Tudo sobre elevador residencial【2024】» Tipos, preços e modelos

A instalação de um elevador residencial vai muito além do luxo. Parece algo apenas para grandes mansões, mas atualmente a estrutura virou uma necessidade para diversos projetos.

Ter um elevador em casa é muito vantajoso. Há modelos com características diversas que, além de funcionais, incrementam a decoração do imóvel. Sendo assim, é primordial entender a importância do elevador residencial, conhecer as vantagens, tipos e custos e se encantar com várias fotos.

Acompanhe este guia completo e saiba tudo!

Tópicos

elevador residencial
60 modelos de elevador residencial + ótimas dicas para instalar em sua casa

Características e vantagens

Muita gente pensa que é impossível instalar um elevador em casa, mas pode ter certeza que essa tendência está cada vez mais popular.

Obviamente, o imóvel deve seguir algumas exigências para que o aparato seja instalado da melhor forma e atenda as necessidades dos moradores. Por isso, é indicado para:

  • Casas com vários pavimentos (a partir de 2 pavimentos, para evitar a escada e facilitar o acesso para o ambiente superior);
  • Residências com idosos, cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida;
  • Locais com comércio na parte inferior e residência na parte superior;
  • Estabelecimentos com mais de dois pavimentos, na qual o transporte de cargas é intenso;
  • Projetos com diversos pavimentos, seja uma casa moderna ou antiga.

elevador residencial interno

O elevador residencial se adapta a qualquer tipo de projeto, basta que o local tenha a estrutura necessária para a sua instalação. Entre as vantagens, destacamos:

  1. Conforto e acessibilidade – não precisa subir escadas, é só acionar o elevador.
  2. Altamente seguro, sobretudo para pessoas com mobilidade reduzida, que ficam mais independentes e não precisam fazer esforço para ir de um pavimento a outro.
  3. Investimento compensatório, com baixa manutenção dependendo do uso e do modelo.
  4. Aumento no valor do imóvel em caso de venda futura.
  5. Diferentes tipos, cada qual para se adaptar às necessidades dos moradores.
  6. Alguns modelos dão um up na decoração e deixam o cenário mais elegante e sofisticado.
  7. Versatilidade na instalação. Casas antigas e novas podem ter um elevador residencial. Só basta ter espaço e mais de um pavimento para o acesso.

Vale saber que, segundo especialistas, um elevador residencial valoriza o preço do imóvel em até 25%.

Tipos de elevador residencial

Há diversos tipos de elevador residencial. Conheça os principais e entenda as diferenças entre eles.

Elevador residencial hidráulico

O elevador residencial hidráulico é um dos modelos mais convencionais do mercado. Chama atenção pela segurança contra incêndios, além de ser um dos mais vendidos no exterior devido à alta resistência a terremotos.

Entretanto necessita da instalação de um maquinário e de óleo para um bom funcionamento, por isso, exige uma grande estrutura. De modo geral, é bem econômico e eficiente, mas pouco silencioso. Pode ser instalado tanto na parte interna quanto externa.

Elevador residencial hidráulico modelos Elevador residencial hidráulico

Elevador residencial pneumático (a vácuo)

O modelo pneumático, conhecido também como elevador a vácuo, possui uma estrutura compacta. Por isso, é indicado para casas com pouco espaço e para transporte de duas pessoas ou um cadeirante.

Dispensa casa de máquinas para funcionar, tem um preço bem atrativo e se adapta a casas antigas, pois é pequeno e não exige grande estrutura. Além disso, tem formato cilíndrico, lembrando um tubo, fato que ornamenta e dá um toque moderno à decoração do ambiente.

Elevador residencial pneumático ideias de Elevador residencial pneumático

Elevador residencial de contrapeso (elétrico)

O famoso elevador residencial elétrico funciona a partir de contrapesos que deixam a cabine suspensa sob um eixo. Tal sistema não é tão seguro em comparação a um elevador hidráulico, mas garante boa eficiência em sua funcionalidade.

Além de dispensar maquinário separado, ainda faz pouco barulho, ótimas vantagens para quem vai instalar um elevador na parte interna da casa. Entretanto, depende de energia elétrica na utilização – fato que pode encarecer a conta mensal.

Elevador residencial de contrapeso modelo de Elevador residencial de contrapeso

Quais as medidas necessárias?

A instalação de um elevador residencial depende de alguns padrões. Conforme salientamos, a casa deve atender às exigências quanto à estrutura para garantir o conforto e segurança dos usuários.

Segundo as normas, uma cabine simples para uma ou duas pessoas em pé deve ter, pelo menos, 1,15 metros x 1,15 metros. Já para o transporte de cadeirantes, é necessário um espaço interno de 1,35 metros x 1,45 metros – o mesmo vale para cabines de acessibilidade, exclusivas para este fim.

A altura também é um fator importante. Sendo assim, é indicado que o pé direito do último pavimento tenha de 2,70 a 3 metros. Essas medidas são comuns em grande parte das casas de grande porte.

Quanto à capacidade, grande parte dos modelos comportam de 2 a 3 pessoas – ou, em questão de piso, de 200 a 250 quilos. Entretanto, é algo bem variável de acordo com cada aparato, por isso é essencial a avaliação e consultoria de um especialista.

elevador residencial modelos

Quanto custa em média? #preço

Ter um elevador em casa é muito caro? De modo geral, os valores não são tão astronômicos como algumas pessoas pensam. Alguns modelos tem custo a partir de 10 mil reais – um investimento que pode ser bem compensatório de acordo com as necessidades do usuário.

Por outro lado, há versões modernas e sofisticadas que podem alcançar alto valor, tudo depende de fatores como: material, tecnologia, capacidade, funcionalidade do aparato, entre outros diferenciais (acabamento, espelho, abertura, velocidade, sinais sonoros, etc.).

Atualmente, muitas empresas são especializadas na instalação de elevadores residenciais. Então, basta realizar pesquisas e orçamentos para definir o melhor tipo para a sua casa. Além disso, um especialista em engenharia pode ajudar nessa escolha, avaliando as características do imóvel.

Vale destacar que, além da instalação gerar um custo (afinal, deve ser realizada por mão de obra especializada), ainda há um valor de manutenção, que deve ser feita mensalmente ou a cada dois meses para garantir o bom uso do elevador.

elevador residencial a vacuo

Fotos e modelos de elevador residencial

Veja fotos de modelos de elevador residencial e escolha o melhor para a sua casa.

Elevador residencial simples e barato

Versões simples e populares são as mais procuradas por diversas pessoas, sobretudo em projetos em que é essencial a instalação de um elevador (como em casas com moradores com mobilidade reduzida, por exemplo). Felizmente, há muitos modelos que atendem as mais diversas necessidades e são bem acessível quanto ao investimento.

Elevador residencial simples e barato pequeno Elevador residencial simples e barato

elevador simples pequeno e barato

elevador simples residencial foto de Elevador residencial simples e barato ideia de Elevador residencial simples e barato imagem de Elevador residencial simples e barato modelo de Elevador residencial simples e barato

Elevador residencial externo

Os modelos de elevador externo são indicados para imóveis com espaço interno que não comporta a estrutura. Sendo assim, a solução é instalar na parte de fora, fato que destaca o elevador e confere até um charme à edificação.

Há versões grandes e luxuosas, com cabines com vista panorâmica e sistemas modernas – vistas, sobretudo em pequenos prédios e estabelecimentos. Por outro lado, muitas pessoas optam por instalar plataformas de acessibilidade, que em casas de dois ou mais pavimentos, acaba fazendo toda a diferença.

elevador residencial externo

Elevador residencial externo elegante Elevador residencial externo metalico Elevador residencial externo preto Elevador residencial externo quadrado Elevador residencial externo redondo Elevador residencial externo lindo Elevador residencial externo modelo de Elevador residencial externo

Elevador residencial para cadeirante

Se há pessoas com mobilidade reduzida, é primordial a instalação de elevadores de acessibilidade. Nesse caso, pode ser uma plataforma ou um elevador. A primeira estrutura é menos robusta, mas atende todo o protocolo de segurança: espaço para cadeira de rodas, piso antiderrapante e abertura de porta apenas quando a plataforma está nivelada com o piso.

Já o elevador residencial para cadeirante tem uma estrutura mais sofisticada. Além da cabine fechada, conta com todo o sistema de segurança necessário, suportando desníveis de até 4 metros de um andar para o outro. Além disso, atende a edificações com vários pavimentos.

elevador domestico para cadeirante Elevador residencial para cadeirante quadrado Elevador residencial para cadeirante simples Elevador residencial para cadeirante Elevador residencial para cadeirantes estilo de Elevador residencial para cadeirante ideia de Elevador residencial para cadeirante lindo Elevador residencial para cadeirante modelo Elevador residencial para cadeirante

Elevador residencial moderno

Muitos elevadores residenciais seguem um padrão moderno e altamente sofisticado. São comuns em mansões, casas com mais de três pavimentos, pequenos prédios, entre outros casos.

Além de sistemas de tecnologia de ponta, ainda chamam atenção pelo design, acabamento e muitos diferenciais, seja na estrutura ou no aspecto visual. Por isso, alguns tipos têm alto valor, chegando até aos seis dígitos.

como é um Elevador residencial moderno Elevador residencial moderno compacto Elevador residencial moderno em tubo Elevador residencial moderno preto Elevador residencial moderno redondo ideias de Elevador residencial moderno ideias de um Elevador residencial moderno lindo Elevador residencial moderno modelo de Elevador residencial moderno


De fato, o elevador residencial pode fazer toda a diferença em muitos projetos. Gostou de saber mais sobre esse aparato? Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até a próxima.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.