Grama São Carlos – 25 jardins incríveis, preços e seus cuidados!

A grama São Carlos é uma espécie tradicionalmente brasileira que está presente em grande parte dos projetos de paisagismo. É uma versão bonita, simples de cuidar e perfeita para qualquer tipo de jardim.

Sendo assim, vale a pena conhecer melhor essa espécie, suas características, manutenção e tudo mais. Preparamos um guia completo para você se inspirar e usar em seu projeto.

grama São Carlos
Grama São Carlos: saiba tudo sobre essa espécie em um guia completo!

A montagem de um jardim depende dos melhores insumos para favorecer o paisagismo e criar um local agradável e aconchegante. A escolha de uma grama de qualidade é essencial.

Entretanto, existem tantos tipos disponíveis no mercado que fica difícil definir qual é o mais interessante. Dentre tantas espécies, a grama São Carlos é bastante popular e conquista cada vez mais pessoas.

Características da grama São Carlos

De acordo com especialistas, a grama São Carlos é muito comum no Brasil, produzida em larga escala em São Paulo, Paraná e Minas Gerais. Trata-se de uma opção convencional encontrada em projetos residenciais, em campos de futebol, em parques e grandes áreas de circulação de pessoas.

O nome científico é Axonopus compressus e muitos paisagistas a conhecem também como grama Curitibana, grama tapete, grama sempre verde e grama missioneira. O termo varia a cada região, mas trata-se da mesma espécie.

A grama São Carlos possui uma textura diferente, caracterizada por folhas mais largas e um verde bem escuro. O tom, inclusive, se mantém em todas as estações do ano (até no inverno), por isso é tratada por muitos como “grama sempre verde”. Além disso, não possui pelos e se adapta perfeitamente a áreas com baixa luminosidade e muita sombra.

grama São Carlos
É muito fácil reconhecer a grama São Carlos e perceber suas características

Tanto o crescimento quanto o desenvolvimento são rápidos, com facilidade para se espalhar no solo. Por esse motivo, o usuário deve ficar atento caso queira cobrir apenas uma determinada área. Quanto a altura, pode atingir até 15 centímetros, por isso também é necessário ficar de olho nas podas.

Uma das grandes vantagens da grama São Carlos é a resistência ao clima oscilante, ao pisoteio e às ervas daninhas. É um tipo de grama que tem rápida recuperação e formação, sobretudo se os cuidados são frequentes. Gosta de solos úmidos e tem boa adaptação a locais sombreados, com baixa tolerância apenas a locais áridos e com clima muito seco.

De modo geral, a grama São Carlos é indicada para qualquer região e áreas amplas. Você pode usá-la perfeitamente no projeto de paisagismo de sítios, chácaras, pastagens e jardins em geral.

grama São Carlos
A espécie é ideal para valorizar o paisagismo de diversas áreas

Quanto custa em média? #preço

O preço da grama São Carlos varia conforme a região e o método em que é comercializada.

De acordo com especialistas, há dois modelos disponíveis nas lojas: semente ou tapete. No primeiro caso, você precisará plantá-la até que se desenvolva plenamente e vá se espalhando pela área. O processo de germinação dura aproximadamente 15 dias.

Por outro lado, os tapetes já vêm prontos e formam o gramado rapidamente, sendo uma opção bem fácil de instalar – depende apenas do preparo correto do solo.

grama São Carlos
O aspecto da grama São Carlos é realmente impressionante

Segundo nossas pesquisas, um pacote com 2 mil sementes custa 2 reais. Algumas lojas vendem pacotes com 50 mil sementes por cerca de 30 reais, por isso é importante considerar o custo-benefício de cada variação.

Já o tapete tem preço médio de 8 a 10 reais o metro quadrado. As lojas vendem essa versão em placas. Sendo assim, você deve saber a metragem correta da área coberta antes de realizar a compra.

Como cuidar deste tipo de grama?

A manutenção é essencial para o pleno desenvolvimento da grama São Carlos. Embora a espécie seja resistente e versátil, precisa de cuidados frequentes desde o plantio até as podas.

A espécie exige solos férteis. Caso contrário, a adubação é primordial para que a grama cresça saudável. As regas devem ser frequentes em regiões com baixo índice de chuvas. Para isso, é interessante instalar um sistema de irrigação.

grama São Carlos
Uma boa opção para áreas amplas, como pastagens, campos de futebol e parques

Já as podas devem ser realizadas quando a grama atingir mais de 5 centímetros, aproximadamente. O crescimento é moderado, porém é mais frequente durante o verão devido a alta incidência de sol e chuvas.

A poda pode ser feita com máquina específica, de modo regular e uniforme para favorecer o paisagismo do local. De modo geral, a grama mantém um verde vivo e favorece qualquer cenário, deixando seu jardim esteticamente lindo.

Fotos de jardins com grama São Carlos

O plantio da grama São Carlos é simples, porém demanda mão de obra especializada em áreas amplas, seja por meio de sementes ou na versão tapete.

Primeiramente, o solo deve ser limpo e preparado, sem pedras, lixos, ervas daninhas, etc. A nutrição depende de cada área, com a adubação de acordo com os critérios de um especialista – agrônomo ou paisagista, por exemplo.

O plantio deve começar quando o solo estiver pronto, seja via sementes ou placas. No segundo caso, você deve encaixar cada uma delas até preencher toda a área. Por fim, realize o acabamento inserindo grama em espaços vazios.

Após o plantio, realize a rega até que a grama fixe totalmente no solo e comece a crescer. Em torno de um mês, a área já está praticamente toda forrada.

Para inspirar você, selecionamos algumas fotos de áreas com grama São Carlos.

grama São Carlos
A grama São Carlos é perfeita para projetos de paisagismo de chácaras, sítios e mansões
grama São Carlos
Você pode plantar em canteiros e incrementar a decoração do jardim
grama São Carlos
Uma boa ideia para áreas amplas
grama São Carlos
A grama deve estar sempre bem podada para manter o paisagismo impecável
grama São Carlos
A grama mantém um aspecto sempre verde mesmo no inverno
grama São Carlos
É comum ver grama São Carlos em projetos públicos
grama São Carlos
A grama ornamenta o paisagismo de grandes jardins
grama São Carlos
Uma boa ideia para ornamentar a borda de piscinas
grama São Carlos
O jardim fica mais bonito com essa grama totalmente verde
grama São Carlos
Uma boa opção para locais amplos e com grande circulação de pessoas
grama São Carlos
Lindos jardins com grama São Carlos em destaque

Você encontra sementes e tapetes de grama São Carlos em lojas de paisagismo, em casas de materiais para construção, etc. Para o pleno desenvolvimento, conte com o auxílio de um especialista.

Esperamos que tenha gostado de nosso guia completo sobre a grama São Carlos. Deixe um comentário e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.