Luminária de Trilho – 62 Ideias Modernas em Diferentes Ambientes!

A iluminação artificial é um ponto essencial da obra, pois garante luz ao ambiente quando a iluminação natural é insuficiente ou inexistente. No entanto, não basta puxar a fiação para a luz, é preciso ir além e pensar no acabamento, como lustres e pendentes. E se você é antenado no universo de decoração de interiores, com certeza está em alerta para a tendência da luminária de trilho.

A luminária de trilho é um acessório composto por um trilho com slots de lâmpadas, que podem ser deslocadas ao longo do trilho, e isso permite maior versatilidade para direcionar pontos de luz em direções variadas.

Esse tipo de luminária é característica de ambientes industriais e até de cenários de filmagem, e tem ganhado cada vez mais destaque em projetos residenciais, já que garante versatilidade de uso e contribui com a decoração do ambiente.

E se você está querendo descobrir mais sobre a luminária de trilho, no post reunimos todas as informações sobre esse tipo de item para iluminação, além de modelos e inspirações para usar o item em lindos projetos e ambientes diferenciados.

modelos

Tópicos

 

Dúvidas Frequentes

Quais as vantagens da luminária de trilho?

A iluminação de trilho traz muitos pontos positivos, como:

  • Fácil Instalação: para quem quer deixar a obra ou reforma mais simples, adotar a luminária de trilho pode ser uma ótima solução. Esse tipo de iluminação tem fácil instalação e pode ser feita através de um único ponto de luz, que servirá para distribuir energia elétrica a todas as lâmpadas do trilho.
  • Flexibilidade na Iluminação: os spots de lâmpadas podem ser deslocados ao longo do trilho, o que permite direcionar a iluminação de acordo com a necessidade, deixando a proposta de uma iluminação flexível de acordo com o uso e ambiente.
  • Design: o design desse tipo de luminária é um grande ponto positivo, pois traz referências do estilo industrial, mas que combina com diferentes estilos decorativos, permitindo usar esse tipo de item em decorações e estilos variados de ambientes.
  • Não Precisa Rebaixar Gesso: ao contrário da iluminação embutida com vários pontos de luz, que necessita do rebaixamento do gesso para a instalação, o modelo de trilho é mais simples e não precisa rebaixar o teto.
  • Versátil: além de ser um modelo de luminária versátil para diferentes ambientes e estilos decorativos, a luminária de trilho ainda é uma opção versátil em relação a sua composição, já que pode ser usada com spots, mas também com pendentes, para deixar uma luz mais baixa em determinados casos, como uma iluminação com pendentes sobre a mesa de jantar.

Existem desvantagens?

Infelizmente nem tudo é perfeito, e a iluminação de trilho tem desvantagem sim!

Como ponto negativo para a luminária de trilho, está o fato do modelo ser instalado apenas com um ponto de luz, assim a corrente elétrica desse único ponto é distribuída por todas as lâmpadas que compõem o trilho, impossibilitando acender apenas algumas lâmpadas do trilho.

Para solucionar esse ponto negativo, uma boa dica é fazer a instalação das lâmpadas com mais de um ponto de luz, assim dá para fazer um projeto luminotécnico onde as luzes podem ser acendidas parcialmente.

Quanto custa em média? #preço

O preço da luminária de trilho pode variar de acordo com seu estilo e composição, que é composta pelo comprimento da calha (trilho) e do número de spots que irão compor a luminária.

Para os modelos já prontos, há uma variedade de preços que começam a partir de R$ 89 em versões com 3 spots, em sites como Mercado Livre. Já as versões de trilho com 5 spots, custam em média R$ 99 no site da Americanas.

 

Fotos e Modelos de Luminária de Trilho

Para Cozinha

Para quem fica em dúvida de que tipo de pendente ou lustre usar na cozinha, uma ótima opção é o modelo de iluminação em trilhos, que distribui perfeitamente a luz no ambiente e contribui com o estilo arquitetônico do ambiente.

cozinha retrô

Para o projeto da cozinha com iluminação através de trilhos e spots, a ideia aqui traz a cozinha com teto branco e composição da luminária em preto.

Esse contraste de cores entre teto e luminária é interessante para destacar a iluminação e dar um toque mais estiloso ao projeto.

Para a cozinha ampla, a ideia foi de usar trilhos com spots fazendo uma volta em todo o teto, assim a iluminação fica igual para todo o ambiente.

 

cozinha integrada
A luminária branca fica neutra na cozinha
cozinha com quadro de lousa
A cozinha tem luminária preta contrastando com o teto
cozinha pequena e moderna
Na cozinha corredor, a luminária é um trilho único
cozinha moderna apartamento
A cozinha estilo industrial combina com a luminária escolhida
cozinha industrial
A cor do trilho e dos spots combina com os armários pretos
cozinha americana
A cozinha integrada tem toque to estilo industrial
cozinha corredor
Na cozinha corredor, o trilho único é perfeito para iluminar todo o espaço

luminária para cozinha

Para Sala

O uso de luminária de trilho na sala é algo bem funcional e com design incrível para o ambiente, mas nesse caso, o direcionamento dos spots deve ser feito com cautela.

Para usar iluminação de trilho na sala, o ideal é direcionar os spots de modo que não reflita a luz na TV, e no caso de ter um cantinho de leitura na sala, é interessante que alguns slots estejam direcionados para essa área, favorecendo a iluminação para a leitura.

sala industrial

A inspiração de um projeto de sala com iluminação de trilho é este ambiente, que traz uma decoração com pegada industrial, no qual a luminária se encaixa perfeitamente ao estilo decorativo.

Para deixar a iluminação adequada, nota-se que nenhum slot de lâmpada foi direcionado diretamente para a TV, o que mantém a sala bem iluminada, mas sem atrapalhar no momento de assistir televisão.

 

trilho embutido
A iluminação de trilho foi embutida em uma faixa do teto de gesso
sala com parede de cimento queimado
Na decoração moderna, o trilho de luzes se estende do teto para a parede
sala com parede de tijolinhos
A sala tem luminária preta
luminária branca sala
A luminária branca fica mais minimalista junto ao teto de mesma cor
decoração retrô
O trilho preto se destaca na decoração da sala retrô
sala moderna
Na sala ampla, o trilho se estende ao longo do ambiente
sala pequena
A sala pequena tem trilho pequeno com apenas 3 slots

luminárias para sala

Para Quarto

No projeto de iluminação para quarto, a luminária de trilho é bastante funcional e ideal para ter pontos de luz direcionados, evitando que a luz fique direcionada para a cabeceira da cama e reflita no rosto, o que pode ser bastante incômodo ao acordar.

quarto com cama suspensa

Como inspiração de um projeto funcional com iluminação de trilho em quarto, a proposta aqui traz um quarto de solteiro com cama suspensa, onde a necessidade de manter o pé direito é essencial.

Na proposta, a ideia foi de usar trilho e spots brancos, combinando com a cor do teto e deixando a luminária mais minimalista e integrada ao espaço.

O direcionamento das lâmpadas é outro ponto importante do projeto, já que a composição com 3 spots garante luminosidade adequada para todo o espaço.

 

quarto moderno
No quarto, a iluminação é um mix de paflon e trilho
quarto masculino
O quarto masculino tem decoração estilo industrial
quarto de casal moderno
O quarto moderno tem trilho preto contrastando com o teto branco
quarto com parede cinza
O trilho no teto tem formato de “T”
quarto simples
O quarto simples tem iluminação de trilho

decoração moderna quarto

quarto moderno decorado
O trilho com spots faz um quadrado em volta do teto

luminárias para quarto

Para Corredor

Para projetar a iluminação de lugares mais estreitos, como corredores, a iluminação através de trilhos e spots é bastante adequada, já que os trilhos podem acompanhar todo o comprimento do corredor, mantendo a iluminação constante em todo o espaço.

corredor decorado

Neste projeto de corredor, o espaço pequeno e estreito tem teto branco e trilhos e spots na mesma cor, mantendo a ideia de minimalismo e maior integração para o ambiente compacto.

A iluminação de trilho acompanha todo o corredor e o direcionamento dos spots garante destaque aos quadros na parede, e sem refletir diretamente no espelho.

 

corredor para quartos
O trilho preto se destaca no corredor de teto branco
 crredor com papel de parede
A iluminação com trilho fica mais próxima a uma das paredes
corredor com quadros
Quadros decoram o corredor
parede de quadros
Os spots direcionados destacam a parede de quadros
corredor moderno
A iluminação de trilho se estende da sala para o corredor
corredor apartamento
O corredor pequeno tem trilho com 3 spots

Para Sala de Jantar

O uso de luminária de trilho na sala de jantar é uma opção viável também, e esse tipo de luminária pode ser facilmente combinada com pendentes mais baixos e sobre a mesa de jantar.

A disposição do trilho de luz não precisa acompanhar o formato e disposição da mesa de jantar, mas essa é uma possibilidade para quem quer uma iluminação mais direcionada.

sala de jantar industrial

Como ideia para usar iluminação de trilho no ambiente da sala de jantar, a proposta aqui traz a ideia de trilhos paralelos no teto de concreto.

A disposição dos trilhos fica nas extremidades da mesa de jantar, e sobre a mesa a ideia foi de usar pendentes mais baixos, deixando uma iluminação mais aconchegante para o espaço.

 

sala de jantar moderna
Os trilhos e spots são prateados
salas integradas
O trilho de luz se estende da sala de TV para a sala de jantar
mesa de jantar com banco
O trilho foi instalado sobre a mesa de jantar
canto alemão moderno
No projeto, trilho com pendentes de lâmpadas de filamento
sala de jantar com mesa redonda
Na decoração industrial, trilho e spots prateados
sala de jantar decoração industrial
O trilho foi instalado em formato retangular acompanhando o teto do ambiente

Branca

Como proposta para usar luminária de trilho na composição do ambiente, uma das opções é a luminária com trilho e spots de cor branca.

A cor deixa a luminária mais neutra e é perfeita para quem quer combinar a luminária com o teto branco, deixando o projeto mais clean e minimalista.

sala de TV moderna

Como inspiração para usar luminária de trilho branca no projeto, esta sala moderna traz a luminária estendida ao longo do ambiente e combinando com as cores suaves que fazem parte da cartela de cores da decoração.

A luminária branca fica integrada ao teto de mesma cor, e o direcionamento de spots para o teto deixa a iluminação menos intensa na sala de TV.

 

sala colorida
A luminária tem spots direcionados para os quadros na parede
sala pequena e integrada
Dois trilhos de iluminação se estendem pela sala
decoração moderna para sala
A luminária branca se destaca diante da parede escura
cozinha decorada
Na cozinha, a luminária branca é clean
sala apartamento
Na sala pequena, a luminária tem spots compactos
sala com sofá de canto
Os spots da luminária foram direcionados para a parede de quadros

luminária branca

 

Agora que você já viu essa nova tendência para projetos arquitetônicos, já pode apostar nesse tipo de iluminação para renovar a decoração do ambiente e garantir um opção de iluminação versátil.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.