Reforma de Cozinha – Como fazer e planejar + 45 Lindas inspirações!

Para conseguir realizar uma boa reforma de cozinha é preciso ficar atento a alguns detalhes. Muitas pessoas resolvem mudar tudo nesse ambiente, portanto, passar por esse processo é inevitável.

É curioso que muitas delas, quando começam a pensar na reforma, tendem a desistir imaginando que o trabalho não terá fim. Entretanto, adotando algumas medidas, dá para obter um ótimo resultado, sem gastar muito e sem demorar.

Afinal de contas, existem diversas formas de reformar o local sem ter obras. A saber, dar uma revitalizada na cozinha é uma ótima opção para ganhar mais espaço na cozinha.

Reforma de cozinha 2

Tópicos

Se você está pensando em reformar, e quer saber mais sobre como começar, como planejar o custo da reforma, como escolher o estilo da nova cozinha, além de fotos e inspirações de diversas cozinhas, acompanhe o post e saiba tudo sobre esse assunto.

Dicas para sua reforma de cozinha

Uma das primeiras dicas para começar a reforma da sua cozinha é fazer uma lista do que será necessário para obter o resultado desejado. Para reformas simples, pouco investimento e materiais serão necessários, porém para as mais elaboradas, é necessário realizar um investimento maior.

Desta forma, o primeiro passo é realizar o orçamento da reforma e ver se ela cabe no bolso. Se possível, conversar com profissionais gabaritados poderá dar um norte maior para a obra.

Reforma de cozinha 1

Porém, se o orçamento for mais enxuto, é interessante que você se livre de algumas mobílias não necessárias e se possível dar uma repaginada na decoração com o uso de adesivamento de geladeira, pastilhas adesivas ou até usar papel contact. 

Desse modo, não é necessário trocar todos os móveis, e essas pequenas mudanças poderão fazer toda diferença. Vale frisar, que uma simples troca de cores na cozinha, pode dar um novo astral ao local. 

Entretanto, se a sua ideia é passar por uma reforma completa, isso irá custar mais caro. Pois o processo deverá englobar profissionais gabaritados para realizar possíveis demolições de paredes, retirada de pisos, pia, tomadas, entre outros.

Reforma de cozinha 4

Depois da etapa da demolição, é necessário “reconstruir” a cozinha, com o piso desejado, a cor da parede que mais te agrada, uma pia que se adeque melhor a suas necessidades, se é possível colocar móveis utilitários como por exemplo uma ilha.

Após a reforma estrutural do local, é hora de pensar nos móveis. As melhores opções serão sempre aquelas que proporcionaram funcionalidade e praticidade ao ambiente. 

Sendo assim, caso troque os móveis, o uso de planejados pode ser uma ótima escolha. Reformar a cozinha pode ser um trabalho simples e rápido ou um pouco mais trabalhoso, o importante é que o ambiente fique agradável e você consiga se sentir confortável e feliz. 

Por onde começar?

Comece a reforma da sua cozinha, eliminando coisas móveis e utensílios que você não quer mais possuir. Dessa forma, móveis em maus estados, fruteiras antigas, aquele jogo de panela que você não usa mais. 

Esses pequenos detalhes irão fazer você ganhar espaço na sua cozinha.

Além disso, na hora de realizar o orçamento, escute mais de uma opinião, pois os preços podem variar de região para região, assim como de fornecedor para fornecedor. 

Essas duas primeiras medidas, serão fundamentais para se ter uma ideia de como realizar melhor a reforma, qual o espaço disponível você terá, quais móveis deverão ser comprados, ou então se preferir repaginados com uma reforma através de materiais adesivos.

Reforma de cozinha

Como planejar o custo da reforma?

O custo da reforma vai depender do tamanho que ela será feita. Ou seja, reformas mais simples o custo será reduzido. Entretanto, quando a reforma escolhida tiver que mexer na estrutura da cozinha o custo será mais elevado. 

Como falamos acima, elabore uma lista do que deseja, como alguma troca de móvel, ou somente uma revitalização do mesmo. Além disso, uma lista do que você não quer mais, irá ajudar a elaborar o orçamento. 

Definido o que você pretende, é era de realizar orçamentos tanto pela internet quanto fisicamente e ver aquele que melhor se encaixa nas suas expectativas e no seu bolso. 

O que não pode faltar?

Toda e qualquer reforma necessita de mudanças, não é mesmo? Por menor que seja, revitalizar o ambiente é fundamental. Dito isso, aposte em uma nova paleta de cores, assim como em mobílias diferenciadas para a cozinha.

Reforme ou troque móveis, eletrodomésticos – se necessário, bem como o piso e as cores da parede de acordo com o que você deseja.

Coloque na ponta do lápis o gasto que terá com:

  • Acabamentos

Tintas de parede, papel contact para móveis, papel de parede, peças de iluminação novas, pisos, revestimentos, pedra para bancada, tampo para ilha.

  • Estrutura

Reveja a parte elétrica, hidráulica, fornecimento de gás, janelas, portas, paredes, divisórias, assim como tudo que se refere à parte estrutural da sua cozinha.

Reforma de cozinha 3

  • Móveis

Caso queira móveis novos, pesquise o que vale mais a pena: comprar em lojas de varejo ou então encomendar móveis planejados. Pense na disposição que deseja, assim como a funcionalidade que precisa nessa cozinha. Por exemplo: quantos compartimentos, prateleiras, gavetas, espaço para lavadora, microondas, cooktop, etc.

  • Eletrodomésticos

Precisa trocar algum eletrodoméstico? Comece então a já pesquisar preços para compor sua cozinha com o melhor custo x benefício.

  • Decoração

Qual decoração terá a sua cozinha? Você colocará plantas? Objetos decorativos? Quadros na parede? Pense nisso.

Como escolher a nova decoração e estilo da cozinha?

A nova decoração e o estilo da cozinha varia de pessoa para pessoa. Entre tantos estilos interessantes para aplicar na cozinha podemos citar, por exemplo:

  1. Rústico
  2. Moderno
  3. Contemporâneo
  4. Industrial
  5. Clean
  6. Vintage

Esses são os principais estilos de decoração empregados nesse ambiente. Vale a pena buscar referências, assim como conversar com especialistas para que a reforma traga um resultado bacana.

Entretanto, antes de escolher o tipo de decor, deve-se ter em mente uma paleta de cores. Assim fica mais fácil vislumbrar a decoração, incluindo móveis e acabamentos que mais combinam.

Você pode buscar peças modernas para reformar a cozinha com estilo antigo, por exemplo. Nesse caso, optar por armários planejados, se seu orçamento permitir, pode ser a melhor escolha.

Já para transformar sua cozinha em um espaço rústico, a indicação é investir em mobílias amadeiradas, assim como peças em ferro, com carinha de casa de fazenda.

Bom, tudo precisa ser colocado na ponta do lápis para que a reforma realmente valha a pena. De modo geral não é algo barato de se fazer, então todo cuidado é bem vindo.

Fotos e inspirações de reforma de cozinha

Pensando em ajudá-los, separamos diversos modelos de cozinhas que podem inspirá-los na hora de realizar a reforma. Dá uma olhada nesses modelos, assim como, em fotos do resultado com o “antes e depois” da reforma. 

Cozinha pequena

Se a sua casa ou apartamento é contemplado com uma cozinha pequena, deve-se ter atenção, o segundo principalmente visto que grande parte dos prédios não permitem mudanças estruturais internas, visando garantir a segurança, por isso, se estiver pensando em mudar a estrutura do seu apartamento, entre em contato com o condomínio e veja se pode realizar a obra. 

Uma das opções quando se pode mexer na estrutura é transformar a cozinha em cozinha americana. Isso deixará o local integrado, dando a sensação de que a cozinha é maior. 

Além disso, para cozinhas pequenas são uma ótima opção para a utilização de bancadas, oferecendo otimização de espaço e praticidade incríveis ao ambiente. 

Modelo de reforma de cozinha pequena neutra
Dica de como deixar sua cozinha pequena impecável assim
Modelo de reforma de cozinha pequena
Modelo de reforma de cozinha pequena
Reforma com instalacao de bancada
Instalação de bancada amadeirada
Reforma de cozinha com cores neutras e amadeiradas
Cozinha de apartamento com cores neutras e amadeiradas
Reforma de cozinha contemplada pela decoracao neutra
Reforma de cozinha contemplada pela decoração neutra
Reforma de cozinha pequena aproveitando o canto da parede para colocar um estofado
Reforma de cozinha pequena aproveitando o canto da parede para colocar um estofado
Reforma de cozinha pequena com pastilhas adesivas
Exemplo de reforma de cozinha pequena com pastilhas adesivas
Reforma de cozinha pequena e moderna
Reforma de cozinha pequena e moderna
Reforma de cozinha pequena no estilo minimalista
Olha só uma reforma de cozinha pequena no estilo minimalista
Reforma moderna de cozinha pequena
Reforma moderna de cozinha pequena
Reforma realizada com a instacao de moveis planejados
Reforma realizada com a instalação de moveis planejados
Tipo de cozinha pequena reformada
Tipo de cozinha pequena reformada
Tipo de reforma de cozinha pequena
Tipo de reforma de cozinha pequena

Cozinha antiga

Para reformar uma cozinha antiga, provavelmente será necessário o uso de algumas medidas, como a troca de móveis, renovar a pintura do ambiente, assim como, da pia, gabinete e o piso. 

Claro, tudo vai depender do estado que encontra-se a mobília e o local. Em contrapartida é interessante pois repaginar toda a decoração do local, irá proporcionar uma sensação de alívio. 

Se o intuito é mudar todo cenário, você pode optar por comprar móveis e utensílios novos. Para uma reforma simples é possível o uso de papel contact e adesivos.

O mais importante na reforma da cozinha antiga é dar a cara que você deseja. E por isso, você pode optar pela decoração que mais te deixará feliz. 

Belissima reforma de cozinha antiga
Belíssima reforma de cozinha antiga
Estilo de cozinha antigo reformada
Estilo de cozinha antigo reformada
Modelo antigo de cozinha reformado
Modelo antigo de cozinha reformado
Modelo de cozinha antiga reformada
Modelo de cozinha antiga reformada
Reforma contemplando moveis e utensilios
Uma ideia de reforma contemplando moveis e utensílios
Reforma de cozinha antiga dando um up no visual
Reforma de cozinha antiga dando um up no visual
Reforma de cozinha antiga em tons de azul
Reforma de cozinha antiga em tons de azul
Reforma de cozinha antiga revitalizada
Sugestão de reforma de cozinha antiga revitalizada
Reforma de cozinha estilo retro
Reforma de cozinha estilo retro
Reforma simples de cozinha antiga
Reforma simples de cozinha antiga
Tipo de cozinha reformada
Tipo de cozinha reformada
Tons de azul empregues na reforma da cozinha
Tons de azul empregues na reforma da cozinha

Simples e gastando pouco

Agora se o seu projeto é realizar uma reforma simples e gastando pouco dinheiro, a principal dica é utilizar adesivos para mudar a cara da cozinha e dar aquele destaque esperado. 

Muitas pessoas estão com o orçamento apertado, ou moram em locais alugados, dificultando a realização de uma grande reforma. Desta forma, utilizar a imaginação é a melhor maneira de promover a reforma.

Utilizando adesivos coloridos e sortidos, ou até mesmo de uma cor homogênea é possível mudar a cara dos móveis. Outra dica, é utilizar pastilhas para acrescentar um toque especial ao projeto. 

Cozinha contemplada com bela reforma
Dica de cozinha contemplada com uma bela reforma
Cozinha simples e pequena reformada
Cozinha simples e pequena reformada
Cozinha simples reformada
Cozinha simples reformada
Modelo de reforma de cozinha minimalista
Modelo de reforma de cozinha minimalista
Modelo de reforma de cozinha simples
Modelo de reforma de cozinha simples
Reforma de cozinha em tons brancos
Reforma de cozinha em tons brancos
Reforma de cozinha pequena e simples
Cozinha pequena e simples
Reforma de cozinha simples contemplada com decoracao neutra
Reforma de cozinha simples contemplada com decoração neutra
Reforma de cozinha simples e pequena
Reforma de cozinha simples e pequena
Simples cozinha reformada
Simples cozinha reformada
Tipo de cozinha simples e pequena
Tipo de cozinha simples e pequena

Resultados antes e depois

Neste tópico, vamos demonstrar diversos modelos de reformas com o antes e o depois da transformação. Esperamos que você se inspire nos projetos e realize uma ótima reforma na sua cozinha! Veja:

Cozinha reformada com a troca da mobilia e cor da cozinha
Outra cozinha reformada com a troca da mobília e cor da cozinha
Cozinha reformada com a troca do gabinete
Cozinha reformada com a troca do gabinete
Cozinha reformada com mudanca de tons dos armarios
Cozinha reformada com mudança de tons dos armários
Reforma de cozinha aproveitando melhor o espaco disponivel
Exemplo da cozinha reformada aproveitando melhor o espaço disponível
Reforma de cozinha com a reformulacao do ambiente
Reforma de cozinha com a reformulação do ambiente
Reforma de cozinha com a troca de moveis
Reforma de cozinha com a troca de móveis
Reforma de cozinha com a utilizacao de moveis
Antes e depois da reforma de cozinha com a utilização de moveis
Reforma de cozinha confira esse antes e depois
Reforma de cozinha confira esse antes e depois
Reforma de cozinha para tons mais claros
Veja outra reforma de cozinha para tons mais claros
Veja esse antes e depois surpreendente de reforma de cozinha
Veja esse antes e depois surpreendente de reforma de cozinha

E então, gostou de conhecer as dicas sobre reforma de cozinha? Conte para a gente o resultado de sua obra!

Leia também – Pisos para Cozinha – Como Escolher? + 65 Decorações Belíssimas!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.