Casas de Praia – 60 Projetos, Decorações e Ideias Maravilhosas!

Ter uma casa como as lindas casas de praia que podemos ver em sites e revistas é o sonho de muita gente, inclusive o nosso. É como ter um paraíso particular para fugir da correria do dia a dia, seja nas férias ou aos finais de semana.

O clima tropical tem tudo a ver com  as casas de praia. A arquitetura pode ser no estilo rústico ou com linhas mais modernas seguindo as tendências atuais.

Para quem está planejando construir ou reformar uma casa de praia vamos dar dicas incríveis para que a obra seja funcional e estilosa. Também vamos mostrar muitas ideias de faxada e de otimização de espaço. Bora colocar a mão na massa?

Tópicos

Decoração e Fachadas de Casas de Praia

Antes de começarmos a falar de decoração e fachadas de  casas de praia é necessário falar em durabilidade. Muitos projetos são maravilhosos, mas podem não ser a pedida certa para uma casa de praia.

Você sabe o que a maresia pode fazer com as estruturas de metal? Pois é, é algo que todo mundo sabe, mas pode não dar a devida atenção na hora de construir.

Para não correr o risco de ter um mega prejuízo no futuro é melhor usar PVC e alumínio no lugar da tradicional estrutura de ferro. Outra opção é a hipermeabilização, mas é necessário contar com mão de obra específica e qualificada para esse tipo de trabalho.

Além da maresia, a incidência solar pode ser um problema ao longo do tempo. A dica é investir em materiais que não desbotam, como cerâmica, pedras e tintas de linha premium.

Casas de praia: Decorações para se inspirar

Casas de praia: Decorações para se inspirar

Casas de praia: Decorações para se inspirar

Passada a preocupação com a durabilidade dos materiais é hora de planejar a estética do projeto arquitetônico. No geral, as casas de praia tem um conceito aberto e com muita luz natural, afinal, sol é a cara do verão.

Casas de praia: Decorações para se inspirar

Casas de praia: Decorações para se inspirar

Rústicas

Impossível pensar em  casas de praia rústicas sem pensar em madeira. Esse estilo tem muita madeira a mostra seja no telhado ou em detalhes como guarda corpo, varanda e portas.

O mais usado é deixar a madeira em seu tom natural, mas claro que fazendo todo o trabalho necessário para proteger de umidade.

Casas de praia: Decoração sala rústica com cadeira de madeira

Casas de praia: Decoração de sala rústica com mesa de madeira

Casas de praia: Fachada com grama

Casas de praia: decoração rústica com banco de madeira

O estilo rústico vai além do projeto arquitetônico e da fachada, ele faz parte também da decoração dos ambientes interiores.

Esse tipo de banco de madeira combina perfeitamente com poltronas mais delicadas. É esse contraste entre os dois estilos que vai deixar a decoração bonita e elegante.

Casas de praia: decoração rústica com porta de madeira

O tijolinho a vista está muito presente nas casas de praia com o estilo rústico e combina perfeitamente com os detalhes em madeira. Em lojas de materiais de construção você encontrar tijolos com diversas tonalidades, como vermelho, laranja e outros tons mais puxados para o cinza.

O tijolo é um material que tem certos defeitinhos e é exatamente traz personalidade para as casas de praia. Você pode usar em uma parede interna ou fazer todo o exterior com esse tipo de tijolo a mostra.

Casas de praia: decoração rústica com janelas de vidro

Casas de praia: decoração rústica com mesa de madeira

Casas de praia: decoração rústica com estante de madeira

Casas de praia: decoração rústica com rede vermelha

Casas de praia: decoração rústica com almofadas

Casas de praia: decoração rústica com vasos de madeira

O verde está muito presente nesse tipo de projeto, tanto no lado de fora quanto nos ambientes internos, como cozinha e salas. Se a ideia é ter uma casa de praia como um refúgio nada melhor que valorizar a natureza e apostar em quintais com muita grama e plantas, assim como vasos em quase todos os ambientes.

As plantas filtram as energias negativas, deixa o cômodo mais alegre e você tem a sensação de respirar um ar limpo, muito diferente dos centros das grandes cidades.

Casas de praia: decoração rústica com coqueiro

Simples e Pequenas

A maioria das casas de praia não são mansões e é por isso que os projetos menores também fazem muito sucesso. O sonho fica mais perto quando o investimento menor, mas isso não significa construir uma casa sem personalidade.

Casas de praia: Fachada simples com canteiro

Casas de praia: Fachada simples vermelha

As cores quentes combinam muito com casas de praia, afinal, é no verão que as cidades litorâneas ficam mais movimentadas. Como podemos ver o casamento das cores vermelho e amarelo é perfeito e trouxe muito estilo para essa casa.

Casas de praia: Decoração simples com cortina branca

Casas de praia: Decoração simples com plantas

Uma preocupação com plantas pequenas é a otimização do espaço e para isso precisamos considerar o objetivo da casa que está construindo.

Por exemplo, se está fazendo uma casa para passar algumas semanas nas férias e alugar no restante do ano não faz sentido investir em uma cozinha grande e super equipada. Quem procura casa para temporada quer mais é passear e conhecer os restaurantes, quase não vai a cozinha.

O mesmo vale para a sala, pode ser mais interessantes fazer quartos que acomodem mais pessoas e um sala pequena, pois os turistas passarão mais tempo na rua. São esses pequenos detalhes que vão fazer a sua casa mais interessante na hora de alugar.

Casas de praia: Fachada simples vermelha e branca

Casas de praia: Decoração simples com sofá branco

Casas de praia: Decoração simples azul e branca

Casas de praia: Decoração simples

Casas de praia: Decoração simples com almofadas coloridas

Deixar o telhado a mostra representa economia e combina bem com o estilo rústico da casa. Além disso, os ambientes não ficarão tão quentes durante o verão.

Casas de praia: Decoração simples com banquetas

Esse é um excelente exemplo de conceito aberto. Quem está na cozinha preparando o jantar consegue ver todo mundo que está na sala, provocando mais interação social.

Além disso, menos paredes deixa os cômodos arejados, com muita luz natural e também representa economia com mão de obra e material de construção.

Casas de praia: Decoração simples com

Em muitas casas de praia o lado externo acaba sendo mais utilizado, principalmente por causa do calor. Pensando assim, pode ser economicamente mais viável dividir o espaço da sala de estar com uma aconchegante varanda.

De Luxo

As casas de praia de luxo podem ter tudo que você imaginar, desde piscina, varanda e cômodos com espaços generosos. Mesmo na categoria luxo os detalhes que remetem a natureza são os mais importantes.

Casas de praia: Decoração de luxo com piscina

Casas de praia: Decoração de luxo com pedras

O que podemos observar na maioria das  casas de praia de luxo é o pé direito alto. Os cômodos ficam mais arejados e tem muita luz natural, assim independente do estilo a casa remete a vida praiana.

Casas de praia: Decoração de luxo externa com almofadas

Casas de praia: Decoração de luxo com portas francesas

O bangalô tem tudo a ver com  casas de praia. É uma construção que remete a leveza e traz as cores do mar no fundo da piscina.

Casas de praia: Decoração de luxo com janelas de vidro

Casas de praia: Com piscina iluminada

Casas de praia: Decoração de luxo com tapete listrado

A parede com pedras deixa qualquer ambiente com mais personalidade. Na hora de planejar os interiores é bacana conhecer os tipos de pedra que podem combinar com a sala de estar, são diversas cores e modelos para escolher.

Casas de praia: Decoração de luxo com sofá branco

Casas de praia: Decoração de luxo com janela até o teto

Com a vista para o mar essa passa ser a parte principal da casa, por isso é bacana que as poltronas e os sofás estejam organizados com evidência para essa área.

Casas de praia: Decoração de luxo com mesa de centro de madeira

Cores sóbrias como o preto e o cinza contrastam bem com o clima tropical. Deixa o visual mais próximo do estilo industrial, apesar de que a cor preta pode reter mais calor que a luz do sol bater direto. 

O piso laminado está super em alta. Tem um charme especial por causa da variação de cores, além de ser um material de boa durabilidade.

Casas de praia: Decoração de luxo externa com poltronas

Quem disse que casa de praia de luxo não pode ser no estilo moderno? Claro que isso vai da preferência dos donos da casa, podendo investir em muito vidro, concreto e estruturas de alumínio.

Casas de praia: Decoração de luxo para quarto

Com Varanda

Imagina curtir a brisa do mar sentado na varanda da casa de praia? Nem toda casa tem varanda, mas aqui na redação é unanimidade que toda casa merece esse espaço. O melhor é que não é necessário gastar tanto a mais para incrementar o imóvel.

Casas de praia: Decoração de varanda rústica

A madeira não está presente apenas nas portas e na estrutura da casa de praia, como nessa foto a madeira também é usada para trazer rusticidade. O chão de pedra causou um efeito lindo, valorizando ainda mais a fachada da casa.Casas de praia: Decoração de varanda com vidro

Casas de praia: Decoração de varanda com poltronas

Casas de praia: Decoração de varanda com poltrona suspensa

Dependendo do tamanho a varanda pode ser um ótimo espaço para reunir a família e amigos e curtir o cair do sol.

Casas de praia: Decoração de varanda com vidro

O guarda corpo de vidro deixa a área externa da casa mais elegante, sem perder iluminação.

Casas de praia: Decoração de varanda com cadeira de sol

Uma varanda rodeando todos os quartos é um verdadeiro sonho. Tudo fica integrando, ainda mais em casas localizadas tão perto do mar.

Casas de praia: Decoração de varanda com sofá

Casas de praia: Decoração de varanda com mesa

Casas de praia: Decoração de varanda com mesa de bambu

Em muitas casas a varanda é usada diariamente para tomar o café da manhã, por exemplo. Não tem como começar o dia de mau humor podendo olhar o mar e tomar um delicioso café.

Casas de praia: Decoração de varanda com plantas

Casas de praia: Decoração de varanda com mesa e sofá

Com Piscina

As casas com piscina são super valorizadas e vamos combinar que verão sempre vai pedir. Mesmo tendo a praia por perto, a piscina pode ser aproveitada no período noturno ou mesmo para fugir da movimentação durante a alta temporada.

Casas de praia: Com piscina

Casas de praia: Com piscina grande

Esse efeito espelhado deixou a área externa da casa muito mais bonita. Refletindo o céu, a sensação de estar aproveitando a natureza é ainda melhor.

Casas de praia: Com piscina

A tendência para piscinas é investir em formatos diferentes e que de alguma forma possa integrar o ambiente. Na casa da foto podemos ver que a parte da piscina funciona como um ambiente de integração entre pessoas que querem ou não nadar, por exemplo.

Casas de praia: Com piscina na entrada

Casas de praia: Com piscina iluminada

Uma boa iluminação é essencial para deixar a área da piscina mais bonita. Você pode colocar iluminação dentro da piscina provocando um efeito diferente.

O ideal é pensar no projeto de iluminação com o objetivo de deixar mais aconchegante, sem luzes muito fortes. Isso cria um ambiente intimista, ótimo para festas e reuniões com os amigos.

Casas de praia: Com piscina

Casas de praia: Com piscina

Gostou das nossas inspirações de casa de praia? Qual achou mais bonita? Deixe o seu comentário.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.