Quantas telhas por metro quadrado? » Saiba como calcular!

Quantas telhas por metro quadrado? Como calcular corretamente para comprar a quantidade exata? Parece algo complexo, mas não é tão complicado assim. Basta analisar a estrutura, tirar as medidas necessárias e saber exatamente qual tipo de telha será instalado – afinal, existem vários modelos.

Para entender melhor esse assunto, vale acompanhar o post completo com as melhores dicas e o cálculo passo a passo. Saiba quantas telhas por metro quadrado e deixe a sua casa totalmente protegida com um belo telhado.

Tópicos

cobertura de telhado

O telhado é uma estrutura primordial na concepção de residências e demais edificações. Trata-se de uma parte essencial que ajuda a manter a casa bem protegida, por isso deve ser construído com materiais de qualidade – em grande parte, madeira e telhas.

Para fazer um telhado é preciso saber suas medidas e assim delimitar a quantidade de telhas. O trabalho deve ser realizado somente por mão de obra especializada, mas é primordial entender como o processo funciona para comprar bons insumos, economizar e acompanhar a obra passo a passo.

De modo geral, uma dúvida comum é como calcular quantas telhas por metro quadrado. Parece complexo, mas você mesmo pode fazer para ter uma noção exata. Além disso, profissionais podem ajudar e indicar as melhores opções para que o telhado fique perfeito, evitando qualquer problema futuro – e ainda valorizando o acabamento do seu projeto.

como colocar telhas

Como calcular a quantidade de telhas? 

 

O cálculo da quantidade de telhas depende de alguns fatores principais. Além da largura e comprimento do telhado, é essencial considerar as medidas do desnível e do beiral.

Mas, antes disso, é preciso saber a inclinação do telhado, que irá escoar da água da chuva. Além disso, cada tipo de telha exige uma porcentagem de inclinação para que sejam devidamente encaixadas e não escorreguem. A partir daí, define-se a quantidade por metro quadrado.

Exemplo: O telhado tem comprimento de total de 8 metros divididos em duas águas (dois caimentos), cada um com 4 metros, exigindo inclinação de 30% para instalação de telha portuguesa. Nesse caso, a altura indicada é de 1,20 metros para cada lado (no total, 2,40 metros).

Para facilitar o cálculo, você deve ter o comprimento de cada parte (em caso de dois caimentos) ou total, além da inclinação exigida pelo tipo de telha que deseja instalar – destacamos as principais no próximo tópico. Uma ferramenta que facilita o cálculo é está no site Calcular e Converter. Acesse e faça uma simulação.

tipos de telhas

Após saber a inclinação necessária, é indicado calcular largura, desnível e beiral. O desnível depende de cada tipo de telha e pode ser verificado pelo responsável pela instalação da estrutura. Já o beiral é um valor a mais que entra no cálculo. O padrão geral é 50 centímetros.

Sendo assim: largura x comprimento + desnível + beiral = medidas do telhado a ser coberto.

Se um telhado tem 12 de largura e 8 de comprimento (já considerando o desnível) + 50 centímetros do beiral, o resultado será 102 metros quadrados.

Com o valor total, fica fácil calcular a quantidade de telhas: medidas do telhado x número de telhas recomendado de acordo com o fabricante.

Consideramos usar a telha portuguesa no projeto, que exige 17 telhas por m². Logo: 102 x 17 = 1734 telhas para cobrir todo o telhado. A base é o site Calcular e Converter, que também disponibiliza uma calculadora online baseada nessa fração. Assim, fica bem fácil saber a quantidade de telhas para usar em seu projeto.

Quantas telhas por m2

Quantas telhas por metro quadrado? – Tipos de telhas

Conheça os modelos de telhas mais populares e a quantidade necessária por metro quadrado.

Telha colonial

A telha colonial é um dos modelos mais populares do mercado, na qual se destaca a versão em cerâmica, que tem um bom custo-benefício, é ótima para escoar a água da chuva e não deixa o ambiente interno tão quente.

Além disso, valoriza a fachada e combina com materiais amadeirados, ideal para residências médias e grandes. O encaixe é fácil e rápido, mas depende de uma estrutura de madeira que deve ser construída por profissional especializado. A partir da base, é possível calcular o número de telhas coloniais necessárias para o projeto.

De acordo com especialistas, a quantidade depende do tamanho da telha e da inclinação do telhado – que deve ser em torno de 20 a 25%. Sendo assim, um padrão básico é: 24 telhas pequenas ou 16 telhas grandes por metro quadrado.

sobrado com telhado aparente
A telha esmaltada clara garante aspecto moderno a casa de telhado aparente
telha mesclada
A estrutura mostra o espigão juntando os lados do telhado de 4 águas

Telha americana

Outro tipo bem comum é a telha americana, que pode ser tradicional ou esmaltada. É fácil de ser montada e exige inclinação de cerca de 30%.

O cálculo de telhas americanas por metro quadrado segue um conceito geral de 12 a 12,5 unidades, relatam profissionais da área. Uma boa opção para residências médias e em áreas rurais.

telha americana telha americana esmaltada

Telha romana

A telha romana tem um design quadrado, diferente do formato curvo das versões portuguesa e americana. Pode ser fabricada em cerâmica, em policarbonato, em vidro e até com materiais artesanais.

É bastante versátil, tem um preço bem atrativo e fácil instalação. Por outro lado, necessita de manutenção para evitar problemas, sobretudo as versões de vidro e cerâmica. A telha romana exige inclinação de, no mínimo, 30%. Sendo assim, a quantidade ideal é de 16 telhas por metro quadrado.

Telha romana ideias Telha romana

Telha portuguesa

Semelhante à telha americana, a versão portuguesa também tem acabamento curvo e arredondado. Segundo especialistas, é a evolução da telha colonial, utilizada em muitos projetos modernos.

Tem boa rentabilidade, variedade de modelos e fácil instalação. Do mesmo modo, garante bom isolamento termoacústico da área interna da edificação. O padrão de inclinação é 35%, exigindo 17 telhas portuguesas por metro quadrado.

ideias de telha portuguesa telha portuguesa

Telha plan

A telha plan apresenta um design muito atrativo, com capa e canal separados. Tem fácil encaixe e valoriza a fachada, sobretudo de casas com grandes jardins. A inclinação recomendada é de 20% a 25%. A quantidade é grande – cerca de 26 telhas por metro quadrado.

telha plan

Telha brasilit/eternit

As telhas brasilit ou eternit, como são conhecidas popularmente, são utilizadas em larga escala em muitas construções, justamente pelo preço atrativo e facilidade de instalação.

São resistentes, mas precisam ser bem fixadas para não sofrer com chuvas e ventos. A desvantagem é que retém muito calor e esquenta o ambiente interno.

Essas telhas de fibrocimento são diretamente pregadas na estrutura de madeira e têm diversos tamanhos. A inclinação padrão é de cerca de 9%, com quantidade variável de acordo com cada projeto. De modo geral, são poucas peças em comparação a outros modelos de telhas.

telha brasilit telha eternit


Enfim, esperamos que tenha ficado claro como calcular quantas telhas por metro quadrado. Gostou do conteúdo? Esperamos que sim. Boa sorte em sua obra e até mais.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.