Como limpar piso vinílico?【2025】ᐅ Cuidados e passo a passo!
Você tem dúvida sobre como limpar piso vinílico de forma simples, mas que seja eficiente e sem causar danos à superfície?
Essa é uma questão comum às pessoas que escolheram o piso vinílico para compor os ambientes da casa, do escritório, consultório ou quaisquer outros. A saber, esse é um dos materiais mais procurados no mercado seja para construir ou reformar. Muita gente tem trocado outros pisos pelo vinílico.
Uma das informações principais sobre o piso vinílico é a sua baixa resistência à água e umidade. Dessa forma, não é indicado para áreas externas e locais com grande umidade como banheiros, cozinhas e lavanderias.
Por isso há sempre um receio sobre como limpar piso vinílico. Afinal, como a limpeza poderá ser eficaz se não puder utilizar pelo menos água?
Não é preciso se preocupar tanto assim. Mesmo tendo essa restrição em relação à água, os vinílicos são construídos a partir de altas tecnologias.
Eles se aproximam muito visualmente de materiais originais como a madeira, por exemplo, e podem ser uma alternativa para não ter que aplicar tratamentos contra pragas ou impermeabilizantes.
Entre suas vantagens, além da beleza e versatilidade, está o conforto térmico, sendo bastante aconchegante ao toque.
E para manter todos esses pontos positivos, é imprescindível que algumas manutenções sejam feitas. Uma delas é a limpeza regular e com os materiais corretos.
Essa atividade é determinante para durabilidade do piso. Caso seja feita de maneira errada o piso pode estufar, sofrer riscos, manchas, entre outros problemas.
Pensando em ajudar você nessa “missão”, resolvemos elaborar esse post. Conheça o que é o piso vinílico, suas vantagens e desvantagens, bem como como fazer a limpeza dele para garantir maior resistência e segurança. Acompanhe!
Tópicos
O que é piso vinílico?
O piso vinílico é composto basicamente por PVC, aditivos e minerais. Segundo especialistas, é um piso de fácil instalação, mas precisa necessariamente que o contrapiso esteja pronto para recebê-lo, nivelado e limpo. Muitas vezes é preciso fazer uso de massa niveladora para obter um resultado adequado.
Ele pode vir em réguas, placas ou mantas, então você pode escolher a opção que mais se enquadra com o seu projeto. Contar com ajuda profissional pode ser determinante para a compra do melhor modelo.
Além da aplicação sem muitas complexidades, o piso vinílico é um material leve e com preços acessíveis se comparado com outros do mesmo padrão.
Pode ser uma ótima opção para quem possui animais de estimação por que é menos deslizante do que os pisos laminados, por exemplo.
A saber, trata-se de um piso com bom isolamento acústico, reduzindo ruídos e barulhos, principalmente de sapatos e saltos. Ou seja, é uma boa para sobrados ou então apartamentos. E por conta do isolamento térmico, mantém a temperatura do toque agradável, não absorvendo calor ou frio do ambiente.
Fora tudo isso, ele conta com imunidade contra cupins e outras pragas. Isso fará você ter uma economia nos custos dos materiais de proteção, necessários no caso das madeiras, por exemplo.
Sua espessura pode variar entre 2mm e 5mm. Sendo que, geralmente, as menores medidas são para uso residencial e as maiores para uso comercial devido à grande circulação de pessoas.
Procure saber com o fabricante ou vendedor a qualidade do piso vinílico que pensa em adquirir.
Qual o ambiente para melhor aplicação?
O piso vinílico foi desenvolvido para ambientes internos como: salas de estar, salas de jantar, quartos, corredores, escritórios ou consultórios.
A instalação em cozinhas e lavabos é arriscada, pois o contato com água nesses ambientes é quase inevitável. Porém, há projetos em que se faz essa escolha. Aí parte de cada proprietário a decisão e cuidados posteriores.
De acordo com as marcas e entendidos nesse modelo de revestimento, a água ou umidade excessiva pode estufar e acabar descolando o piso.
O piso vinílico é uma tendência no mercado e pode agregar muito a ambientes modernos, contemporâneos, rústicos e clássicos dependendo de suas tonalidades e acabamentos. Há tons claros, escuros, do marrom ao acinzentado. Assim você tem várias opções para ver qual se adequa melhor.
Como limpar piso vinílico? – Passo a passo
O passo a passo para limpar o piso vinílico é bem simples. Não é necessário muitos materiais para uma limpeza eficiente.
Os materiais básicos são:
- Vassoura de pelo ou aspirador de pó
- Pano
- Água
- Detergente neutro
- Removedor (se necessário)
Passo um:
Varrer bem o piso com uma vassoura de pelos. Se preferir o uso do aspirador de pó é muito válido. Não usar vassoura de piaçava, pois pode arranhar o piso e tirar o brilho da peça.
Passo dois:
Hora de usar pano com água com detergente. Umedeça levemente o pano com água e detergente e passe no chão. Nada em abundância, lembrando que o excesso de umidade pode afetar negativamente o piso.
Passo três:
Se tiver alguma mancha que não foi removida com o uso do pano úmido com água e detergente, utilize removedor para as tirar as marcas mais densas.
Passo quatro:
Passe um pano úmido apenas com água para remover a solução com detergente.
Passo cinco:
Para um resultado ainda mais bonito, o enceramento do piso é uma ótima opção.
Você pode passar uma cera acrílica própria para piso vinilico e depois finalizar com enceradeira polidora com disco vermelho ou verde.
Pronto! A limpeza adequada já foi efetivada no seu piso vinílico 🙂
Vale lembrar que nunca se deve jogar um balde d’água direto no piso!
Abaixo você pode conferir um passo a passo de limpeza de piso vinílico sendo feito na prática:
Materiais que devem ser evitados
Não poderíamos nos esquecer de frisar os materiais que NÃO podem ser usados na hora de limpar o piso vinílico. Conheça os principais deles:
- Água sanitária
- Desinfetantes
- Aguarrás
- Esponja de aço
- Vassoura de piaçava
- Produtos químicos abrasivos
Seguindo essas dicas com certeza você estará prolongando a beleza e resistência do piso vinílico.
Entendeu como limpar piso vinílico de forma simples e eficaz? Esperamos que nosso post tenha lhe ajudado a esclarecer dúvidas! Caso tenha mais alguma, pode nos mandar!
Aproveite para ler também outros artigos relacionados:
Pisos para Cozinha – Como Escolher? + 65 Decorações Belíssimas!
Pisos para Sala – 75 Tipos mais usados + Dicas de como escolher!
Piso que Imita Madeira – Qual o melhor? 90 Ideias de decoração!
Volte mais vezes para descobrir novidades do mundo da construção. Até mais!