempre foi um material utilizado em larga escala em diversas construções. O costume de usar essa opção para erguer casas se estendeu por muitas décadas. Hoje em dia, inclusive, há muitas residências de madeira, mas em complemento com outros insumos modernos.
As casas antigas de madeira se destacam pela fachada charmosa e pelo acabamento rústico. Podem ter a mesma cor escura ou contar com tons mais vivos, como azul ou vermelho. Além disso, os pilares de madeira são comuns nas varandas, assim como os detalhes em portas e janelas.
Entretanto, esses imóveis merecem atenção especial em relação às casas tradicionais de alvenaria. A madeira deve ser tratada frequentemente para evitar o desgaste e a infestação de pragas, como cupins, por exemplo. Com esses cuidados, a estrutura permanece com um belo aspecto, sendo a principal referência de muitas ruas.










Casas antigas de fazendas
Grande parte das casas antigas de fazendas preservam sua estrutura original, por isso são fáceis de serem reconhecidas. As características surpreendem: são amplas, tem pé direito alto, variedade de janelas, mais de uma entrada e algumas com dois pavimentos.
A fachada também costuma ter vários detalhes, sobretudo nas janelas. Além disso, contam com arandelas instaladas para melhorar a iluminação externa. Do mesmo modo, varandas grandes e escadas também se destacam nessas estruturas, bem como edificações complementares: barracões, banheiros externos, capelas, entre outras.










Casas antigas reformadas
Muitas casas antigas precisam de reformas e restaurações para manter um belo aspecto – e fortalecer a estrutura. A ideia é manter grande parte das características fiéis do imóvel. Sendo assim, é essencial contar com o apoio de especialistas, além da autorização de órgãos responsáveis caso a edificação seja tombada.
Por outro lado, há quem modernize uma casa antiga, mantendo apenas alguns detalhes originais, seja de um período colonial ou de outras décadas. Outra ideia, além disso, é construir uma casa com base em uma época, ou seja, um imóvel novo, mas com um toque vintage impressionante.











Casas antigas por dentro
É interessante conferir como são as casas antigas por dentro. As peças, os móveis e os adereços decorativos podem ser totalmente vintage – típicos da década em que foram confeccionados – ou retrô – novas propostas inspiradas em épocas passadas.
Além disso, pisos de madeira se destacam, assim como detalhes no revestimento, espaço amplo nos cômodos, lustres, peças rústicas, móveis grandes de madeira (aparadores, mesas, etc.) e quadros na parede. São muitos pontos que valorizam a decoração do ambiente, seja em casas pequenas ou grandes mansões.










Preservar casas antigas é manter a história sempre viva. Esperamos que tenha gostado de saber mais sobre esses imóveis e tenha se encantado com as dicas e fotos. Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Até mais!