Piso Intertravado – Quando usar? + O que é, preços e dicas valiosas!

Certamente, você já deve ter visto áreas com piso intertravado em sua cidade. Ele é muito comum em calçadas, estacionamentos e demais estruturas externas.

Se você busca um material resistente para a sua obra, pode considerar escolher o piso intertravado. Além disso, ele oferece inúmeras vantagens e ainda tem potencial para combinar com a decoração.

Pisos de diferentes formatos intertravados
Existem pisos de diferentes formatos intertravados

Elaboramos este artigo para tirar dúvidas sobre esse modelo de piso constituído por blocos. Fizemos uma estimativa dos preços trabalhados atualmente, mostramos suas possíveis desvantagens e quando eles realmente podem ajudar na construção. Acompanhe!

Dúvidas frequentes

Muita gente tem dúvidas sobre piso intertravado, apesar dele ser extremamente comum e muito visado atualmente para construções diversas.

É muito importante conhecer informações técnicas dos materiais a serem utilizados em uma obra. Afinal, cada um possui características diversas, que podem se adequar ou não ao projeto em questão.

Pisos intertravados em pátios estacionamento e garagem
O que você sabe sobre os pisos intertravados? Acompanhe nosso tira-dúvidas!

Confira nosso tira-dúvidas completo para entender o que é piso intertravado, suas vantagens, desvantagens e preços estimados. 

O que é?

O piso intertravado é caracterizado por ser um pavimento constituído por blocos de concreto, que podem ter variados formados. Ele recebe esse nome, pois possui intertravamento feito com areia de selagem, importantíssimo para resistir às altas cargas em que ele será exposto.

É essencial que o travamento seja feito da forma correta, garantindo que o piso não se desloque para nenhum lado e nem rotacione.

Pisos intertravados de cores e estilos diversos

Como falamos anteriormente, é muito utilizado em calçadas e estacionamentos, mas também podemos ver em ruas, acessos internos, varandas, praças, entre outros.

A saber, é preciso que sejam inseridos elementos de contenção em suas extremidades, como é o caso dos cordões em concreto.

  • Tipos de pisos intertravados

Não há só um tipo de piso intertravado disponível no mercado. Existem modelos com diferentes formatos e funções. Confira abaixo os principais em imagens:

Piso intertravado retangular
Piso intertravado retangular
Piso intertravado dezesseis faces
Piso intertravado dezesseis faces
Piso intertravado raquete
Piso intertravado raquete
Piso intertravado vazado
Piso intertravado vazado
Piso intertravado sextavado
Piso intertravado sextavado

Duas das principais funcionalidades dos pisos intertravados: alerta e podotátil direcional, para pessoas com deficiência visual. Confira abaixo:

Piso intertravado de alerta
Piso intertravado de alerta
Piso intertravado podotátil direcional
Piso intertravado podotátil direcional

Também podemos falar das diferenças de montagem do piso intertravado. Existem muitas maneiras de dispor os blocos para decorar os pisos externos. Veja abaixo algumas opções: 

Formas de montar o piso intertravado
Formas de montar o piso intertravado
Tipos de colocação de pisos intertravados
Tipos de colocação de pisos intertravados

Como você pode ver, existem formatos variados, funções variadas e muitas maneiras de colocar esses blocos, podendo misturar os estilos. 

Quais suas vantagens e desvantagens?

Além de saber o que é o piso intertravado e seus principais tipos, é essencial conhecer quais são suas vantagens e desvantagens.

Começaremos pelos pontos positivos, confira:

  • Resistente e durável

Estruturas de concreto são sempre resistentes. No caso dos intertravados, essa característica é ainda mais reforçada, afinal, sua composição permite que ele aguente grandes cargas de peso. Sua durabilidade é de mais de 20 anos, dependendo do estado de conservação.

Pisos intertravados de concreto

  • Variadas colorações

Esse fator, além de ajudar a abranger estilos arquitetônicos diversos, contribui com algumas funções importantes.

É o caso dos pisos intertravados podotáteis direcionais, que auxiliam pessoas com deficiência visual a se situarem na calçada. São destacados com cores para que todos saibam e respeitem.

Os blocos coloridos também podem ser úteis para sinalizações variadas permanentes. Em vez de pintar os pavimentos, pode-se recorrer a essa opção.

Três modelos de pisos intertravados

  • Drenagem natural

Na maioria das vezes não é preciso drenagem superficial, pois sua própria composição consegue fazer isso naturalmente, sendo excelente para vazões de águas de chuvas, evitando-se enchentes. Como é poroso, não acumula água na superfície, o que o torna um piso bem mais seguro.

  • Pouco impacto ao meio ambiente

A saber, os pavimentos intertravados de concreto possuem algumas vantagens técnicas e de sustentabilidade, se destacando diante de outros do mesmo material.

Os impactos ao meio ambiente são bem menores, pois eles não pedem tanta manutenção. E quando é necessário, não geram tantos resíduos sólidos, ou seja, entulho. Os módulos podem ser reaproveitados e retirados manualmente.

Piso intertravado pode ser impermeável
Piso intertravado pode ser impermeável

Resistente a manchas

Segundo especialistas, o piso intertravado apresenta boa resistência à manchas de combustível, óleo ou à abrasão.

Versátil

Por surgir em formatos variados, é possível inovar na decoração de ambientes a partir deste piso. Além disso, dá para dar um toque especial mesclando os estilos e dispondo os blocos de maneiras diferenciadas.

Modelos de blocos

Democrático

Conforme já falamos anteriormente, há pisos intertravados que solucionam o problema de direcionamento tátil para pessoas com deficiência visual.

Ademais, sua estrutura rugosa facilita a passagem de pessoas com dificuldade de locomoção, bem como cadeirantes.

Blocos para piso podotátil
Blocos para piso podotátil

Instalação fácil e tráfego rápido

A instalação do piso intertravado é feita manualmente, não sendo necessário qualquer tipo de maquinário industrial. Por isso se torna algo simples, não precisando em algumas ocasiões especiais, de concessionárias especializadas.

Assim que estiver pronto, o piso não precisará do tempo de secagem ou de estabilidade, por exemplo. O tráfego já pode ocorrer normalmente.

Colocação do piso intertravado

Agora podemos citar algumas desvantagens dos pisos intertravados:

Uso inadequado de argamassa

Os rejuntes dos pisos intertravados são feitos com areia, porém, muitos profissionais tendem a fazer com a tradicional argamassa, deixando o pavimento impermeável. Ou seja, vai perder uma de suas maiores vantagens.

Escolha do modelo errado

A escolha de modelos errados para determinados fins pode colocar a qualidade do piso em cheque. Por exemplo: os blocos com interior vazado não podem ser colocados em locais onde haja circulação. Eles são somente indicados para vagas de estacionamento e algo do tipo.

As peças de podotátil erradas também podem levar ao baixo contraste e dificuldade de utilização ao longo do tempo. Pesquise bem antes de comprar.

camadas
A ausência das camadas corretas impede a eficácia do piso intertravado

Falta de paginação

É imprescindível fazer paginação antes de instalar o piso intertravado. Esse processo consiste em colocar em ordem a posição dos blocos, facilitando o entendimento dos funcionários que farão a instalação do piso.

A paginação pode ser feita por meio de programa de computador, sinalizando não só a posição dos blocos, mas das cores, caso tenham várias.

Formação de vegetais

Uma desvantagem dos blocos intertravados é o surgimento de vegetação caso a área não seja muito movimentada. O baixo tráfego incentiva a formação desses sinais verdes, o que pode incomodar um pouco.

Quando optar pelo piso intertravado?

A saber, esse tipo de pavimentação é recomendado por especialistas em construção para áreas externas de um modo geral. Principais usos: calçadas, ruas de condomínios, estacionamentos, garagens, áreas da piscina, acessos externos.

Essa indicação se deve ao fato desse piso apresentar o acabamento superficial, proporcionando excelente atrito com pneus. Também garante segurança não só para veículos, mas também para os pedestres.

Apesar disso, os pisos intertravados não devem ser usados em escadas com degraus curtos por sua falta de contenção.

Área externa com piso de concreto intertravado
Área externa com piso de concreto intertravado

Quanto custa em média? #preço

Perto de outros tipos de pavimentos, o piso intertravado apresenta um ótimo preço. Pode ser uma dica para quem deseja economizar na obra de áreas externas, como garagens e calçadas, conquistando também o custo x benefício.

Selecionamos algumas sugestões de peças em variadas lojas online para você conhecer, ter ideia dos preços trabalhados atualmente e iniciar sua pesquisa. Veja só:

Caso você queira preparar as próprias peças, pode apostar também em formas específicas. Por exemplo:

Calçadão com blocos coloridos em forma de flor
Calçadão com blocos coloridos em forma de flor

Fotos e modelos de piso intertravado

Logo após conhecer informações técnicas sobre o piso intertravado, o que acha de descobrir as possibilidades de uso dele na prática? Selecionamos inúmeros projetos para você se inspirar 🙂

Piso intertravado de concreto

Em geral, os blocos intertravados são feitos de concreto. E eles podem ser usados sem qualquer acabamento ou customização, ou seja, da cor do cimento mesmo. Conheça algumas opções básicas de pisos assim:

Área externa com piso intertravado de concreto
Área externa com piso intertravado de concreto
blocos intertravados em praça
Blocos intertravados em praça
Calçada de blocos sextavados de concreto
Calçada de blocos sextavados de concreto
Calçada de condomínio com piso intertravado de concreto
Calçada de condomínio com piso intertravado de concreto
estacionamento com bloquetes de concreto
Estacionamento com bloquetes de concreto
Garagem de condomínio com piso de concreto intertravado
Garagem de condomínio com piso de concreto intertravado

Piso intertravado com grama

Também dá para atrelar os blocos intertravados com gramado, sabia? Essa é uma opção bacana para quem deseja criar um pavimento bonito, elegante e com algum toque especial. É uma boa para garagens e praças, por exemplo. Dê uma olhadinha a seguir:

Composição de piso sextavado com grama
Composição de piso sextavado com grama
Decoração da área da piscina com grama em piso vazado
Decoração da área da piscina com grama em piso vazado
Dica para usar grama em pisos intertravados
Dica para usar grama em pisos intertravados
Estacionamento com piso vazado intertravado
Estacionamento com piso vazado intertravado
Modelo diferente de piso com grama intertravado
Modelo diferente de piso com grama intertravado
Piso intertravado com grama para garagem
Piso intertravado com grama para garagem
Piso intertravado com grama
Piso intertravado com grama
Piso intertravado vazado com grama
Piso intertravado vazado com grama

Piso intertravado com cores

Os blocos coloridos fazem sucesso quando o assunto é pavimento intertravado. As cores, além de ornamentar, elas podem auxiliar em alguns objetivos, como sinalização, por exemplo. Apostando em cores diversas, você tem a opção de criar ‘desenhos’ no piso. Confira abaixo:

Blocos amarelos para decorar a área externa
Blocos amarelos para decorar a área externa
Blocos coloridos em forma geométrica
Blocos coloridos em forma geométrica
Blocos em forma geométrica coloridos
Blocos em forma geométrica coloridos
Calçada com piso vermelho intertravado
Calçada com piso vermelho intertravado
Calçadão com blocos coloridos em forma de estrela
Calçadão com blocos coloridos em forma de estrela
Calçadão com blocos multicoloridos
Calçadão com blocos multicoloridos
Canteiro com piso intertravado com três cores
Canteiro com piso intertravado com três cores
Composição com blocos vermelhos e cinzas
Composição com blocos vermelhos e cinzas
Faixa de piso colorido intertravado
Faixa de piso colorido intertravado
Pátio de prédio com piso colorido
Pátio de prédio com piso colorido
Piso verde e vermelho intertravado
Piso verde e vermelho intertravado

Piso intertravado sextavado

Os blocos intertravados sextavados estão entre os mais utilizados. Como o nome indica, eles têm 6 lados e se diferenciam dos modelos tradicionais, garantindo um toque especial a qualquer projeto. Inspire-se com alguns projetos:

Área com bloquetes sextavados Estacionamento com piso sextavado Há blocos sextavados de variado tamanhos Pátio com blocos sextavados Piso diferente sextavado com duas cores Ruas com pisos intertravados sextavados

Execução do piso intertravado

Para a execução de pavimentos intertravados, segue-se o seguinte roteiro:

  1. Caso haja desenhos especiais ou alguma sinalização, com peças diferentes, deve-se elaborar algum desenho técnico com a paginação, para que quem for executar não perca tempo pedindo informações ou pensando a respeito. Os operários da construção gostam de poder produzir.
  2. Checar redes de instalações subterrâneas e compactar o solo de subleito.
  3. Executar base com material britado de espessura mínima de 10 cm e devidamente compactada.
  4. Assentamento de blocos.
  5. Pequenos ajustes e compactação.
  6. Espalhamento da areia de selagem.
  7. Segunda compactação e limpeza.
  8. Liberação do tráfego

E então, o que achou de nosso artigo sobre piso intertravado? Esperamos que tenha tirado suas dúvidas para levar à frente seu projeto de construção.

Aproveite para ler também:

Piso antiderrapante – Onde usar? + 75 modelos na decoração!

Escada de Concreto – 50 Inspirações Modernas + Dicas para Fazer!

Piso para área externa – Qual escolher? + 75 Inspirações fascinantes!

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos sobre construção e decoração.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.