Casas de Madeira – 60 Inspirações, Fachadas e Projetos Magníficos!

O planejamento de uma construção comum inclui tantos detalhes minuciosos que dá uma trabalhão só de começar a pensar em organizar tudo isso. Não é verdade?

E como a gente aqui do decorei sempre pensa em trazer belas e interessantes inspirações em termos de custo x benefício (e que principalmente venham a  facilitar a sua vida).

Hoje a gente vai te mostrar a linda arquitetura das casas de madeira. Que são uma alternativa tão incrível em termos de funcionalidade, beleza e design quanto a boa e tradicional casa de alvenaria.

Muito simples para se construir, bonitas e com preços que cabem no bolso. No post de hoje a gente vai te dar dicas imperdíveis sobre as principais vantagens de você investir nesse estilo de construção e quem sabe tornar aquele seu sonho da casa própria uma realidade bem mais acessível!

Ficou curioso(a)? Então vem ver!

casa de madeira bonitas nas cores marrom com janelas de vidro.

Tópicos

Quanto Custa? #preço

Atualmente muita gente na hora de construir, busca uma série de alternativas que visem diminuir custos da obra. No entanto a escolha de uma casa de madeira pré moldada, pode ser um investimento genial quando bem pensado. 

E para dar um norte melhor nessa nossa busca por preços e vantagens. A especialista na venda de casas de madeira a 23 anos Clarisse Queiroz. Esclareceu 6 das principais dúvidas que você precisa saber antes de comprar a sua. Veja só:

casa de madeira grande com vidros.

  1. Qual seria o valor base em m² para se construir uma casa de madeira? Isso pode variar muito de empresa para empresa. Mas hoje trabalhamos com a estimativa de um valor entre 750 a 900 reais por m².
  2. Quais seriam os benefícios mais interessantes em termos de custos ao optar por uma construção nesse estilo? Geralmente as pessoas que escolhem uma casa de madeira se surpreendem muito com a precisão e o controle exato dos custos que conseguimos visar antes mesmo de colocar o projeto de pé.Poupando os temidos gastos adicionais de última hora que atrasam muito as obras comuns. Isso geralmente acaba por facilitar e muito a vida dos proprietários pois conseguem se programar melhor.
  3. Uma casa menor de mais ou menos de 19 m² por exemplo, ela ficaria em um valor de aproximadamente quanto? Entre 19.300 ou no máximo 22.400 reais. No entanto o valor dependerá muito do tipo de madeira que vai ser utilizado para a construção de uma pré moldada.
  4. E as casas em 150 m²  ficam em torno de quanto, levando em conta uma madeira de boa qualidade? Estimo que entre 103 a 108 mil no máximo. Isso inclui lindas casas de madeira no maior estilo sobrado ou até então modelos mais refinados.
  5.  Os custos extras como da parte hidráulica e elétrica, alicerce de varandas, revestimentos,calhas, terraplanagem, embalsamento do telhado e fundação estão inclusos na hora da compra? Há um contrato bem específico quando a isso e esses detalhes adicionais geralmente não estão inclusos no projeto de uma pré moldada.
  6. A manutenção da casa tem algum custo depois da compra ou a empresa cobre? A empresa que vende a casa por obrigatoriedade sempre precisa fornecer uma garantia de 5 anos para o caso de problemas estruturais. Depois desse tempo todos serviços de manutenção devem ser contratados por conta do proprietário.

Decoração e Fachadas de Casas de Madeira

E se depois de ter tirado algumas dúvidas. Você está mega afim de ver projetos diferentes e bem charmosos de casas de madeira. 

Confere só as mais de 50 fotos inspiradoras que irão fazer você vai se apaixonar por essa arquitetura única!

modelos de casas de madeira pequenas.

 

Rústica

Uma verdadeira febre quando o assunto é decoração. O estilo rústico é uma denominação para decorados com matéria-prima natural e um resultado arquitetônico simples!

Afinal hoje em em dia a maioria das pessoas pensa em deixar ao menos um cantinho da casa com aquele visual natural/aconchegante, e pra isso nada melhor do que detalhes em madeira. Já que ela é referência quando o assunto são ambientes acolhedores. 

casa rústica de madeira com varanda.

A arquitetura de casas nesse estilo, se tornam um verdadeiro sonho de consumo. Principalmente para os adoradores de projetos requintados e com personalidade.

Por carregarem a mistura de materiais naturais como:  Madeira, pedra e até corda. Casas rústicas tem um diferencial nos acabamentos que dão um ar bem mais “bruto” a construção.

casa de madeira rústica com varanda.
Casa rústica incrível, feita com toras.

Como exemplo há muitas opções de casas nesse estilo. Algumas possuem peculiaridades que transforam faixada externa em uma verdadeira decoração urbana de primeira linha. Como é o caso das casas de madeira feitas de toras ou modelos com misturas de diversos tipos de madeira. No entanto o resultado final é puro charme!

Casa de madeira rústica na floresta.

Casas rústicas também são preferência para que está buscando construir moradias ao redor de florestas ou lagos. Justamente pela arborização combinar muito bem com esse tipo de arquitetura.

casa de madeira rústica.

Algumas empresas que fazem casas pré fabricadas ainda são especializadas em fazer casas rústicas apaixonantes. Utilizando acabamentos pensados intencionalmente em passar a impressão de uma madeira crua e o mais natural possível!

casa de madeira envernizada.
Casa envernizada.
casa de madeira com varanda.
Casa linda de madeira com varanda.
casa de madeira com pedras brutas nas cores cinza e marrom.
Construção de madeira e pedras.

casa de madeira rústica marrom com telhado cinza.

Ambientes interiores das casas de madeira rústica também são espetaculares. Principalmente pelo visual decorativo aconchegante que a madeira imprime nos ambientes!

quarto de casa de madeira.
Visão do belo quarto de uma casa rústica.
interior de uma casa de madeira rústica.
Sala de estar.

Veja aqui outras 40 casas incríveis e muito bem decoradas!

De Madeira e Vidro

A madeira e o vidro tornam a arquitetura externa das casas bem mais lindas, modernas e sofisticadas. São atualmente adotadas para residências de condomínios fechados. Devido ao diferencial da sua arquitetura cheia de requinte.

Geralmente são obras de padrão superior e que requerem um cuidado maior na construção e nos detalhes. Portanto é super importante ficar de olho e contratar uma empresa que faça o trabalho de maneira impecável e que principalmente tenha um bom suporte de manutenção.

Com uma arquitetura sofisticada e que utiliza misturas de materiais de padrão alto. Você dificilmente vai encontrar uma casa de madeira com vidro de estilo muito simples ou com preços muito baixos.

Abaixo veja alguns estilos de casas de madeira que farão você se encantar pelo design!

 

casa de madeira quadrada de madeira e vidros grandes.
Arquitetura moderna.
casa de madeira com vidro na floresta.
Casa moderna com estrutura industrial feita em ferro, com paredes de madeira e vidros.
casa de madeira.
Com varanda externa térrea.
casa de madeira marrom com vidros grandes.
Sobrado pré fabricado.
Casa pequena de madeira e vidros.
Casa Pequena.
Casa térrea grande de madeira branca.
Casa térrea em madeira de estilo moderno.
casa de madeira com piscina.
Construção sofisticada.
casa de madeira grande em floresta.
Casa de madeira bruta.
Casa de madeira branca com piscina nos fundos.
Moderna.
casa de madeira amarelo envelhecido.
Inspiração linda de casa simples de madeira..

casa de madeira grande com telhado preto.

 

O interior estrutural da arquitetura de madeira e vidro é de uma beleza de dimensões inimagináveis.

Sala de uma casa de madeira com vidros grandes.
Paisagem de uma casa belíssima de madeira e vidros.
sala de uma casa de madeira com janela grande de vidros.
Sala.

Sala moderna.

Pequenas, Simples e Baratas

Modelos de casas simples e com preços acessíveis. Geralmente estão encaixadas no catálogo padrão da empresa na qual fabricam pré moldadas de diversos tipos padrão,ou seja: São vários estilos de casas simples, tradicional e muitas com preço mais “em conta”.

No entanto é bem importante ficar atento a alguns detalhes,como:

  • Tipo de madeira utilizada (resistência, qualidade, garantia)
  • Tamanho de cada cômodo exato
  • Se oferece a opção de customizar os ambientes para você mesmo escolher tamanhos e dimensões, dando um toque pessoal ao projeto.
casa simples de madeira na floresta.
Arquitetura moderna e simples.
Casa suspensa.
Construção em madeiras de demolição.
Casa padrão de uma bela pré moldada.
Casa de madeira trailler.
Casa trailler.
Casa de madeira pequena e simples.
Simples.
Com mini varanda.
Casa de madeira pequena feita de toras.
Casa simples feita de toras

Casa de madeira pequena com mini varanda na frente. Casa de madeira cinza.

Uma dica bem interessante na hora de escolher a empresa, é optar por locais que trabalhem com o chamado kit completo.

Que são nada mais do que empreendimentos que você contrata o serviço e eles te entregam a casa completa e pronta para habitar (com instalações, forros, revestimentos e tudo mais). Claro que isso inclui detalhes que a empresa mesmo vai especificar individualmente ao comprador.

Porém considerando as opções de custo, essa é uma ótima alternativa para se investir em casas de madeira de menor valor!

casa de madeira pequena estilo americano.
Estilo americano.
casa de madeira branca.
Casa simples com arquitetura impecável.

 Desconfie de empresas que vendam pré moldadas, extremamente abaixo do valor de mercado. Afinal na maioria dos casos o barato futuramente pode sair bem caro!

casa de madeira com chaminé.

Com Varanda

Varandas trazem um ar bem familiar para as casas de madeira. Tornando o ambiente bastante integrado e interativo.

Alguns espaços de varandas térreas são charmosas e lembram muito a arquitetura das casas interioranas antigas (típicas de filmes americanos). E trazer esse estilo para o urbano, é uma ideia cada vez mais utilizada por aqui e que sem dúvidas torna o espaço mega aconchegante.

Outra preferência unanime são casas em estilo sobrado, com belas e charmosas sacadas/varandas. Lembram bastante os graciosos chalés. E se você está achando que o preço pode ser muito alto. Saiba que algumas construções simples nesse estilo, podem custar de 30 a 50 mil no máximo!

casa de madeira sobrado com varandas nos dois pisos.
Construção dois pisos feita de maneira rústica.
Sala de uma casa de madeira.
Interior belíssimo com acesso a varanda.
casa de madeira amarela com telhas e chaminé.
Bela casa de campo com varanda.
casa de madeira grande com varanda grande.
Arquitetura charmosa.
casa de madeira com piscina.
Com piscina.
Casa estilo chalé envernizado.
Envernizada.
Casa grande branca com varanda;
Casa de madeira com varanda, estilo americano.
Interior de casa de madeira.
Vista de uma bela cozinha rústica.
casa de madeira marrom escuro.
Casa pequena com varanda lateral.

casa de madeira grande com varanda.Casa de madeira com janelas grandes.

E se você gosta de objetos decorativos modernos Clique aqui e veja um curso completo que vai te ensinar em um passo a passo simples, como fazer móveis de palete!

 

Você Sabia?

  • Casas de madeira são 20 vezes mais termo aquecidas no inverno e frias no verão, se comparadas a casas tradicionais feitas de tijolos e cimento.
  • A arquitetura dos países se dá de acordo com suas riquezas naturais. Os EUA por exemplo é um país extremamente rico e 80% das casas construídas lá, são de madeira. Isso acontece justamente pela riqueza de recursos vegetais do país ser abundante. Já no Brasil a riqueza mineral é bem maior que nos EUA. Isso explica nossos 86% de casas construídas de alvenaria.
  • Se você quiser fazer uma casa de alvenaria nos EUA vai ter que desembolsar 20% a mais do que você talvez fosse pagar para construir uma casa no Brasil.
  • Casas de madeira são resistentes a fenômenos naturais. Permanecendo intactas inclusive a tempestades, terremotos e furacões.
  • Elas também poupam muito na hora de fazer modificações. Oque infelizmente não acontece com as construções feitas em outros materiais.
  • Amigas do meio ambiente, extremamente sustentáveis e uma alternativa de casa inteligente. É comprovado cientificamente que viver em uma casa de madeira é 100 vezes mais saudável para o seu corpo. Além do material produzir quase nenhum gás carbônico quando fabricados pelas empresas.
  • Em menos de um mês é possível já estar morando em uma casa de madeira. Afinal a maioria delas levam apenas 20 dias para serem construídas.
  • Casas de madeira duram muito mais que séculos. Na Sibéria estimasse que existem cerca de 300 construções de madeira que possuem no mínimo 700 anos.
  • O isolamento acústico de construções em madeira é 30 vezes maior do que uma casa de tijolos.
  • Ambientes molhados de uma casa de madeira geralmente são feitos em alvenaria para facilitar instalações e os respectivos revestimentos.
  • Casas de feitas de madeira de alto padrão são extremamente resistentes a pragas.

E se você gostou das dicas e elas te ajudaram de alguma forma. Então conte tudo pra gente aqui embaixo, nos comentários. Sua opinião é sempre muito importante pra gente!

 

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.