Mesa de Natal – Como decorar? + 80 ideias deslumbrantes!

Você quer montar uma mesa de Natal bem linda esse ano, mas não sabe por onde começar? Nós podemos te ajudar com isso!

É sempre bacana ter ideias para renovar a decoração natalina para receber familiares e amigos. E nessa festa, os enfeites para mesa estão entre os que mais chamam a atenção.

Você pode decorar a mesa da ceia, que ocorre na véspera de Natal, dia 24, bem como mesas auxiliares com doces, bebidas, bolos de um modo geral.

Independente de como for a sua festa, simples ou sofisticada, dá para deixá-la linda e criativa. Dá para usar materiais comprados em lojas especializadas, artesanais ou então recicláveis. Tudo é possível na decoração de mesa de Natal!

Mesa de Natal

Que tal então conhecer novas formas de decorar mesas natalinas com a gente? Elaboramos um post repleto de dicas e imagens inspiradoras. Acompanhe!

Tópicos

Como montar uma mesa de Natal? #dicas

Quando a época de festas se aproxima já ficamos ansiosos para os preparativos. E em relação ao Natal, surge um misto de sentimentos e tradições religiosas. É comum queremos ficar junto de quem amamos, comer uma boa refeição e comemorar da melhor maneira possível.

Para celebrar essa data tão especial de uma forma mágica dá para deixar o ambiente ainda mais agradável, bonito e temático. Vale a pena deixar o espaço decorado com ícones natalinos, que vão desde à típica árvore de Natal até a composição da mesa do jantar / almoço.

Mesa de Natal

Vale lembrar que o Natal tanto é comemorado na sua véspera, quando se faz a ceia, quanto no dia 25 de dezembro, que, é celebrada pelos cristãos o renascimento de Jesus.

Em muitos lares há a troca de presentes, que pode ser à meia noite ou no próprio dia 25. Entre tantas tradições, podemos dizer que em cada casa essa festividade segue de uma maneira, devendo ser decorada de acordo com o gosto de cada família.

Mesa de Natal

Há muitas ideias para decorar mesas de Natal. Podemos citar as principais delas para você ficar por dentro:

Mesa posta

Apostar em itens de mesa posta é super prático e interessante para quem deseja decorar a cria natalina. Esse “kit” conta com peças que ajudam a servir os convidados com elegância e organização.

As mais usadas são:

  • jogo americano
  • sousplat
  • guardanapos de tecido
  • porta-guardanapos

A partir dessas peças você pode arrumar a mesa com pratos rasos e fundos, bem como talheres, dependendo do tipo de comida a ser servida. Além disso, componha com copos e taças, pensando nas bebidas da ocasião – não se esqueça das crianças!

É legal que o jogo americano ou sousplat tenha algo a ver com a decoração escolhida ou seja temática. Ou seja, pode ter cores que combinem ou tenha estampas natalinas. O vermelho e verde são os mais usados nesse caso. Peças em vime ou madeira costumam ficar ótimas também.

Leia mais sobre o tema: Mesa Posta – 73 Inspirações de mesas divinas + Como montar a sua!

Mesa de Natal

Centro de mesa

Além dos itens de mesa posta, você pode investir na decoração do centro da mesa. Há muitas maneiras de decorar esse espaço, sendo que não precisa ser nada sofisticado.

Os mais usados para isso, além de serem baratos e fáceis de encontrar. São:

  • Flores
  • Frutas
  • Luzes pisca-pisca
  • Velas

Além disso, dá para recorrer a enfeites como:

  • Bolas de Natal
  • Pinhas
  • Galhos secos

Mesa de Natal

Toalha ou passadeira

Para reforçar o estilo no centro também pode ser interessante usar uma passadeira. Uma dica legal é usar passadeira e linho ou juta, tecidos que combinam com o tema.

As toalhas são opcionais, mas há quem goste de usá-las nessa data especial, sobretudo quando têm a ver com a temática. Podem ser vermelhas, douradas, verdes, todas brancas, ou então estampadas.

Atualmente você encontra muitos modelos de toalhas com estampas natalinas, como de Papai Noel, Árvores de Natal, estrelas, presépios, presentes, entre tantos outros ícones.

Mesa de Natal

Louças

A escolha da louça influencia muito na decoração de uma mesa de Natal. Não que isso seja uma exigência de etiqueta, porém, é bacana prestar atenção caso queira dar um toque especial.

Use aquela louça de porcelana que geralmente só usa quando recebe visitas! Pode ser toda em branco, que é um tom clássico e combina com tudo, ou em preto, com detalhes florais, arabescos ou dourados.

Mesa de Natal

Comidas decorativas

Sabia que é possível decorar sua mesa de Natal com as próprias comidas? Você pode montar os pratos servidos de uma forma que chamem a atenção dos olhos, além do estômago.

Há maneiras de elaborar enfeites comestíveis se inspirando em ícones natalinos, como árvores de Natal, estrelas, flores, etc.

Você também pode colocar no centro de mesa mini árvores feitas com doces, bombons e frutas.

Mesa de Natal

Artesanato

O que não faltam são artesanatos inspirados no Natal.

Você encontra passadeiras de crochê, guardanapos bordados, porta-guardanapos com fuxicos, enfim, uma vastidão de opções lindas e feitas manualmente.

Dá também para fazer jogos americanos ou sousplat com EVA, tecidos ou feltro, bem como usar esses mesmos materiais para criar bonecos natalinos, árvores de natal, bolas, e demais peças que vão poder decorar a mesa.

Mesa de Natal

Material reciclável

O artesanato também pode ser realizado com materiais recicláveis e é uma ótima dica para quem deseja economizar dinheiro nessa decoração.

Entre tantas peças que podem ser reutilizadas são as garrafas plásticas, garrafas e potes de vidro, rolos de papel higiênico, papelão, etc.

Use e abuse da sua criatividade para produzir sua própria decoração de mesa sem gastar muito!

Leia mais sobre o tema: 62 enfeites de Natal reciclados e fáceis de fazer – Inspire-se!

Bom, essas são algumas dicas para você preparar uma mesa incrível para passar o Natal. Anote-as para testar e aprimorar quando chegar a data especial.

Fotos e ideias de mesa de Natal decorada

Agora que você já ficou por dentro das dicas práticas de como montar uma mesa de Natal linda e surpreendente, que tal se inspirar com fotos e mais sugestões?

Não deixe seu Natal com aquela mesma decoração de todos os anos, sem nada de atrativo ou de diferente!

Conheça modelos bacanas, fáceis de fazer e que podem dar aquele up na sua recepção tanto na noite quanto no dia de Natal!

Mesa de Natal simples e barata

Já falamos por aqui que não é preciso gastar muito dinheiro para preparar uma mesa fantástica para o Natal.

Demos dicas de usar artesanatos, materiais reciclados e até mesmo aquilo que você já tem em casa. Então não há desculpa para não inventar algo legal para o evento!

Chame os amigos e familiares para lhe ajudar a criar peças que podem compor a mesa da ceia, dos doces, das bebidas… defina como vai ser o seu esquema de servir os comes e bebes e logo após pense na decoração.

Materiais como papeis decorados, tecidos, EVA e feltro são bem econômicos e podem ser transformados em muitos itens para a decoração de mesas festivas. Por exemplo: toalhas, passadeiras, jogos americanos, porta-talheres ou guardanapos.

A juta e a corda de sisal também podem ser interessantes nesse caso, podendo ser usadas para decorar garrafas, se tornar passadeiras, e fazer outros detalhes que a sua criatividade permitir.

Optar por velas também é algo rápido e prático, sendo que não é preciso ser velas chiques e caras para decorar. Você pode colocá-las em vidros com água ou castiçais, se tiver.

E claro, não poderíamos deixar de falar sobre as plantas e as frutas. De forma simples elas já deixam a mesa lindíssima, bem especial, perfumada e colorida. As flores, a saber, podem estar soltas ou em recipientes.

Conheça a seguir modelos de decoração de mesa natalina simples e barata:

Mesa de Natal simples Mesa de Natal simples Mesa de Natal simples Mesa de Natal simples Mesa de Natal simples Mesa de Natal simples Mesa de Natal simples Mesa de Natal simples Mesa de Natal simples Mesa de Natal simples Mesa de Natal simples Mesa de Natal simples Mesa de Natal simples Mesa de Natal simples Mesa de Natal simples Mesa de Natal simples

Mesa de Natal decorada com frutas

Frutas são sempre bem-vindas no Natal. É uma tradição servi-las na ceia ou na data fatídica, como uma forma de reproduzir a fartura descrita na Bíblia.

Além de poderem ser degustadas, elas podem ajudar a decorar a mesa. Você pode fazer um arranjo utilizando flores e frutas, colocar algumas delas em uma ou duas fruteiras, dispô-las no centro da mesa…

Lembrando que não é preciso escolher frutas caras para fazer essa decoração temática. Podem ser frutas da estação e que sejam da sua região para economizar.

Dê uma olhadinha abaixo nas ideias lindas de mesas de Natal decoradas com frutas:

Mesa de Natal com frutas
Mesa de Natal com frutas combinando com as flores
Mesa de Natal com frutas
tábua com frutas e sementes
Mesa de Natal com frutas
Sirva espetinhos de frutas
Mesa de Natal com frutas
Monte uma pequena árvore com frutas

Mesa de Natal com frutas

Mesa de Natal com frutas
Várias ideias para decorar com frutas

Mesa de Natal com frutas

Mesa de Natal com frutas
Somente maças e folhagens decoram a mesa

Mesa de Natal com frutas Mesa de Natal com frutas Mesa de Natal com frutas Mesa de Natal com frutas Mesa de Natal com frutas Mesa de Natal com frutas

Mesa de frios para o Natal

Outra aposta interessante é preparar uma mesa de frios, com variedade de queijos e embutidos a sua escolha. Esse tipo de aperitivo é sempre muito atrativo para festas assim, sendo degustado antes da refeição principal que é a ceia.

Você pode fazer uma decoração especial para essa mesa, usando tábuas de madeira para por os frios, cestas para os pães de variados tipos, torradas, bem como patês e pastas que podem complementar o menu.

É legal também oferecer tomates cereja, azeitonas, assim como amendoim, sementes de abóbora, entre outros petiscos.

Para deixar essa mesa temática, dá para recorrer a plantas e flores, além de ramos de cereais.

Inspire-se com soluções práticas para decorar uma mesa de frios para o Natal:

Mesa de Natal com frios
Vários tipos de decoração temática com frios
Mesa de Natal com frios
Tábua de frios para servir no Natal

Mesa de Natal com frios

Mesa de Natal com frios
Tomatinhos cereja também podem ser servidos

Mesa de Natal com frios Mesa de Natal com frios Mesa de Natal com frios

Mesa de Natal com frios
Dá para fazer formas com os queijos

Mesa de Natal com frios Mesa de Natal com frios Mesa de Natal com frios Mesa de Natal com frios Mesa de Natal com frios Mesa de Natal com frios Mesa de Natal com frios

Mesa de Natal decorada com doces

E o que seria do Natal sem os doces? Super sem graça, não é mesmo? É sempre bacana oferecer sobremesas para os convidados saborearem após a ceia ou então depois do almoço do dia 25.

Uma dica é preparar uma mesa específica para por as guloseimas, que podem ser diversas. Por exemplo:

  • Tortas
  • Bolos
  • Panetone
  • Chocotone
  • Pavês
  • Muffins
  • Suspiros
  • Brigadeiros
  • Pudim
  • Merengue
  • Mousse

Enfim, há muitos tipos de doces para você fazer / comprar para servir no Natal. É interessante que eles sejam colocados em travessas, bowls, bandejas, pratos decorados, suportes para bolo, etc.

E lembre-se que essa mesa também pode ser decorada com a temática do Natal. Uma dica bacana é fazer pequenas árvores natalinas com os próprios doces, podendo ser jujubas, balas, chocolates, entre outros.

Os doces também podem ser decorados com a ajuda de pasta americana ou chantilly. É o caso dos bolos, das tortas, bem como dos cupcakes.

Confira abaixo muitas opções de decoração de mesa de Natal com doces:

Mesa de Natal com doces Mesa de Natal com doces Mesa de Natal com doces

Mesa de Natal com doces
Mesa de Natal com doces

Mesa de Natal com doces Mesa de Natal com doces

Mesa de Natal com doces
Árvore de Natal com bombons
Mesa de Natal com doces
Brigadeiros de morango temáticos

Mesa de Natal com doces Mesa de Natal com doces Mesa de Natal com doces Mesa de Natal com doces Mesa de Natal com doces Mesa de Natal com doces Mesa de Natal com doces

Mesa de Natal decorada com arranjos

Por fim falaremos sobre a mesa de Natal com arranjos florais. Afinal, as plantas e flores não podem ficar de fora dessa data especial, sobretudo da decoração das mesas.

Você pode colocar arranjos na mesa da ceia, na mesa dos comes e bebes, assim como nas mesas dos convidados no centro.

Um cuidado que deve ser tomado é quanto à altura dos arranjos que forem ficar do centro das mesas. Isso por que se forem muito altos podem atrapalhar o contato visual e a conversa entre as pessoas.

Dá para misturar flores com frutas, luzes pisca-pisca, bolas de Natal, galhos, etc. Além disso, você pode colocar os arranjos em vidros, vasos, latas, garrafas, ou então arrumá-los soltos na mesa.

Uma espécie que é muito usada no Natal e que se tornou até símbolo desta data é a Poinsétia. Com flor bem vermelha e folhas verdes ela consegue deixar a decoração super vibrante e comemorativa.

Apesar disso, se você não encontrá-la para usar em sua decoração, não há problema. Você pode recorrer a outras que vão deixar o ambiente lindo do mesmo jeito.

Leia mais sobre o tema: Flores trepadeiras – 7 espécies lindas e perfeitas para decorar!

Conheça ideias de mesas de Natal decoradas com arranjos florais:

Mesa de Natal com flores
Mesa de Natal com flores

Mesa de Natal com flores Mesa de Natal com flores Mesa de Natal com flores Mesa de Natal com flores Mesa de Natal com flores Mesa de Natal com flores Mesa de Natal com flores Mesa de Natal com flores Mesa de Natal com flores Mesa de Natal com flores Mesa de Natal com flores Mesa de Natal com flores Mesa de Natal com flores Mesa de Natal com flores


E então, o que você achou de nosso post sobre mesa de Natal? Esperamos que tenha gostado e que possa fazer uma decoração incrível para receber familiares e amigos.

Aproveite para ler também:

Vitrine de Natal – 72 ideias lindas para enfeitar a sua loja!

Enfeites de mesa – 80 ideias lindas para festas e mesa de jantar!

Cadeiras modernas na decoração – 70 Ideias lindas e charmosas!

Volte mais vezes para conferir outros conteúdos sobre decoração! Até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.