10 dicas de construção para ter sucesso na obra!【2024】

Vai começar um novo projeto? Algumas dicas de construção podem fazer toda a diferença e garantir o sucesso em sua obra – seja para erguer uma estrutura, renovar a fachada, montar um jardim, fazer acabamentos e decorar um ambiente.

Por isso, listamos as melhores sugestões e dicas de construção impressionantes. Leia tudo e inspire-se.

Sugestões e dicas de construção

O sucesso de sua obra depende de alguns pontos essenciais. 

  • Faça um bom planejamento

Toda obra demanda organização e um grande planejamento, seja para erguer uma casa ou apenas um muro. Você precisa analisar, sobretudo, o investimento, listando tudo que será gasto: materiais, mão de obra, acabamento e gastos eventuais.

Planejamento de construção

  • Elabore planilhas

Fazer uma planilha é a melhor forma de manter tudo organizado. Assim, você consegue controlar perfeitamente o dinheiro e o tempo. Não hesite em se dedicar nesse trabalho.

Planilha de construção

  • Conte com o auxílio de aplicativos

Muitos apps ajudam a facilitar a construção. O Reforma Simples é um bom exemplo, sobretudo para realizar orçamentos no início e ao longo do projeto.

reforma simples

  • Pesquisas e orçamentos

A lista de material de construção pode ser comprada em várias lojas do segmento. Busque as opções mais acessíveis e negocie, ainda mais se for pagar à vista. Pesquise também nos sites e aproveite as ofertas. Se for parcelar, comece a comprar antes de iniciar a obra.

orçamento da construção civil

  • Use materiais de qualidade

Já ouviu aquele ditado de que o barato sai caro? Então, isso vale para os materiais de construção também. Procure marcas de confiança e qualidade. Vale pagar mais caro por algo duradouro do que barato por um material ruim que causará um transtorno futuro. Busque referências e opiniões, na internet há muito conteúdo a respeito.

Materiais de construção

Dicas: compre materiais reutilizáveis, como madeira de demolição, por exemplo. Tente fazer orçamentos diretamente com os fornecedores, sobretudo se for grande quantidade.  

  • Atente-se à mão de obra

Contrate profissionais renomados e que se dediquem ao trabalho. Elabore contratos antes do serviço começar e monitore para um bom rendimento. Considere também um número ideal para que a obra seja realizada de modo eficiente: pedreiros, serventes, mestre de obras (se necessário), entre outros.

Como avaliar um pedreiro? Se você não conhece o trabalho, peça que ele mostre os seus principais projetos: casas construídas, estruturas erguidas e demais concepções. Considere o modo que ele faz as cobrança de seu serviço e converse bastante com o profissional a respeito da obra.

mão de obra

  • Construa em etapas

Mesmo que você tenha recursos para investir na obra, priorize o que é fundamental. Depois, foque nos detalhes até que tudo esteja de acordo com o planejado. A construção em etapas otimiza o orçamento e todo o planejamento. Tente seguir um cronograma, assim fica mais fácil gerenciar a construção.

construção civil

  • Acompanhe a obra

Nada de deixar a obra na mão dos pedreiros e demais profissionais. Acompanhe tudo detalhadamente e esteja ciente de cada ponto. Assim, é possível aumentar a eficiência e o tempo na execução do projeto.

obra de construção

  • Armazene os materiais nos locais corretos

Nada de perder materiais. Evitar o desperdício começa com um bom armazenamento, sobretudo de madeiras, que não podem ficar expostas à água e a sol constante. Além disso, materiais bem guardados evitam acidentes, geram economia e são facilmente gerenciados.

materiais de construção

  • Evite a burocracia

Se você pretende construir uma casa, comércio ou estabelecimentos de grande porte, tenha em mente que será necessário seguir regras de urbanismo local. Além disso, documentos são essenciais. Por isso, informe-se na prefeitura e conte sempre com serviço profissional de engenharia e arquitetura para não ter problemas.

dicas de construção


Essas dicas de construção são perfeitas para qualquer tipo de obra. Então, não hesite em segui-las. Se tiver dúvidas, deixe um comentário. Aproveite e compartilhe o conteúdo também. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.