Jardim Vertical – 70 Ideias apaixonantes + Dicas para começar o seu!

Atualmente, o jardim vertical se tornou um dos elementos mais utilizados na decoração tanto externa quanto interna. Se você deseja dar um toque verde na decoração da sua casa essa pode ser a aposta certa.

Independente do espaço disponível é possível fazer o uso do jardim vertical em diferentes estilos de decoração. Existem várias formas de criar um jardim vertical , um dos modelos mais queridos  hoje em dia é o feito com pallet.

Está em busca de inspirações para decorar a sua casa com jardim vertical? Confira nesse post 70 ideias apaixonantes para se inspirar e arrasar decoração da sua casa!

Dúvidas frequentes

Antes de dar início ao projeto de um jardim vertical, é importante buscar o máximo de informação possível para obter sucesso como esse novo elemento decorativo.

Existem alguns pontos muito importantes que devem ser seguidos à risca, pensando nisso respondemos a seguir dúvidas frequentes relacionadas ao jardim vertical.

O que é jardim vertical ou jardim suspenso?

O Jardim Vertical também conhecido como jardim suspenso, é um modelo de jardim feito em espaços tanto internos quanto externos. Esse tipo de jardim é feito em uma parede na qual as plantas são fixadas em uma estrutura de madeira ou ferro

Na montagem do Jardim Vertical podem ser utilizados diferentes tipos de plantas, com isso o ambiente fica ainda mais bonito, leve e harmônico.

Além da beleza, os jardins verticais possuem uma série de benefícios para o espaço como o conforto térmico e diminuição de ruídos externos

Quais os melhores tipos de plantas para usar?

Como já dissemos anteriormente, é possível utilizar diferentes tipos de plantas no jardim vertical. Um dos pontos mais importantes para saber por quais espécies optar, é definir o local onde o jardim vertical será feito. Isso porque algumas plantas se adaptam melhor sob diferentes condições como por exemplo a exposição ao sol.

Jardins verticais que ficaram expostos ao sol devem ser montados com espécies de plantas que necessitem dê muita luz solar. Com relação à área interna as espécies escolhidas devem ser as que  precisam de sombra.

Uma espécie de planta comum no Jardins verticais atualmente é a suculenta. Por ser uma planta que não necessita de irrigação frequente e também por se adaptar facilmente tanto ao sol quanto à meia-sombra.

Outro ponto importante a ser considerado na escolha das plantas para jardim vertical é optar por espécies que não perdem suas folhas com as estações, dessa forma seu jardim permanecerá bonito durante todo o ano.

Algumas plantas ajudam a esconder as estruturas do jardim vertical com isso deixando o visual muito mais bonito e natural,  plantas com folhagem pendente são um ótimo exemplo disso.

Para caprichar no seu jardim vertical, você pode utilizar as seguintes espécies de plantas:

  • Dinheiro em Penca
  • Lambari Roxo
  • Peperômia
  • Barba de Serpente
  • Aspargo
  • Samambaia
  • Véu de Noiva
  • Cacto Macarrão
  • Columéia Batom
  • Cipó Uva
  • Hera Folha Larga
  • Hera Inglesa
  • Brinco de Princesa
  • Flor Canhota
  • Gerânio Pendente
  • Petúnia
  • Orquídea
  • Suculentas
  • Antúrio
  • Singônio
  • Jibóia
  • Temperos
  • Ervas

Quais cuidados tomar com seu jardim?

Para manter a beleza do seu jardim vertical é necessário tomar alguns cuidados importantes. Cada espécie de planta requer cuidados específicos, pensando nisso é importante se atentar ao tempo que terá disponível para dedicar ao seu jardim antes de  escolher as plantas.

Fazer a poda das plantas periodicamente retirando ramos e folhas secas  é fundamental para promover o crescimento e garantir que seu jardim continue lindo e saudável.

Estar atento ao tempo de irrigação é essencial para manter as plantas bonitas e saudáveis.  Para não correr o risco de prejudicar seu jardim vertical siga a regra básica de regar duas vezes por semana  durante o verão e uma vez no inverno. Uma forma simples para a irrigação é utilizar o borrifador, nos casos de jardins muito grandes a irrigação automatizada pode ser a melhor opção.

É  importante promover nutrição para as plantas por meio de adubo. O adubo possui uma série de nutrientes importantes para manter as plantas saudáveis. Em  Supermercados e floriculturas, você pode encontrar diferentes opções com preços bem acessíveis.

Fotos e inspirações de jardim vertical

O jardim vertical pode ser utilizado na decoração de diferentes áreas como: varanda, sala, sacada de apartamento,piscina, hall de entrada, entre outros.

Para se inspirar a seguir separamos diferentes modelos de jardins verticais em diferentes ambientes.  Temos certeza que entre as ideias que separamos você vai encontrar a opção perfeita para sua casa.

Jardim vertical: inspirações
O jardim vertical na piscina deixou o espaço bonito e super natural.

Jardim vertical: inspirações Jardim vertical: inspirações Jardim vertical: inspirações Jardim vertical: inspirações

Jardim vertical interno

O Jardim Vertical interno é uma ótima fórmula de trazer um pouco da natureza para dentro de casa.  Geralmente, as áreas internas mais utilizadas são sala de estar, sala de jantar e hall de entrada.

Para aproveitar um espaço vazio existente entre um cômodo e outro o jardim vertical vem sendo muito utilizado.  Tanto a estrutura com pallet quanto o aramado vem sendo muito utilizados.

Para caprichar no seu jardim interno, você pode fazer o uso de diferentes tamanhos de vasos decorados com os mais variados tipos de plantas.

Para se inspirar separamos a seguir ideias apaixonantes  de jardins verticais internos.

Jardim vertical: na sala Jardim vertical: na sala de estar Jardim vertical: interno Jardim vertical: jo quarto Jardim vertical: na sala de estar Jardim vertical: na sala de jantar

Jardim vertical externo

Piscina, varanda e fachada são áreas externas comuns em que podemos encontrar lindos modelos de jardins verticais.

Para manter um clima aconchegante e super agradável na varanda, o jardim vertical pode ser uma boa opção. Para deixar o espaço ainda mais relaxante, você pode usar confortáveis poltronas e puffs.

Para se inspirar separamos a seguir ideias absurdamente lindas de jardins verticais externos.

Jardim vertical: externo grande Jardim vertical: externo Jardim vertical: externo com flores vermelhas Jardim vertical: externo com flores amarelas Jardim vertical: externo Jardim vertical: externo com flores brancas Jardim vertical: externo com pallet

Jardim vertical artificial

Com a correria do dia a dia muitas vezes acaba não sobrando tempo para cuidar do jardim vertical da forma necessária. Por isso, muitas pessoas que não abrem mão desse detalhe na decoração vem optando por fazer o uso de plantas artificiais.

Um dos pontos mais importantes para acertar na escolha das plantas artificiais para o seu jardim vertical é optar por plantas de qualidade, assim  as chances de obter um visual natural para o seu jardim são super altas.

Veja a seguir  encantadoras de jardim vertical artificial para se inspirar.

Jardim vertical: artificial externo Jardim vertical: artificial Jardim vertical: artificial no muro Jardim vertical: artificial interno Jardim vertical: artificial na varanda Jardim vertical: artificial

Com madeira / pallet

Jardim Vertical com pallet de madeira é uma das opções mais utilizadas na decoração atualmente.  Uma das principais vantagens em optar por essa opção é que além de lindo, você mesmo pode fazer seu próprio  modelo em casa com um pallet que pode ser adquirido em feiras ou Supermercados.

Para caprichar na decoração do seu jardim vertical com pallet, você pode fazer  uso de diferentes espécies de plantas e modelos de vasinhos diferentes. Uma opção de  vasinho que está super em alta, são os modelos feitos por meio de materiais recicláveis como latas e garrafas PET.

Para quem deseja dar um toque especial na decoração do pallet é pintar a madeira com tinta da cor que desejar.  Para dar um toque alegre a áreas externas o pallet colorido é um dos mais utilizados.

Para dar um toque rústico na decoração o pallet  com madeira envernizada é uma ótima opção. Além de deixar a estrutura mais bonita, o verniz é uma proteção para madeira.

Para caprichar no visual do  jardim vertical de madeira, as plantas pendentes são uma das opções mais utilizadas nesse modelo.

Para se inspirar separamos a seguir ideias incríveis de jardim vertical de madeira decorando diferentes ambientes.

Jardim vertical: com pallet
Jardim Vertical de madeira com plantas pequenas.
Jardim vertical: com pallet
Jardim Vertical de madeira no chão.

Jardim vertical: com pallet

Jardim vertical: com pallet e vasinhos de barro
Jardim Vertical de madeira com como temperos frescos e ervas.

Jardim vertical: com pallet e vasinhos de garrafa pet

Fazer uso de materiais recicláveis na decoração está super em alta. Uma das principais vantagens em criar elementos decorativos por meio da sucata é que além de deixar a casa ainda mais bonita, você gasta pouco e também contribui para a preservação do meio ambiente. Na imagem que separamos, podemos ver como é possível fazer vasinhos com garrafas de refrigerante. Jardim vertical: com pallet

Nessa imagem que separamos, podemos ver como é possível criar um lindo modelo de jardim vertical de forma simples e gastando pouco. Nessa inspiração foram utilizados lindos vasinhos que podem ser facilmente encontrados em lojinhas de um real e lojinhas de produtos para jardinagem com o preço em torno de R$ 2,00.

Se você deseja ter um jardim vertical na decoração da sua casa, mas o orçamento está curto, é possível fazer um modelo como esse da imagem gastando pouco.  Pensando em te auxiliar com esse projeto, preparamos no final do post um passo a passo ensinando como fazer um modelo lindo e simples como o da inspiração.

Simples e barato

Engana-se quem pensa que para caprichar na decoração da casa com um lindo jardim vertical é necessário gastar muito.  Existem diversas opções bonitas e com custo baixo.

Para fazer um jardim vertical simples, o primeiro passo é decidir os tipos de materiais que serão utilizados.  Geralmente, os modelos simples são feitos com pallet de madeira ou estrado de cama reutilizados.

Nos modelos de jardins verticais simples, também é comum a utilização de materiais recicláveis, afinal,  quanto mais economia melhor.

Para se inspirar veja a seguir os modelos encantadores de jardins verticais simples que separamos, além de ver como é possível deixar a decoração da sua casa ainda mais bonita sem precisar gastar muito.

Jardim vertical: simples Jardim vertical: simples na varanda Jardim vertical: simples com canos

Nesse modelo que separamos podemos ver que com criatividade é possível criar um lindo jardim gastando pouco. O cano de PVC serve como vaso suspenso e o banho de tinta deixou os vasinhos ainda mais bonitos e alegres. Se optar por um modelo como esse, nossa dica é fazer o uso da tinta spray, pois ela seca mais rápido e deixa  a pintura uniforme.

Jardim vertical: simples Jardim vertical: simples com vasos pequenos Jardim vertical: simples com sapateira reciclada

Lembra da sapateira da vovó? É possível criar com ela um lindo Jardim para decoração externa da casa. Além de ser uma forma de reutilizar algo que não está sendo mais utilizado, o material é super resistente por ser um tipo de fibra, com isso podendo ficar exposto  tanto a chuva quanto ao sol.

Para varanda de apartamento

Como sabemos é cada vez mais comum que os ambientes de um apartamento tenham espaços reduzidos nos projetos atuais. Se você não abre mão de ter um lindo jardim em seu apartamento, o jardim vertical pode ser a pedida certa para decoração utilizando pouco espaço.

Para ter bons momentos de lazer e descanso, a varanda do apartamento é um um dos melhores espaços.   

Para um jardim vertical de apartamento, você pode optar tanto por plantas vivas quanto por plantas artificiais. Para acertar na escolha, a dica e se atentar ao tempo disponível para realizar os cuidados necessários que os dois tipos precisam.

Para se inspirar e arrasar na decoração da varanda do seu apartamento veja a seguir ideias lindíssimas que separamos de jardins verticais  de diferentes estilos.

Jardim vertical em varanda de apartamento com samambaia Jardim vertical em varanda de apartamento Jardim vertical em varanda de apartamento pequeno Jardim vertical em varanda de apartamento com sofá Jardim vertical em varanda de apartamento Jardim vertical em varanda de apartamento com vasinhos de barro Jardim vertical artificial em varanda de apartamento

No muro

O jardim Vertical no muro é uma opção que vem sendo muito utilizada principalmente na decoração de áreas externas como  churrasqueiras, piscinas e fachadas. Além de ser uma forma moderna de decorar o espaço, o detalhe traz para o visual do ambiente harmonia e leveza.

Optou por fazer um jardim vertical no muro e está em busca de inspirações? Veja a seguir ideias sensacionais que separamos para se inspirar.

Jardim vertical em muro Jardim vertical em muro

Jardim vertical em muro com samambaia

Na piscina

Para dar um toque especial na área da piscina, o jardim vertical pode ser a aposta certa.  Esse é o elemento perfeito para trazer ao espaço um toque verde e deixar a decoração ainda mais harmoniosa.

Para área da piscina está em alta as plantas pendentes e também as diferentes espécies de suculentas.

Para se inspirar veja a seguir ideias incríveis de jardim vertical na piscina.

Jardim vertical na piscina Jardim vertical na piscina Jardim vertical na piscina Jardim vertical na piscina Jardim vertical na piscina

Como fazer um jardim vertical: Passo a passo

Quer decorar a sua casa com um lindo jardim vertical, mas a grana está curta? Fazer seu próprio modelo pode ser a melhor opção. Pensando nisso, a seguir preparamos um passo a passo completo e super fácil para que você possa criar seu próprio modelo e o melhor fazendo uma super economia.

Você vai precisar de:

  • Palete de madeira
  • Vasinhos
  • Plantas de sua preferência
  • Terra adubada
  • Parafusos
  • Furadeira
  • Verniz Marítimo
  • Pincel ou rolo
  • Suporte para extintor
  • Lápis para marcação

Como fazer: Passo a Passo

  1. O primeiro passo é envernizar a madeira para que ela fique protegida dos danos causados pela chuva. É exatamente por isso que aconselhamos o uso do verniz marítimo, pois ele é  garante mais durabilidade para estrutura.
  2. Após a secagem da primeira camada do verniz passe uma segunda camada para garantir maior eficácia.
  3. Após o período de secagem do verniz é hora de fixar os vasinhos na madeira. Com o lápis  marque os espaços respectivos para fixação de cada um dos vasinhos. Parafuse nas marcações garantido que eles fiquem bem presos, assim evitando acidentes que podem levar a danificação das plantas.
  4. Após fixar os vasinhos é hora de plantar as plantas escolhidas para o seu jardim. Uma opção para facilitar a hora de parafusar o pallet na parede é plantar somente depois que a estrutura estiver fixada na parede.
  5. Para fixar o pallet na parede é necessário marcar a parte central  da região superior do palett onde será colocado o suporte para extintor.
  6. Após fazer a marcação na parede com a furadeira, faça os buracos necessários para fixar o suporte. É importante fazer uso de buchas para garantir melhor fixação do suporte.
  7. Fixados os suportes  coloque o pallet e seu jardim está pronto!

Gostou das nossas dicas para jardim vertical? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.