Pedra São Tomé – 60 Decorações lindas com a pedra + Dicas inéditas!

Considerada como uma das pedras mais utilizadas em decorações tanto de espaços externos quanto internos, a pedra São Tomé recebeu esse nome devido a região na qual ela é extraída, a famosa cidade de São Thomé das Letras localizada no estado de Minas gerais.

Denominada como um tipo de quartzito, tipo esse de pedra resultante da recristalização de arenito, a pedra são tomé se tornou uma boa opção para quem busca algo resistente, podendo ser utilizada até mesmo na pavimentação de ambientes.

Quer utilizar a pedra são tomé na decoração da sua casa e está em busca de inspirações? Confira 60 ideias absurdamente lindas com a pedra, além de dicas para deixar sua casa ainda mais bonita!

Tópicos

Dúvidas Frequentes

Antes de investir na pedra são tomé para decoração da sua casa, é importante saber alguns pontos importantes a respeito desse tipo de pedra. Pensando nisso, respondemos a seguir algumas dúvidas frequentes.

O Que é Pedra São Tomé?

Como já dissemos anteriormente, a pedra são tomé é uma das opções de pedras mais utilizadas na decoração de diferentes ambientes. Dentre suas principais características podemos encontrar o alto poder de absorção de água, o que a torna uma boa opção para áreas externas como ao redor de piscinas, por exemplo.

Outra característica da pedra são tomé é ela ser anti térmica, ou seja, o piso permanece com temperaturas amenas apesar da exposição à luz do sol continua.

Além de ser uma pedra muito bonita, esse é um tipo de pedra que possui diferentes tonalidades sendo elas: branca, amarela, rosa e mesclada. Outro ponto importante a ser lembrado são os formatos da pedra são tomé que podem ser encontrados no mercado, sendo eles: quadrado retangular, palito, caco e mosaico.

Quais Suas Vantagens?

Se você deseja investir na pedra são tomé para decoração da sua casa ela possui uma série de vantagens, sendo elas:

  • Absorvente: a pedra são tomé é um tipo de pedra para decoração que apresenta um excelente poder de absorção da água, se tornando uma boa opção para ambientes expostos as variações do clima. Com seu poder de absorção a pedra diminui o risco do piso ficar escorregadio, com isso evitando acidentes.
  • Antiderrapante: a pedra são tomé não é exatamente antiderrapante, porém cumpre muito bem essa finalidade, pois por mais que ela seja lisa, sua superfície possui um pouco de aspereza.
  • Anti térmica: uma das principais vantagens da pedra São Tomé é sua capacidade de manter a temperatura baixa mesmo exposta ao calor, e é exatamente por isso que ela é um tipo de pedra muito utilizada em áreas externas.
  • Resistência: a dureza da pedra são tomé é uma característica muito marcante desse tipo de material e acaba refletindo na resistência que a pedra tem quando sofre algum tipo de atrito.

Quanto Custa? #Preço

O preço da pedra são tomé pode variar bastante dependendo do tipo de corte e cor escolhida. Porém, por ser uma pedra nacional o preço acaba sendo muito atraente ficando em uma média de R$ 60 m². É válido ressaltar que existem opções mais baratas como caco mesclado com o preço em torno de R$ 20 m².

Fotos e Tipos de Pedra São Tomé

Acabou o tempo em que a pedra são tomé fazia parte dos tipos de revestimentos que só podiam ser utilizados em espaços externos. Atualmente, as pedras e rochas estão sendo incluídas em diferentes ambientes como sala de estar, banheiro, quarto e até na cozinha.

Se você optou pela pedra são tomé para dar ao design da sua casa um toque mais rústico ou natural, temos certeza que vai adorar as inspirações que separamos a seguir com aplicação desse tipo de pedra na decoração de diferentes ambientes.

Decorações com pedra são tomé1 Decorações com pedra são tomé2 Decorações com pedra são tomé3 Decorações com pedra são tomé4 Decorações com pedra são tomé5

Pedra São Tomé Branca

Por ser uma pedra natural, a pedra são tomé branca possui variações de tonalidade, ou seja, não é possível encontrá-la na tonalidade branco puro, possuindo leves traços com as cores bege e cinza, porém mesmo assim, ela tem o poder de garantir um toque clássico e super sofisticado a decoração.

Pedra são tomé: branca na escada

Pedra são tomé: branca
Decoração de área externa com pedra são tomé na cor branca.

Pedra são tomé: branca

Pedra são tomé: branca na calçada
Piso de fachada decorado com pedra são tomé branca.
Pedra são tomé: branca na sala
Pedra são tomé Branca decorando sala.

Pedra são tomé: branca

Para evitar o risco de acidentes em dias de chuva, utilizar a pedra são tomé como revestimento de escadas pode ser uma boa opção. 

Na inspiração que separamos podemos ver como esse tipo de pedra é capaz de deixar o espaço tão bonito quanto seguro contra as variações do clima.

Pedra são tomé: branca na piscina
Área da piscina revestida com pedra são tomé branca.

Amarela

Considerada como uma dos tipos de pedra são tomé mais utilizados, a tonalidade amarela tem um aspecto mais voltado para o bege, fazendo com que essa possa ser uma boa opção tanto para áreas externas quanto internas. Se você está em busca de uma pedra para contrastar com uma decoração mais rústica essa pode ser a aposta certa.

Para quem busca um estilo de decoração mais clássico, a pedra São Tomé com tonalidade amarela pode ser uma excelente opção.

Pedra são tomé: amarela na escada Pedra são tomé: amarela Pedra são tomé: amarela no muro Pedra são tomé: amarela

Pedra são tomé: amarela na fachada
Pedra são tomé amarela revestindo fachada de casa.

Mosaico

O mosaico é uma forma de corte utilizada para que a pedra São Tomé se torne um ótimo revestimento para paredes, lareiras e muros. Com essa opção de corte, o ambiente fica ainda mais moderno com aspecto 3D. Nós mosaicos as pedras são cortadas em cubos pequenos e fixadas uma ao lado da outra, assim formando de fato um lindo mosaico.

Pedra são tomé: mosaico Pedra são tomé: mosaico Pedra são tomé: mosaico

Para trazer mais charme para um espaço que ficaria sem muitos detalhes, uma opção é utilizar o mosaico de quartizito seja na entrada da casa, na fachada, jardim ou mesmo no hall de entrada o efeito causado pela aplicação das pedras muda completamente o visual do espaço.

O mosaico de pedra são tomé amarela é uma ótima opção para revestimento de garagem.

Caco

A pedra são tomé com formato de caco é a opção perfeita para áreas externas, o corte irregular faz com que a naturalidade da pedra transpareça ainda mais. Você pode utilizar os cacos em jardins, espaços gourmet e na área da piscina.

Pedra são tomé: caco no muro Pedra são tomé: caco no quintal Pedra são tomé: caco Pedra são tomé: caco na piscina Pedra são tomé: caco

Se você está em busca de uma decoração moderna com um toque natural, nessa inspiração que separamos podemos ver como o quartzito traz um toque de natureza perfeito para a decoração da casa.

Pedra são tomé: caco
Calçada decorada com grama e cacos de quartizito.

Para Piscina

Devido o seu alto poder de absorção da água a pedra são tomé é uma opção muito utilizada no acabamento da área da piscina. Geralmente os cortes mais utilizados são o mosaico, quadrado e o caco.

A pedra miracema é um tipo de pedra muito utilizada principalmente na decoração de áreas externas. Por ser uma opção super resistente, essa pedra natural é uma ótima opção para revestir tanto pisos quanto paredes. Se você está em dúvida sobre qual tipo de revestimento utilizar na decoração da sua área externa, preparamos um post especial com 60 ideias de uso dessa pedra em seus diferentes tons e cores!

Pedra são tomé: na piscina

Pedra são tomé: na piscina
Área da piscina revestida com cacos de quartzito amarelo.
Pedra são tomé: na piscina
O quartzito é uma ótima opção para área da piscina com deck de madeira.
Pedra são tomé: na piscina
Área da piscina ficou super moderna revestida com quartzito com corte quadrado.

Pedra são tomé: na piscina

Para se inspirar preparamos um post especial 90 ambientes maravilhosos revestidos com diferentes tipos de pedras decorativas. Você pode conferir opções desde jardins até quartos, salas, cozinhas, entre outros!

Fachada

Devido a sua alta resistência a pedra são tomé é uma das opções que mais vem sendo utilizadas no revestimento de fachadas e muros. Entre as opções mais utilizadas podemos encontrar o mosaico, muito utilizado para revestimento de muros e o caco que é uma ótima opção para calçadas.

O mosaico que pode ser feito com com diferentes tonalidades da pedra, é uma opção que vem sendo muito utilizada em projetos focados em uma decoração mais rústica.

Pedra são tomé: na fachada

Pedra são tomé: na fachada com escada branca
Mosaico em fachada feito com quartzito na cor amarela.
Pedra são tomé amarela na fachada
Fachada revestida com quartzito amarelo em filete.

Para dar um toque especial a decoração da fachada da casa de campo, uma boa opção é utilizar o quartzito para dar um toque especial a partes da fachada, como na inspiração que separamos.

Pedra são tomé: na fachada de sobrado
Casa com estilo clean decorada com quartizito em filetes.
O quartzito branco trouxe ainda mais modernidade para a decoração da fachada da casa de praia.
Casa branca com fachada moderna decorada com mosaico de quartzito.

Visando deixar a fachada ainda mais bonita, a aplicação da pedra pode ser feita em toda a extensão ou em pequenos detalhes. Uma forma muito utilizada para aplicação das pedras é emoldurando ao redor de portas e janelas.

Banheiro

A pedra São Tomé é uma opção que vem sendo muito utilizada no acabamento de banheiros, os cortes em palito e mosaico são os mais utilizados para diferentes estilos de decoração.

Para se inspirar separamos a seguir ideias absurdamente lindas de decorações para banheiro com diferentes tipos de quartzito.

Pedra são tomé: no banheiro
Quartzito em filete revestindo parede de banheiro.

Pedra são tomé: no banheiro Pedra são tomé: no banheiro com espelho Pedra são tomé: no banheiro

A parede do banheiro pode ganhar ainda mais cor e beleza ao ser revestida com quartizito amarelo. Nessa inspiração que separamos ao utilizar o mosaico no revestimento da parede a banheira ganhou ainda mais destaque na decoração.

Pedra são tomé: no banheiro

Sala

Para quem está em busca de dar um toque rústico na decoração da sala a pedra são tomé pode ser a pedida certa.

Nessa inspiração com estilo clean, podemos ver como a pedra quartizito na cor branco trouxe ainda mais beleza e elegância para a decoração.

Uma ideia super moderna para a sala de TV é um mosaico substituindo o uso de um painel. A aplicação das pedras trouxe para o ambiente ainda mais modernidade e as luzes de LED trouxeram ainda mais destaque para a beleza das pedras.

Já sabe qual tipo de pedra são tomé vai utilizar na decoração da sua casa? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.