Flores trepadeiras – 7 espécies lindas e perfeitas para decorar!

Acrescentar ao projeto um toque de verde e natureza é uma bela aposta para valorizar qualquer espaço, e uma boa alternativa para incluir um toque de natureza ao projeto é com flores trepadeiras.

As flores trepadeiras costumam ser plantas de caules finos e longos que se desenvolvem e crescem a partir de estruturas, podendo ser direcionadas para a cobertura de um muro, cerca, jardim vertical, ou até mesmo de um pergolado.

E independente do projeto, é preciso escolher a trepadeira ideal de acordo com as características da planta e do local a ser plantada, buscando o melhor desenvolvimento da espécie e seu ponto ápice, que é o momento da florada, que enriquece ainda mais a proposta.

Para ajudar na escolha das flores trepadeiras, reunimos dicas de espécies e suas características, assim dá para escolher a opção mais adequada, e ainda se inspirar em projetos que incluem esse tipo de planta.

dicas e espécies

Tópicos

 

Principais espécies de flores trepadeiras

Tumbérgia sapatinho ou sapatinho-de-judia (Tumbergia mysorensis)

sapatinho de judia
As flores se formam a partir de cachos

Uma das opções de flores trepadeiras bastante conhecida é o sapatinho-de- judia, uma planta de folhas verdes escuras e que traz floração com flores que lembram o formato de um sapatinho.

As flores aparecem na primavera e se estendem até o final do verão, e se formam através de cachos que ficam pendurados na trepadeira.

As flores tem coloração amarela e alguns detalhes em marrom e vermelho, dando um efeito único e lindo para a espécie durante o período de sua floração.

A tumbérgia sapatinho é uma espécie de trepadeira de fácil adaptação a diferentes climas, mas não resiste a temperaturas muito baixas, por isso não é indicada para regiões de baixas temperaturas.

O plantio é simples e deve ser feito em local com sol pela manhã e sombra a tarde. Já a manutenção pede a retirada de galhos secos e adubação anual, além de manter a rega com regularidade.

trepadeira tumbérgia sapatinho

Jade azul (Strongylodon macrobotrys)

flor jade azul
A floração acontece a partir de cachos longos

A Jade Azul é uma espécie originária das Filipinas e sua floração azulada tem um forte visual estético e que realça qualquer projeto.

A planta tem como característica o seu desenvolvimento, que pode atingir até 18 metros de altura, tendo caule espesso e torcido, e com o seu envelhecimento vai se transformando um caule lenhoso.

A planta com flores azuis dá a floração através de cachos que podem chegar a até 1,20 m de comprimento, por isso, é importante que as ramas sejam direcionadas para uma superfície alta, evitando que os cachos de flores fiquem muito próximos do chão.

A planta é indicada para regiões tropicais e com temperaturas intermediárias a altas, já que não é resistente a baixas temperaturas.

jardim com flores azuis

Ipoméia rubra (Ipomoea horsfalliae)

trepadeira com flores pink
A coloração intensa das flores se destaca

A Ipoméia rubra é uma opção de flores trepadeiras de fácil plantio e manutenção, e é conhecida por ter folhas verdes e brilhantes que caem durante o final do outono e inverno.

A espécie conhecida por Ipoméia rubra é uma versão de floração em tom de rosa magenta, mas existem outras cores para as flores, mas são mais raras.

A flor com formato de funil se destaca diante das folhas verdes e a florada costuma acontecer durante a primavera e o outono.

A espécie é uma opção ideal para solos férteis e ricos em matéria orgânica, e pede regas frequentes para manter o solo sempre úmido.

O plantio pode ser feito em regiões com climas variados, já que a flor é resistente a temperaturas altas e baixas.

ipoméia rubra
A espécie tem rápido desenvolvimento

Alamanda (Allamanda cathartica)

trepadeira com floração amarela
As flores amarelas se destacam diante das folhas verdes brilhantes

A Alamanda é uma das espécies de flores trepadeiras bastante conhecida, já que é uma opção com tempo prolongado de floração e com rápida formação.

A trepadeira tem folhas verdes e brilhantes e costuma ser mais comum na coloração amarela, que se destaca diante das flores.

A floração prolongada se estende da primavera ao outono, e apenas durante o inverno a espécie não fica com flores, por isso, é indicada a adubação anual durante o inverno, período que a planta não está durante a florada.

A Alamanda é uma espécie resistente a temperaturas médias e altas, mas não a regiões de baixas temperaturas e geadas.

O local de plantio deve ser em pleno sol e com solo com drenagem de água, já que a espécie não se desenvolve bem em solos encharcados.

alamanda amarela

Bougainville ou primavera (Bougainvillea spectabilis)

primavera
A florada preenche toda a planta

A Primavera é uma das flores trepadeiras bem tradicionais e conhecidas, e sua florada chama bastante atenção, já que a espécie fica dominada por suas flores, que podem ser em tom de vermelho, rosa, branco, entre outros.

A floração dessa espécie acontece durante a primavera, e no restante do tempo pode vir flores mais espaçadas, mas com predominância de suas folhas verdes.

A Bougainville pode chegar a até 5 metros de altura e seu caule é repleto de espinhos, sendo uma opção para cerca viva.

O cultivo deve ser feito em local com solo bem drenado, já que a espécie não se desenvolve bem em solo encharcado. A manutenção pede a retirada de galhos secos.

primavera florida

Rosa trepadeira (Rosa wichuraiana)

 

rosa trepadeira
As flores têm tom de pink

A espécie de rosa trepadeira lembra mini rosas e tem caule fino, que deve ser amarrado na estrutura para seu desenvolvimento ao estilo trepadeira.

As folhas são em tons de verde e serrilhadas nas bordas, e as flores podem ser de diferentes tons, tendo sua florada completa durante o período da primavera.

A espécie tem seu desenvolvimento pleno em regiões de clima temperado e em sol pleno, com regas regulares, mas sem encharcar o solo.

cerca com flores
As flores se estendem pela cerca de madeira

Trombeta Chinesa (Campsis grandiflora)

 

trombeta chinesa
A flor tem formato cônico

A Trombeta Chinesa é uma espécie de flor trepadeira com folhagem verde escuro e flores alaranjadas que se destacam durante a florada, que acontece entre a primavera e outono.

A espécie é indicada para áreas de temperaturas amenas e frias, e é resistente a baixas temperaturas.

O plantio deve ser feito em local com pleno sol ou meia sombra, e o solo deve ser arenoso e bem drenado.

Para a manutenção da espécie, é indicado que as regas sejam regulares, mas sem encharcar o solo, e a adubação deve ser feita anualmente.

pergolado com flor

Decoração com flores trepadeiras

jardim com jade azul

Para quem busca ideias para usar flores trepadeiras no projeto, a inspiração aqui traz uma cobertura com Jade azul.

A espécie com cachos de flores azuis foi usada na área externa como cobertura para o terraço, criando um visual lindo durante a florada, já que os cachos de flores ficam pendurados e enriquecem a área externa.

plantas para jardim

Outra ideia para usar flores trepadeiras, é esta proposta que traz o sapatinho-de-judia como cobertura do pergolado de madeira no portão social.

A base em madeira foi coberta pela espécie com folhas verdes e com cachos de flores que ficam penduradas e decoram o caminho de entrada para a residência.

 

fachada rústica
As flores dão delicadeza para a fachada rústica

pergolado com ipoméia

pergolado rústico
A Ipoméia Rubra decora o pergolado
pergolado de madeira
As flores lilás decoram a estrutura de madeira
pergolado jardim
A trepadeira faz a cobertura sobre o pergolado
planta para muro
As flores se estendem pelo muro

fachada casa pergolado com flores

terraço com trepadeira
A espécie sapatinho-de-judia decora a varanda
muro com trepadeira
A trepadeira decora o muro
fachada casa com planta
A Primavera amarela decora a fachada
primavera jardim
A Primavera foi usada como cobertura na área externa

jade azul jardim

E aí, você já conhecia alguma dessas espécies? Se tem alguma preferida, conte nos comentários, e também compartilhe qual é o seu estilo de projeto preferido para usar essas plantas.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.