Pergolado de Concreto – Como usar na decoração? + 16 Ideias lindas!

O pergolado de concreto é uma estrutura que tem conquistado cada vez mais espaço nos designs e na arquitetura de ambientes modernos e sofisticados.

A presença dessa estrutura tem um poder transformador, embelezando os espaços de diversas formas diferentes. Além disso, o pergolado também é super funcional, agregando efeitos de proteção e sombreamento de forma moderada.

O concreto é uma alternativa perfeita de material para quem busca resistência e economia, com o melhor custo-benefício possível para enriquecer seus projetos.

Mas você realmente sabe o que é o pergolado de concreto e para que ele serve? Preparamos este artigo para responder essas perguntas e te apresentar várias fotos lindas e inspiradoras.

Quer saber mais? Então é só continuar a leitura e conferir!

Tópicos

pergolado de concreto em área externa com piscina

O que é o pergolado e para que ele serve?

O pergolado é uma estrutura apoiada por vigas, muito comum em áreas externas como jardins, halls, varandas gourmet, fachadas, garagens e áreas de piscina.

No entanto, a funcionalidade e elegância dessa estrutura possibilita com que ela seja utilizada em vários outros locais em que ela se encaixe.

É possível até mesmo aproveitar o design moderno do pergolado em algumas áreas internas, como por exemplo, nos jardins de inverno.

A função principal do pergolado é servir como uma cobertura diferenciada, que pode ser vazada, em vigas, ou totalmente coberta com outros materiais, como o vidro.

Sendo assim, o desenho da estrutura dependerá do objetivo e da necessidade de cobertura do local onde ela estará instalada.

Além disso, também é possível encontrar pergolados em outros materiais. No entanto, o concreto apresenta várias vantagens que incluem resistência e bom custo-benefício, por isso neste artigo focaremos nos pergolados de concreto.

A cobertura do pergolado dependerá do local escolhido.

Vantagens de investir nesse item

A ideia do pergolado surgiu há muito tempo, onde pessoas utilizavam estruturas nesse modelo para sustentar parreiras, em plantações de uva ou maracujá ou outras plantas que precisem de uma sustentação para crescer.

Dessa ideia surgiram modelos mais sofisticados e modernos, que ganharam espaço principalmente nos jardins, para enriquecer o paisagismo e ser decorado com plantas.

No entanto, esse tipo de estrutura continuou evoluindo, avançando seu uso para garagens, fachadas e áreas externas e internas das casas.

Mas afinal, quais as vantagens de escolher esse tipo de cobertura para seus espaços? Algumas delas, são:

  • Agregar sombra juntamente com uma boa luminosidade para o ambiente;
  • Enriquecer a decoração e o design da arquitetura;
  • Construir espaços relaxantes para momentos especiais;
  • Preservar a entrada e saída de ar com uma cobertura espaçada entre vigas;
  • Ter maior resistência e durabilidade com os pergolados de concreto;
  • Facilidade em construir do jeito que você deseja, com formas e desenhos diferentes;
  • Introduzir mais natureza nos espaços, através de plantas trepadeiras;
  • Ter uma boa proteção contra sol, chuva e vento;
  • Ter uma cobertura acessível e segura.

Esses são alguns dos benefícios que essa estrutura de concreto versátil e cheia de charme trará para a sua casa!

Como decorar um pergolado de concreto

Ao pensar em uma viga de concreto, fica difícil imaginar uma decoração que valorize e deixe o espaço encantador.

No entanto, as possibilidades de decoração do pergolado de concreto com móveis ou plantas são inúmeras! É só soltar a imaginação, se inspirar nas fotos de projetos prontos e deixar o seu cantinho do seu jeito.

Confira a seguir algumas ideias de como decorar sua cobertura com personalidade e sofisticação!

Móveis

Os móveis definirão o estilo e o objetivo que você quer com o seu espaço coberto. Para áreas de relaxamento, é ideal escolher sempre peças confortáveis e com cores que harmonizem.

As cores mais neutras são fáceis de combinar e criar um ambiente mais clean, ideal para descansar e repor as energias, aproveitando momentos prazerosos com pessoas especiais.

pergolado de concreto em área externa com móveis

Plantas

As plantas são a escolha perfeita para quebrar um pouco a seriedade do concreto, adicionando um toque verde e natural ao ambiente.

Além disso, ter plantas no espaço ajudará a potencializar o efeito relaxante, pois o contato com a natureza traz muitos benefícios para o nosso corpo e para a nossa mente.

Você ainda pode colocar o pergolado de concreto em seu jardim, aumentando a variedade de plantas com as espécies trepadeiras e agregando valor ao seu espaço!

pergolado de concreto com plantas

Fotos e modelos de pergolado de concreto

Confira a seguir mais algumas inspirações e ideias incríveis para utilizar os mais variados modelos e estilos de pergolados de concreto em sua casa!

Pergolado de concreto com vidro

A opção de cobertura com vidro é perfeita para quem precisa de uma maior proteção. Esse modelo oferece um bom sombramento, sem perder a luminosidade natural do espaço.

Além disso, o vidro ajuda na proteção contra chuva, vento, sol e poeira. Você ainda pode regular o efeito de luz através de vidros mais transparentes ou mais escuros.

Esse modelo combina bem com diversos espaços, tanto externos quanto internos. Essa alternativa é sempre uma boa escolha para preservar móveis e objetos que fiquem no espaço.

Além disso, o vidro valoriza muito a decoração e o estilo do local, dando um ar mais sofisticado, moderno e requintado.

Pergolado de concreto com cobertura de vidro

Pergolado de concreto em muro

A construção do pergolado pode ser feita tanto de forma independente, quanto aproveitando muros e paredes já existentes.

A vantagem dessa alternativa de pergolado em muro está na economia ao dispensar o levantamento de outras estruturas de sustentação.

Desse modo, você aproveita o muro que já está ali e o incrementa com uma cobertura linda e charmosa. Essa estratégia ainda te ajuda a construir ambientes como garagens, espaços de lazer ou jardins de inverno.

pergolado de concreto em muro

Pergolado de concreto para garagem

Para escolher o melhor modelo para sua garagem, é preciso pensar bem no tipo de cobertura você deseja.

Os modelos em viga espaçada podem não dar a proteção necessária para seus veículos. Afinal, eles estarão expostos a chuva, sol e poeira. Por isso, se você optar por esse modelo, considere utilizar capas protetoras nos automóveis.

Prefere uma cobertura total para melhorar essa proteção? Então opte por modelos com vidro ou outro material que ofereça essa segurança de forma eficiente e bonita.

garagem com pergolado de concreto

Pergolado de concreto para fachada

Que tal uma fachada moderna, sofisticada e surpreendente? Adicionando o pergolado de concreto em sua entrada você conseguirá esse efeito de forma fácil e charmosa!

Essa estrutura valoriza muito o imóvel, chamando atenção de forma positiva para o estilo e design de sua arquitetura.

E o melhor de tudo é que você pode aproveitar as paredes e muros já existentes para instalar essa cobertura. Ou seja, economizando e dando um show visual a todos que passarem por sua rua!

pergolado de concreto na fachada

Pergolado de concreto para jardim de inverno

Se engana quem pensa que o pergolado só serve para áreas externas ou jardins convencionais, esse tipo de cobertura vai enriquecer ainda mais o seu jardim de inverno!

Ao permitir a entrada da luz natural, suas plantas ficam muito mais saudáveis bonitas e cheias de vigor. Além disso, o ambiente fica muito mais clean e aconchegante.

A luz natural potencializa ainda mais o efeito de natureza, valorizando a paisagem e ajudando a relaxar e recarregar as energias.

pergolado de concreto em jardim de inverno

Esperamos que essas dicas e fotos tenham te inspirado para aproveitar toda a funcionalidade e beleza que os pergolados de concreto podem trazer aos seus espaços.

Se você gostou do artigo, não deixe de conferir as outras matérias do nosso blog para mais inspirações e dicas de decoração e estilo de vida.

E para qualquer dúvida ou sugestão, deixe seu comentário abaixo, ficaremos felizes em respondê-lo! 🙂


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.