Panela para fogão de indução【2024】ᐅ Os 20 melhores modelos!

A tecnologia está cada vez mais presente nos lares, inclusive na cozinha. Nesse post vamos falar especificamente sobre a panela para fogão de indução, item super moderno e que é cada vez mais procurado para compor casas e apartamentos. 

Para quem não sabe, o fogão de indução é diferente do fogão tradicional. Seu calor é gerado através de um campo eletromagnético nos campos demarcados, não possui bocas móveis e nem chamas externas.

Panela para fogão de indução

Tópicos

A saber, não é qualquer tipo de panela que pode ser utilizada no fogão de indução. É necessário o uso de utensílios específicos para conseguir captar essa nova forma de calor, conseguir cozinhar os alimentos devidamente e não danificar o eletrodoméstico.

Quer saber tudo sobre essa tecnologia inovadora? Conheça em nosso post quais os melhores modelos de panelas, as vantagens do uso desse fogão em relação a outros tipos. 

Panela para fogão de indução 4

O que são panelas de indução?

As panela de indução nada mais é do que uma panela que responde ao campo magnético, obtendo calor sobre a sua superfície.

É através desse mecanismo de geração de calor que é possível cozinhar e preparar os alimentos para as refeições.

O fogão é bem prático porém depende de energia elétrica para funcionar

Em relação às panelas para fogão de indução, podemos dizer que as mais apropriadas são as de aço inox e ferro fundido.

Segundo especialistas, há uma maneira simples de saber se a panela serve para o fogão por indução. Consiste em por um ímã no fundo da panela, se ele se fixar, a peça pode ser usada sem problemas.

Panela para fogão de indução 3

Para você ter uma ideia de como funciona o sistema desse fogão, quando a panela apropriada é colocada nas marcações dele, são geradas correntes de indução nesse utensílio, gerando o aquecimento para cozinhar. De fato, é super tecnológico!

Por ser magnético ele até desliga sozinho, ajudando na praticidade do dia a dia do uso da cozinha. Além disso, diferente dos fogões tradicionais, o risco de queimaduras e acidentes são bem menores. Isso por que o calor se concentra quase que totalmente nas panelas.

Panela para fogão de indução 2

Vantagens do fogão de indução

Antes de comprar qualquer item para compor nossa casa, é essencial conhecer todos os detalhes, como as vantagens e desvantagens, por exemplo.

A saber, o fogão de indução apresenta alguns pontos positivos e negativos que merecem ser lembrados na hora da escolha. Listaremos os principais a seguir!

Vantagens

  • Segurança: As ondas eletromagnéticas para aquecimento da panela só são ativadas quando você retira a trava de segurança. Assim não há perigo das crianças mexerem e reduz o risco de acidentes e incêndios.
  • Ecologicamente correto: Não utiliza gás para funcionar, ou seja, gera menos dados ao meio ambiente. Também entra no quesito segurança, pois não há riscos de explosões como nos outros modelos de fogões.
  • Desliga sozinho: Basta retirar a panela da superfície que o fogão se desliga! Caso prefira, ele possui uma trava de segurança que você pode usar para desligá-lo de forma definitiva. 

Fogão de indução magnético com design moderno

Temperatura: Os fogões de indução possuem um mecanismo de temperatura precisa, garantindo que os alimentos cozinhem no tempo ideal.

Tempo: Você pode ganhar tempo com a rapidez do fogão. Ele aquece mais rápido do que fogões tradicionais, o que pode acelerar o preparo dos alimentos. 

Limpeza simples: Um dos poucos cuidados que este tipo de fogão necessita é uma limpeza recorrente. Porém, entra como vantagem, pois a limpeza é bem simples por se tratar de uma superfície de vidro preto ou temperado. Nada mais que um pano úmido com detergente neutro para realizar a manutenção e deixar o fogão novinho em folha.

Disco magnético: Caso você tenha panelas que não sirvam no fogão por indução não se desespere. Você pode adquirir um disco magnético que fará a ponte de aquecimento entre o fogão e a panela!

Fogão de indução de uma boca só

Desvantagens:

Custo: São bem mais caros que outros fogões. Até mesmo em relação aos famosos cooktops tradicionais, que estão na moda. Afinal, esse modelo tem uma tecnologia bem diferenciada e moderna.

Panelas próprias caras: Caso você precise comprar panelas novas e específicas para o fogão de indução terá um custo alto também. Mas lembre-se que é possível comprar apenas o disco magnético para adequar suas outras panelas a esse eletrodoméstico.

Energia elétrica: O funcionamento do fogão depende de energia elétrica, dessa forma, se faltar luz em sua casa não será possível cozinhar. Isso é algo negativo em relação ao fogão à gás, que pode ser ligado mesmos sem eletricidade.

Prepare seus alimentos com panelas de ferro ou inox

Quais panelas funcionam e quais não funcionam?

Primeiramente, a saber, fogão por indução necessita de panelas e de superfícies planas. Afinal, elas precisam oferecer uma boa aderência ao campo eletromagnético para serem aquecidas.

Fora isso, é importante levar em conta o material dessas panelas. Não são todos os que respondem ao magnetismo.

Modelos de panelas que funcionam no fogão de indução:

  • Panelas de aço inox: São muito utilizadas para esse tipo de fogão, possuem designs lindos e agradáveis. 
  • Panela de ferro fundido: Panelas de ferro fundido são tradicionais e trazem um estilo clássico a cozinha. 

Além de tudo a segurança desse tipo de fogão é sensacional pois não lida com fogo

Modelos de panelas que não funcionam no fogão de indução:

  • Panelas de barro
  • Panela de vidro
  • Panelas de alumínio
  • Panela de cobre

Como falamos anteriormente, se ainda estiver em dúvida se a sua panela funciona, utilize um ímã para saber se ela possui aderência magnética.

Panela para fogão de indução 1

Caso você tenha muitas panelas que não se adequam ao fogão por indução, o disco eletromagnético pode ajudar a aumentar o seu leque de opções.

Esse disco irá gerar o calor necessário para você cozinhar nas panelas que não se enquadram.

Mas atenção: Lembre-se mesmo as panelas que forem ser utilizadas com o disco devem ter superfície plana para funcionarem corretamente.

Veja como funciona o fogão magnético só esquenta o que for ferro ou inox

Melhores modelos de panela para fogão de indução

Logo após você conferir as vantagens, os modelos que funcionam ou não, poderá aqui nesse tópico ver imagens dos melhores modelos de panela para fogão de indução para facilitar a sua compra. Inspire-se!

Aço Inox

As panelas de inox ou aço inoxidável, como o próprio nome diz, não enferrujam por conta do material de que são feitas.

Elas são muito procuradas por terem um design bonito e moderno, diferente de panelas rústicas e tradicionais. É possível reconhecer o inox no primeiro olhar, pois é bem peculiar.

Esse tipo de panela foi feito para suportar altas temperaturas, o que ajuda no melhor cozimento dos alimentos, pois distribui bem o calor por toda a sua estrutura. Outra vantagem que oferece é a facilidade na hora de limpá-la.

Alguns modelos de inspiração sendo usados justamente no fogão de indução:

Panela para fogão de indução com quatro bocas
Que tal um fogão com 4 bocas assim para modernizar sua cozinha?

Panelas de inox são ideais para fogão de indusão

Fogão de indução com uma boca e panela de ferro

Estilo de panela para fogão de indução magnético

Panela de inox para fogão de indução
Atualmente você encontra inúmeros modelos de panelas de inox
Panela ideal para uso nesse tipo de fogão
As panelas de inox são modernas, bem como bonitas!
Dicas de como cozinhar no fogão de indução
O fogão de indução oferece muita praticidade, assim como segurança total na hora de cozinhar

Inox em panela para fogão de indução Jogo de panelas de inox para serem utilizadas em fogão de indução Modelo de panela de inox para fogão de indução Panela para fogão de indução com uma boca Panela para fogão de indução é rápida para cozimento Panela para fogão de indução magnético com 5 bocas

Ferro fundido

Já as panelas de ferro fundido são mais tradicionais e muito populares nos lares do nosso país. Apesar de serem um pouco mais pesadas que outros modelos podem ser usadas sem problemas em fogões de indução. Basta tomar cuidado na hora de pousá-las sobre o eletrodoméstico.

Uma curiosidade, a saber, é que ela ajuda na recomposição de ferro no sangue, o que pode ajudar pessoas que tenha deficiência desse mineral.

Além disso, é uma panela livre de substâncias químicas, garantindo assim, que os alimentos sejam cozidos de forma ainda mais saudável. Há diversos modelos e tamanhos, e assim como as panelas de inox, suportam altas temperaturas e distribuem bem o calor para os alimentos.

Inspire-se com alguns modelos de panelas de ferro fundido para fogão de indução:

Panela para fogão de indução em ferro fundido
Panela para fogão de indução em ferro fundido
Fogão moderno
O fogão por indução pode ter outras funções assim como na imagem

Modelo de panela para fogão de indução em ferro fundido

Panela para fogão de indução cozinha rapidamente os alimentos

Caçarolas laranjas de ferro fundido
Atualmente existem modelos de panelas bem modernas de ferro fundido!
Design inovador do fogão de indução irá agregar a decoração da cozinha
Até mesmo frigideiras de ferro fundido, assim como na foto, podem ser utilizadas
Frigideira de ferro
A praticidade do fogão é incrível, mas não esqueça que a panela deve ser de ferro ou então de inox

É essencial dizer que as panelas devem ter superfícies planas para obter o aquecimento ideal. A saber, as panelas devem ser feitas de materiais que se permitam interagir com o fogão através de correntes magnéticas.

Por isso, apenas algumas panelas se adaptam a esse modelo, como esses dois tipos que citamos, por exemplo. Eles são os mais utilizados, sem dúvidas.


E então, gostou de conhecer mais sobre a panela para fogão de indução? Caso ainda tenha dúvidas sobre esse material ou sugestões, deixe um recado para a gente logo abaixo.

Aproveite para ler também outros artigos relacionados:

Fogão a lenha – Como construir? + 90 modelos para se inspirar!

Churrasqueira de vidro【2020】► Modelos | Preços | Vantagens

Forno de pizza【2020】– Modelos | Preços | Como escolher

Esperamos você mais vezes por aqui, até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.