Tudo sobre【PLAFON】► +80 modelos, tipos e como escolher!

Quem ama peças versáteis e funcionais que ainda valorizam a decoração de casa vai se encantar pelo plafon. Trata-se de uma opção cada vez mais comum em diversos projetos, em qualquer ambiente, da sala ao banheiro.

Instalar um desses em cada cômodo pode favorecer a iluminação e criar um cenário arrojado e aconchegante. Sendo assim, é essencial entender melhor como funciona, quais são os tipos mais comuns, o preço, além de fotos inspiradoras. Confira o guia completo e surpreenda-se.

Tópicos

plafon na decoração
Um guia completo sobre plafon para encantar você!

O projeto luminotécnico é muito importante em qualquer residência. Deve ser realizado por um especialista, visando valorizar os pontos que mais precisam de luz na casa, além de gerar economia na compra das peças mais indicadas.

Dentre tantas opções de aparatos que podem ser instalados, estão as tradicionais lâmpadas, arandelas, spots e uma solução moderna e interessante: o plafon. O nome é peculiar, mas a função desse acessório é impressionante. Que tal saber mais?

O que é plafon?

Plafon é um modelo de luminária de teto que se adapta perfeitamente à necessidade de luz de cada cômodo. É considerado uma solução luminotécnica, já que uma única peça pode difundir luz de diversas formas, de acordo com a estrutura do ambiente.

Sendo assim, você pode instalar um plafon para ter:

Iluminação direta: é ponto de luz principal, deixando o espaço totalmente iluminado. Não exige outros pontos auxiliares e garante iluminação geral, por isso é ideal para quartos, escritórios, cozinhas e salas de jantar.

Iluminação indireta: como o próprio nome indica, é um tipo de iluminação auxiliar, geralmente com a luz direcionada para o teto e distribuída de modo uniforme, melhorando o conforto visual no ambiente. Plafons com essa característica devem ser instalados em corredores, quartos e varandas.

plafon para sala de estar

Iluminação difusa: nesse caso, a peça ajuda a suavizar a iluminação. Deve ser utilizada em complemento a outro ponto de iluminação, deixando qualquer ambiente mais intimista e agradável. Indicada para quartos, home office, escritórios, etc.

Iluminação LED: chama atenção pela economia e eficiência. O plafon com LED é um dos mais populares atualmente, sobretudo os modelos com luzes coloridas,,utilizados para criar efeitos surpreendentes no ambiente.

Vale destacar que existem plafons de diversos modelos, seja de acordo com o tamanho, com a cor, com o material ou com o formato. Portanto, você deve escolher aquele que mais se adapta ao seu projeto.

plafon o que é

Quanto custa em média? #preço

Conforme salientamos, há diversos modelos de plafon. Você deve realizar uma boa pesquisa para definir qual é a melhor versão para determinado cômodo da sua casa.

De modo geral, você encontra muita variedade em lojas de produtos luminotécnicos, em lojas voltadas à decoração da casa e até em lojas de materiais para construção.

Em uma pesquisa básica, encontramos modelos simples de 20 reais até os mais sofisticados, que custam cerca de 300 reais. Tudo depende da necessidade do seu projeto.

Algumas lojas para comprar: Leroy Merlin, C&C, Loja Elétrica, Mobly, Telhanorte, Magazine Luiza.

plafon de cristal para sala de estar

Tipos e modelos de plafon

Está em dúvida sobre qual estilo escolher? Conheça os tipos e modelos de plafon mais populares do mercado.

Plafon de embutir

O plafon de embutir é o predileto de muitas pessoas, principalmente porque valoriza a decoração do cômodo ao ficar encaixado no teto (geralmente no gesso). Assim, é como se fosse parte da estrutura, criando um efeito bem elegante e moderno quando está aceso.

ideias de Plafon de embutir Plafon de embutir

Plafon de sobrepor

O plafon de sobrepor também é convencional em diversos projetos. Além de ficar em destaque na decoração, ainda garante iluminação em grande parte do ambiente, unindo bom gosto com funcionalidade em uma única peça.

modelo de Plafon de sobrepor Plafon de sobrepor

Plafon quadrado

Entre tantos formatos existentes, o plafon quadrado é bastante comum, seja em tamanho grande ou pequeno. Além disso, há opções retangulares, que costumam ser instaladas em cômodos maiores para servir de ponto de iluminação geral.

Se você quiser que a peça fique evidente, é interessante apostar no modelo de sobrepor. Do contrário, a versão de embutir é a mais indicada, pois fica escondida e discreta no teto.

modelo de Plafon quadrado Plafon quadrado

Plafon redondo

O plafon redondo é bem arrojado e muitos modelos lembram uma luminária tradicional. De fato, é uma peça que fica totalmente evidente na decoração, sobretudo aquelas com cores de destaque ou materiais como madeira.

plafon redondo modelos Plafon redondo

Plafon preto

Se você pretende comprar uma peça sofisticada, não hesite em optar pelo plafon preto. Essa cor é perfeita para harmonizar com qualquer estilo de decoração, do clássico ao moderno, deixando qualquer ambiente mais requintado.

modelo de Plafon preto Plafon preto

Plafon de cristal

Falando em requinte, um ótimo exemplo é o plafon de cristal. Quem não abre mão de luminárias com esse material e acabamento pode apostar nessa versão. Além de garantir uma boa iluminação do ambiente, ainda incrementa a decoração. Boa opção para estilos clássicos, retrô e provençais – sobretudo em salas de estar e quartos.

modelo de Plafon de cristal Plafon de cristal

Plafon de madeira

A madeira também é um material utilizado em plafons de diferentes formatos. Trata-se de uma versão diferente e que se destaca em diversos projetos. Uma boa aposta para ambientes com estilo rústico e moderno, ideal para combinar com móveis e revestimentos do mesmo padrão.

modelo de Plafon de madeira

A peça pode ter diferentes acabamentos e tons, seja um plafon de madeira de embutir ou sobrepor. De modo geral, os modelos quadrados se destacam.

Plafon de madeira

Plafon de vidro

Por fim, há o plafon de vidro, perfeito para valorizar ambientes sofisticados em estilo clássico. Uma boa aposta para instalar no quarto, em salas de estar, em áreas gourmet e demais cômodos na parte interna da casa. Entretanto, trata-se de um modelo mais frágil. Cuidado ao instalar e remover para realizar a limpeza.

ideias de Plafon de vidro Plafon de vidro

Fotos de plafon na decoração 

Agora que você já sabe tudo sobre essa peça, surpreenda-se com lindas fotos de plafon na decoração de diferentes espaços.

Plafon para sala

O plafon é um clássico na montagem e decoração de salas de estar. Funciona perfeitamente como ponto geral de iluminação, mas também pode ganhar pontos auxiliares – sobretudo se o espaço é grande e amplo.

Em muitos projetos a versão quadrada ou retangular se destaca. Entretanto, os modelos redondos estão cada vez mais populares, bem como versões coloridas ou de materiais como madeira.

Do mesmo modo, o plafon pode ornamentar salas de jantar também, instalado sempre acima da mesa para garantir boa iluminação, dar um toque elegante e sofisticado ao ambiente.

como usar Plafon na sala

decor com Plafon na sala ideia de Plafon na sala luminária Plafon na sala plafon de cristal na salaa

Uma boa ideia para salas grandes é combinar tipos diferentes de plafon: modelos sobrepostos com versões de cristal, por exemplo.

Plafon na sala de jantar Plafon na sala ideias Plafon na sala moderna Plafon na sala plafon redondo na sala plafons na sala

Plafon para cozinha

Qualquer cozinha fica com um aspecto renovado e moderno com plafons instalados no teto. Nesse caso, os modelos embutidos são ótimas apostas, justamente porque não irão acumular muita sujeira e gordura.

Você pode instalar um único plafon ou vários, basta analisar as necessidades do projeto e o tamanho da cozinha. De modo geral, é uma tendência comum em espaços planejados ou cozinhas americanas.

A peça costuma ser instalada ao centro ou em locais estratégicos: acima de balcões ou com ponto focal para a pia, por exemplo. Além disso, pode receber complemento de iluminação de pequenos spots também embutidos no teto.

como instalar Plafon na cozinha cozinha com plafon cozinha moderna com plafon plafon de led para cozinha plafon embutido na cozinha plafon grande na cozinha Plafon na cozinha ideas plafon na cozinha moderna Plafon na cozinha pequena Plafon na cozinha plafon pequeno na cozinha plafons na cozinha

Plafon para quarto

Plafons de qualquer modelo podem ser instalados no quarto. Esse ambiente tem estrutura para qualquer tipo, desde os quadrados convencionais até os redondos ou customizados.

Quanto ao tipo de iluminação, fica a critério do usuário. O plafon pode funcionar tanto como iluminação geral ou como ponto indireto, depende do cômodo e de suas características.

Para quartos de casal, as peças em formato quadrado ou modelos de cristal são usuais. Combinam perfeitamente com um estilo clássico e neutro que costuma agradar a todos.

Em quartos de solteiro, peças em design arrojado chamam atenção, sobretudo para dar um up na decoração. Já no quarto infantil, é interessante comprar modelos personalizados, como o plafon em formato de nuvem, por exemplo.

como instalar plafon para quarto dicas de plafon para quarto ideias de plafon para quarto modelos de plafon para quarto plafon cristal no quarto plafon de cristal para quarto plafon para quarto de bebê plafon para quarto de casal plafon para quarto ideias plafon para quarto infantil plafon para quarto

plafon quadrado no quarto

Plafon para banheiro

O plafon é uma peça que se adapta a banheiros e lavabos, entretanto, é preciso se atentar a alguns detalhes. O primeiro é devido ao modelo. Não é indicado usar versões de madeira ou sobrepostas.

De acordo com especialistas, o plafon ideal para banheiro deve ser embutido, para que a umidade não danifique o aparato. Além disso, versões de vidro ou acrílico se adaptam melhor a esse cômodo.

Quanto à luz, o plafon com luz branca direta mantém o ambiente com ótima iluminação. Como em grande parte das casas os banheiros são pequenos, uma ou duas peças já são suficientes.

banheiro grande com plafon banheiro moderno com plafon lavabo com plafon plafon com led para banheiro plafon cristal para banheiro plafon em banheiros plafon em lavabo plafon para banheiro pequeno plafon para banheiro rustico plafon para banheiro plafon redondo para banheiro plafons para banheiro


Como limpar plafon?

Embora pareça simples, é uma dúvida comum de muitas pessoas. Com o tempo, a peça pode juntar poeira e sujeira, por isso é essencial limpá-la frequentemente.

Para isso, é preciso remover do teto. Desligue a chave geral de energia elétrica e espere um pouco até que o plafon esfrie. Depois, é só desparafusar cuidadosamente de acordo com o modelo. Use uma escada e uma chave de fenda.

Lave normalmente com água e detergente. Deixe secar bem. Passe um pano seco e reinstale novamente. Esse processo pode ser realizado a cada 15 dias, na média.

plafon para sala


O plafon pode ser a peça perfeita para manter sua casa iluminada e super aconchegante. Inspire-se com as dicas e escolha o melhor modelo para seu projeto. Esperamos que tenha gostado do conteúdo. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.