Reforma de Cozinha – Como fazer e planejar + 45 Lindas inspirações!
Para conseguir realizar uma boa reforma de cozinha é preciso ficar atento a alguns detalhes. Muitas pessoas resolvem mudar tudo nesse ambiente, portanto, passar por esse processo é inevitável.
É curioso que muitas delas, quando começam a pensar na reforma, tendem a desistir imaginando que o trabalho não terá fim. Entretanto, adotando algumas medidas, dá para obter um ótimo resultado, sem gastar muito e sem demorar.
Afinal de contas, existem diversas formas de reformar o local sem ter obras. A saber, dar uma revitalizada na cozinha é uma ótima opção para ganhar mais espaço na cozinha.
Tópicos
Se você está pensando em reformar, e quer saber mais sobre como começar, como planejar o custo da reforma, como escolher o estilo da nova cozinha, além de fotos e inspirações de diversas cozinhas, acompanhe o post e saiba tudo sobre esse assunto.
Dicas para sua reforma de cozinha
Uma das primeiras dicas para começar a reforma da sua cozinha é fazer uma lista do que será necessário para obter o resultado desejado. Para reformas simples, pouco investimento e materiais serão necessários, porém para as mais elaboradas, é necessário realizar um investimento maior.
Desta forma, o primeiro passo é realizar o orçamento da reforma e ver se ela cabe no bolso. Se possível, conversar com profissionais gabaritados poderá dar um norte maior para a obra.
Porém, se o orçamento for mais enxuto, é interessante que você se livre de algumas mobílias não necessárias e se possível dar uma repaginada na decoração com o uso de adesivamento de geladeira, pastilhas adesivas ou até usar papel contact.
Desse modo, não é necessário trocar todos os móveis, e essas pequenas mudanças poderão fazer toda diferença. Vale frisar, que uma simples troca de cores na cozinha, pode dar um novo astral ao local.
Entretanto, se a sua ideia é passar por uma reforma completa, isso irá custar mais caro. Pois o processo deverá englobar profissionais gabaritados para realizar possíveis demolições de paredes, retirada de pisos, pia, tomadas, entre outros.
Depois da etapa da demolição, é necessário “reconstruir” a cozinha, com o piso desejado, a cor da parede que mais te agrada, uma pia que se adeque melhor a suas necessidades, se é possível colocar móveis utilitários como por exemplo uma ilha.
Após a reforma estrutural do local, é hora de pensar nos móveis. As melhores opções serão sempre aquelas que proporcionaram funcionalidade e praticidade ao ambiente.
Sendo assim, caso troque os móveis, o uso de planejados pode ser uma ótima escolha. Reformar a cozinha pode ser um trabalho simples e rápido ou um pouco mais trabalhoso, o importante é que o ambiente fique agradável e você consiga se sentir confortável e feliz.
Por onde começar?
Comece a reforma da sua cozinha, eliminando coisas móveis e utensílios que você não quer mais possuir. Dessa forma, móveis em maus estados, fruteiras antigas, aquele jogo de panela que você não usa mais.
Esses pequenos detalhes irão fazer você ganhar espaço na sua cozinha.
Além disso, na hora de realizar o orçamento, escute mais de uma opinião, pois os preços podem variar de região para região, assim como de fornecedor para fornecedor.
Essas duas primeiras medidas, serão fundamentais para se ter uma ideia de como realizar melhor a reforma, qual o espaço disponível você terá, quais móveis deverão ser comprados, ou então se preferir repaginados com uma reforma através de materiais adesivos.
Como planejar o custo da reforma?
O custo da reforma vai depender do tamanho que ela será feita. Ou seja, reformas mais simples o custo será reduzido. Entretanto, quando a reforma escolhida tiver que mexer na estrutura da cozinha o custo será mais elevado.
Como falamos acima, elabore uma lista do que deseja, como alguma troca de móvel, ou somente uma revitalização do mesmo. Além disso, uma lista do que você não quer mais, irá ajudar a elaborar o orçamento.
Definido o que você pretende, é era de realizar orçamentos tanto pela internet quanto fisicamente e ver aquele que melhor se encaixa nas suas expectativas e no seu bolso.
O que não pode faltar?
Toda e qualquer reforma necessita de mudanças, não é mesmo? Por menor que seja, revitalizar o ambiente é fundamental. Dito isso, aposte em uma nova paleta de cores, assim como em mobílias diferenciadas para a cozinha.
Reforme ou troque móveis, eletrodomésticos – se necessário, bem como o piso e as cores da parede de acordo com o que você deseja.
Coloque na ponta do lápis o gasto que terá com:
- Acabamentos
Tintas de parede, papel contact para móveis, papel de parede, peças de iluminação novas, pisos, revestimentos, pedra para bancada, tampo para ilha.
- Estrutura
Reveja a parte elétrica, hidráulica, fornecimento de gás, janelas, portas, paredes, divisórias, assim como tudo que se refere à parte estrutural da sua cozinha.
- Móveis
Caso queira móveis novos, pesquise o que vale mais a pena: comprar em lojas de varejo ou então encomendar móveis planejados. Pense na disposição que deseja, assim como a funcionalidade que precisa nessa cozinha. Por exemplo: quantos compartimentos, prateleiras, gavetas, espaço para lavadora, microondas, cooktop, etc.
- Eletrodomésticos
Precisa trocar algum eletrodoméstico? Comece então a já pesquisar preços para compor sua cozinha com o melhor custo x benefício.
- Decoração
Qual decoração terá a sua cozinha? Você colocará plantas? Objetos decorativos? Quadros na parede? Pense nisso.
Como escolher a nova decoração e estilo da cozinha?
A nova decoração e o estilo da cozinha varia de pessoa para pessoa. Entre tantos estilos interessantes para aplicar na cozinha podemos citar, por exemplo:
- Rústico
- Moderno
- Contemporâneo
- Industrial
- Clean
- Vintage
Esses são os principais estilos de decoração empregados nesse ambiente. Vale a pena buscar referências, assim como conversar com especialistas para que a reforma traga um resultado bacana.
Entretanto, antes de escolher o tipo de decor, deve-se ter em mente uma paleta de cores. Assim fica mais fácil vislumbrar a decoração, incluindo móveis e acabamentos que mais combinam.
Você pode buscar peças modernas para reformar a cozinha com estilo antigo, por exemplo. Nesse caso, optar por armários planejados, se seu orçamento permitir, pode ser a melhor escolha.
Já para transformar sua cozinha em um espaço rústico, a indicação é investir em mobílias amadeiradas, assim como peças em ferro, com carinha de casa de fazenda.
Bom, tudo precisa ser colocado na ponta do lápis para que a reforma realmente valha a pena. De modo geral não é algo barato de se fazer, então todo cuidado é bem vindo.
Fotos e inspirações de reforma de cozinha
Pensando em ajudá-los, separamos diversos modelos de cozinhas que podem inspirá-los na hora de realizar a reforma. Dá uma olhada nesses modelos, assim como, em fotos do resultado com o “antes e depois” da reforma.
Cozinha pequena
Se a sua casa ou apartamento é contemplado com uma cozinha pequena, deve-se ter atenção, o segundo principalmente visto que grande parte dos prédios não permitem mudanças estruturais internas, visando garantir a segurança, por isso, se estiver pensando em mudar a estrutura do seu apartamento, entre em contato com o condomínio e veja se pode realizar a obra.
Uma das opções quando se pode mexer na estrutura é transformar a cozinha em cozinha americana. Isso deixará o local integrado, dando a sensação de que a cozinha é maior.
Além disso, para cozinhas pequenas são uma ótima opção para a utilização de bancadas, oferecendo otimização de espaço e praticidade incríveis ao ambiente.













Cozinha antiga
Para reformar uma cozinha antiga, provavelmente será necessário o uso de algumas medidas, como a troca de móveis, renovar a pintura do ambiente, assim como, da pia, gabinete e o piso.
Claro, tudo vai depender do estado que encontra-se a mobília e o local. Em contrapartida é interessante pois repaginar toda a decoração do local, irá proporcionar uma sensação de alívio.
Se o intuito é mudar todo cenário, você pode optar por comprar móveis e utensílios novos. Para uma reforma simples é possível o uso de papel contact e adesivos.
O mais importante na reforma da cozinha antiga é dar a cara que você deseja. E por isso, você pode optar pela decoração que mais te deixará feliz.












Simples e gastando pouco
Agora se o seu projeto é realizar uma reforma simples e gastando pouco dinheiro, a principal dica é utilizar adesivos para mudar a cara da cozinha e dar aquele destaque esperado.
Muitas pessoas estão com o orçamento apertado, ou moram em locais alugados, dificultando a realização de uma grande reforma. Desta forma, utilizar a imaginação é a melhor maneira de promover a reforma.
Utilizando adesivos coloridos e sortidos, ou até mesmo de uma cor homogênea é possível mudar a cara dos móveis. Outra dica, é utilizar pastilhas para acrescentar um toque especial ao projeto.











Resultados antes e depois
Neste tópico, vamos demonstrar diversos modelos de reformas com o antes e o depois da transformação. Esperamos que você se inspire nos projetos e realize uma ótima reforma na sua cozinha! Veja:










E então, gostou de conhecer as dicas sobre reforma de cozinha? Conte para a gente o resultado de sua obra!
Leia também – Pisos para Cozinha – Como Escolher? + 65 Decorações Belíssimas!