Planilha de orçamento de obra【2024】► Como montar + Exemplos

Durante o processo de obra ou reforma, os custos podem sair do controle, e se todo o processo não for bem planejado e controlado, o orçamento pode estourar e causar muita dor de cabeça. Por isso, a planilha de orçamento de obra é uma excelente ferramenta para garantir o planejamento orçamentário e evitar dores de cabeça no quesito financeiro.

E se você quer manter o planejamento durante a obra, no post trouxemos tudo o que você precisa saber sobre planilha de orçamento de obra, além de modelos para que você possa se inspirar e ter um material que funciona para o seu projeto.

planilha de orçamento para obra

Tópicos

O que é uma planilha de orçamento de obra?

O planejamento de construção envolve muitas etapas, e um deles é o planejamento orçamentário, que define um custo total para a obra.

Assim, a planilha de orçamento de obra é uma excelente ferramenta para ajudar no planejamento orçamentário, ajudando a definir um orçamento total para a obra, além de identificar as necessidades em cada fase do projeto, uma vez que a planilha pode trazer todas as fases da construção, identificando a necessidade de materiais, mão de obra, serviços, entre outros gastos com o processo.

A planilha pode ser desenvolvida no Excel e trazer todos os custos referentes a obra especificados, garantindo maior clareza do custo de cada etapa e ajudando a gerenciar o orçamento.

o que é planilha de orçamento para obra
A planilha ajuda no planejamento financeiro

Qual a importância de montar uma planilha?

A adoção de uma planilha de orçamento de obra ajuda em diversos aspectos e traz muitas vantagens como:

  • Organização das finanças e orçamento durante todo o processo da obra;
  • Auxilia na tomada de decisões e pode ajudar a economizar na construção;
  • Pode ser uma ferramenta que específica cada custo da obra, ajudando a precificar um imóvel que será vendido;
  • É útil para prever recursos, controlar gastos e apoiar na tomada de decisões e direcionamento dos recursos financeiros.
vantagens de ter planilha orçamentária para obras
A ferramenta ajuda na tomada de decisões

Como montar a sua planilha? #dicas

Para ter um bom planejamento financeiro, é importante elencar todos os custos envolvidos no processo de construção ou reforma. Assim, para montar uma planilha de orçamento de obra é ideal que a planilha seja bem detalhada e traga informações necessárias para todo o processo.

Para ajudar a desenvolver uma planilha orçamentária para o projeto, vamos a algumas dicas.

  • Defina quantidades: Nesta etapa, um projeto de construção pode auxiliar na definição da quantidade de materiais, equipamentos, insumos, serviços, entre outros itens que serão utilizados durante a fase de obra.
  • Liste serviços: Além da parte concreta da construção, é necessário também listar o serviço e atividades que serão realizados durante o processo da obra, como fases de fundação, alvenaria, revestimentos e pinturas, que podem necessitar de mão de obra especializada e que implica na contratação e custo de cada um dos prestadores de serviços.
  • Estabeleça custos: Para ter uma planilha real, discrimine os custos de cada etapa, como preços de material de construção, custo de mão de obra e execução de serviços, aluguel de equipamentos, entre outros. Assim, com o custo definido para cada etapa é possível ter um custo total para a realização de todo o projeto.

como montar planilha de orçamento de obra

  • Considere custos indiretos: Todo o processo de construção tem gastos elevados, e um erro bastante comum é o de ignorar ou esquecer os custos indiretos ligados ao processo. Por isso, não deixe de fazer um levantamento de gastos indiretos que podem impactar no orçamento. Entre esses gastos estão despesas ligadas a energia elétrica, alimentação, água, entre outros.
  • Inclua taxas e impostos: Na hora de montar a planilha orçamentária para a obra, não se esqueça de adicionar os custos com taxas e impostos que incidem sobre o projeto, como licenciamento, alvará de construção, entre outros processos burocráticos que geram custos.

Exemplos de planilha de orçamento de obra

E se você quer desenvolver uma planilha de orçamento de obra, reunimos alguns modelo que podem te inspirar no processo de desenvolvimento e ter uma planilha efetiva e que ajude a manter o controle orçamentário.

exemplo de planilha orçamentário para obra
A planilha traz abas com cada etapa da obra

planilha com gráficos para controle de orçamento da obra

modelo de planilha de obra
A planilha traz custos identificados por cômodos que compõem o projeto
exemplo de planilha para custo de obra
O projeto traz gráficos que mostram os custos de cada etapa

 

Agora é hora de montar a sua planilha, e garantir que haja planejamento financeiro durante a construção, evitando obra parede e dores de cabeça durante o processo.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.