Como limpar geladeira? – 10 dicas para limpar e tirar o cheiro!

Como limpar geladeira e eliminar os odores de seu interior? Essa é uma dúvida que muita gente tem na hora de fazer aquela faxina completa na casa, sobretudo na cozinha.

Afinal, é preciso manter a geladeira sempre limpa para evitar a proliferação de bactérias, surgimento de mofo e a incidência de maus odores.

Dicas de como limpar a geladeira 2Além disso, quando se higieniza e organiza o refrigerador com regularidade dá para ter mais controle sobre o que se guarda ali.

Evita-se, por exemplo, que os alimentos estraguem e / ou passem da data de validade. Ou seja, ajuda no aproveitamento total de suas compras e protege você de algo que não esteja bom para comer.

Dicas de como limpar a geladeira 3 Como se trata de um item super necessário na rotina diária, é normal que as marcas de uso fiquem evidentes e sejam frequentes. A queda de alimentos, por exemplo, é algo passível de ocorrer a qualquer momento.

A união de cheiros de vários tipos de comida também pode ser um fator que incomode com o passar do tempo caso ela não seja limpa. Sendo assim, é imprescindível incluir no cronograma de faxina a higienização da geladeira, tanto por dentro quanto por fora.
Dicas de como limpar a geladeira 1

Quer saber dicas práticas de como deixar sua geladeira sempre limpa, organizada e sem maus odores? Então fique por dentro desse post completo a respeito desse assunto 🙂

Tópicos

Como limpar geladeira? – Dicas e passo a passo

Pela internet você encontra uma vastidão de ideias para limpar qualquer canto de sua casa. No caso da limpeza da geladeira isso não seria diferente.

Por ter tanta informação, pode ficar confuso qual seria a melhor forma de higienização. O que ninguém imagina é que essa tarefa não é tão difícil quanto parece, tampouco precisa de materiais específicos e caros demais.

Dicas de Como limpar geladeira

 

Antes de você começar a limpeza da geladeira, é preciso se ligar em alguns pontos. Elencaremos um passo a passo que pode ajudar na sua otimização de tempo e maior eficácia nessa tarefa. Veja a seguir!

1 – Desligue a geladeira na tomada

O primeiro passo é desligar a geladeira antes de iniciar a limpeza completa. Além disso ser uma medida de segurança, evitando choques e curtos circuitos, ajuda a não gastar muita energia elétrica. Afinal, todos sabemos que geladeira aberta por muito tempo significa um gasto excessivo de eletricidade.

2 – Retire todos os itens da geladeira

Logo após, indicamos que você retire tudo o que tem dentro da geladeira, dos alimentos armazenados em potes aos produtos industrializados. Legumes, verduras e frutas também! A sugestão é guarda-los em uma caixa térmica enquanto é feita a limpeza.

Organização da geladeira

3 – Descarte produtos estragados e fora da validade

A cada semana precisamos fazer um check-up na geladeira em relação aos produtos vencidos e / ou que já não estão bons para consumo. Aproveite que todos estarão a sua vista para fazer aquela ‘limpa’ e deixar guardados somente aquilo em perfeito estado.

4 – Higienize embalagens e vasilhas

Outra dica bacana é lavar potes, vidros e demais embalagens que possam estar ‘meladas’ ou engorduradas. É comum que por conta do uso do dia a dia esses itens acabem ficando sujos e melecados de alguma forma. Aí é uma boa oportunidade para manter tudo limpo e sem risco de contaminação.

Tirar as prateleiras para limpar a geladeira5 – Retire as peças que serão lavadas

A maioria das geladeiras permite que prateleiras e suportes sejam retirados. Caso a sua seja assim, você pode fazer isso para fazer uma limpeza mais completa. A sugestão é lavar com água e detergente neutro e esperar secar. Só depois de limpar o interior do eletrodoméstico você devolve as peças lavadas.

6 – Faça a limpeza por dentro e por fora da geladeira

Agora será o momento de você limpar sua geladeira por completo. Inicie pelo seu interior usando as dicas que daremos a seguir. Quando finalizar essa parte faça a limpeza do lado de fora de acordo com o modelo de sua geladeira – também mostraremos como fazer, fique atento (a)!

Dicas para limpar a geladeira por dentroAbaixo há dois tópicos para você entender como limpar geladeira por dentro e por fora e dicas de misturinhas caseiras que substituem os vários produtos industrializados!

Como limpar a geladeira por dentro

Sem dúvidas a parte de dentro da geladeira é a mais crítica. O armazenamento de comida implica em odores e sujeiras de forma rotineira. Por isso mesmo que a limpeza precisa ser recorrente.

A demora para limpar a geladeira pode incorrer no maior risco de contaminação entre os alimentos, podendo ser uma ameaça também a sua saúde e da sua família.

Como limpar geladeira

Então o ideal é se organizar para fazer uma limpeza básica pelo menos uma vez na semana e uma limpeza pesada uma vez no mês!

Selecionamos 3 misturinhas milagrosas para deixar o interior de sua geladeira limpo e sem cheiro!

Mistura 1

Adicione cerca de 1/2 xícara de bicarbonato de sódio em um balde de água quente. Espere ficar morna e umedeça um pano macio nessa mistura. Limpe todo o interior da geladeira e espere secar.

Bicarbonato para limpar a geladeira
Bicarbonato para limpar a geladeira

Mistura 2

Combine 2 xícaras de água quente, 1 xícara de vinagre branco e 10 gotas de óleo essencial ou suco de limão.

Você pode umedecer o pano e aplicar ou então colocar em um borrifador para facilitar a limpeza.

Mistura de limão com bicarbonato para limpar geladeira

Mistura 3

Misture 2 litros de água quente em um balde limpo com 2 colheres de bicarbonato de sódio e 5 gotas de detergente neutro.

Você pode limpar com uma esponja macia ou um pano macio mergulhados nessa solução. Aplique em toda a geladeira. Lembrando que ela é ótima para eliminar odores.

Utensílios para limpar a geladeira

Neutralizar odores do interior da geladeira

Como neutralizar os odores dentro da geladeira?

Com as misturinhas que passamos acima você consegue também dar fim àquela junção de cheiros que ficam na geladeira. No entanto, conforme o uso durante a semana, surgirão novos odores. E aí há maneiras de neutralizá-los até a limpeza ser realizada novamente.

Como limpar geladeira com bucha
Além de limpar dá para eliminar os odores

Veja maneiras de fazer isso:

Limão + pó de café

Use:

Suco de 1 limão

1 colher de pó de café

Faça assim:

Misture esses dois ingredientes em um pote a sua escolha. Coloque-o dentro da geladeira e deixe lá por, no máximo, 3 dias para tirar todos os odores.

Misturinha para limpar a geladeira

Maçã

Use:

Apenas a metade de 1 maçã

Faça assim:

Essa medida é simples: corte uma maçã ao meio e coloque-a dentro da geladeira em um canto estratégico. Deixe lá por 3 dias para ter resultados expressivos. Essa fruta consegue tirar os odores, pois é porosa, atraindo então as partículas de mau cheiro que estão no ar.

Maçã para tirar odor da geladeira
Maçã para tirar odor da geladeira

Bicarbonato

Use:

Um vidro sem tampa e bicarbonato de sódio em pó

Faça assim:

Coloque 2 colheres de bicarbonato de sódio em uma vasilha de vidro sem a tampa. Da mesma forma que a maçã, essa substância atrairá o mau cheiro que está no ar para si.

Como limpar geladeira por dentro
Como limpar geladeira por dentro

Como limpar a geladeira por fora

Logo após finalizar a limpeza da geladeira por dentro, é a hora de você deixá-la brilhando por fora.

Vale lembrar que as geladeiras mais usadas são as brancas e as de inox. Cada uma demanda uma forma de limpar, pois possuem materiais sensíveis a determinados tipos de produtos. Confira a seguir as dicas!

Geladeira branca

A geladeira branca é a mais comum aqui no Brasil. Para mantê-la sempre limpa por fora, branquinha e evitar amarelados e / ou manchas – que insistem em surgir com o passar do tempo – é preciso seguir alguns cuidados na hora da limpeza.

Você vai usar:

● Detergente ou sabão neutro
● Água
● Esponja macia
● Panos úmido e seco

Como limpar geladeira por fora

Passo a passo:

  1. Retire a geladeira da tomada
  2. Com a parte amarela de uma esponja, passe a solução com detergente neutro e água sobre toda a superfície da geladeira
  3. Retire o sabão com um pano úmido e macio
  4. Seque-a com um pano seco

Para tirar as manchas:

Se mesmo após limpar a geladeira conforme mostramos acima ela apresentar manchas, você pode aplicar bicarbonato com água com uma esponja macia e retirar com pano úmido. Removedor de manchas de roupas também costuma agir bem nesses casos. Deixe essas soluções por 30 minutos antes de removê-las.

Para evitar as manchas amarelas limpe a geladeira branca frequentemente e não a deixe exposta à luz solar. Também não é indicado usar produtos multiuso tradicionais para limpá-la

Como limpar geladeira de inox

Geladeira inox

A geladeira de inox está super na moda atualmente, apesar de ainda ser minoria nos lares brasileiros. Quem a tem sempre fica em dúvida sobre como deve ser a limpeza por fora, já que o inox é uma superfície sensível a certos produtos.

Você vai usar:

  • Produto específico para limpeza de inox
  • Pano macio – preferencialmente de microfibra
  • Água
  • Detergente neutro
  • Papel toalha

Passo a Passo

  • Limpeza 1 x na semana
  1. Passe o pano de microfibra seco por toda a extensão da geladeira sempre no mesmo sentido
  2. Coloque algumas gotas do produto específico para inox nesse mesmo pano
  3. Passe novamente o tecido por toda a extensão da geladeira no mesmo sentido
  4. Seque a geladeira completamente com o papel toalha para evitar manchas e potencializar o brilho

Para tirar possíveis manchas, você faz esse mesmo processo, porém, utilizando detergente neutro e não o produto para inox.

Pano macio para limpar o lado de fora da geladeira
Pano macio para limpar o lado de fora da geladeira

Outros cuidados precisam ser tomados em relação à geladeira de inox. Por exemplo: não use álcool ou outros produtos de limpeza químicos e abrasivos. Além disso, a limpeza não deve ser feita com força, passe o pano com suavidade sobre a superfície. Não se esqueça de secar ela inteira com o papel toalha.


Já ficou craque sobre como limpar geladeira? Conte para a gente se gostou das dicas! Além disso, se tiver dúvidas ou sugestões, deixe um recadinho para a gente logo abaixo 🙂

Aproveite para ler também outros artigos para deixar sua casa sempre arrumada e linda:

Como limpar espelhos – 5 Dicas infalíveis para deixá-lo brilhando!

Como pintar porta de madeira? – Passo a passo rápido e fácil!

Como arrumar o quarto? – 12 Maneiras práticas, rápidas e eficientes!

Esperamos você mais vezes por aqui, até uma próxima!


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.