Iluminação Externa: +42 Ideias Incríveis e Dicas Essenciais!

A iluminação externa vai muito além da funcionalidade de garantir luz ao ambiente externo, mas também pode funcionar como parte de um elemento decorativo, valorizando jardins, piscinas, projetos paisagísticos, entre outros.

E se você vem pensando em fazer um projeto de iluminação externa, reunimos dicas e inspirações para valorizar o espaço externo através de um projeto de iluminação.

iluminacao externa

Tópicos

Fotos e ideias de iluminação externa

Iluminação externa para muros

Como referência de iluminação externa para muro, esse é um elemento bastante interessante para valorizar o muro e criar um ponto diferenciado para o projeto externo.

A proposta de iluminação para muro pode trazer 2 tipos diferentes de elementos, arandelas de parede e iluminação de solo direcionada.

No caso das arandelas, a espécie de luminária instalada na parede pode trazer luz diferenciada, que reflete na superfície, valorizando muros decorados e até mesmo muros simples.

Já a iluminação direcionada pode ser um projeto de instalação das luzes embutidas no solo e direcionadas para o muro, criando iluminação focal no muro.

Independentemente do tipo de iluminação escolhida para o muro, uma dica importante é apostar na luz amarela, o que contribui para um visual mais aconchegante em meio ao espaço externo.

muro decorado com luzes
As arandelas com luz amarela destacam o muro com revestimento
modelo de iluminacao em muro
O muro próximo da piscina foi decorado com arandelas
muro com iluminacao no chao
No projeto, a iluminação é embutida no solo e direcionada para o muro
muro com iluminacao direcionada
As luzes focais direcionadas para o muro destacam a fachada
iluminacao de muro externo com arandelas
O projeto dá destaque para o muro de pedras

iluminacao externa para muro

Iluminação para área gourmet externa

A iluminação da área gourmet pode variar bastante, e isso vai depender do tipo de projeto escolhido.

Assim, a dica é ter diferentes pontos de iluminação garantindo que todo o espaço mantenha uma luz uniforme, afinal é uma área o que costuma ser utilizada para o preparo e consumo de refeições.

É bastante comum utilizar alguns pontos decorativos na iluminação, como a estratégia de pendentes sobre o balcão, criando um ponto decorativo, mas que também direciona a iluminação para um dos pontos do ambiente.

Além dos pendentes que costumam ficar sobre o balcão da área gourmet, também vale investir em outros pontos de iluminação, com elementos mais simples e que garantam luminosidade ao restante do projeto.

E para quem gosta de se aventurar na churrasqueira, uma dica importante é garantir a iluminação interna da churrasqueira, ajudando no controle do ponto da carne durante o preparo.

area gourmet iluminada com pendentes
Os pendentes aramados ficam sobre a ilha e balcão da área gourmet
tipos de iluminacao para area gorumet
O projeto traz trilho de luzes direcionadas para a bancada e churrasqueira, e a área da mesa conta com pendente grande
iluminacao da area gourmet com pendentes
O trio e pendentes fica sobre o balcão
area gourmet com iluminacao
Além dos plafons simples, o projeto traz 3 pendentes sobre o balcão

iluminacao externa para area gourmet

Iluminação externa para jardim

Uma das propostas que mais podem variar é iluminação de jardim, que pode trazer uma gama ampla de estilos de iluminação.

Entre as propostas para garantir luz ao projeto paisagístico, uma das possibilidades mais usadas é a iluminação direcionada, trazendo os pontos de luz instalados no solo e direcionados para determinadas plantas, criando iluminação focal e de destaque ao projeto paisagístico.

Outra maneira de incluir iluminação no projeto do jardim é através de postinhos de luz, que podem ser versões com abastecimento através de energia elétrica, ou versões com abastecimento de energia solar, uma alternativa para jardins em locais bem ensolarados.

A iluminação do Jardim também pode ser uma iluminação feita através de cordão de luzes, trazendo um toque vintage e especial para as luzinhas que ficam suspensas.

No projeto paisagístico, um detalhe interessante é valorizar as luzes no caminho a ser percorrido, garantindo boa luminosidade nesse espaço e destaque ao projeto.

jardim com iluminacao no chao
As luzes embutidas no solo valorizam o pequeno jardim
jardim com iluminacao nas arvores
No projeto paisagístico, as luzes no chão são direcionadas para as palmeiras
jardim com iluminacao direcionada
As luzes direcionadas dão destaque aos elementos do jardim
jardim com iluminacao no chao
A iluminação de chão delimita os espaços do jardim
iluminacao de jardim pequeno com postinhos
Os postinhos de luz fazem parte do jardim no corredor
jardim simples com cordao de luzes
O cordão de luzes ilumina o jardim simples

iluminacao externa para jardim

Iluminação externa para piscina

Se a ideia é valorizar todo o espaço externo através da iluminação, não vale esquecer de um projeto de iluminação para a piscina, destacando esse espaço da área de lazer.

No caso de iluminação para piscina, a ideia pode fazer parte do desenvolvimento do projeto da piscina, embutindo luzes adequadas para ficarem submersas.

A ideia de uma piscina com luzes valoriza bastante a área externa e traz uma sensação mais aconchegante e moderna para usar a piscina durante a noite.

As luzes na piscina podem seguir uma proposta mais tradicional com luzes brancas, que valoriza a piscina. Outra possibilidade é apostar nas luzes coloridas, que podem ser mantidas em uma única cor ou podem ir variando de tons, criando a ideia de uma água colorida e dando um estilo moderno ao projeto da área de lazer.

No caso da iluminação de piscina, é indispensável a contratação de profissionais qualificados para esse tipo de serviço, uma vez que a iluminação fica submersa.

piscina com iluminacao dentro
As luzes embutidas na piscina valorizam esse espaço da área de lazer
piscina com iluminacao colorida
O efeito colorido das luzes deixa a piscina moderna
piscina com luzes internas
No projeto, a iluminação submersa traz luzes brancas
piscina com luzes
As luzes brancas destacam o formato da piscina
piscina com iluminacao verde
As luzes verdes dão a ideia de uma piscina verde

iluminacao externa para piscina

Iluminação externa para pergolado

O projeto iluminação externa também pode se estender para o ambiente do pergolado, criando um cantinho para relaxar até mesmo a noite.

Nesse caso, há diferentes possibilidades de incluir luzes, e com a disponibilidade de pontos de energia próximo ao pergolado é possível adotar o cordão de luzes penduradas na estrutura, trazendo diversas luzinhas iluminando o ambiente.

A iluminação de pergolado também pode ser feita de forma mais decorativa, com o uso de lanternas penduradas na estrutura e agregando um toque mais oriental ao projeto.

Os pendentes e pontos únicos de luz também podem fazer parte da iluminação da estrutura, garantindo alguns pontos de luzes nessa área e de forma mais simples.

Para que o espaço fique relaxante durante a noite, uma dica importante é apostar na iluminação amarela, que é mais reconfortante e ideal para relaxar.

pergolado de madeira iluminado com lanternas
As lanternas decorativas iluminam o pergolado com charme
pergolado com cordao de luzes
O cordão de luzes foi pendurado na estrutura de madeira
pergolado simples iluminado
O projeto traz um pergolado com iluminação simples
pergolado com luzinhas
O projeto traz cordões de luzinhas e lanternas iluminadas no chão
pergolado com luzes
As luzes alinhadas fazem parte do projeto de iluminação da pérgola de madeira

 

Gostou das inspirações e dicas? Agora é só escolher o tipo de projeto que você mais gosta e valorizar o ambiente externo através de luzes que contribuam para o projeto.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.