Luminária de Trilho – 62 Ideias Modernas em Diferentes Ambientes!
A iluminação artificial é um ponto essencial da obra, pois garante luz ao ambiente quando a iluminação natural é insuficiente ou inexistente. No entanto, não basta puxar a fiação para a luz, é preciso ir além e pensar no acabamento, como lustres e pendentes. E se você é antenado no universo de decoração de interiores, com certeza está em alerta para a tendência da luminária de trilho.
A luminária de trilho é um acessório composto por um trilho com slots de lâmpadas, que podem ser deslocadas ao longo do trilho, e isso permite maior versatilidade para direcionar pontos de luz em direções variadas.
Esse tipo de luminária é característica de ambientes industriais e até de cenários de filmagem, e tem ganhado cada vez mais destaque em projetos residenciais, já que garante versatilidade de uso e contribui com a decoração do ambiente.
E se você está querendo descobrir mais sobre a luminária de trilho, no post reunimos todas as informações sobre esse tipo de item para iluminação, além de modelos e inspirações para usar o item em lindos projetos e ambientes diferenciados.
Tópicos
Dúvidas Frequentes
Quais as vantagens da luminária de trilho?
A iluminação de trilho traz muitos pontos positivos, como:
- Fácil Instalação: para quem quer deixar a obra ou reforma mais simples, adotar a luminária de trilho pode ser uma ótima solução. Esse tipo de iluminação tem fácil instalação e pode ser feita através de um único ponto de luz, que servirá para distribuir energia elétrica a todas as lâmpadas do trilho.
- Flexibilidade na Iluminação: os spots de lâmpadas podem ser deslocados ao longo do trilho, o que permite direcionar a iluminação de acordo com a necessidade, deixando a proposta de uma iluminação flexível de acordo com o uso e ambiente.
- Design: o design desse tipo de luminária é um grande ponto positivo, pois traz referências do estilo industrial, mas que combina com diferentes estilos decorativos, permitindo usar esse tipo de item em decorações e estilos variados de ambientes.
- Não Precisa Rebaixar Gesso: ao contrário da iluminação embutida com vários pontos de luz, que necessita do rebaixamento do gesso para a instalação, o modelo de trilho é mais simples e não precisa rebaixar o teto.
- Versátil: além de ser um modelo de luminária versátil para diferentes ambientes e estilos decorativos, a luminária de trilho ainda é uma opção versátil em relação a sua composição, já que pode ser usada com spots, mas também com pendentes, para deixar uma luz mais baixa em determinados casos, como uma iluminação com pendentes sobre a mesa de jantar.
Existem desvantagens?
Infelizmente nem tudo é perfeito, e a iluminação de trilho tem desvantagem sim!
Como ponto negativo para a luminária de trilho, está o fato do modelo ser instalado apenas com um ponto de luz, assim a corrente elétrica desse único ponto é distribuída por todas as lâmpadas que compõem o trilho, impossibilitando acender apenas algumas lâmpadas do trilho.
Para solucionar esse ponto negativo, uma boa dica é fazer a instalação das lâmpadas com mais de um ponto de luz, assim dá para fazer um projeto luminotécnico onde as luzes podem ser acendidas parcialmente.
Quanto custa em média? #preço
O preço da luminária de trilho pode variar de acordo com seu estilo e composição, que é composta pelo comprimento da calha (trilho) e do número de spots que irão compor a luminária.
Para os modelos já prontos, há uma variedade de preços que começam a partir de R$ 89 em versões com 3 spots, em sites como Mercado Livre. Já as versões de trilho com 5 spots, custam em média R$ 99 no site da Americanas.
Fotos e Modelos de Luminária de Trilho
Para Cozinha
Para quem fica em dúvida de que tipo de pendente ou lustre usar na cozinha, uma ótima opção é o modelo de iluminação em trilhos, que distribui perfeitamente a luz no ambiente e contribui com o estilo arquitetônico do ambiente.
Para o projeto da cozinha com iluminação através de trilhos e spots, a ideia aqui traz a cozinha com teto branco e composição da luminária em preto.
Esse contraste de cores entre teto e luminária é interessante para destacar a iluminação e dar um toque mais estiloso ao projeto.
Para a cozinha ampla, a ideia foi de usar trilhos com spots fazendo uma volta em todo o teto, assim a iluminação fica igual para todo o ambiente.
Para Sala
O uso de luminária de trilho na sala é algo bem funcional e com design incrível para o ambiente, mas nesse caso, o direcionamento dos spots deve ser feito com cautela.
Para usar iluminação de trilho na sala, o ideal é direcionar os spots de modo que não reflita a luz na TV, e no caso de ter um cantinho de leitura na sala, é interessante que alguns slots estejam direcionados para essa área, favorecendo a iluminação para a leitura.
A inspiração de um projeto de sala com iluminação de trilho é este ambiente, que traz uma decoração com pegada industrial, no qual a luminária se encaixa perfeitamente ao estilo decorativo.
Para deixar a iluminação adequada, nota-se que nenhum slot de lâmpada foi direcionado diretamente para a TV, o que mantém a sala bem iluminada, mas sem atrapalhar no momento de assistir televisão.
Para Quarto
No projeto de iluminação para quarto, a luminária de trilho é bastante funcional e ideal para ter pontos de luz direcionados, evitando que a luz fique direcionada para a cabeceira da cama e reflita no rosto, o que pode ser bastante incômodo ao acordar.
Como inspiração de um projeto funcional com iluminação de trilho em quarto, a proposta aqui traz um quarto de solteiro com cama suspensa, onde a necessidade de manter o pé direito é essencial.
Na proposta, a ideia foi de usar trilho e spots brancos, combinando com a cor do teto e deixando a luminária mais minimalista e integrada ao espaço.
O direcionamento das lâmpadas é outro ponto importante do projeto, já que a composição com 3 spots garante luminosidade adequada para todo o espaço.
Para Corredor
Para projetar a iluminação de lugares mais estreitos, como corredores, a iluminação através de trilhos e spots é bastante adequada, já que os trilhos podem acompanhar todo o comprimento do corredor, mantendo a iluminação constante em todo o espaço.
Neste projeto de corredor, o espaço pequeno e estreito tem teto branco e trilhos e spots na mesma cor, mantendo a ideia de minimalismo e maior integração para o ambiente compacto.
A iluminação de trilho acompanha todo o corredor e o direcionamento dos spots garante destaque aos quadros na parede, e sem refletir diretamente no espelho.
Para Sala de Jantar
O uso de luminária de trilho na sala de jantar é uma opção viável também, e esse tipo de luminária pode ser facilmente combinada com pendentes mais baixos e sobre a mesa de jantar.
A disposição do trilho de luz não precisa acompanhar o formato e disposição da mesa de jantar, mas essa é uma possibilidade para quem quer uma iluminação mais direcionada.
Como ideia para usar iluminação de trilho no ambiente da sala de jantar, a proposta aqui traz a ideia de trilhos paralelos no teto de concreto.
A disposição dos trilhos fica nas extremidades da mesa de jantar, e sobre a mesa a ideia foi de usar pendentes mais baixos, deixando uma iluminação mais aconchegante para o espaço.
Branca
Como proposta para usar luminária de trilho na composição do ambiente, uma das opções é a luminária com trilho e spots de cor branca.
A cor deixa a luminária mais neutra e é perfeita para quem quer combinar a luminária com o teto branco, deixando o projeto mais clean e minimalista.
Como inspiração para usar luminária de trilho branca no projeto, esta sala moderna traz a luminária estendida ao longo do ambiente e combinando com as cores suaves que fazem parte da cartela de cores da decoração.
A luminária branca fica integrada ao teto de mesma cor, e o direcionamento de spots para o teto deixa a iluminação menos intensa na sala de TV.
Agora que você já viu essa nova tendência para projetos arquitetônicos, já pode apostar nesse tipo de iluminação para renovar a decoração do ambiente e garantir um opção de iluminação versátil.