Cozinha Azul – Como decorar e combinar? +44 Opções inspiradoras!

A cor azul é capaz de trazer sensação de tranquilidade e calma, e você já pensou em trazer essas sensações enquanto cozinha? Se você pretende adicionar a ideia de um ambiente mais tranquilo na cozinha, uma das propostas é escolher um projeto de cozinha azul, fugindo das opções mais básicas de cores para o ambiente, e adicionando uma tonalidade com diversos significados.

O projeto da cozinha azul pode variar entre os diferentes tons da cor, indo desde as nuances mais suaves, que passam calma; até variações mais intensas e escuras, que trazem ideia de luxo e requinte. Além da variedade de nuances, o tom de azul na cozinha também pode ser combinado com outras cores.

E se você fica em dúvida de como adotar a cor azul na cozinha, no post reunimos dicas de como combinar a cor e inspirações de projetos para fugir das versões e cores básicas no projeto da cozinha.

cozinha azul

Tópicos

Fotos e inspirações de cozinha azul

Cozinha azul turquesa

cozinha moderna com armarios planejados em turquesa

Para quem prefere opções de nuances modernas para o projeto da cozinha planejada, uma das variações nos tons de azul é a tonalidade de azul turquesa, uma cor de azul claro e que têm um pouco de verde.

Para o projeto da cozinha azul turquesa em estilo moderno, o ambiente planejado ganhou armários nessa tonalidade de azul, e o ponto de equilíbrio fica para as bancadas em branco, que suavizam o azul dos armários e criam o duo perfeito na combinação.

Os armários em azul turquesa trazem modernidade ao projeto da cozinha e deixam a proposta bem longe de ser tradicional, trazendo um ambiente contemporâneo e estimulante para o preparo das refeições.

 

cozinha com bancada azul turquesa
A bancada turquesa é o ponto de cor e destaque do ambiente
cozinha com revestimento turquesa nas paredes
O revestimento de azulejo de metrô aparece dando cor turquesa para a rodabanca
cozinha azul turquesa integrada
O projeto em turquesa é de uma cozinha americana e integrada a sala
cozinha com armarios planejados em azul turquesa
A cor mais intensa aparece nos armários planejados

cozinha azul turquesa

Cozinha azul marinho / azul petróleo

cozinha pequena azul petroleo

Para quem prefere a elegância dos tons mais escuros e fechados, o azul petróleo é uma das opções para o ambiente da cozinha, e além de ser elegante, ainda pode ser uma proposta neutra, já que combina com muitas outras cores.

Nesse projeto, a cor azul petróleo aparece nos armários planejados que se estendem por todo o ambiente, trazendo a predominância da cor para a cozinha.

Como o espaço da cozinha é pequeno e a cor dos armários é mais intensa, uma dica essencial é equilibrar a cor escura com tons claros e que passem a ideia de luminosidade ao ambiente, evitando a sensação de uma cozinha menor e com um visual carregado.

Para criar esse equilíbrio, a proposta foi de investir em elementos claros, como bancada, piso, paredes e tetos em tons de off white, mantendo o equilíbrio perfeito e garantindo a ideia de elegância em uma cozinha harmoniosa.

 

cozinha planejada com armarios em azul escuro
Os armários planejados trazem a cor mais intensa para o ambiente
cozinha azul marinho e preto
Para uma proposta moderna, a ideia foi da cozinha azul marinho com preto
cozinha de apartamento pequeno com armarios em azul petroleo
O projeto traz armários em azul escuro e elementos claros, que ajudam a iluminar o ambiente
cozinha azul petroleo e branca com coifa
Os armários planejados em azul petróleo combinam com o piso

cozinha com armario azul

Cozinha azul e branca

cozinha com armarios azul e azulejo de metro branco

Para quem fica em dúvida de como combinar as cores no projeto da cozinha, uma combinação que não tem erros é o duo de azul e branco, cores que ficam lindas juntas!

A combinação com o branco é uma ótima maneira de trazer luminosidade ao ambiente, suavizando o colorido e dando a ideia de mais espaço e iluminação.

Como inspiração para o projeto com esse duo de cores, a proposta aqui traz uma cozinha planejada com armários em tom de azul claro, e o equilíbrio fica por conta da bancada e dos azulejos de metrô na cor branca, formando a composição perfeita para um projeto equilibrado e que passa a sensação de paz e tranquilidade!

 

cozinha com revestimento em azul e branco
O revestimento do balcão une a combinação de cores do ambiente
cozinha azul serenity e branca
Para a sensação de tranquilidade, o projeto mistura azul serenity e branco
cozinha azul tiffany e branca
A proposta é um ambiente que mistura azul tiffany e branco
cozinha planejada com armarios em azul e branco
Além do duo de azul e branco, o projeto traz a elegância dos puxadores dourados

cozinha em azul e branco

Cozinha azul e amarela

cozinha integrada em azul e amarelo

Há muitas possibilidades de combinações de cores para cozinha azul, e uma das ideias para o projeto é de unir cores primárias, como azul e amarelo, que deixam o ambiente longe das opções mais tradicionais e com muito estilo!

A combinação com amarelo é uma ótima proposta para iluminar o ambiente e deixar a cozinha mais estimulante, já que essa cor tem a capacidade de ser estimulante e dar mais luminosidade ao ambiente.

Como inspiração para o projeto que une essas duas cores, a proposta aqui traz uma cozinha com armários em azul royal e elementos em amarelo, complementando o ambiente de forma agradável e moderna!

Assim, a cozinha colorida traz cores mais escuras, como o azul dos armários com a combinação da rodabanca em amarelo, ajudando a iluminar o ambiente e deixar espaço mais estimulante!

 

cozinha com armarios em azul e mesa de jantar amarela
No projeto, a mesa amarela é complemento para um espaço colorido
cozinha com armario azul e geladeira retro amarela
No projeto, o azul aparece no armário, e o amarelo na geladeira retrô
cozinha com armarios em azul e amarelo
A integração das duas cores deixa o ambiente moderno
cozinha moderna com armarios em azul e revestimentos em amarelo
O projeto traz a cor amarela nas cadeiras e em parte do revestimento das paredes

cozinha azul e amarela

Cozinha azul e cinza

cozinha com azulejo de metro azul e armarios cinza

A combinação com cores neutras é sem dúvida uma escolha certeira, mas se você não quer apostar no básico do azul com branco, uma das possibilidades é o mix de azul com cinza, uma vez que o cinza é uma tendência moderna e neutra do mundo da decoração.

Para o projeto de uma cozinha moderna, a ideia foi de usar revestimento de azulejo de metrô em azul marinho revestindo as paredes e formando a rodabanca próxima da bancada.

Já o cinza aparece complementando o ambiente através dos armários, eletrodomésticos em inox e até mesmo do piso, que lembra cimento queimado.

A combinação do azul marinho com cinza fica super equilibrada no ambiente, e a iluminação natural ajuda a garantir o que o ambiente fique bem iluminado e com sensação de amplitude.

 

cozinha planejada azul e cinza
O projeto traz a combinação com cinza nos revestimentos geométricos da rodabanca
cozinha moderna em azul escuro e cinza
O projeto moderno mistura as duas cores
cozinha azul e cinza
No projeto, o azul marinho aparece nos armários, e o cinza aparece no revestimento das paredes e no piso

cozinha azul e cinza

 

E aí, você gostou das ideias dessa cor e suas nuances para o ambiente? Conte nos comentários qual tonalidade você mais gosta para a cozinha e se você seria adepta(o) de um projeto que foge das cores tradicionais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.