74 Ambientes com sofá cinza – Dicas de decoração e combinações!

A cor cinza é o novo bege da decoração, trazendo um tom neutro para a decor, e ainda adicionando um toque de cor moderno ao ambiente. E seguindo essa cor tendência, o sofá cinza tem sido o novo queridinho dos projetos decorativos.

A vantagem de usar sofá cinza na decoração, é o fato do estofado trazer uma cor neutra e moderna para a sala, além de ser um tom mais difícil de aparecer sujeira, como é o caso do branco e bege.

E se você está pensando em renovar a decoração da sala e apostar no estofado cinza, no post trouxemos dicas e inspirações de como usar essa cor na sala e dicas de combinações para ter uma decoração harmônica.

dicas

Tópicos

Sofá cinza combina com que cor?

Qual cor de parede escolher?

Parede Preta

Entre as possibilidades de cores para sala com estofado cinza, uma das alternativas é manter a cartela de cores neutras apostando em uma parede preta.

A parede preta pode ficar atrás do sofá cinza, o que evita cansar a visão com uma cor mais fechada.

Para a cor de parede não pesar no ambiente, é ideal que a sala seja bem iluminada, suavizando a cartela de cores mais fechadas.

sala com parede preta
Os detalhes em madeira deixam a sala mais aconchegante

Parede Branca

Uma combinação certeira de cor para parede em sala com estofado cinza, é o clássico branco, que cria uma combinação bem harmoniosa com cinza.

O mix de cinza e branco deixam a sala neutra e podem trazer a proposta clean e minimalista para a decoração do ambiente.

A cor branca na parede funciona em diversos estilos decorativos, e combina perfeitamente com ambientes pequenos, deixando o toque de cor para o sofá cinza.

sala com parede branca
Na parede, prateleira com quadros e objetos decorativos

Parede Cinza

Na escolha de cor para a decoração da sala, vale manter o visual monocromático e apostar na combinação de sofá e parede cinza.

Essa ideia de manter uma única cor funciona muito bem em salas de diferentes tamanhos, inclusive na decoração de sala pequena.

Para criar um visual mais interessante entre parede e sofá, vale apostar nas diferentes nuances de cinza, variando um pouquinho no tom usado na parede e sofá, e assim dando seu devido destaque a cada cantinho da sala.

cacto na decoração
A parede cinza é de cimento queimado

Parede Bege

 Para manter a ideia de tons neutros e funcionais na decoração da sala, uma boa pedida é a parede bege, que é um clássico e continua sendo uma bela alternativa.

O mix de parede bege com estofado cinza cria uma cartela de cores neutras para a decoração, e é interessante o destaque que o bege claro garante ao sofá.

Apesar de criar uma decoração neutra, esse mix de cores pode ganhar uma alavancada de cor com outros elementos que compõem a decoração da sala.

parede de quadros sala
A parede bege foi decorada com quadros

 

Parede Colorida

E se você quer ir além de uma cartela de cores neutras, vale ousar em uma parede colorida logo atrás do sofá, criando o contraste do colorido com a cor neutra e moderna do estofado.

Para essa ideia da parede colorida na decoração da sala, vale usar a pintura tradicional da parede inteira, ou apostar na tendência de meia parede, trazendo metade da parede colorida e a outra metade branca.

A escolha da cor pode ser bem variada, já que o sofá cinza é neutro, e assim a parede colorida pode ser rosa, azul, turquesa, amarela, verde, entre outros.

sala cinza e amarela
A parede amarelo mostarda dá um visual moderno para a sala

parede colorida

 

Parede de Tijolo a Vista  

Além das possibilidades de cores para parede da sala com estofado cinza, outra possibilidade é apostar no mix entre cinza e parede com textura, e neste caso a ideia é da parede de tijolo aparente.

A parede de tijolinhos é uma tendência do mundo arquitetônico e traz um estilo único com toque de rusticidade para a decoração, assim o sofá de cor neutra combina com essa textura rústica da parede.

sala com mesa de centro espelhada
A parede de tijolinhos ganhou um quadro colorido

 

Qual cor de tapete escolher?

Colorido

Sem dúvidas o tapete é um excelente elemento para deixar a sala mais aconchegante, e para criar uma harmonia entre o estofado e o tapete, uma das possibilidades é ousar no colorido da sala através do tapete.

Para quem planeja apostar no tapete colorido como possibilidade de decoração da sala, uma dica é manter o restante da sala em tons neutros, como o sofá cinza com parede de cor neutra.

A cor do tapete pode ser o ponto de destaque da sala, e nesse caso vale usar tapetes de cores únicas, mix de cores, ou uma combinação de tons complementares.

sala cinza e azul
Na sala, o tapete geométrico traz o mix de azul e cinza
tapete colorido sala
No chão, tapete colorido e alegre combinando com as almofadas
sala com tapete redondo
Na sala pequena, o colorido aparece através do tapete azul

Branco e Preto

A cartela de cores da sala pode ser mantida nos tons neutros e clássicos, e uma das possibilidades para seguir esse estilo é usando um tapete preto e branco (P&B).

A combinação do P&B é clássica e as cores ficam bem próximas do cinza, mantendo a ideia de uma sala de tons neutros e modernos.

sala com quadros preto e branco
Na sala, além do tapete preto e branco, os quadros também são nesse duo de cores
sala com mesa de centro redonda
No chão, tapete geométrico em cores neutras
sala moderna com tapete
O tapete preto e branco tem estilo moderno

Cinza

A ideia da sala monocromática é sempre funcional, e além das paredes cinzas, a sala pode trazer também tapete cinza.

O tapete cinza é uma aposta certeira, já que tem tom neutro e que combina com a cor do sofá.

Na escolha do tapete para sala com sofá cinza, vale seguir duas alternativas:

  • Usar tapete no tom bem próximo do sofá, o que é perfeito para salas pequenas, já que o efeito monocromático parece ampliar o ambiente;
  • Usar nuances diferentes de cinza, criando contraste para o tapete e para o sofá.
sala com parede de madeira
Na sala, o tapete tem cor bem similar ao sofá
sala com tapete de pelos
O tapete de pelos deixa a sala mais aconchegante
sala com tapete cinza
O tapete cinza tem desenhos que destacam a peça

Bege

A cartela de cores para a composição da sala com sofá cinza pode manter os tons neutros, e ainda assim criar um efeito de contraste entre as cores, como é o caso do estofado cinza com tapete bege.

Nesse tipo de combinação, o tapete bege puxa para o tons terrosos e mais quentes, e assim cria uma proposta mais acolhedora para a sala com estofado cinza.

sala retrô
A sala tem decoração retrô
sala com tapete bege
Na sala, o sofá em tom de cinza claro foi usado com o tapete bege
sala com sofá de canto e tapete
O tapete bege se estende pela sala

Dicas de decoração com sofá cinza

Sofá cinza escuro

decoração com tapete desgastado

O sofá cinza escuro é uma das possibilidades para a decoração da sala, e essa cor é uma alternativa para quem procura por um estofado em tom mais fechado.

Como proposta para usar a nuance mais escura do estofado, este projeto apostou no mix de nuances de cinza, que aparece na parede de cimento queimado e no sofá mais escuro.

Para dar um up na decoração da sala, a aposta foi de adicionar cor através de um tapete desgastado em tom de magenta, que ilumina a sala e deixa o sofá escuro em destaque.

 

sala com quadro colorido
O tapete roxo escuro cria uma cartela de cores interessantes para a sala
sala apartamento
Na sala pequena, a ideia foi de usar tapete cinza claro e sofá no tom mais escuro

modelos de sofá cinza escuro

Sofá cinza claro

sala com meia parede verde

O estofado cinza claro é uma cor mais leve, e que pode se aproximar mais do clássico sofá branco.

A opção do estofado na nuance mais clara é perfeita para combinar com qualquer estilo de projeto, e nesse caso a cor do sofá se torna complementar ao restante do ambiente, como mostra essa decoração colorida para a sala.

Na proposta, a sala tem meia parede verde que fica atrás do sofá; além de outros elementos coloridos, como o quadro azul, e itens amarelos que compõem o ambiente.

Como o estofado tem nuance bem clara, o colorido não pesa na decoração, e o sofá até ajuda a suavizar o mix de cores.

 

parede cinza sala
O sofá claro se destaca diante da parede em tom de cinza escuro
cozinha com sala integrada
O sofá claro mantém a cartela de cores neutras do ambiente
sala moderna
Na sala, o sofá claro é reclinável

como usar sofá claro na decoração

De canto

sala com sofá modular

Entre as ideias de projetos decorativos com sofá cinza, um das alternativas é um modelo de sofá de canto para compor a sala, seja a decoração da sala de estar ou da sala de TV.

Neste caso, o sofá de canto modular foi usado na ampla sala de TV, e a montagem através de módulos foi perfeita para criar um sofá grande que preenche o ambiente.

No projeto, o sofá de canto foi usado no meio da sala e sem estar encostado em paredes, criando uma delimitação para o espaço da sala de TV.

 

sofá de canto decoração
O sofá de canto se estende pelo espaço
sala de estar com sofá de canto
Na pequena sala de estar, o sofá de canto foi usado encostado nas paredes brancas
sala com lustre rosé gold
O sofá foi usado entre paredes perpendiculares

ideias com sofá de canto

Sofá cinza retrátil

decoração sala apartamento

Entre os variados modelos de sofá cinza para a composição e decoração de salas, uma das possibilidades é o sofá retrátil, que é bastante funcional para salas de TV.

Como ideia para usar esse modelo de sofá, a proposta aqui traz a decoração de uma sala pequena em apartamento, onde o sofá retrátil é uma perfeita solução para ser usado no ambiente pequeno.

A sala pequena ainda traz o truque do efeito monocromático, apostando no mix de sofá e parede cinza.

 

sala com tapete colorido
Na sala de TV, o sofá retrátil é a escolha perfeita
sala com sofá de 2 lugares
Na sala, o sofá retrátil conta com almofadas

modelos de sofá retrátil

Decoração com almofadas

Almofadas amarelas

A decoração da sala com sofá cinza pode trazer o toque de cor a partir de pequenos detalhes, como é o caso de usar almofadas decorativas.

Para a ideia de usar almofadas no sofá cinza, uma boa alternativa para a decoração de uma sala moderna, é apostar em almofadas amarelas, que dão um toque moderno no mix com cinza, além de iluminar o sofá, que pode ser em cinza claro ou escuro.

sala cinza
Na sala com paredes, sofá e tapete cinza, as almofadas amarelas são destaque
sala pequena e moderna
Na sala, almofadas e esteiras para braço de sofá são amarelas
sala cinza e amarela
A decoração da sala traz almofadas, mesinha lateral e quadros amarelos
sala com sofá retrô
A almofada amarela do sofá combina com a cor do puff
sofá com almofadas
O sofá escuro tem almofadas amarelas em destaque
sala com plantas
No sofá, as almofadas amarelas de diferentes formatos se misturam

Almofadas vermelhas

Para deixar a sala mais aconchegante e com um toque de cor, vale apostar em almofadas vermelhas sobre o sofá cinza, trazendo um toque de cor quente para a decoração.

Na decoração, vale usar diferentes tons de almofadas vermelhas, que podem variar desde o vermelho mais aberto, até opções mais fechadas e que puxam para o tom de vinho.

sofá de canto com almofadas
Na sala, almofadas quadradas e vermelhas
sala com puff
As almofadas vermelhas combinam os puffs de mesma cor
No sofá as almofadas são em formato quadrado
sala moderna apartamento
Além das almofadas vermelhas no sofá, a sala tem banqueta vermelha

sofá com almofada

Almofadas coloridas

Para valorizar e destacar o sofá de cor neutra, uma das ideias é de apostar nas almofadas coloridas para a decoração.

Nesse caso, vale mesclar almofadas de diferentes cores formando um conjunto colorido, ou apostar em almofadas com capas estampadas e com o mix de cores.

As almofadas coloridas no sofá cinza podem funcionar como o destaque de cor do ambiente, e assim dar uma elevada na decoração.

sala com mesa de centro oval
As almofadas possuem estampas geométricas
sala pequene e moderna
Na sala, as almofadas em cor de rosa completam o sofá
sofá com almofadas estampadas
As almofadas possuem estampas alegres e em cores vivas
sala com parede de vidro
No sofá, o mix de almofadas laranjas e azuis
sofá modular
No sofá escuro, almofadas de diferentes cores e tamanhos

Almofadas Neutras

A cartela de cores neutras também pode ser mantida através das almofadas, que podem ser em tons de preto, branco, bege, preto e branco, e até mesmo em cinza para a ideia do efeito monocromático.

Essa combinação de sofá cinza com almofadas neutras cria um visual mais discreto para o sofá, e pode trazer uma referência mais clássica para a decoração.

poltrona de madeira sala
O sofá tem almofadas cinzas e pretas

sala com iluminação indireta

sala com mesa de centro moderna
As almofadas em tons terrosos deixam o sofá aconchegante
sofá cinza e amarelo
Almofadas cinzas e em preto e branco decoram o sofá
sala moderna com cimento queimado
A sala é toda em tons neutros

O que você acha dessa cor de estofado? Conta aqui nos comentários qual combinação você mais gosta.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.