Como tirar vazamento de laje? •【PASSO A PASSO FÁCIL】

Como tirar vazamento de laje? Se você está sofrendo com problemas como infiltrações, gotejamento ou manchas nas paredes, é essencial tomar observar a laje para entender as causas e corrigi-los.

Felizmente, algumas técnicas ajudam a sanar o vazamento e proteger a área interna de sua casa, estabelecimento, entre outros locais. Para ajudar você, preparamos este guia completo com várias dicas + passo a passo.

Tópicos

vazamento na laje
Vazamento de laje: um guia passo a passo para acabar com o problema

As lajes são estruturas populares na construção de casas e vários prédios, essenciais na alvenaria moderna. Entretanto, para erguer uma laje, é necessário se atentar a muitos detalhes para não sofrer com problemas futuramente.

O vazamento é um desses incômodos que pode causar até estragos na área interna. Por isso, você deve entender como acontece e como deve ser corrigido. Os principais sinais são: goteiras, manchas na parede, mofo, tinta descascando e bolhas na pintura. Se isso acontece frequentemente, é sinal de vazamento na laje.

Principais causas de vazamento na laje

Primeiramente: você sabe quais são as principais causas de vazamento na laje? Segundo especialistas, alguns fatores contribuem para esse problema:

Rachaduras e má cura – após o processo de concretagem da laje, acontece o período de cura da argamassa. Entretanto, é preciso mantê-la molhada para que não seque de uma vez e apareçam as temidas rachaduras. Caso contrário, é certo que a água de chuvas pode passar pela laje e invadir a área interna, causando infiltrações.

Falta de cobertura – se a laje não é coberta por telhado e não teve sua cura de forma correta, o vazamento pode aparecer em dias de fortes chuvas ou caso a caixa d’água transborde. Em ambos casos, poças de água se formam na laje e causar vazamentos.

Telhas quebradas – por outro lado, mesmo as lajes cobertas podem levar a infiltrações. Nesse caso, as telhas quebradas podem ser as responsáveis pelo incômodo, além de calhas mal colocadas.

Vazamento de Laje

Má inclinação – um caimento bem realizado pode levar a água para um ralo e evitar que acumule na laje. Se isso não acontece, as poças se formam e depois de um tempo a água pode vazar.

Falta de impermeabilização – se não houve a aplicação de impermeabilizante durante a concepção da estrutura, provavelmente o vazamento aparecerá depois de um tempo. Alguns produtos servem justamente para evitar que esse problema aconteça.

Baixa manutenção – a ação do tempo também leva a vazamentos. Por isso, especialistas indicam a manutenção periódica da laje, verificando como está a estrutura de modo geral.

Como tirar vazamento de laje? – Passo a passo

Após identificar a causa, você deve aprender a como tirar vazamento de laje. Listamos algumas soluções + passo a passo.

Com cimento

A principal busca é como tirar vazamento de laje com cimento. Esse processo ajuda a corrigir o problema das rachaduras na estrutura, porém, apenas antes do processo de cura.

Mesmo mantendo a laje molhada, as rachaduras aparecem. Logo, uma solução de cimento + cola + água deve ser aplicada no local.

Para cada saco de cimento, é indicado 1 litro de cola e 20 litros de água. Entretanto, não funciona após a cura, ou seja, quando a laje já está seca. Nesse caso, você deve recorrer a outros produtos.

concreto para laje

Com poliuretano

Um dos produtos mais eficientes para evitar o vazamento é o poliuretano, que ajuda na vedação da laje. O uso principal é como manta líquida ou spray. Ambos podem ser aplicados diretamente na estrutura.

Segundo especialistas, a ação desse produto é criar uma barreira para evitar que a água passe, atuando como uma resina de vedação e acabando com as trincas e rachaduras.

manta líquida de poliuretano

Com argamassa polimérica

A argamassa polimérica é um produto usado para acabamento na alvenaria, como vedação e até como impermeabilizante. Entretanto, é indicada apenas para rachaduras e trincas finas. Ou seja, ideal para a manutenção das lajes e para evitar problemas futuros.

argamassa polimerica

Outra opção semelhante é a “pedra batida”, uma espécie de tinta para aço que protege estruturas contra a ação do tempo e o desgaste. A aplicação deve ser feita com um pincel, com a laje devidamente limpa, diretamente nas trincas e rachaduras.

Pedra Batida

Com impermeabilizante

A melhor forma de acabar com vazamentos é usar produtos impermeabilizantes. Para lajes, são indicadas as mantas. A versão líquida é fácil de aplicar, bastante prática e com muitos tipos disponíveis nas lojas.

Todavia, a melhor é a manta asfáltica, que acaba com o problema facilmente, tanto que sua aplicação deve ser realizada sempre após a cura da laje. Para isso, é necessário contar com mão de obra especializada, que usará instrumentos como o maçarico para que a manta cole na estrutura. É um processo mais caro, mas com um ótimo resultado.

Manta asfaltica


Não resolveu? Então, contrate uma empresa. Se a infiltração está avançada e nenhum método foi efetivo, é primordial contar com o serviço de profissionais. Felizmente, há muitas opções especializadas em resolver problemas de vazamentos e infiltrações, realizando um processo chamado de recapeamento. Pesquise e faça orçamentos.

Enfim, essas são as nossas dicas. Esperamos que você tenha gostado de saber como tirar vazamento de laje e como identificar as causas. Gostou do guia? Deixe um comentário e compartilhe. Boa sorte e até mais.

 


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.