Churrasqueira para Apartamento – 50 Dicas e modelos para escolher!

Morar em apartamento pode ser a melhor escolha para muitas pessoas. No entanto, o espaço reduzido em relação a uma casa comum faz com que o planejamento seja essencial para valorizar os ambientes.

Nesse momento, é comum que as áreas de lazer fiquem por último na lista de prioridades para o lar, o que pode ser resolvido facilmente com algumas dicas práticas de decoração!

Já imaginou poder desfrutar de momentos especiais e únicos, como um churrasco com os amigos ou familiares em sua casa? A falta de espaço nunca mais será uma desculpa para isso depois de ler esse post.

Independente de ter ou não uma varanda, é possível sim encontrar uma churrasqueira para apartamento ideal para o seu caso! E o melhor de tudo, há muitas opções incríveis para quem não quer encarar uma reforma!

Quer saber mais sobre como agregar um ambiente de lazer agradável e lindo em seu apartamento? Então continue a leitura e confira nossas dicas e fotos maravilhosas para se inspirar! 😉

Vale a pena ter uma churrasqueira no apartamento?

Ao pensar em um apartamento, é comum que imaginemos cômodos menores e espaços reduzidos, característicos desse tipo de imóvel. No entanto, é importante lembrar que um lar é um lar, independente de seu tamanho.

Tendo isso em mente, o lazer é algo que não pode ser dispensado, pois reflete diretamente em nosso bem-estar e qualidade de vida. Por isso, é preciso planejar de modo com que momentos especiais e descontraídos possam acontecer.

O churrasco é um tipo de refeição típica no Brasil, onde familiares e amigos se reúnem para comer, se divertir e passar momentos únicos juntos. Desfrutar de momentos como esse ajuda na hora de recarregar as energias e aliviar o estresse do dia-a-dia.

Para quem mora em apartamento essa necessidade não é diferente. Por isso, organizar um local especial para ocasiões assim também é super vantajoso!

Quando o apartamento é maior ou com varanda, é possível usar a decoração inteligente e funcional para criar um ambiente perfeito para o churrasco. Já para imóveis menores, as churrasqueiras para áreas internas também dão um show.

Modelos sofisticados de churrasqueira para apartamento com varanda.
Existem também opções lindas de churrasqueira para apartamento pequeno!

Ou seja, não há mais desculpas para se privar de um bom churrasco com pessoas queridas sem sair de casa.

Como escolher o modelo ideal?

Como já vimos, existem alternativas para apartamentos de todos os tipos. Além disso, podemos encontrar também modelos de churrasqueiras para todos os gostos.

Mas afinal, como escolher o modelo ideal para sua necessidade e espaço específico? Confira a seguir nossas dicas práticas e eficientes para esse momento!

Escolha bem o local

O primeiro passo para acertar na escolha de sua churrasqueira para apartamento é definir o local em que ela será instalada.

Essa decisão precisa ser bem pensada e planejada, pois caso haja a necessidade de reformas a escolha errada será muito complicada de reverter.

Seu apartamento possui espaço externo ou varanda? Então sem dúvidas esse é o local mais indicado para instalar a churrasqueira e decorar o ambiente para o lazer.

churrasqueira para apartamento com varanda

No entanto, caso você não tenha esse espaço, não se preocupe! É só definir um espaço interno que seja ideal para cozinhar e optar por modelos compatíveis e funcionais.

Para ambientes internos, o recomendado é que você avalie o espaço disponível e considere a instalação de algum exaustor. Desse modo, você evita aquele excesso de fumaça dentro de casa.

churrasqueira para apartamento com coifa

Afinal, o cheirinho do churrasco é maravilhoso durante a ocasião mas tirá-lo de dentro do apartamento depois pode ser bem trabalhoso! Porém, essa questão é bem simples de resolver, a instalação de uma coifa, por exemplo, já te ajudará nessa missão.

Defina o estilo que você deseja

Depois de definir se vai utilizar o espaço externo ou interno para a instalação, é hora de escolher o estilo de churrasqueira que você deseja.

Para isso, vale a pena pensar em qual sensação você quer dar ao seu ambiente. Dessa forma, você poderá definir o estilo da decoração e, consequentemente, do modelo de seu item.

Se você gosta de decorações rústicas e aconchegantes, os modelos mais clássicos e tradicionais te ajudarão nesse efeito. Ou seja, churrasqueiras mais retrôs, com tijolinhos ou até mesmo à lenha.

Já se você quer um espaço totalmente moderno e sofisticado, as opções em metal e embutidas são alternativas perfeitas. Dentre elas, você pode escolher entre elétrica, à carvão, gás ou à bafo.

Na realidade, o funcionamento e o sistema das churrasqueiras podem servir para qualquer estilo, o que mudará o visual será o design e o acabamento da peça escolhida.

Por isso, priorize sempre questões como custo-benefício, funcionalidade, tamanho e sistema ideal para o seu ambiente escolhido!

Considere investir em um churrasqueira planejada

Está com dúvidas em relação a escolha do tamanho para aproveitar melhor seu espaço disponível? Ou não consegue encontrar um modelo no mercado que se encaixe com o local? Então investir em uma churrasqueira planejada pode ser sua melhor opção!

Os itens planejados costumam ter um valor maior do que os comuns. No entanto, o custo-benefício compensa muito na hora de uma decoração inteligente e funcional.

A churrasqueira para apartamento planejada será adequada exatamente para sua necessidade de espaço. Além disso, ela pode ser projetada com várias funções e com o local para saída da fumaça.

Tudo isso deixará o seu projeto mais original, personalizado, lindo e super prático. Receber seus convidados ou fazer um churras no final de semana será muito mais fácil e prazeroso!

Quais os modelos de churrasqueira?

Além de escolher bem o visual e o tamanho, o modo de acendimento e cozimento dos alimentos também é algo muito importante de definir. Afinal, essa escolha refletirá até mesmo no sabor de suas carnes e grelhados!

Confira a seguir os modelos de churrasqueira para apartamento em seus diversos sistemas de funcionamento:

Churrasqueira à gás para apartamento

O sistema à gás é super prático e eficiente, fácil de acender e pode ser instalado junto ao sistema de gás do apartamento.

Além disso, essa opção não produz aquela fumaça característica do churrasco. Ou seja, é perfeita para áreas internas ou para quem não quer muita bagunça!

Com bancada

A opção com bancada é ideal para quem tem um espaço mais amplo para essa área de lazer. A bancada ajudará a organizar melhor os itens essenciais na hora do churrasco.

Desse modo, o preparo dos alimentos ficará muito mais fácil e prático. Além disso, você também pode planejar uma bancada especial para que as pessoas se sentem ao redor e desfrutem desses momentos.

churrasqueira com bancada

Embutida

O modelo embutido traz muito requinte e sofisticação ao espaço, além de ser perfeito para quem precisa otimizar e valorizar um ambiente pequeno.

Essa alternativa também agrega a economia do sistema à gás e a facilidade de instalação, além de ser fácil de combinar com vários estilos de decoração.

churrasqueira embutida

Elétrica

A churrasqueira elétrica também é ideal para quem não quer fumaça ou precisa de um modelo para área interna. Além disso, essa opção ocupa pouco espaço e pode ser instalada tanto de forma fixa quanto em uma versão portátil para guardar.

A praticidade de usar a churrasqueira elétrica dispensa aquele trabalho de acender o carvão ou fazer a instalação à gás. É só colocar na tomada e com um clique seu churrasco já terá início!

Os modelos disponíveis no mercado oferecem vários tamanhos e funcionalidades diferentes. Você pode encontrar versões com espetos, com controle de temperatura e até com botão timer.

Ou seja, se para você essas vantagens superam o custo a mais com energia, vale muito a pena escolher essa opção!

Ecológica à carvão

Já se a sua prioridade é manter aquele sabor defumado e clássico do churrasco, há também opções à carvão para seu apartamento!

Os modelos portáteis são uma opção para quem não quer envolver reformas ou tem pouco espaço disponível. Eles podem ser posicionados onde você desejar e guardados após o uso.

Além disso, essa alternativa é bem mais fácil de limpar e geralmente possui tampa, o que ajuda na hora de controlar a fumaça!

Já se você tem bastante espaço e topa fazer uma reforma para criar uma área de lazer linda e aconchegante, as churrasqueiras rúticas e clássicas são alternativas maravilhosas.

Os modelos em alvenaria são econômicos e dão um charme especial ao ambiente. Além disso, você pode juntar ao seu projeto bancadas, pias e outros móveis úteis para seus momentos de lazer!

churrasqueira em alvenaria

À bafo

A churrasqueira à bafo é bem comum nos filmes americanos, usada geralmente na varanda ou em ambientes externos.

O tamanho desse modelo até serve para áreas pequenas, mas é importante lembrar que a maior característica dela é cozinhar e assar os alimentos com sua fumaça e calor. Ou seja, em locais internos e pequenos essa pode não ser uma boa escolha.

Essa versão também necessita de carvão. Durante o preparo, a fumaça fica acumulada no interior da churrasqueira, o que dá aquele gostinho defumado que muitas pessoas amam e não abrem mão!

churrasqueira a bafochurrasqueira a bafo

Decoração com churrasqueira para apartamento

Confira a seguir mais algumas fotos de projetos lindos de decoração com churrasqueira para apartamento para se inspirar!

Para ambientes internos

Para varanda e área externa

Para varanda gourmet

Esperamos que essas dicas e fotos tenham te inspirado para aproveitar toda a funcionalidade que a churrasqueira pode trazer para o seu apartamento. Agora é só seguir as orientações, planejar e criar os seus espaços para momentos especiais!

Gostou do artigo? Então não deixe de conferir as outras matérias do nosso blog para mais inspirações e dicas de decoração.

Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe seu comentário abaixo, ficaremos felizes em respondê-lo! 😀


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.