Balaústre de concreto – Quanto custa? + 30 ideias e modelos!

Uma peça antiga, mas que ainda é altamente procurada para compor obras diversas: o balaústre de concreto.

Esse nome pode ser estranho para você, porém, certamente já viu inúmeras construções com esse elemento. Geralmente é usado em fachadas, jardins ou entradas de residências.

Construções com balaústres 1

São muitos os estilos de balaústres que podem incrementar o seu projeto. Quem curte decoração clássica vai adorar conhecer como são essas peças e como elas conseguem valorizar ainda mais a estética de uma casa.

Pensando exatamente em quem se identifica com esse tipo de decoração, resolvemos elaborar um artigo explicando o que é um balaústre, quanto custa em média, bem como mostrando modelos inspiradores.

Conheça agora mesmo!

O que é e para que serve um balaústre?

Primeiramente, é bacana explicar o que é o balaústre de concreto antes de você se inspirar em projetos. A definição básica é que se trata de uma coluna de sustentação para cercas e muretas muito usado na arquitetura clássica.

O balaústre feito em concreto é o mais tradicional, apesar de existirem de outros materiais também. Quando é de concreto, oferece a resistência necessária para muitas estruturas:

  • Sacadas
  • Muros
  • Escadas
  • Parapeitos
  • Simples enfeites

Construções com balaústres de concreto 1

Os formatos dos balaústres podem ser diversos. O mais conhecido é o abaulado, podendo ser liso e sem detalhes, ou então em estilo grego, jônico ou romano, com entalhes e estampas. Ou seja, há modelos que se adequam a muitos tipos de projetos.

A saber, os balaústres abaulados são aqueles que tem formas arredondadas, como se fossem ampulhetas curvas. Contudo, existem ainda peças retas e com outras geometrias, que ajudam a diversificar qualquer obra.

Balaústre de concreto 6

Quando se pensa em inserir um balaústre na construção, deve-se pensar em como ele vai se adequar ao projeto como um todo. Afinal, estamos falando de peças com estilos bem específicos, que podem não combinar com todos os modelos de casas, igrejas e demais construções.

Podemos dizer que seu uso, então, se enquadra em:

  • Ornamentação
  • Proteção de sacadas e terraços
  • Grades concretadas em muros

Construções com balaústres de concreto

Como é feito o balaústre de concreto?

Atualmente os balaústres são feitos a partir de um processo mais moderno do que era feito antigamente. Ele é criado em uma forma de plástico rígido, contendo duas partes, na qual é adicionada uma mistura de cimento, areia e pedra britada.

Às vezes é enxertado no interior dessa massa uma armação de ferro para que a peça tenha uma maior estabilidade.

A forma dupla é fechada e lacrada para que o concreto fique seco. Só deve ser aberta após 24 horas e desenformada com cuidado. Caso contrário pode se romper. Seu estoque é válido por 5 anos.

Construções com balaústres

E então, acha que o balaústre de concreto vai ficar combinar com a sua casa? Essas são as principais características desse elemento arquitetônico. Agora continue acompanhando o post para saber mais informações.

Quanto custa em média? #preço

O preço do balaústre, assim como qualquer peça que é embutida na construção civil e arquitetura, varia de acordo com o seu método de fabricação, dos materiais usados, da alta do mercado, entre outros fatores.

De modo geral os balaústres não custam caro, não. Você os encontra em lojas especializadas em materiais para construção, até mesmo as que vendem online.

Também há empresas que fabricam itens em concreto e podem fazer balaústres sob medida para o seu projeto.

Balaústre de concreto 2

Selecionamos lojas que vendem diversos modelos para você ficar por dentro dos preços trabalhados atualmente:

Lembre-se que além dos preços dos balaústres em si, você deve contabilizar também o valor da mão de obra. Se você está em processo de construção, esse serviço pode ser feito pelo pedreiro encarregado. Se não, precisará procurar um profissional qualificado.

Balaústre de concreto 5

Fotos e modelos de balaústre de concreto

Como falamos anteriormente há muitos modelos de balaústres de concreto. Cada um possui um design, um tamanho e um acabamento. Sendo assim, você tem a chance de escolher aquele que melhor se encaixa no perfil de seu projeto.

Selecionamos imagens de vários tipos de balaústre de concreto, bem como de construções decoradas com esse elemento. Inspire-se para investir nessa peça em sua obra 🙂

Construções com balaústres de concreto 2

Balaústre de concreto 1 Balaústre de concreto 1 Balaústre de concreto 2 Balaústre de concreto 3 Balaústre de concreto 3 Balaústre de concreto 4 Balaústre de concreto 5 Balaústre de concreto 6 Balaústre de concreto 7 Balaústre de concreto 7 Balaústre de concreto 8 Balaústre de concreto 9 Balaústre de concreto 10 Balaústre de concreto 11 Balaústre de concreto 12 Balaústre de concreto 13 Balaústre de concreto 14 Balaústre de concreto 15 Balaústre de concreto 16 Balaústre de concreto 17 Balaústre de concreto 18 Balaústre de concreto 19 Balaústre de concreto 20 Balaústre de concreto 21 Balaústre de concreto 22 Balaústre de concreto 23 Balaústre de concreto 4


 

Viu só como o balaústre de concreto consegue transformar o visual de uma construção? Esperamos que tenha gostado de conhecer mais sobre o assunto!

Por aqui nós temos muitos outros artigos que podem ajudar você a renovar o seu projeto:

Pergolado de Concreto – Como usar na decoração? + 16 Ideias lindas!

Escada de Concreto – 50 Inspirações Modernas + Dicas para Fazer!

Piso de Concreto – 32 Projetos e fotos para se inspirar + Dicas de uso!

Volte mais vezes para conferir novidades acerca do mundo da construção e arquitetura. Até mais!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.