Flores trepadeiras – 7 espécies lindas e perfeitas para decorar!
Acrescentar ao projeto um toque de verde e natureza é uma bela aposta para valorizar qualquer espaço, e uma boa alternativa para incluir um toque de natureza ao projeto é com flores trepadeiras.
As flores trepadeiras costumam ser plantas de caules finos e longos que se desenvolvem e crescem a partir de estruturas, podendo ser direcionadas para a cobertura de um muro, cerca, jardim vertical, ou até mesmo de um pergolado.
E independente do projeto, é preciso escolher a trepadeira ideal de acordo com as características da planta e do local a ser plantada, buscando o melhor desenvolvimento da espécie e seu ponto ápice, que é o momento da florada, que enriquece ainda mais a proposta.
Para ajudar na escolha das flores trepadeiras, reunimos dicas de espécies e suas características, assim dá para escolher a opção mais adequada, e ainda se inspirar em projetos que incluem esse tipo de planta.
Tópicos
Principais espécies de flores trepadeiras
Tumbérgia sapatinho ou sapatinho-de-judia (Tumbergia mysorensis)

Uma das opções de flores trepadeiras bastante conhecida é o sapatinho-de- judia, uma planta de folhas verdes escuras e que traz floração com flores que lembram o formato de um sapatinho.
As flores aparecem na primavera e se estendem até o final do verão, e se formam através de cachos que ficam pendurados na trepadeira.
As flores tem coloração amarela e alguns detalhes em marrom e vermelho, dando um efeito único e lindo para a espécie durante o período de sua floração.
A tumbérgia sapatinho é uma espécie de trepadeira de fácil adaptação a diferentes climas, mas não resiste a temperaturas muito baixas, por isso não é indicada para regiões de baixas temperaturas.
O plantio é simples e deve ser feito em local com sol pela manhã e sombra a tarde. Já a manutenção pede a retirada de galhos secos e adubação anual, além de manter a rega com regularidade.
Jade azul (Strongylodon macrobotrys)

A Jade Azul é uma espécie originária das Filipinas e sua floração azulada tem um forte visual estético e que realça qualquer projeto.
A planta tem como característica o seu desenvolvimento, que pode atingir até 18 metros de altura, tendo caule espesso e torcido, e com o seu envelhecimento vai se transformando um caule lenhoso.
A planta com flores azuis dá a floração através de cachos que podem chegar a até 1,20 m de comprimento, por isso, é importante que as ramas sejam direcionadas para uma superfície alta, evitando que os cachos de flores fiquem muito próximos do chão.
A planta é indicada para regiões tropicais e com temperaturas intermediárias a altas, já que não é resistente a baixas temperaturas.
Ipoméia rubra (Ipomoea horsfalliae)

A Ipoméia rubra é uma opção de flores trepadeiras de fácil plantio e manutenção, e é conhecida por ter folhas verdes e brilhantes que caem durante o final do outono e inverno.
A espécie conhecida por Ipoméia rubra é uma versão de floração em tom de rosa magenta, mas existem outras cores para as flores, mas são mais raras.
A flor com formato de funil se destaca diante das folhas verdes e a florada costuma acontecer durante a primavera e o outono.
A espécie é uma opção ideal para solos férteis e ricos em matéria orgânica, e pede regas frequentes para manter o solo sempre úmido.
O plantio pode ser feito em regiões com climas variados, já que a flor é resistente a temperaturas altas e baixas.

Alamanda (Allamanda cathartica)

A Alamanda é uma das espécies de flores trepadeiras bastante conhecida, já que é uma opção com tempo prolongado de floração e com rápida formação.
A trepadeira tem folhas verdes e brilhantes e costuma ser mais comum na coloração amarela, que se destaca diante das flores.
A floração prolongada se estende da primavera ao outono, e apenas durante o inverno a espécie não fica com flores, por isso, é indicada a adubação anual durante o inverno, período que a planta não está durante a florada.
A Alamanda é uma espécie resistente a temperaturas médias e altas, mas não a regiões de baixas temperaturas e geadas.
O local de plantio deve ser em pleno sol e com solo com drenagem de água, já que a espécie não se desenvolve bem em solos encharcados.
Bougainville ou primavera (Bougainvillea spectabilis)

A Primavera é uma das flores trepadeiras bem tradicionais e conhecidas, e sua florada chama bastante atenção, já que a espécie fica dominada por suas flores, que podem ser em tom de vermelho, rosa, branco, entre outros.
A floração dessa espécie acontece durante a primavera, e no restante do tempo pode vir flores mais espaçadas, mas com predominância de suas folhas verdes.
A Bougainville pode chegar a até 5 metros de altura e seu caule é repleto de espinhos, sendo uma opção para cerca viva.
O cultivo deve ser feito em local com solo bem drenado, já que a espécie não se desenvolve bem em solo encharcado. A manutenção pede a retirada de galhos secos.
Rosa trepadeira (Rosa wichuraiana)

A espécie de rosa trepadeira lembra mini rosas e tem caule fino, que deve ser amarrado na estrutura para seu desenvolvimento ao estilo trepadeira.
As folhas são em tons de verde e serrilhadas nas bordas, e as flores podem ser de diferentes tons, tendo sua florada completa durante o período da primavera.
A espécie tem seu desenvolvimento pleno em regiões de clima temperado e em sol pleno, com regas regulares, mas sem encharcar o solo.

Trombeta Chinesa (Campsis grandiflora)

A Trombeta Chinesa é uma espécie de flor trepadeira com folhagem verde escuro e flores alaranjadas que se destacam durante a florada, que acontece entre a primavera e outono.
A espécie é indicada para áreas de temperaturas amenas e frias, e é resistente a baixas temperaturas.
O plantio deve ser feito em local com pleno sol ou meia sombra, e o solo deve ser arenoso e bem drenado.
Para a manutenção da espécie, é indicado que as regas sejam regulares, mas sem encharcar o solo, e a adubação deve ser feita anualmente.
Decoração com flores trepadeiras
Para quem busca ideias para usar flores trepadeiras no projeto, a inspiração aqui traz uma cobertura com Jade azul.
A espécie com cachos de flores azuis foi usada na área externa como cobertura para o terraço, criando um visual lindo durante a florada, já que os cachos de flores ficam pendurados e enriquecem a área externa.
Outra ideia para usar flores trepadeiras, é esta proposta que traz o sapatinho-de-judia como cobertura do pergolado de madeira no portão social.
A base em madeira foi coberta pela espécie com folhas verdes e com cachos de flores que ficam penduradas e decoram o caminho de entrada para a residência.









E aí, você já conhecia alguma dessas espécies? Se tem alguma preferida, conte nos comentários, e também compartilhe qual é o seu estilo de projeto preferido para usar essas plantas.