Iluminação de Jardim – 70 Ideias perfeitas para iluminar seu jardim!

A decoração de áreas externas é essencial para quem busca ter uma fachada bonita e harmônica. Quando se trata da iluminação de jardim, é preciso pensar em alternativas funcionais e estratégicas.

O projeto de iluminação deve ser considerado de acordo com o tamanho e o porte de cada jardim. Sendo assim, os aparatos devem ser instalados de modo que mantenham o local com a luz necessária durante a noite e valorizem o paisagismo local.

Nesse contexto, você pode apostar em uma série de opções, desde os postes até pequenas arandelas. Se você está com dúvidas sobre qual escolher, vale a pena acompanhar nosso guia completo sobre o assunto.

Aprenda a compor uma linda iluminação de jardim com ótimas dicas + diversas fotos impressionantes.

iluminação de jardim
70 ideias + dicas essenciais para iluminação de jardim

Há uma série de modelos de jardim que encantam as pessoas, desde as versões convencionais externas, com piscina e varanda, até modelos planejados, como jardins verticais ou jardins de inverno.

Em todo caso, porém, é primordial pensar em um projeto luminotécnico para deixá-los mais agradáveis durante a noite, melhorar o paisagismo e até aumentar a segurança da sua casa.

#Dicas

Sendo assim, é importante anotar algumas dicas para iluminação de jardim:

Primeiramente, é ideal analisar o espaço durante a noite para verificar quais pontos devem ter destaque na iluminação – seja um canteiro, um pórtico, a área da piscina, etc.

Depois disso, a escolha do estilo de iluminação é fundamental, definindo qual a melhor estrutura para isso. Vale destacar que as luzes podem ser diretas ou indiretas, de cima para baixo ou vice-versa.

O modelo de lâmpada também faz toda a diferença. Luzes amarelas são convencionais, mas gastam muita energia elétrica e esquentam com facilidade. Sendo assim, as brancas são as mais indicadas. Já para quem prefere ornamentar a decoração, vale escolher luzes coloridas como iluminação indireta.

As lâmpadas de LED são as mais indicadas para iluminação de jardim. São práticas, acessíveis, versáteis e têm ótima durabilidade. Além disso, as lâmpadas de energia solar são opções econômicas e ecologicamente sustentáveis.

Há várias formas de instalar os aparatos luminosos em seu jardim. Pode ser de modo convencional, como um poste, em meio a um cordão de luz, embutidos no solo, enfim.

Para garantir a harmonia no projeto, é indicado o auxílio de um especialista (paisagista, por exemplo), tanto no planejamento quanto na instalação. Assim, o espaço fica plenamente iluminado e com uma decoração harmônica.

iluminação de jardim
Muitos aparatos podem ser instalados no chão, seja na grama ou em canteiros

Tipos de iluminação de jardim

Existem vários tipos de iluminação de jardim, cada qual com um formato e padrão, seja para jardins grandes, pequenos ou projetados. Conheça os mais convencionais.

Postes

Os postes são alternativas clássicas e funcionais, que podem ser instalados a partir de colunas personalizadas – aquelas com acabamento provençal são tradicionais em muitos parques, por exemplo.

Esse modelo pode ser encontrado em vários formatos, materiais (ferro, alumínio, etc.) e alturas, de acordo com a necessidade de cada jardim. Segundo especialistas, a altura recomendada é 1.80m.

A indicação é para áreas amplas que necessitam de iluminação geral, sobretudo nos passeios e grandes canteiros. A iluminação pode ser com lâmpadas tradicionais ou de energia solar. Além disso, outra variação é o mini poste, para locais pequenos e para estilos de decoração intimistas.

iluminação de jardim
O poste grande se destaca na iluminação do jardim
iluminação de jardim
Os mini postes também se destacam em muitos projetos
iluminação de jardim
Poste grande com duas luminárias

Arandelas

As arandelas são indicadas para criar pontos de iluminação indireta no jardim, em apoio a outras estruturas. Elas podem ser instaladas em locais estratégicos, seja em paredes, painéis, pergolados, etc.

São boas opções para dar contorno em vasos, em plantas, em canteiros, em árvores, enfim. Do mesmo modo, as arandelas destacam muros, varandas e piscinas, com a ótima vantagem de ter vários materiais e formatos – quadrados, redondos, modernos, rústicos, com acabamento diferente, etc.

iluminação de jardim
Arandelas modernas se destacam no muro do jardim
iluminação de jardim
Arandelas grandes iluminam o jardim vertical
iluminação de jardim
O muro verde fica totalmente iluminado com pequenas arandelas
iluminação de jardim
Um padrão moderno inovador e impressionante
iluminação de jardim
Arandelas podem ser instaladas em paredes, muros e pergolados

Refletores

Quem visa evidenciar uma planta ou árvore pode escolher os refletores. Esses aparatos costumam ser instalados no chão do jardim, com luz focando o objeto de baixo para cima.

Além disso, há quem instale em outras áreas, como na borda de piscina ou distribuídos sobre um muro/canteiro. São alternativas acessíveis e que podem ser facilmente aplicadas no jardim.

iluminação de jardim
Refletores destacam as árvores do jardim
iluminação de jardim
Os refletores são perfeitos para iluminar passeios e calçadas
iluminação de jardim
Modelos grandes dispostos entre os canteiros

Lanternas

As lanternas possuem a vantagem da portabilidade, sem a necessidade de um procedimento complexo de instalação – sem fiações elétricas, no caso. São estilosas, conceituais e possuem uma variedade enorme de modelos.

Entretanto, são necessárias muitas lanternas para manter um jardim grande bem iluminado. Sendo assim, a indicação é para espaços pequenos (como o jardim japonês) ou para a decoração de festas realizadas no local.

As lanternas podem ser instaladas de diversas formas: no chão, nos cantos, penduradas em árvores, dispostas em pergolados, entre outras projeções.

iluminação de jardim
As lanternas com velas tem aspecto rústico impressionante
iluminação de jardim
Inspiração oriental com lanternas nas árvores
iluminação de jardim
Há pessoas que confeccionam as próprias lanternas para jardim

Cordões de Luz

Quem busca versatilidade pode apostar nos cordões de luz para iluminação de jardim. São opções que se adaptam a qualquer estrutura e, além da funcionalidade, ainda valorizam a decoração do ambiente.

Podem ser dispostos em canteiros, muros, colunas ou pergolados, com um número de lâmpadas de acordo com cada tipo de jardim. A ideia é criar um projeto personalizado e original, para destacar completamente a área externa durante a noite.

iluminação de jardim
Lindos cordões de luz combinam com as lanternas e iluminam o jardim rústico
iluminação de jardim
Os cordões podem ser instalados nas árvores
iluminação de jardim
Lindo padrão de iluminação para deixar seu jardim mais bonito
iluminação de jardim
O cordão se destaca no jardim moderno
iluminação de jardim
Os cordões devem ser instalados em locais estratégicos
iluminação de jardim
Aposte em cordões com várias lâmpadas
iluminação de jardim
Belas ideias para iluminar o jardim da sua casa

Balizadores

Balizadores são pequenas estruturas que emitem luz direcionada e podem compor jardins amplos, dispostos sobre passeios, canteiros ou degraus de escadas.

São versáteis e possuem um ótimo raio de iluminação, sobretudo com luz branca. Além disso, são econômicos, funcionais e têm ótima durabilidade.

iluminação de jardim
Balizadores iluminam o passeio e a escada
iluminação de jardim
Os balizadores possuem vários formatos e modelos
iluminação de jardim
Estruturas pequenas que mantêm o jardim plenamente iluminado
iluminação de jardim
Modelos arredondados são instalados na grama
iluminação de jardim
Nesse projeto, os balizadores combinam com refletores e arandelas

Embutidos no solo

Por fim, destacamos os sistemas de iluminação de jardim embutidos no solo. São alternativas práticas ideais para melhorar a segurança e a locomoção no local – por isso devem ser instalados em locais estratégicos. Do mesmo modo, destacam paredes e texturas.

Por essa característica peculiar, dependem de um processo de instalação mais apurado. Se achar conveniente, conte com o auxílio de um especialista para isso.

iluminação de jardim
Os aparatos são embutidos na estrutura de madeira
iluminação de jardim
Nesse caso, os embutidos iluminam as pequenas árvores
iluminação de jardim
Você pode instalar em pequenos canteiros
iluminação de jardim
Pequenos embutidos no solo instalados no pé de cada árvore
iluminação de jardim
Opções discretas que garantem uma iluminação incrível em qualquer jardim

Fotos e ideias de iluminação de jardim

Encante-se com fotos e ideias de iluminação de jardim e escolha a melhor versão para seu projeto!

Jardim externo

A iluminação de jardim externo é essencial e pode seguir vários padrões, com todos os tipos que destacamos no tópico anterior, independente se a área é ampla ou reduzida.

Você deve optar pelo modelo mais funcional e acessível, de modo que o projeto luminotécnico fique totalmente equilibrado e supra as expectativas. Além disso, é indicado até combinar as estruturas – balizadores com arandelas, postes com lanternas, etc.

iluminação de jardim
As pequenas lanternas destacam as pequenas árvores
iluminação de jardim
Sistemas de iluminação embutidos no solo + refletores
iluminação de jardim
Pequenos pontos iluminados instalados nos degraus de madeira
iluminação de jardim
Cordões de luz deixam o local conceitual e intimista
iluminação de jardim
Balizadores são ideais para a escada, arandelas se destacam na parede
iluminação de jardim
Refletores destacam os canteiros
iluminação de jardim
Passeios são áreas que precisam de iluminação frequente
iluminação de jardim
Uma ideia sofisticada e elegante
iluminação de jardim
Nesse caso, há o uso de arandela com balizadores nos canteiros
iluminação de jardim
O projeto luminotécnico mantém o jardim aconchegante e bem iluminado

Jardim de inverno

O jardim de inverno costuma ser projetado de acordo com o espaço disponível. Quando se trata de áreas externas, é válido pensar em estruturas com ponto de luz indireta ou as famosas luminárias temáticas que mantém o local com um toque intimista.

Sendo assim, cordões de luz, lanternas e embutidos são indicados, com destaque para alguns pontos estratégicos do local: vasos, pequenas árvores, lagos, etc.

iluminação de jardim
A pequena lanterna é suficiente para manter o jardim japonês iluminado
iluminação de jardim
Essas luminárias são bem convencionais
iluminação de jardim
Esse detalhe rústico valoriza a luminária
iluminação de jardim
Vários pontos de iluminação nesse jardim japonês com lago
iluminação de jardim
A iluminação de jardim conta com a luminária personalizada e balizadores
iluminação de jardim
Para jardins internos, a iluminação indireta é uma boa opção
iluminação de jardim
Bela inspiração para um jardim amplo e sofisticado

Jardim vertical

O jardim vertical é tendência em muitos projetos e também necessita de projetos de iluminação eficientes. Você pode pensar nisso logo em seu planejamento, de acordo com a localização e o espaço em que será instalado.

Geralmente, essa opção fica em muros próximos à piscina, em fachadas ou pergolados. Em todo caso, refletores, embutidos e cordões de luz são boas alternativas para destacar as plantas, dando um toque estiloso ao local e valorizando a decoração do espaço.

iluminação de jardim
Pontos de iluminação indireta são interessantes em projetos de jardim vertical
iluminação de jardim
Refletores dão um toque exuberante ao jardim
iluminação de jardim
Nesse caso, a iluminação provém do teto
iluminação de jardim
Destaque para o jardim vertical instalado no lavabo
iluminação de jardim
Embutidos no solo dão destaque ao jardim vertical moderno
iluminação de jardim
Em áreas internas, a iluminação é otimizada
iluminação de jardim
Vários pontos de luz iluminam o jardim acima da escada
iluminação de jardim
Um ponto de luz destaca o jardim na sala de estar
iluminação de jardim
Os refletores combinam com os balizadores de chão
iluminação de jardim
Tendência sofisticada incrível e impressionante

De fato, existem vários tipos de iluminação de jardim e muitas possibilidades para mantê-lo agradável, aconchegante e seguro. Agora, basta escolher a opção mais interessante para seu projeto.

Esperamos que tenha gostado das dicas e das fotos. Conte pra gente o que achou e compartilhe o conteúdo. Boa sorte e até mais.


você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.