Modelos de calçadas – Todos os tipos + 42 lindas inspirações!

A fachada da casa não é constituída apenas pelo design da residência, mas também pelo muro / portão e pela calçada, elementos que completam a frente da casa. E para complementar a fachada de maneira harmoniosa, há inúmeros modelos de calçadas.

Os modelos de calçadas podem variar de acordo com o tipo de material e acabamento, e além do aspecto visual, é preciso considerar também as diretrizes do município que estabelecem regras para as dimensões da calçada, mantendo o padrão e acessibilidade a quem tem mobilidade reduzida.

E se você já tem em mente o projeto da casa, mas ainda não tinha pensado no estilo da calçada, no post reunimos dicas de materiais e estilos para complementar o projeto de maneira harmoniosa e funcional.

modelos de calçadas

Tópicos

Fotos e modelos de calçadas

Calçada de pedra

Entre os modelos de calçadas para residências e comércios, a opção com pedras é uma boa escolha para um estilo mais rústico e de alta resistência, o que torna a calçada bastante duradoura.

Entre as pedras usadas com mais frequência para o calçamento, a pedra Miracema é uma das mais comuns. Esse tipo de pedra é um granito em forma bruta, assim apresenta a alta resistência do granito, com a vantagem de ser antiderrapante, o que torna a calçada mais segura.

calçada de pedra são tomé
A calçada foi revestida com pedra São Tomé
calçada de pedra miracema
O calçamento foi feito com pedra Miracema

modelos de calçadas de pedras

Calçada de concreto

Entre os estilos mais frequentes de calçamentos para residências e comércios, é comum ver o uso de calçadas em concreto ou cimento queimado, opções com ótimo custo-benefício.

O calçamento feito em concreto ou cimento queimado traz a rapidez da calçada ser feita com materiais simples, como o cimento, garantindo custo baixo e boa resistência.

Apesar da boa resistência do piso de concreto e do cimento queimado, esse tipo de calçada pode apresentar trincas com o passar do tempo, e isso pode acontecer se não houver espaço para dilatação.

calçada simples de concetro com árvores
A calçada simples tem recortes para o plantio de árvores
calçada larga de cimento
A calçada simples e larga é de concreto

modelos de calçadas de concreto

Calçada de paver / piso intertravado

O piso intertravado ou piso paver, como também é conhecido, é uma espécie de pequenos pisos pré-fabricados em concreto e que são usados de maneira encaixada entre si, de modo a ficarem bem estáveis.

A instalação desse tipo de piso é feita com o encaixe entre as peças e o uso de areia entre elas, o que garante que a calçada fique regular e absorva água entre os encaixes, o que é ideal para evitar o acumulo de água e até mesmo o alagamento de vias e calçadas.

O uso do piso paver tem como principal vantagem a fácil manutenção, uma vez que é possível substituir uma única peça ou fazer reparos na calçada sem a necessidade de quebra-quebra, mas apenas desencaixando os pisos pré-fabricados.

calçada de piso intertravado
O piso paver foi instalado em estilo espinha de peixe
calçada de paver
O calçamento foi feito com piso intertravado

modelos de calçadas paver

Calçada portuguesa

Para quem gosta da calçada com desenhos ao estilo mosaico, pode escolher pela pedra Portuguesa para o calçamento que complementará a fachada residencial com muito estilo.

A pedra Portuguesa pode ser encontrada em diferentes cores e é frequente o uso de pedras brancas, pretas e marrons, que formam desenhos incríveis através de mosaicos.

Esse tipo de pedra traz bastante versatilidade em relação ao desenho da calçada, mas é preciso mão de obra especializada para o encaixe das pedras, evitando espaços grandes entre as pedras que formam uma espécie de mosaico na calçada.

calçada de moisaco de pedras
A calçada de moisaco une pedra Portuguesa branca e marrom
calçada portuguesa
A casa moderna tem calçada de pedra Portuguesa no duo de preto e branco

modelos de calçadas de pedra portuguesa

Calçada com grama

Entre os modelos de calçadas, uma das possibilidades é o calçamento com mix de gramado, o que é perfeito para absorção de águas pluviais, evitando alagamentos, além de ter um forte impacto visual, já que estende o paisagismo para a calçada.

Para usar a calçada com grama, vale usar piso entre o gramado, de modo a criar um caminho de madeira ou com placas de concreto entre o gramado.

Outra possibilidade para esse estilo de calçada, é o uso de concregrama, uma espécie de piso pré-fabricado em concreto e que traz espaçamentos, assim o gramado se desenvolve a partir desses espaçamentos que formam uma espécie de desenho no piso de concreto.

calçada de concregrama
O piso concregrama forma a calçada em meio ao jardim gramado
calçada simples com grama
As placas de concreto formam o calçamento entre a grama
calçada com jardim gramado
As faixas de piso formam o caminho em meio ao gramado

Calçada de tijolo

Entre os modelos de calçadas e materiais que podem ser usados para esse projeto, o tijolo à vista é uma possibilidade para trazer um toque rústico ao calçamento.

O uso do tijolinho pode ser feito apenas com o encaixe entre as peças, como um piso intertravado, ou com a junção através de argamassa, que evita que as peças fiquem soltas.

Para usar esse tipo de material, é ideal que os tijolos aparentes tenham acabamento mais poroso, já que a aplicação de resinas podem deixar o piso resistente a absorção de água, mas bastante escorregadios.

calçada de tijolinhos
O calçamento tem tijolos encaixados entre si
calçada de tijolo aparente
A calçada de tijolo à vista tem argamassa entre os tijolinhos
pavimento de tijolo
A calçada traz desenhos feitos através dos tijolinhos

Calçada de piso /cerâmica

Há diferentes modelos de calçadas, e um dos materiais que costuma ser bastante frequente nos projetos para calçadas residências é uso de piso de cerâmica.

Para escolher pelo piso de cerâmica para calçamento, o ideal é escolher pelo piso antiderrapante, que é uma versão menos escorregadia, e assim não fica liso em contato com água, evitando possíveis escorregões e quedas na calçada.

calçada de cacos
O calçamento foi feito com cacos de cerâmica, uma opção barata
calçada de piso cerâmico
Na calçada, piso de cerâmica que imita madeira
calçada de piso
O piso antiderrapante é ideal para calçadas e áreas externas

Calçadas modernas

Para combinar com fachadas modernas de casas, vale escolher por modelos de calçadas que sigam o mesmo estilo, mantendo o visual moderno e todo o projeto em harmonia.

Como opção moderna para calçadas, o porcelanato é uma opção bastante frequente, mas nesse caso esqueça as opções de porcelanato polido, que são lisas demais para a área externa.

Nesse caso, o ideal é escolher por calçadas modernas e com revestimentos que não sejam escorregadios.

calçada de porcelanato
A calçada é de porcelanato amadeirado
modelos de calçadas modernas
O piso porcelanato combina com a fachada moderna
calçada para casa moderna
A calçada branca combina com a casa moderna e clean

Calçada de ardósia

A ardósia é um tipo de piso originário de pedras, e por isso traz a coloração verde escura com aspectos mais naturais.

O uso de ardósia em calçadas já foi bastante comum e apesar de estar em menor uso, ainda é uma possibilidade para um estilo mais sóbrio.

piso de ardósia
A calçada de ardósia foi usada no projeto residencial

calçada de ardósia

Calçada de piso cimentício / piso hidráulico  

Entre os materiais comuns para modelos de calçadas, os pisos cimentícios e hidráulicos são opções pré-fabricadas e de fácil instalação, que garantem durabilidade e bom custo-benefício para o calçamento.

calçada com piso de cimento
O piso cimentício é simples e funcional
calçada com piso hidráulico
O piso hidráulico foi usado em duas cores no calçamento

calçada de piso cimentício

 

Agora é só escolher o seu estilo preferido e seguir as diretrizes do seu município, de modo obedecer as regras em relação ao tamanho, assim o passeio fica harmonioso e dentro os padrões municipais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.