Como calcular concreto? – 6 dicas para acertar na quantidade!

Fazer o cálculo dos insumos utilizados durante a obra pode ser uma maneira de evitar desperdícios e consequentemente economizar durante o processo de construção. E uma das etapas importantes durante esse processo é como calcular de concreto, uma vez que esse cálculo pode trazer números mais exatos da quantidade necessária desse material, evitando que o concreto resseque depois de preparado e também de desperdício desse material.

Para ajudar com essa etapa, trouxemos dicas de como calcular concreto, assim é possível ter mais precisão da quantidade necessária do material e ter um projeto mais eficiente e sem desperdícios de gastos desnecessários, que podem encarecer a obra.

cálculo de volume de concreto

Tópicos

 

Como calcular concreto? #dicas

Cálculos para diferentes formatos

O cálculo do volume de concreto deve ser considerado em metros cúbicos (m³), e a fórmula básica para encontrar esse valor é a seguinte:

V= L x C x H

Sendo V= Volume, L= Largura, C=Comprimento e H=Altura

No entanto, essa é apenas a fórmula básica, e é preciso se atentar a diferentes formatos que podem ser planos ou cilíndricos, o que pode levar à alteração da fórmula de como calcular concreto.

como calcular quantidade de concreto
O cálculo deve levar em conta o formato do item a ser concretado, de acordo com seu volume

Volumes planos

Para o caso de calcular uma superfície plana, como uma laje, a fórmula básica é a ideal para esse cálculo. Sendo assim, vamos a um exemplo prático de uma superfície plana com 15 m de largura, 10 m de comprimento e 10 cm de altura.

V= 15 x 10 x 0,10 = 15 m³

Assim, a quantidade total de concreto para essa superfície plana é de 15 m³.

cálculo de concreto para volumes planos
O cálculo para volumes planos é simples

Volumes cilíndricos

O cálculo para volume cilíndricos, como está casou pilares cilíndricos pode ter alterações é a fórmula para esse tipo de estrutura é a seguinte:

V = π x R² x H

Sendo, V= Volume; π = Pi (equivalente a 3,1416); R²= raio ao quadrado; e H= altura.

Assim, vamos a um exemplo de uma estaca com 50 cm de diâmetro (R= 25 cm), 5 m de altura: V= 3,1416 x (0,25)² x 5 = 0,98 m³. Nesse caso, a estaca utilizará 0,98 m³ de concreto.

cálculo de concreto para volumes cilíndricos

Aplicações práticas de como calcular concreto

Para aprender a calcular as quantidades de concreto, com aplicações em lajes e vigas, vamos levar em consideração um exemplo prático.

Para esse exemplo, considere uma garagem quadrada com dimensões de 5 x 5 m, 12 cm de espessura para laje, e composta por 4 vigas de concreto com larguras de 20 cm, altura de 50 cm, e comprimento de 5 m.

Para Lajes

Para o cálculo de concreto para a aplicação em laje, a fórmula que deve ser utilizada é a seguinte:

V= A x E

Sendo V= Volume; A = Área da laje; e E= Espessura da laje em m³

Seguindo exemplo já citado, vamos à uma aplicação prática para entender como calcular concreto para laje. Assim, área da laje é a multiplicação entre as suas dimensões, que nesse caso é de 5 x 5= 25 m².

Assim, V= 25 x 0,12= 3,0 m³. Isso significa que o volume necessário de concreto para a laje é de 3 m³.

Esse cálculo para a quantidade de concreto para laje pode variar de acordo com o tipo de laje, sendo que as pré-fabricadas utilizam concreto apenas no capeamento, enquanto as versões de lajes maciças utilizam o insumo em todo o seu preenchimento.

cálculo de concreto para laje

Para Vigas

Para calcular o volume de concreto de uma laje maciça, que tem as vigas concretadas junto com a laje, o cálculo deve levar em conta a quantidade de concreto necessário para as vigas.

Nesse caso, o primeiro passo é identificar a área das vigas, que deve utilizar a fórmula:

Área da viga = largura x altura

Assim, é preciso levar em consideração a altura das vigas e tirar a espessura de concreto da laje, assim a altura das vigas é de 50 cm e a altura da laje tem espessura de 12 cm, o que resulta em 38 cm de altura de concreto em cada viga.

A aplicação prática resulta em “Área da viga = 0,20 x 0,38 = 0,076 m²”.

Para calcular o concreto a ser utilizado em cada viga, a fórmula é a seguinte:

Volume = (área da seção das vigas) x (comprimento das vigas) m³

Assim, a aplicação é a seguinte:

Volume = 0,076 x 5 = 0,38 m³.

Levando em consideração que esse volume é considerado para cada viga, multiplique o valor final pela quantidade de vigas, e nesse caso, são 4 vigas, o que resulta em 0,38 x 4 = 1,52; o que significa o total de 1,52 m³ de concreto para as vigas que compõem a laje.

cálculo de concreto para viga

Cálculo do Volume Total

Depois de aprender como calcular concreto por etapas e de acordo com o uso do material, é hora de aprender a calcular a quantidade total de concreto a ser utilizada na obra.

Para esse cálculo, a fórmula é a seguinte:

Volume Total = volume de concreto da laje + volume de concreto das vigas.

Assim, utilizando o exemplo que consideramos, o volume total de concreto a ser utilizado nesse caso é de 4,52 m³, uma vez que o “Volume Total = 3,00 + 1,52 = 4,52”.

como calcular volume total de concreto para obra

Considerando o volume total a ser utilizado, vale lembrar que durante o processo pode haver perda de insumo, por isso, é indicado calcular um excedente para preparar o concreto ou encomendá-lo.

Assim, a indicação é de que a perda fica em torno de 5% por isso, considere um acréscimo de 5% na quantidade de concreto, que será denominado de coeficiente de perda.

Para calcular esse excedente, a fórmula é a seguinte:

Volume total de concreto = volume de concreto x (1,00 + Coeficiente de perda)

Levando em consideração o exemplo, já adotado, a aplicação da fórmula seria a seguinte:

Volume total de concreto = 4,52 x (1,00 + 0,05) = 4,75 m³.

Isso significa que é necessário ter um volume de 4,75 m³ de concreto, considerando a quantidade necessária e possíveis perdas do material durante o processo de obra.

dica para calcular concreto
É necessário considerar perda do material e adicionar um coeficiente de perda

 

Agora é manter os cálculos atualizados e garantir economia na obra, preparando ou comprando os insumos na quantidade necessária.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.