Gesso Cola【2025】► Como usar? | Preços | Usos e aplicações
Você já ouviu falar em gesso cola? Se esse termo parece um novo para Você tem vergonha é hora de descobrir o que é e como funciona esse tipo de gesso, além de ver as principais vantagens e o preço desse material que pode ser imprescindível para diversas tarefas .
Então, vamos conferir o que é esse material e tornar algumas atividades mais fáceis de serem realizadas.
Tópicos
O que é gesso cola?
Esse material é um tipo de gesso aditivado, que ao ganhar água se transforma em uma espécie de cola, que pode ser utilizada para unir peças e artefatos de gesso.
Esse aditivo adicionando ao gesso pode ser uma mistura já pronta ou pode ser um aditivo vendido separadamente, para transformar o gesso comum em gesso cola.
Para que serve? – Usos e aplicações
Uma dúvida bastante frequente é em relação às aplicações e usos para esse tipo de gesso, e nesse caso essa espécie de cola pode ser usada para diferentes funções.
Entre as aplicações mais comuns, o gesso cola é utilizado para unir peças de gesso; na fixação de molduras de gesso; colagem de blocos de gesso para divisórias; acabamento entre chapas de gesso acartonado, deixando a superfície mais lisa e unindo as peças com uniformidade; colagem de sancas, painéis; e reparos diversos.

Quais suas principais vantagens?
Apesar de ser possível criar uma mistura com o próprio gesso para utilizá-lo como cola na união de peças, a escolha do gesso cola traz uma série de vantagens únicas, como:
- Garantia de mais liga para colar uma peça a outra;
- Tempo de secagem maior, o que aumenta o tempo para trabalhar com as peças, garantindo mais tempo para finalizar os acabamentos;
- Facilidade em manusear e trabalhar com esse tipo de gesso;
- Melhor acabamento.


Gesso cola X Gesso comum – Qual a diferença?
É bastante frequente a confusão entre os tipos de gesso, e se você tem essa dúvida sobre o gesso comum e sua versão cola, saiba que ambos são insumos diferentes e com finalidades diferentes. Para descobrir o que é cada um desses insumos e a suas funções, vamos às explicações.
- Gesso comum: o gesso comum é um material produzido a partir da calcinação da gipsita, um tipo de mineral abundante no Brasil. Este mineral é reduzido a pó e vendido como gesso, facilmente encontrado em lojas de materiais de construção. A mistura do gesso comum com água garante um material que pode ser usado para diferentes fins, desde construções civis, como uso em paredes, até a aplicação em artesanatos.
- Gesso cola: Já o gesso cola também é oriundo da calcinação da gipsita, e nesse caso o pó recebe um aditivo para que ganhe a funcionalidade de cola quando misturado com água. Esse insumo pode ser uma mistura do pó com um aditivo, ou ser uma opção do pó comum com a aplicação do aditivo, transformando-o em cola. Esse tipo de gesso tem como funcionalidades principais, acabamentos e a união entre peças de gesso, servindo como uma espécie de cola com o tempo mais longo de secagem que o gesso comum, o que proporciona um tempo maior para trabalhar com as peças e garantir um melhor acabamento.
Quanto custa em média? #preço
O preço do gesso cola pode variar bastante de acordo com o tamanho da embalagem do insumo.
Nas versões menores, como pacote de 1 kg, o preço médio é de R$ 4,99, em lojas online como Leroy Merlin.
Como usar gesso cola? #dicas
Agora que você já entendeu o que é gesso cola, é hora de entender como preparar essa mistura e como aplicá-la.
- Para preparação dessa cola de gesso, em um recipiente adicione água;
- Aos poucos vá adicionando o pó de gesso cola sobre a água;
- Com uma espátula ou outro utensílio, vá mexendo essa mistura para formar a cola;
- Deixe a mistura na textura desejada; caso queira mais grosso, adicione mais pó; caso necessite de um pouco mais de fluidez, adicione água;
- Com a mistura já preparada, pegue uma espátula e aplique sobre a superfície que precisa ser colado ou receber acabamento.

*Leia as orientações e instruções do fabricante para o preparo da cola.
** Para preparar o gesso comum com uso de aditivo para transformá-lo em cola, siga a orientação do fabricante.
Agora que você já sabe o que é e como funciona, já pode incluir o material na lista para dar acabamento em unir peças de gesso.