Quantas telhas por metro quadrado? » Saiba como calcular!
Quantas telhas por metro quadrado? Como calcular corretamente para comprar a quantidade exata? Parece algo complexo, mas não é tão complicado assim. Basta analisar a estrutura, tirar as medidas necessárias e saber exatamente qual tipo de telha será instalado – afinal, existem vários modelos.
Para entender melhor esse assunto, vale acompanhar o post completo com as melhores dicas e o cálculo passo a passo. Saiba quantas telhas por metro quadrado e deixe a sua casa totalmente protegida com um belo telhado.
Tópicos
O telhado é uma estrutura primordial na concepção de residências e demais edificações. Trata-se de uma parte essencial que ajuda a manter a casa bem protegida, por isso deve ser construído com materiais de qualidade – em grande parte, madeira e telhas.
Para fazer um telhado é preciso saber suas medidas e assim delimitar a quantidade de telhas. O trabalho deve ser realizado somente por mão de obra especializada, mas é primordial entender como o processo funciona para comprar bons insumos, economizar e acompanhar a obra passo a passo.
De modo geral, uma dúvida comum é como calcular quantas telhas por metro quadrado. Parece complexo, mas você mesmo pode fazer para ter uma noção exata. Além disso, profissionais podem ajudar e indicar as melhores opções para que o telhado fique perfeito, evitando qualquer problema futuro – e ainda valorizando o acabamento do seu projeto.
Como calcular a quantidade de telhas?
O cálculo da quantidade de telhas depende de alguns fatores principais. Além da largura e comprimento do telhado, é essencial considerar as medidas do desnível e do beiral.
Mas, antes disso, é preciso saber a inclinação do telhado, que irá escoar da água da chuva. Além disso, cada tipo de telha exige uma porcentagem de inclinação para que sejam devidamente encaixadas e não escorreguem. A partir daí, define-se a quantidade por metro quadrado.
Exemplo: O telhado tem comprimento de total de 8 metros divididos em duas águas (dois caimentos), cada um com 4 metros, exigindo inclinação de 30% para instalação de telha portuguesa. Nesse caso, a altura indicada é de 1,20 metros para cada lado (no total, 2,40 metros).
Para facilitar o cálculo, você deve ter o comprimento de cada parte (em caso de dois caimentos) ou total, além da inclinação exigida pelo tipo de telha que deseja instalar – destacamos as principais no próximo tópico. Uma ferramenta que facilita o cálculo é está no site Calcular e Converter. Acesse e faça uma simulação.
Após saber a inclinação necessária, é indicado calcular largura, desnível e beiral. O desnível depende de cada tipo de telha e pode ser verificado pelo responsável pela instalação da estrutura. Já o beiral é um valor a mais que entra no cálculo. O padrão geral é 50 centímetros.
Sendo assim: largura x comprimento + desnível + beiral = medidas do telhado a ser coberto.
Se um telhado tem 12 de largura e 8 de comprimento (já considerando o desnível) + 50 centímetros do beiral, o resultado será 102 metros quadrados.
Com o valor total, fica fácil calcular a quantidade de telhas: medidas do telhado x número de telhas recomendado de acordo com o fabricante.
Consideramos usar a telha portuguesa no projeto, que exige 17 telhas por m². Logo: 102 x 17 = 1734 telhas para cobrir todo o telhado. A base é o site Calcular e Converter, que também disponibiliza uma calculadora online baseada nessa fração. Assim, fica bem fácil saber a quantidade de telhas para usar em seu projeto.
Quantas telhas por metro quadrado? – Tipos de telhas
Conheça os modelos de telhas mais populares e a quantidade necessária por metro quadrado.
Telha colonial
A telha colonial é um dos modelos mais populares do mercado, na qual se destaca a versão em cerâmica, que tem um bom custo-benefício, é ótima para escoar a água da chuva e não deixa o ambiente interno tão quente.
Além disso, valoriza a fachada e combina com materiais amadeirados, ideal para residências médias e grandes. O encaixe é fácil e rápido, mas depende de uma estrutura de madeira que deve ser construída por profissional especializado. A partir da base, é possível calcular o número de telhas coloniais necessárias para o projeto.
De acordo com especialistas, a quantidade depende do tamanho da telha e da inclinação do telhado – que deve ser em torno de 20 a 25%. Sendo assim, um padrão básico é: 24 telhas pequenas ou 16 telhas grandes por metro quadrado.
Telha americana
Outro tipo bem comum é a telha americana, que pode ser tradicional ou esmaltada. É fácil de ser montada e exige inclinação de cerca de 30%.
O cálculo de telhas americanas por metro quadrado segue um conceito geral de 12 a 12,5 unidades, relatam profissionais da área. Uma boa opção para residências médias e em áreas rurais.
Telha romana
A telha romana tem um design quadrado, diferente do formato curvo das versões portuguesa e americana. Pode ser fabricada em cerâmica, em policarbonato, em vidro e até com materiais artesanais.
É bastante versátil, tem um preço bem atrativo e fácil instalação. Por outro lado, necessita de manutenção para evitar problemas, sobretudo as versões de vidro e cerâmica. A telha romana exige inclinação de, no mínimo, 30%. Sendo assim, a quantidade ideal é de 16 telhas por metro quadrado.
Telha portuguesa
Semelhante à telha americana, a versão portuguesa também tem acabamento curvo e arredondado. Segundo especialistas, é a evolução da telha colonial, utilizada em muitos projetos modernos.
Tem boa rentabilidade, variedade de modelos e fácil instalação. Do mesmo modo, garante bom isolamento termoacústico da área interna da edificação. O padrão de inclinação é 35%, exigindo 17 telhas portuguesas por metro quadrado.
Telha plan
A telha plan apresenta um design muito atrativo, com capa e canal separados. Tem fácil encaixe e valoriza a fachada, sobretudo de casas com grandes jardins. A inclinação recomendada é de 20% a 25%. A quantidade é grande – cerca de 26 telhas por metro quadrado.
Telha brasilit/eternit
As telhas brasilit ou eternit, como são conhecidas popularmente, são utilizadas em larga escala em muitas construções, justamente pelo preço atrativo e facilidade de instalação.
São resistentes, mas precisam ser bem fixadas para não sofrer com chuvas e ventos. A desvantagem é que retém muito calor e esquenta o ambiente interno.
Essas telhas de fibrocimento são diretamente pregadas na estrutura de madeira e têm diversos tamanhos. A inclinação padrão é de cerca de 9%, com quantidade variável de acordo com cada projeto. De modo geral, são poucas peças em comparação a outros modelos de telhas.
Enfim, esperamos que tenha ficado claro como calcular quantas telhas por metro quadrado. Gostou do conteúdo? Esperamos que sim. Boa sorte em sua obra e até mais.