Tudo sobre【PERMEABILIDADE】► O que é | Taxa | Materiais

Iniciar um projeto na construção civil depende de um bom planejamento e também o conhecimento de alguns conceitos, sobretudo quando se trata de áreas urbanas. A permeabilidade é um desses termos que precisa ser destacado e conhecido pelos especialistas, tanto para aumentar a segurança na obra quanto para evitar problemas futuros.

Em épocas de chuvas, que acontecem principalmente no verão, é comum muitas notícias de enchentes, deslizamentos de terra e tragédias, ainda mais nas grandes cidades. Tudo isso tem relação direta com a permeabilidade do solo, um assunto que está cada vez mais em pauta.

Sendo assim, é primordial entender do que se trata esse conceito, como a taxa de permeabilidade é calculada, quais materiais são necessários para aumentar essa taxa e demais informações a respeito. Preparamos este guia completo para você saber a importância de tudo isso para a sua obra. Leia tudo.

Tópicos

Permeabilidade
Um guia completo sobre permeabilidade do solo

O que é permeabilidade do solo?

Segundo especialistas, permeabilidade é a capacidade do solo de absorver água, sobretudo a que provém da chuva, que costuma ser constante e em grande volume.

Solos permeáveis costumam ser mais granulares e porosos, pois a água passa com mais facilidade por pequenos espaços. Os solos arenosos são bons exemplos, escoando a água rapidamente.

Solo arenoso
Solo arenoso – alto grau de permeabilidade

Por outro lado, solos finos tem baixo grau de permeabilidade, como os argilosos, que dificultam a passagem e absorção da água. Além disso, outros fatores contribuem para um solo pouco permeável, como o concreto, visto em larga escala nas áreas urbanas.

Atrelado a isso, um sistema de escoamento ineficaz acaba gerando graves problemas, como as cheias e enchentes. Se o solo não consegue absorver toda a água com eficiência, ela fica parada em espaços planos ou vai para canais, como rios e córregos – que também não dão conta da grande vazão, transbordam e atingem as ruas.

solo argiloso
Solo argiloso – baixa permeabilidade

Taxa de permeabilidade

A taxa de permeabilidade é calculada de acordo com a legislação de cada município brasileiro. De modo geral, a exigência é que toda construção tenha uma área permeável no espaço, além de usar técnicas que aumentem a permeabilidade do solo.

De acordo com o site Arquidicas, a cidade de Curitiba, capital do Paraná, apresenta uma taxa de 25% de taxa de permeabilidade em toda a área de um terreno. Logo, em um lote de 360 metros quadrados, é essencial que 90 metros quadrados sejam permeáveis – o que não inclui calçadas, estacionamentos e áreas cobertas por beirais. Esses termos devem ser seguidos em terrenos particulares e públicos.

calculo da taxa de permeabilidade

Quando se trata de áreas públicas, a permeabilidade urbana também deve ser adotada pelas cidades. Além de parques e vegetação preservada, é ideal pensar em alternativas para o concreto, como a instalação de placas vazadas que permitem a entrada de água no solo, asfalto drenante, entre outras.

Vale destacar que, em grande parte dos municípios brasileiros, a taxa de permeabilidade segue um padrão entre 15% e 20%. Entretanto, vale sempre consultar o Código de Obras local para fazer o cálculo correto e adotar as medidas necessárias.

Materiais usados para aumentar a taxa

Felizmente, existem alguns materiais e conceitos usados para aumentar a permeabilidade do solo:

Área gramada – por si só, a grama é ótima para absorver água, além de melhorar o paisagismo de todo o terreno.

Jardim amplo com palmeiras azuis
Jardim amplo com palmeiras azuis

Vegetação – a preservação é sempre uma alternativa para manter o equilíbrio ecológico e evitar problemas como cheias, enchentes e outros problemas.

Vegetação urbana

Poços de injeção, reservatórios de água e sistemas de captação de águas da chuva (como tambores e caixas).

Seixos – pequenos fragmentos de rocha que facilitam a absorção da água.

Pedras de seixos Pedras seixos

Placas e asfalto drenante – para diminuir alagamentos em áreas urbanas.

Placa drenante

Blocos de concreto vazado, como o concregrama.

linda entrada com Concregrama

Blocos intertravados instalados de modo espaçado, sem rejunte.

blocos intertravados em praça
Blocos intertravados em praça

Decks de madeira, estruturas que facilitam o escoamento da água em dias chuvosos.

jardim com deck
Deck para jardim simples e pequeno

Essas são algumas alternativas simples que garantem a segurança no projeto, aumentam a taxa de permeabilidade e, a longo prazo, ajudam a melhorar o bem-estar de todos.

Portanto, esteja ciente tanto desses termos quanto das regras de urbanização de sua cidade, para seguir as normas e evitar que o crescimento desordenado leve a graves tragédias.

Como calcular a taxa de permeabilidade?

O cálculo da taxa de permeabilidade é muito simples. Tudo pode ser feito à base da porcentagem exigida pela cidade – conforme dissemos, cada local adota um padrão.

Um exemplo simples: se a cidade exige a taxa de permeabilidade do solo de 20% e seu terreno tem 1000 metros quadrados, é preciso que pelo menos 200 metros quadrados sejam permeáveis (que correspondem à taxa de 20%).

Vale relembrar que essas áreas não devem incluir calçadas, áreas cobertas com marquises e estacionamentos, mesmo que sejam gramados. O tamanho do terreno está indicado na planta e deve seguir esse documento. Sendo assim:

Área permeável = taxa de permeabilidade prevista x área do terreno destacada na planta

Todos os dados devem ser consultados antes do início da obra. Além disso, o apoio de especialistas garante o sucesso do seu projeto. Ademais, a permeabilidade pode ajudar a evitar muitos problemas e deixa as cidades mais seguras para seus moradores.

Permeabilidade do solo

Enfim, este foi nosso guia completo sobre esse assunto tão importante. Gostou de saber mais sobre taxa de permeabilidade? Esperamos que sim. Deixe um comentário e compartilhe. Até mais.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.