Casas coloniais – 50 projetos incríveis e suas características!
A arquitetura das casas coloniais é surpreendente e chama a atenção de muitas pessoas. Não é à toa que a preservação desses imóveis é primordial para valorizar a história de diversas cidades.
Aqui no Brasil há lugares com forte presença de prédios históricos em todas as regiões. Com tanta beleza, há quem se inspire nesses projetos para criar conceitos contemporâneos, seguindo características semelhantes.
Sendo assim, preparamos este guia completo sobre casas coloniais para você se encantar. Conheça melhor sua arquitetura, surgimento, dicas para seguir esse estilo e surpreenda-se com fotos incríveis.
Tópicos

O período colonial é denominado como o tempo em que o Brasil serviu aos interesses de Portugal. Data de 1500 (chegada dos europeus) até a Independência, que aconteceu em 1822.
Durante todo esse tempo, a influência dos colonizadores foi muito forte em diversos aspectos, desde a religião até a cultura em si, passando pela culinária e, claro, a arquitetura.
Por esse longo tempo, as casas coloniais eram o padrão vigente, com características bem acentuadas, tanto que hoje em dia é muito fácil reconhecê-las.
Para se ter ideia, muitos prédios dessa época foram restaurados e se tornaram o cartão postal de diversas cidades. Alguns, inclusive, são considerados verdadeiros patrimônios históricos por órgãos como a UNESCO, por exemplo.

O que são casas coloniais?
Mas, afinal, o que são casas coloniais?
De modo geral, são construções típicas do período colonial do Brasil, ou seja, proveniente da época em que o país estava sob domínio dos europeus.
As edificações seguiam um modelo proveniente do velho continente, porém adaptado às condições do país, seja no clima, na disponibilidade de materiais, na mão de obra e na área a ser construída.

#Características
Sendo assim, havia um padrão comum na arquitetura das casas coloniais, com características como:
- Aspecto uniforme e simétrico, geralmente com um único pavimento;
- Colunas aparentes na área externa;
- Estrutura com madeira maciça;
- Portas expressivas e aparentes;
- Escadas de madeira em caso de dois pavimentos;
- Casas de dois pavimentos com moradia na parte superior e um comércio na parte inferior;
- Coberturas inclinadas para facilitar o escoamento da água da chuva;
- Telhas de barro ou cerâmica;
- Paredes simples, com materiais como pedras, tijolo ou pau a pique;
- Alta quantidade de janelas para manter a casa bem iluminada;
- Luminárias e arandelas externas;
- Pequenas sacadas em casas de dois pavimentos;
- Cores simples, geralmente branco com detalhes em amarelo ou azul.

Segundo especialistas, as casas colonias se adaptavam fielmente ao urbanismo das cidades, por isso eram construídas de modo simétrico e de acordo com as características do terreno, inclusive em ladeiras.
Não era comum a presença de vegetação próxima dessas áreas urbanas, bem como passeios – em geral, as casas ficavam alinhadas junto às ruas de paralelepípedo.

Casas coloniais de Paraty
Para ter uma ideia, você pode pesquisar e analisar as casas coloniais de Paraty. Essa cidade fluminense é uma das mais conhecidas quando se trata da arquitetura de época, com forte preservação desses prédios. Pouca gente sabe, mas Paraty foi capital do Brasil em 1930, por isso é muito forte a influência colonial no município. Hoje em dia, atrai turistas do mundo inteiro.
Além disso, a arquitetura colonial tem presença marcante em outras cidades brasileiras, sobretudo na Bahia, em São Paulo e Minas Gerais, como as famosas Ouro Preto, Diamantina, Tiradentes, São Luiz do Paraitinga, Salvador, Porto Seguro, entre muitas outras.






Fotos e projetos de casas coloniais
A inspiração na arquitetura colonial leva muitas pessoas a usar parte desse conceito em construções contemporâneas. Considerando as características dos prédios históricos, é possível projetar uma casa seguindo esse estilo.
Para perceber melhor como é a estrutura das casas coloniais, selecionamos várias fotos com modelos incríveis para todos os gostos.
Casas coloniais simples
Muitas casas coloniais possuem um aspecto simples, erguidas seguindo projetos básicos e de acordo com o padrão das famílias da época. Vale destacar que apenas os nobres possuíam casas grandes e amplas com vários atrativos.
Sendo assim, grande parte das construções eram construídas de modo uniforme, visando aproveitar todo o terreno. Casas com dois pavimentos possuíam divisão entre a residência e um comércio, como mercearias, por exemplo. Esses modelos ainda estão presentes em muitas cidades.
Por outro lado, há quem se inspire no projeto de casas coloniais simples para construir em áreas rurais, longe dos grandes centros urbanos, pois não há muitas regras e nem padrões definidos. Por isso muitas casas de chácaras lembram as casas coloniais antigas, conforme mostram algumas imagens abaixo.










Casas coloniais modernas
Conforme salientamos, atualmente diversas pessoas se inspiram na arquitetura colonial para construir uma casa. Os especialistas pelo projeto consideram as características desse conceito e aplicam nas novas edificações, seja no aproveitamento do terreno para uma construção uniforme, no telhado com duas quedas e com cobertura de telhas, na forte presença de janelas, etc.
Embora muitas pessoas tratem como casas coloniais modernas, o termo não faz sentido, pois as casas coloniais são apenas as que provêm da época do domínio europeu no Brasil. Sendo assim, as casas modernas são erguidas com base nessa arquitetura, sem seguir o padrão de modo fiel, mas que lembram bastante as edificações históricas.














Casas coloniais antigas
Para quem ama as casas coloniais antigas, vale a pena se encantar com fotos de residências restauradas que perduram até hoje em diversas cidades brasileiras.
As características bem acentuadas mostram porque essas edificações são tão valorizadas e representam plenamente a história do nosso país. É impossível não ficar encantado, sobretudo se você é da área de arquitetura e urbanismo.










De fato, as casas coloniais chamam atenção por suas características encantadoras. Que tal seguir esse conceito? Esperamos que tenha gostado do conteúdo, deixe um comentário e compartilhe. Boa sorte e até mais.